Fórum do Búfalo

Versão Completa: A diferença entre estima e respeito!
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Em qualquer interação que temos com outros individuos, sempre aprendemos a lidar com as pessoas segundo certos padrões. Com certeza, ja ouviram e até ja usaram a expressão "ter respeito por alguem".

Na verdade, existe uma grande confusão mental entre a estima e o respeito. Todos com certeza ja ouviram falar da auto-estima, mas estima em si poucos sabem manusear.Pesquisando aqui, cai em uma definição clara da estima:


Estima: apreço em que se tem uma pessoa ou coisa; consideração
(fonte:http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/estima;jsessionid=sRjpkYRFZBErsEBGpPFtAQ__)

Portanto, a estima é o elemento que nos permite ter uma relação de amizade por exemplo. Você considera a pessoa de um valor elevado, acima de qualquer outra relação que você tem em sua vida. No linguajar comum, é a estima que te permite gostar de alguem. Visto como é um valor que é apreciada, ela pode ser adquirida, e até mesmo perdida. A cada vez que você pensar no caso, é importante realisar com quais pessoais podemos estabelecer se temos verdadeira estima ou não.Isto é importante, porque ouço com frequência as pessoas dizerem que "perderam o respeito" por tal pessoa, que "so respeitam os amigos". Espero ter deixado claro que este tipo de colocação é incorreto, e diria mesmo até uma falta de compreensão de certos valores.

Porque eu desenvolvo isto? Se as pessoas nem conhecem a estima, dificilmente terão a capacidade de ter auto-estima, coisa que a Real nos ensina acima de tudo. Dar valor a si mesmo, e consequentemente, dar valor as pessoas que merecem esta estima. Precisamos entender para poder dar valor.



Depois disto, vem a noção mais complexa, que é o respeito. Palavra popularisada, mas a noção em si fica intacta, e muito obscura para muitos. Eu posso entender que não seja tão claro quanto a estima, por isto eu decidi trata-la por ultimo. Não existe frase mais incorreta do que dizer: "tem que respeitar, para ser respeitado".

O respeito é a noção inerente a raça humana, que se encontra até nas culturas mais primitivas e arcaicas com um simbolismo bem diferente da estima. Antes de um conflito entre dois inimigos, certos costumes eram observados. Outros foram criados depois para regular a interação, como se fosse para segurar um nivel minimo entre os seres humanos. No direito internacional por exemplo, estas noções foram denominadas de "Jus cogens", regras imperativas que se impõem acima de tudo.

Portanto o respeito é o denominador comum de tudo, ele existe antes mesmo de você ter qualquer relação com uma pessoa. Ele não depende da estima que temos pelas pessoas. O respeito se traduz pelo comportamento que temos com todos, oferecemos uma resposta "humana" para todas as interações.

Um exemplo, conselho dos mais velhos: o cara é um tremendo filho da puta, ja te tratou como lixo, mas você mantem o respeito. Você diz bom dia, cumprimenta, não o xinga, ouve o que ela tem para falar. Talvez seja um monte de lixo, mas você ouve da mesma forma que você ouve o seu melhor amigo. A diferença, é que uma você levara em consideração(por causa da estima) e a outra não. Você não precisa gostar de alguem para respeita-la.

Porque é necessario fazer esta distinção?


Porque as relações que entretemos com os individuos mostram quem nos somos. Ela é sempre identificada, porque no fundo mesmo, todos nos sabemos se temos estima por alguem ou não. Mas o respeito se mantem, o que permite evitar complicações, e até mesmo definir para si mesmo a sua capacidade mental. Eu acredito até que a verdadeira compreensão do respeito permite definir com mais afinco o que é o desapego. A partir do momento em que você consegue distinguir os dois com clareza, a sua relação com os outros melhora. Você consegue controlar suas emoções, e assim ser um verdadeiro mestre do que você pensa. Quem pensa melhor, aje corretamente com mais frequência.

Sem falar do fato que a pessoa que trata todos com respeito, so ganhe em reputação. O mundo é pequeno, nunca se sabe quando reencontraremos aqueles que tratamos mal.


Aprenda a distinguir o respeito da estima. Isto é uma das chaves para ser um homem honrado, com verdadeiro desapego do superfluo. Isto é uma das etapas essenciais para que os "juvenas" parem de ter raiva do mundo e de tudo, e comecem a entender onde focalisar sua energia.

Respeito antes de tudo, mas estima apenas para aqueles que merecem!