Fórum do Búfalo

Versão Completa: Varicocele: fique de olho!
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
De volta aos artigos sobre saúde masculina, trago hoje um tema importante: a varicocele ou varizes testiculares.
Quem se alistou nas forças armadas, deve lembrar-se do exame do "sopro" pra detectar essa doença hahahhah

O que é?
São veias dilatadas ao longo do cordão espermático (estrutura que suspende o testículo) constituem a varicocele. Causas anatômicas (veia espermática desembocando na veia renal esquerda) e incompetência de válvulas venosas são as principais causas da doença. A varicocele está presente em 15% da população geral (adultos e adolescentes) e em 35% dos homens com infertilidade.

[Imagem: varicocele%25201.jpg]

O que se sente?
O paciente nota a presença de veias dilatadas e tortuosas no seu saco escrotal ou mesmo apresenta desconforto ou dor no lado afetado. As veias aumentam de calibre com o esforço físico. A varicocele pode também ser indolor ou ser achada acidentalmente. O lado mais atingido, por uma razão anatômica, é o lado esquerdo. Aparecimento súbito de varicocele principalmente em pessoas idosas pode ser causado por tumores renais devido à compressão da veia renal. A varicocele é uma causa comum de infertilidade, alterando o esperma e inclusive diminuindo, em alguns casos, o volume testicular.

Como se diagnostica?
Veias calibrosas numa das metades do saco escrotal, não dolorosas à palpação e que aumentam de volume enquanto o paciente é submetido à uma manobra de esforço, constitui o diagnóstico de varicocele. Em casos duvidosos, pode-se recorrer a ecografia testicular, cintilografia dos testículos e termografia.

Tratamento da varicocele
O tratamento é indicado naqueles que apresentam sintomas, infertilidade ou sinais de atrofia do testículo. Existem 3 opções:

Cirurgia aberta: A cirurgia aberta é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia geral (em alguns casos com anestesia local). Dura 45 minutos e o paciente costuma ter alta no dia seguinte. Devido ao edema, indica-se o uso de um apoio para a bolsa escrotal durante alguns dias. O paciente deve evitar esforço físico por 2 a 4 semanas. Relações sexuais somente após 10 dias.

Cirurgia laparoscópica: É menos usada pois, neste caso, possui tempo operatório maior e alta hospitalar costuma demorar 48 horas. A única vantagem é uma incisão menor.

Embolização da varicocele: É um processo não cirúrgico, semelhante a um cateterismo. Não é preciso anestesia geral (na maioria das vezes apenas sedação) e o procedimento dura apenas 1 hora em média.

Segue uma imagem com um caso severo de varicocele, que provavelmente levou à infertilidade:
Mostrar ConteúdoSpoiler:

Fontes:
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.c...CatID=1746
http://oglobo.globo.com/saude/vivermelho...945144.asp
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-s...aricocele/
Boa Johnes!! Sempre Edificando!!
Saúde masculina, principalmente dos nossos genitais, é um enorme tabu em praticamente todas as sociedades. Só que eu acho que não deveria ser assim. O que seria do mundo sem nós?

Isso me dá inspiração pra divulgar aqui e em todos os lugares que vou, de que devemos SIM cuidar da nossa saúde e do nosso corpo. Que NÃO devemos ter vergonha ou medo de médico. Que devemos SIM nos conhecer e merecemos SIM políticas públicas voltadas para nós, e não apenas chacotas e desdém.

Esse tipo de coisa nos leva a alarmantes índices de mortalidade em doenças que, se tratadas a tempo, poderiam ser evitadas. Li em algum lugar que os homens são as grandes vítimas (algo em torno de 75%) das "mortes evitáveis", ou seja, aquelas que ocorrem por ação ou omissão do sujeito, como aquelas causadas por bebida, obesidade, drogas, doenças e mortes violentas.

Mas claro... quando um homem morre, nada demais... tem é que morrer mesmo...
Mas se morre uma mulher, deus nos acuda!
então cara

penso em resolver esse problema logo,pq o negócio incomoda,da uma dor,toda hora que sento com calça jeans é foda

pra transar incomoda

mas os urologistas dizem não ser necessário pois a produção de esperma esta normal,virilidade,tamanho dos testiculos,etc

dilema
Um colega lá do trampo é estéril por causa disso.
(09-11-2011, 04:00 PM)Gekko link Escreveu: [ -> ]Um colega lá do trampo é estéril por causa disso.

triste isso

no meu caso é só dor e incomodo alem da feiura estetica de um lado parecer mais retraido que outro

insensibilidade tb

Nunca soube pra que servia esse teste do "sopro". Excelente up aqui no fórum!

Fúria

Belíssimo post! Também não fazia idéia pra que servia o exame do "sopro", muito bom saber disso!
Esses posts sobre saúde ficarão mt bem no Canal.  -naughty
Prezado Jonh Romano,

Fiz cirurgia de varicocele e gostaria de tirar algumas dúvidas:
A primeira é com relação ao tempo de abstinência sexual alguns dizem 15 outros 10 dias, no meu caso só consegui ficar 11 dias, qual o verdadeiro tempo de abstinência sexual e quais problemas o homem pode ter se não respeitar este tempo?
A segunda é com relação ao semên, que no meu caso veio fino (ralo), gostaria de saber se é normal e se vai voltar a ser grosso como antes?
Obrigado pela atenção.
(03-09-2013, 01:32 PM)Efesio Escreveu: [ -> ]Prezado Jonh Romano,

Fiz cirurgia de varicocele e gostaria de tirar algumas dúvidas:
A primeira é com relação ao tempo de abstinência sexual alguns dizem 15 outros 10 dias, no meu caso só consegui ficar 11 dias, qual o verdadeiro tempo de abstinência sexual e quais problemas o homem pode ter se não respeitar este tempo?
A segunda é com relação ao semên, que no meu caso veio fino (ralo), gostaria de saber se é normal e se vai voltar a ser grosso como antes?
Obrigado pela atenção.

Cara, não sou médico. Apenas postei aqui esse artigo de interesse de todos.
Posta essa dúvida no tópico do Matador, [FIXO] Dúvidas em Saúde