Fórum do Búfalo

Versão Completa: - Décimo Terceiro -
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
13º Sálario
Como utilizá-lo de uma forma harmoniosa.


Primeiro: Defina os objetivos

- É interessante definir objetivos em curto prazo (troca de automóveis, viagens ou investimento pessoal), em longo prazo (aposentadoria, matrimônio ou imóveis). São alguns exemplos.

Segundo: O que fazer com ele?

- Esta verba chegou num momento bastante útil (claro), seria interessante dividi-lo em partes e definir objetivos. A minha, por exemplo, é esta:

.: 20% Para possíveis gastos com presentes e festas natalinas.

.: 20% Para umas férias (mesmo que sejam curtas). Ou utilize outros lazeres de sua preferência.

.: 60% Ficarão ao seu critério, mas, seria interessante eliminar primeiro as dívidas caso as tenham, caso contrário, sigam em frente em seus objetivos pessoais.

OBS: Nada impede de mudar esta divisão conforme os critérios de cada um, mas, evite gastar mais de 20% com ocasiões natalinas.

Terceiro: O que não fazer com ele?

- Não definir prioridades (gastar a esmo). Para quem é casado, com filhos, seria ideal guardar parte do valor para gastos escolares.

Quarto: Onde as pessoas costumam errar.

- Não priorizar o pagamento das dívidas e os gastos do começo de ano. Muitos esquecem que Dezembro e Janeiro são os meses com os maiores gastos, gastam a esmo sem se preocupar e comprometem todo o orçamento do ano que se inicia.

Quinto: Dicas

- Se depois disso tudo, ainda sobrar algum dinheiro, invista-o!

Mostrar Conteúdo
O meu vai todo pra ações. Já faço isso a uns 3 anos.

Só ano passado que essa manobra pesou pq o começo desse ano foi puxado. Okay:
Depois de quitar os custos fixos (IPVA e IPTU principalmente), também mando todo ele para investimentos...
Tá aí mais uma boa sugestão. Se possível, guardar TODO o 13º, assim terá o essencial para cobrir UM MÊS de seus custos em caso de algum imprevisto, como a prisão domiciliar e desemprego causados pelos governadores e prefeitos.

Não investir (porque pode perder o investimento ou ter burocracia para retirar( nem nada, só deixar "parado" mesmo em alguma conta como Nubank que pelo menos vai rendendo a inflação e um pouco mais.