Fórum do Búfalo

Versão Completa: Ginástica Espartana
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.

Apesar de existir outro tópico apenas sobre treinamento bodyweight, vejo que sempre existem pessoas interessadas na Ginástica Espartana. Então vamos discutir esse assunto específico neste tópico.


A ginástica espartana, em linhas bem básicas, seria uma série de exercícios que usam a própria força como resistência. "Força contra força" é a chave.
Argumenta-se que tais exercícios são ancestrais, da época dos guerreiros da Antiga Grécia, por isso seriam (pelo menos, em tese) a maneira mais natural e historicamente testada de se exercitar.


Existem basicamente duas maneiras de proceder e executar esses exercícios:
Isométrico: um membro é posto contra o outro e ambos forçam-se sem saírem de suas posições. Em geral, segurar além de 10 segundos é desnecessário.
Isotônico: move-se em repetições, usando outro membro (ou o próprio peso) como resistência.


Vamos aos materiais disponíveis:


O manual do Charles Atlas é muito conhecido, sendo datado da 1ª metade de século XX e vendido como um curso por correspondência de "Tensão Dinâmica". Possui uma metodologia um tanto confusa, com menos fotos do que deveria, mas dá pra entender bem a mensagem dele e já começar a fazer os exercícios.
Link para download (em inglês):
http://www.4shared.com/document/4to9X4vl...les_At.htm


Encontrei esses dias o Guia Zen da Arte da Auto-Resistência, com uma listagem relativamente ampla de exercícios de força-contra-força, além de um guia nutricional. Interessante e vale conferir.
Link do guia (em inglês):
http://www.angelfire.com/ny5/shenandoah/OBB/OBB.html
Primeiro post  -bull

Contribuindo com o tópico, pesquisando sobre exercícios sem uso  de pesos, achei esse livro Muscular Power and Beauty interessante, escrito por Bernarr Macfadden, instrutor de Charles Atlas, em 1906.
 
  Apesar de não ser tão famoso como o do Charles Atlas, tem mais exercícios e as fotos são mais fáceis de entender:

[Imagem: mpb074.jpg]

[Imagem: mpb075.jpg]

Mesmo assim, alguns exercícios eu não entendi, mas serve bem p/ usar em conjunto com o material  do Charles Atlas.

link do livro:  http://www.sandowplus.co.uk/Macfadden/MPB/mpb-intro.htm