Fórum do Búfalo

Versão Completa: [Programação]Ubuntu ou Windows?
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Confrades, na segunda feira irei começar a minha faculdade de sistemas de informação. Estive lendo um pouco e percebi que o Ubuntu se torna mais fácil e acessível para realizar as atividades, serviços do curso. Poderiam me dar algumas dicas de qual usar, o custo dos softwares de cada sistema operacional, etc.
Agradeço desde já Joinha:
cara nao entendi direito. mas o ubuntu eh uma plataforma aberta do linux.

se vc for programar, te aconselho usar o linux da versao conectiva ( deve estar na versao 12 ou 14 ) nao me recordo direito.

ubuntu eh uma versao bem lero lero do linux
Isso vai depender da linguagem e da IDE que você pretende usar. Se a sua faculdade tiver um acordo com a Microsoft para poder usar o Visual Studio, ele é melhor para programar em C++ e C#. Se você for programar em Java, Com o Eclipse ou o Netbeans, tanto faz, tanto o windows quanto Linux possuem essas IDEs, e são gratuitas. Python é melhor pelo Linux, pois ele tem suporte nativo para esta linguagem.

Caso você vá programar em C/C++ e a sua faculdade não ofereça o Visual Studio, eu usei bastante o Code::Blocks. Esta IDE também está disponível para os dois SOs.

Boa sorte com a nova faculdade.
Ser windows ou linux não tem importancia na faculdade. Você pode utilizar linux para ter conhecimento, mas em programação SO não influencia em muita coisa no desenvolvimento. Por mim continuaria em windows, tem coisa que é mais facil de se instalar por ele.
Usa dual boot. E se quiser uma recomendação, use o Debian. O Ubuntu é bem instável e a interface é bem feia e sem possibilidade de customização. Se tratando exclusivamente de desenvolvimento, entre Linux e Windows, depende muito. Pra WEB em geral e pra Android, Linux sem dúvida é melhor tirando se vc for usar .NET.

Aqui em casa, eu uso o Debian pra estudo, trabalho e pra poder ver filmes e séries sem ser incomodado por atualizações automáticas, mensagens idiotas, anti virus, etc, etc, etc. E o windows é meu video game.yaomingyaoming

-----------------------------------------------------------

EDIT : Se quiser a recomendação de um bom IDE pra Linux, o NetBeans pra Java, o QtCreator pra C++ e o Code::Blocks pra C, vai ser a melhor opção.
Se vc nao for usar produtos da microsoft, recomendo usar uma distro de linux. Até hoje, a distro que eu mais curtir trampar foi com Fedora(Red Hat Linux Family).
Todo desenvolvedor descente, tem na manga conhecimentos em linux.

E sobre IDE, eu prefiro a mais rapidas(Sublime, Vim), que na verdade não são IDE's e uso para linguagens scripts.

NetBeans e Eclipse, se sua maquina não tiver uma config parruda, saiba que no futuro essas duas IDEs virarão carroças e vc vai passar mais tempo esperando a maquina agir de boa fé do que codando algo interessante.

E se não quiser trampar com linux diratamente, aprenda Vagrant/Docker.
(29-07-2015, 08:29 PM)Thanatos Escreveu: [ -> ]Usa dual boot. E se quiser uma recomendação, use o Debian. O Ubuntu é bem instável e a interface é bem feia e sem possibilidade de customização. Se tratando exclusivamente de desenvolvimento, entre Linux e Windows, depende muito. Pra WEB em geral e pra Android, Linux sem dúvida é melhor tirando se vc for usar .NET.

Aqui em casa, eu uso o Debian pra estudo, trabalho e pra poder ver filmes e séries sem ser incomodado por atualizações automáticas, mensagens idiotas, anti virus, etc, etc, etc. E o windows é meu video game.yaomingyaoming

EDIT : Se quiser a recomendação de um bom IDE pra Linux, o NetBeans pra Java, o QtCreator pra C++ e o Code::Blocks pra C, vai ser a melhor opção.
[2]
Usa DUAL BOOT ou uma Máquina Virtual do Debian/ Ubuntu no Windows, pra você ir aprendendo aos poucos o Linux. Talvez na faculdade você irá usar pouco o Linux, acho que só depois da disciplina de Sistemas Operacionais, vai começar programando em C e em Java e provavelmente vai ser em Ambiente Windows.
Eu particularmente pra desenvolvimento prefiro Windows, pela facilidade de alguns programas gráficos e plataformas que rodam nele.
Quando vejo alguém dizendo que vai fazer faculdade de T.I me da até um aperto no coração.

É Federal ou uma PUC/Mackenzie pelo menos?

Eu me arrependo amargamente por gastar dinheiro com facul dessa área.

Tanto faz o sistema operacional - Se vc usa Windows, num determinado momento do curso vc instalará uma maquina virtual pra entender o básico do Linux.
Eu recomendo usar uma distro Linux em uma máquina virtual(eu particularmente uso o VirtualBox pro windows). É mais prático do que fazer um dual boot. E você pode experimentar quantas distros Linux quiser.
(29-07-2015, 09:52 PM)Doppelgänger Escreveu: [ -> ]Quando vejo alguém dizendo que vai fazer faculdade de T.I me da até um aperto no coração.

Tanto faz o sistema operacional - Se vc usa Windows, num determinado momento do curso vc instalará uma maquina virtual pra entender o básico do Linux.
Por que te da um aperto no coração?
PUC-PR
Sou bolsista por ser funcionário da mesma.
Mostrar ConteúdoSpoiler:

Devorar qualquer Livro da O'reilly Head First (Use a cabeça) - vale mais do que 1 ano de faculdade e sai muitíssimo mais barato. Você vai aprender muito mais. Falando sério é um desperdício de dinheiro fazer faculdade mediana (uninove, unip, anhanguera, etc.).

Se for medicina, engenharia é até compreensivo, porque não é tão simples encontrar um "passo a passo" para se tornar um engenheiro e no final você precisa de uma certificação assim como médico, contador, etc...

Agora informática você só precisa saber qual área que tem interesse (infraestrutura, design, programação, hardware e afins). Descobriu o que gosta? Simples, faça um curso e certificação (Ka solution, Globalcode, Caelum, Impacta), eles sim vão te ensinar como alcançar o objetivo (mas claro que você tem que se esforçar e fazer um estudo paralelo). Faculdade é igual Wikipédia, dá apenas a definição, copiam trechos de livros bem antigos e o compilam numa apostila, sem contar aulas práticas que são bem fracas - longe do que vivemos no mercado de t.i.

No final você vai pagar mais de 20k num pedaço de papel que os recrutadores nem querem olhar. Sem contar que o RH enxerga às Uniesquinas a mesma coisa que nada e por isso optam pela prova prática.

Tem empresas que só contratam com curso superior e algumas até pagam bem por isso - mas ai vai da sorte de conseguir entrar nos 5% do mercado.

De qualquer forma não se surpreenda se ganhar R$2000,00/mês possuindo curso superior, não esqueça que você gastou R$20mil, ou seja, vai levar um tempo pra ter o retorno do "investimento" - se conseguir salário R$5k então, considere-se um sortudo do Brasil. Prepare-se também pra ser um PJ(prestador de serviço), afinal as empresas não pagam bem quando se trata de CLT.

Eu trabalho com T.I, sou analista e pretendo sair dessa área, porque não vale a pena, mas digo isso no sentido de trabalhar para setor privado, como empreendedor pode ser muito lucrativo.
Que bom Gaara, vai economizar e fazer um faculdade decente. Menos mal rs

Mas não conte somente com a faculdade para aprender, eu sinceramente não sei como é o ensino da PUC, apenas sei que é bem conceituada, de qualquer forma sempre dá seus corres, seja um autodidata mesmo cursando facul.
(29-07-2015, 10:39 PM)Doppelgänger Escreveu: [ -> ]
Mostrar ConteúdoSpoiler:

Devorar qualquer Livro da O'reilly Head First (Use a cabeça) - vale mais do que 1 ano de faculdade e sai muitíssimo mais barato. Você vai aprender muito mais. Falando sério é um desperdício de dinheiro fazer faculdade mediana (uninove, unip, anhanguera, etc.).

Se for medicina, engenharia é até compreensivo, porque não é tão simples encontrar um "passo a passo" para se tornar um engenheiro e no final você precisa de uma certificação assim como médico, contador, etc...

Agora informática você só precisa saber qual área que tem interesse (infraestrutura, design, programação, hardware e afins). Descobriu o que gosta? Simples, faça um curso e certificação (Ka solution, Globalcode, Caelum, Impacta), eles sim vão te ensinar como alcançar o objetivo (mas claro que você tem que se esforçar e fazer um estudo paralelo). Faculdade é igual Wikipédia, dá apenas a definição, copiam trechos de livros bem antigos e o compilam numa apostila, sem contar aulas práticas que são bem fracas - longe do que vivemos no mercado de t.i.

No final você vai pagar mais de 20k num pedaço de papel que os recrutadores nem querem olhar. Sem contar que o RH enxerga às Uniesquinas a mesma coisa que nada e por isso optam pela prova prática.

Tem empresas que só contratam com curso superior e algumas até pagam bem por isso - mas ai vai da sorte de conseguir entrar nos 5% do mercado.

De qualquer forma não se surpreenda se ganhar R$2000,00/mês possuindo curso superior, não esqueça que você gastou R$20mil, ou seja, vai levar um tempo pra ter o retorno do "investimento" - se conseguir salário R$5k então, considere-se um sortudo do Brasil. Prepare-se também pra ser um PJ(prestador de serviço), afinal as empresas não pagam bem quando se trata de CLT.

Eu trabalho com T.I, sou analista e pretendo sair dessa área, porque não vale a pena, mas digo isso no sentido de trabalhar para setor privado, como empreendedor pode ser muito lucrativo.

Curso superior ajuda na hora de sair do país. É quase impossível conseguir um visto de trabalho pros EUA sem curso superior. E um diploma de uma uniesquina em TI vale tanto quanto o diploma de direito de uma uniesquina. Ajuda na hora de prestar concurso e olha lá.

Diploma de uma uniesquina não vai aumentar as chances de vc conseguir um bom emprego. E mesmo pra concurso público, não vai te dar conhecimento. Seu destino PROVAVELMENTE será o ser help desk ou analista de suporte de uma péssima empresa, recebendo 2 ou 3 salários mínimos e trabalhando feito um condenado

No momento eu curso sistemas de informação numa faculdade pública, mas melhorei de vida e estou tentando ir pra eng comp numa faculdade privada. Sei que a priore seria "melhor" dentar uma transferência interna, mas seria impossível conciliar meu "trabalho"(nada formal no momento) e a faculdade. Além do problema de pegar vaga em matéria do começo do curso que eu não tenho(como física 1), que tranca praticamente o resto do curso em cascata. Já pensei em eletrônica, mas aproveito mais matéria em eng comp.

(29-07-2015, 09:20 PM)lordymaster Escreveu: [ -> ]
(29-07-2015, 08:29 PM)Thanatos Escreveu: [ -> ]Usa dual boot. E se quiser uma recomendação, use o Debian. O Ubuntu é bem instável e a interface é bem feia e sem possibilidade de customização. Se tratando exclusivamente de desenvolvimento, entre Linux e Windows, depende muito. Pra WEB em geral e pra Android, Linux sem dúvida é melhor tirando se vc for usar .NET.

[2]
Usa DUAL BOOT ou uma Máquina Virtual do Debian/ Ubuntu no Windows, pra você ir aprendendo aos poucos o Linux. Talvez na faculdade você irá usar pouco o Linux, acho que só depois da disciplina de Sistemas Operacionais, vai começar programando em C e em Java e provavelmente vai ser em Ambiente Windows.
Eu particularmente pra desenvolvimento prefiro Windows, pela facilidade de alguns programas gráficos e plataformas que rodam nele.

Máquina virtual eu não recomendo. Muito lento. Se ele for usar VM só pra aprender, é uma coisa. Mas usar VM pra desenvolver... Já imaginou desenvolver pra Android assim? Que lento seria?
No mar chamado programação, a onda pra ser surfada é mobile.
(29-07-2015, 09:52 PM)Doppelgänger Escreveu: [ -> ]Quando vejo alguém dizendo que vai fazer faculdade de T.I me da até um aperto no coração.

Na real faculdade, nem unip nem mackenzie dão garantia, principalmente em TI.
Tem gente que é da UNIP que dá pau em muitos formados em federais top.
Em T.I. vale mais certificações, e também, dependendo da área, se for para a parte de desenvolvimento por exemplo, estude alguma linguagem que tenha mais afinidade, assim que possuir o básico, faça projetos que goste, como sistemas financeiros e outros, você vai se desenvolver bastante, e quem sabe poderá até vender seus sistemas.

Faculdade, ajuda sim, mais não é tudo também, dependendo da grade, você vai aprender noções, de estrutura de dados, engenharia de software, testar códigos e outros, além de aumentar seu networking.
(29-07-2015, 10:49 PM)Thanatos Escreveu: [ -> ]
(29-07-2015, 10:39 PM)Doppelgänger Escreveu: [ -> ]
Mostrar ConteúdoSpoiler:

Curso superior ajuda na hora de sair do país. É quase impossível conseguir um visto de trabalho pros EUA sem curso superior. E um diploma de uma uniesquina em TI vale tanto quanto o diploma de direito de uma uniesquina. Ajuda na hora de prestar concurso e olha lá.

Diploma de uma uniesquina não vai aumentar as chances de vc conseguir um bom emprego. E mesmo pra concurso público, não vai te dar conhecimento. Seu destino PROVAVELMENTE será o ser help desk ou analista de suporte de uma péssima empresa, recebendo 2 ou 3 salários mínimos e trabalhando feito um condenado

No momento eu curso sistemas de informação numa faculdade pública, mas melhorei de vida e estou tentando ir pra eng comp numa faculdade privada. Sei que a priore seria "melhor" dentar uma transferência interna, mas seria impossível conciliar meu "trabalho"(nada formal no momento) e a faculdade. Além do problema de pegar vaga em matéria do começo do curso que eu não tenho(como física 1), que tranca praticamente o resto do curso em cascata. Já pensei em eletrônica, mas aproveito mais matéria em eng comp.

(29-07-2015, 09:20 PM)lordymaster Escreveu: [ -> ]

[2]

Máquina virtual eu não recomendo. Muito lento. Se ele for usar VM só pra aprender, é uma coisa. Mas usar VM pra desenvolver... Já imaginou desenvolver pra Android assim? Que lento seria?
Como eu disse a máquina virtual é só pra ele aprender linux, se familiarizar.

Quanto a fazer faculdade, eu acho válido sim, você vai ver um geralzão na facul e apartir dai depois se especializar, ou até mesmo antes, a depender do seu tempo, fora o contato humano que você tem com pesquisas, projetos e bons professores na área de TI. Quem faz o profissional no final é você mesmo vai depender da dedicação a sua carreira.
Trabalho com TI (programação C# .NET) e eu fiz graduação e vou fazer pós-graduação numa "uniqualquer" (lógico, conheço a qualidade dos professores e não são ruins), claro que uma universidade de nome dá um certo peso, mas no caso de TI certificação tem um peso maior (certificações Microsoft por exemplo) e também, acredito eu que a área de TI é uma das poucas áreas no país que tem um nível democrático (por enquanto pelo menos) "bom/regular", ou seja, na maioria dos casos, quem quer consegue.
Páginas: 1 2