Fórum do Búfalo

Versão Completa: Algumas dicas que geralmente são esquecidas
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Recentemente percebi que algumas mudanças em meu comportamento acarretaram numa melhoria significativa no meu bem estar. Não é nada que já não tenham falado por aqui, mas as vezes são atitudes que esquecemos por falta de internaliza-las, ou "martelar" na cabeça com frequência. Espero que seja útil.


1- Se interesse por coisas fora da sua realidade
Se você é programador, leia sobre plantações de morango. Se é empacotador, leia sobre economia. Se é carteiro, aprenda aberturas de xadrez. Esse "escape", ou giro 180 graus na rotina, é tão desestressante que muitas vezes acaba virando um hobby. É algo prazeroso e renova sua mente pro dia seguinte, além de te trazer mais experiência de vida. Pense em algo que você nunca leu sobre (como tipos de vinhos e como coleciona-los, como adubar um terreno, como montar um motor, etc) e se caia de cabeça.


2- Não mostre que você não sabe de algo
Algumas pessoas que eu tomo como "sabidas" têm algo em comum: elas nunca demonstram não saber de algo. Pode perguntar qualquer coisa: elas sempre irão tentar dizer algo que possa te ajudar a descobrir. Certa vez perguntei a uma delas, de sacanagem, quem fez o gol do Brasil no primeiro jogo da copa de 90. Ela claramente não sabia, mas me disse o que sabia sobre o assunto para me ajudar a descobrir, como quem eram os atacantes na época, contra quem foi o jogo, etc. Isso não é orgulho ou prepotência, é um comportamento típico de procura agregar. Falar "não sei" na lata, inconscientemente traz uma sensação ruim a si mesmo, como se você fosse incapaz ou ignorante. Por outro lado, tentar descobrir formas de chegar à resposta faz bem pra mente e mostra interesse sobre o assunto à outra pessoa.


3- Converse com pessoas/sobre coisas que podem agregar valor à você
Frequentemente via, nos churrascos da família, que as pessoas se dividiam entre as que jogavam conversa fora (fofocas principalmente) e as que conversavam coisas produtivas. Pode ser que você esteja louco pra saber sobre sua vizinha, mas por alguns dias, esteja no grupo dos que falam coisas interessantes. No meu caso, sentei com meu sogro e irmãos deles, e aprendi muito. Mesmo não sendo nada que eu (a princípio) me interesse, aprendi muito sobre construção, sobre gado, plantação, e isso me enobreceu. Mesmo que eu talvez nunca vá utilizar nada disso, o fato de saber coisas novas me trouxe uma sensação muito boa.


4- Cuide mais de você
Não vou bater na tecla de fazer academia/dieta, pois todo mundo daqui sabe que esse é o pilar. Quando digo cuidar, quero dizer manter seu bem estar em dia. Cabelo, unhas, barba, saúde mental, roupas...tudo isso conta, mas mais do que isso: gostar de você. Seja a melhor versão de si mesmo, e pra isso nem precisa muito. Pessoas notam a quilômetros uma pessoa que está bem consigo mesma, por dentro e por fora. Goste de você mesmo, invista em você. Não usa perfume? Compre um bom perfume e use. Dentes tortos? Isso alguma vez já te fez bem? Não lê? Por que não? E seus exames de rotina, estão em dia? Cuidar de si mesmo é tão bom que não pode deixar de ser obrigação.


5- Você não consegue? É falta de experiência
Você não é burro. Aquele cara não é mais inteligente que você. Você não é pior que ninguém. O que acontece é que a pessoa que você bota em um pedestal tem mais vivência/experiência na área. Ponto final. O cara passou no concurso e você não? Ele estudou mais/por mais tempo, só isso. O cara levanta mais peso no supino que você? Ele treina mais intensamente ou há mais tempo, e é isso. Sua perseverança e disciplina podem fazer você ser tão "perito" quanto você queira, e o primeiro passo é não se menosprezar. Quantas vezes você viu alguém como "fodão", como um exemplo, etc...e no fim percebeu que a única coisa que ela fazia era exibir suas virtudes e esconder seus defeitos?


6- Não superestime mulheres
Muitos homens mudam o comportamento quando estão próximos ou em contato com outra mulher. Começam a pensar 3x antes de dizer algo, dão risada quando não há graça e mudam a forma de agir até mesmo quando a digníssima está de costas. Isso, com o tempo, vai se tornando um fardo na vida do cara, pois existem mulheres em tudo quanto é canto. Eu sei que é difícil, mas enxergar a mulher como um ser humano comum e não como uma deusa que irá te julgar por cada pisada errada é o primeiro passo para seu bem estar. Não sabe o que vai falar? O que você falaria se no lugar dela fosse um homem? Então pronto! Não sabe como puxar papo? Se fosse um conhecido, o que você falaria? Então diga isso! Falar com mulheres deveria ser tão natural quanto falar com homens, e se você não age dessa forma, só quem sai perdendo é você.


7- Não leve as coisas muito a sério
Cole isso na porta do seu quarto, escreva todo dia na palma da mão, ou tatue no seu pescoço: NADA REALMENTE IMPORTA TANTO. Pense consigo mesmo: o que você fazia há 5 anos atrás que ainda hoje é importante? Quase nada certo? Algumas coisas até podem ser prioridade e exigem um pouco mais da sua atenção, mas NADA, NADA MESMO deveria te estressar, deixar nervoso, desestimular ou entristecer tanto. Pessoas te fechando no trânsito, gente folgada no serviço, dívidas, fofocas...tudo desaparece com o tempo, e se importar tanto com as coisas só irá fazer a sua vida ser um mar de euforia e instabilidade. Você sabe o que deve ser feito, e se preocupar demasiadamente não é uma delas. Tem medo de fazer baliza quando tem trânsito atrás? Tente, não conseguiu? Foda-se, procure uma vaga maior. Um dia você vai conseguir, e isso nunca mais irá te estressar. Vai ter que apresentar trabalho para o público? E daí? Amanhã ninguém vai lembrar do que você falou, pra quê sofrer com medo ou vergonha? Prepare-se, faça sua parte e pronto, acabou...isso não é tão importante.


8- Evite ao máximo pedir favores
Conheço pessoas que não têm a capacidade de levantar e buscar um copo d'água pra si mesmas...tem sempre que pedir para alguém. Pessoas que, se ninguém for buscar pão, não tomam café. Pessoas que vivem pedindo aos outros coisas que elas temem tentar. Isso vai virando uma bola de neve e, no final das contas, a pessoa acaba virando uma dependente. Evite ao máximo pedir favores. Faça você mesmo, e se não sabe, primeiro tente, depois recorra a alguém. Com o tempo, a maturidade fará com que você consiga resolver praticamente tudo sozinho, e por consequência essas conquistas próprias lhe farão bem.


9- Rotina não é algo ruim
Estamos cansados de ver na mídia e na boca do povo que rotina é uma merda, que temos que viver o dia de hoje como se fosse o último, Carpe Diem e outras palavras bonitinhas. A verdade é que essas pessoas só dizem isso pois se encontram em uma rotina de merda, e é mais fácil botar a culpa na própria rotina do que em si mesmas por se permitirem chegar à ela. Todos as pessoas do mundo estão em uma rotina, porém obviamente elas preferem mostrar fotos de festas, de baladas, e não do serviço, do trânsito, etc. É como se dissessem para si mesmas que sua vida é uma merda, e ninguém deve saber disso. A rotina é o pilar de qualquer homem sério, e o que devemos não é fugir dela, e sim encontrar a melhor rotina possível. Trabalhar com alegria e em algo que gosta, morar em uma casa que você tem orgulho, montar programas semanais de estudos, de hobbys, de passeios...cabe à você tornar sua rotina algo interessante.


10- Busque ao máximo "paz de espírito"
Por fim, esse conselho é o mais simples possível: não existe nada melhor que paz de espírito. Quando digo isso, quero dizer que as vezes vale muito mais a pena deixar de discutir, evitar brigas que não são suas, parar de pensar nas consequências de algo que não cabe à você, acreditar que suas escolhas estão certas, lembrar que sua vida é boa, ou qualquer outro artifício que o faça respirar fundo e seguir em frente com alegria. Quanto pensamento temos que abalam nosso dia? Quanta "treta" que encaramos sem necessidade? Quantas brigas tentamos vencer que no fim das contas não servem de nada? Busque paz de espírito. Ela te dará forças pra encarar o resto da sua vida.
Ótimo tópico, parabéns. E não basta ler pessoal, tem que colocar em prática. Lembrem-se daquela famosa frase: "A teoria sem prática é estéril."
Muito bom para imprimir para ficar relembrando periodicamente Joinha:
Ótimo texto confrade!
Bom post, principalmente a parte da rotina que muita gente critica achando que é algo ruim, mas o corpo e a mente agradecem...principalmente se for algo relacionado a saúde como fazer academia sempre no mesmo dia e horário, comer sempre no mesmo horário, dormir no mesmo horário...
Realmente muito bom o tópico.

Apenas discordo um pouco do número 2. Não vejo problema em admitir que você não sabe, ou não conhece determinado assunto. Nessa atual era da "inclusão digital" o que mais temos são sabichões que conhecem tudo, experts em todos os assuntos possíveis, um bando de especialistas em porra nenhuma além de wikipedia.

Considero uma atitude humilde admitir que não conheço determinado assunto, e mais humilde ainda me comprometer a buscar informações e ampliar meu leque de conhecimento. Só dizer que não sabe e não fazer nada para mudar isso é estupidez.
(01-06-2016, 11:55 AM)Avenger Escreveu: [ -> ]Realmente muito bom o tópico.

Apenas discordo um pouco do número 2. Não vejo problema em admitir que você não sabe, ou não conhece determinado assunto. Nessa atual era da "inclusão digital" o que mais temos são sabichões que conhecem tudo, experts em todos os assuntos possíveis, um bando de especialistas em porra nenhuma além de wikipedia.

Considero uma atitude humilde admitir que não conheço determinado assunto, e mais humilde ainda me comprometer a buscar informações e ampliar meu leque de conhecimento. Só dizer que não sabe e não fazer nada para mudar isso é estupidez.

Justamente por isso que disse "elas sempre irão tentar dizer algo que possa te ajudar a descobrir". Não é para você falar qualquer merda e dar sua opinião a troco de nada (como está acontecendo na internet hoje). É ajudar uma pessoa a tentar descobrir o que ela quer saber, mesmo sem ter a resposta na ponta da língua.
Muito bom seu texto. Vou salvar pra mim. Parabéns.
Ótimo post. Juntou bastante coisa em um texto curto, que pode ser lido de vez em quando.
Excelente texto. Concordo com basicamente tudo.
Pequenos detalhes que fazem uma grande diferença na nossa vida.
Muito bom, merece ir pro canal.


(31-05-2016, 10:27 PM)Tim Laflour Escreveu: [ -> ].
9- Rotina não é algo ruim
Estamos cansados de ver na mídia e na boca do povo que rotina é uma merda, que temos que viver o dia de hoje como se fosse o último, Carpe Diem e outras palavras bonitinhas. A verdade é que essas pessoas só dizem isso pois se encontram em uma rotina de merda, e é mais fácil botar a culpa na própria rotina do que em si mesmas por se permitirem chegar à ela. Todos as pessoas do mundo estão em uma rotina, porém obviamente elas preferem mostrar fotos de festas, de baladas, e não do serviço, do trânsito, etc. É como se dissessem para si mesmas que sua vida é uma merda, e ninguém deve saber disso. A rotina é o pilar de qualquer homem sério, e o que devemos não é fugir dela, e sim encontrar a melhor rotina possível. Trabalhar com alegria e em algo que gosta, morar em uma casa que você tem orgulho, montar programas semanais de estudos, de hobbys, de passeios...cabe à você tornar sua rotina algo interessante.

(01-06-2016, 11:48 AM)Chris Kyle Escreveu: [ -> ]Bom post, principalmente a parte da rotina que muita gente critica achando que é algo ruim, mas o corpo e a mente agradecem...principalmente se for algo relacionado a saúde como fazer academia sempre no mesmo dia e horário, comer sempre no mesmo horário, dormir no mesmo horário...

Gostei muito dessa parte. Já tinha lido algo parecido, mas com conotação negativa.

Evidente que o sucesso na vida profissional e também sobre ótima qualidade está ligado com uma rotina bem montada, pois ela corresponde boa parte do nosso tempo. Tanto melhor se essa rotina lhe permitir evolução e conquistas de seus objetivos.

Agora quando envolve mulher no meio, fico com pé atrás. Muitas não suportam rotina, pois isso é o mesmo que dá um tiro nas necessidades delas de viverem fortes emoções. Felizmente, algumas pouquinhas dominam esse impulso animal da parte delas.
Só discordo do ponto número 2. Fazer de conta que sabe de alguma coisa sem realmente saber é ridículo. Melhor admitir que não sabe, fica menos feio na minha opinião.

O ponto número 9 me chamou a atenção também. Acho que hj o que me da mais orgulho na vida é a minha rotina. Concordo que só paspalhos vem com essa de carpediem e etc. Nada mais é do que uma fuga da realidade. Pessoal precisa entender esse ponto o quanto antes para melhorar de vida já. O remorso de ficar de boa e não fazer o que vc sabe que deveria fazer é muito pior do que a desconforto de acordar cedo, de se dedicar, de estudar na hr que vc tem que estudar, de treinar a hr que vc tem que treinar...

No mais, nada a acrescentar, ótimo tópico.
(02-06-2016, 02:42 AM)Mondragon Escreveu: [ -> ]Muito bom, merece ir pro canal.


(31-05-2016, 10:27 PM)Tim Laflour Escreveu: [ -> ].
9- Rotina não é algo ruim
Estamos cansados de ver na mídia e na boca do povo que rotina é uma merda, que temos que viver o dia de hoje como se fosse o último, Carpe Diem e outras palavras bonitinhas. A verdade é que essas pessoas só dizem isso pois se encontram em uma rotina de merda, e é mais fácil botar a culpa na própria rotina do que em si mesmas por se permitirem chegar à ela. Todos as pessoas do mundo estão em uma rotina, porém obviamente elas preferem mostrar fotos de festas, de baladas, e não do serviço, do trânsito, etc. É como se dissessem para si mesmas que sua vida é uma merda, e ninguém deve saber disso. A rotina é o pilar de qualquer homem sério, e o que devemos não é fugir dela, e sim encontrar a melhor rotina possível. Trabalhar com alegria e em algo que gosta, morar em uma casa que você tem orgulho, montar programas semanais de estudos, de hobbys, de passeios...cabe à você tornar sua rotina algo interessante.

(01-06-2016, 11:48 AM)Chris Kyle Escreveu: [ -> ]Bom post, principalmente a parte da rotina que muita gente critica achando que é algo ruim, mas o corpo e a mente agradecem...principalmente se for algo relacionado a saúde como fazer academia sempre no mesmo dia e horário, comer sempre no mesmo horário, dormir no mesmo horário...

Gostei muito dessa parte. Já tinha lido algo parecido, mas com conotação negativa.

Evidente que o sucesso na vida profissional e também sobre ótima qualidade está ligado com uma rotina bem montada, pois ela corresponde boa parte do nosso tempo. Tanto melhor se essa rotina lhe permitir evolução e conquistas de seus objetivos.

Agora quando envolve mulher no meio, fico com pé atrás. Muitas não suportam rotina, pois isso é o mesmo que dá um tiro nas necessidades delas de viverem fortes emoções. Felizmente, algumas pouquinhas dominam esse impulso animal da parte delas.

Eu prefiro trocar a mulher do que trocar a rotina ahhaha...depois que mulher começa a reclamar, nada de bom irá acontecer...se divertiu, já comeu, etc...não tem mais porque ficar enrolando...
(02-06-2016, 11:42 AM)Chris Kyle Escreveu: [ -> ]
(02-06-2016, 02:42 AM)Mondragon Escreveu: [ -> ]Muito bom, merece ir pro canal.


(31-05-2016, 10:27 PM)Tim Laflour Escreveu: [ -> ].
9- Rotina não é algo ruim
Estamos cansados de ver na mídia e na boca do povo que rotina é uma merda, que temos que viver o dia de hoje como se fosse o último, Carpe Diem e outras palavras bonitinhas. A verdade é que essas pessoas só dizem isso pois se encontram em uma rotina de merda, e é mais fácil botar a culpa na própria rotina do que em si mesmas por se permitirem chegar à ela. Todos as pessoas do mundo estão em uma rotina, porém obviamente elas preferem mostrar fotos de festas, de baladas, e não do serviço, do trânsito, etc. É como se dissessem para si mesmas que sua vida é uma merda, e ninguém deve saber disso. A rotina é o pilar de qualquer homem sério, e o que devemos não é fugir dela, e sim encontrar a melhor rotina possível. Trabalhar com alegria e em algo que gosta, morar em uma casa que você tem orgulho, montar programas semanais de estudos, de hobbys, de passeios...cabe à você tornar sua rotina algo interessante.

(01-06-2016, 11:48 AM)Chris Kyle Escreveu: [ -> ]Bom post, principalmente a parte da rotina que muita gente critica achando que é algo ruim, mas o corpo e a mente agradecem...principalmente se for algo relacionado a saúde como fazer academia sempre no mesmo dia e horário, comer sempre no mesmo horário, dormir no mesmo horário...

Gostei muito dessa parte. Já tinha lido algo parecido, mas com conotação negativa.

Evidente que o sucesso na vida profissional e também sobre ótima qualidade está ligado com uma rotina bem montada, pois ela corresponde boa parte do nosso tempo. Tanto melhor se essa rotina lhe permitir evolução e conquistas de seus objetivos.

Agora quando envolve mulher no meio, fico com pé atrás. Muitas não suportam rotina, pois isso é o mesmo que dá um tiro nas necessidades delas de viverem fortes emoções. Felizmente, algumas pouquinhas dominam esse impulso animal da parte delas.

Eu prefiro trocar a mulher do que trocar a rotina ahhaha...depois que mulher começa a reclamar, nada de bom irá acontecer...se divertiu, já comeu, etc...não tem mais porque ficar enrolando...

kkkkyaoming

Me lembrou a história de vida desse cidadão aqui

Mostrar ConteúdoSpoiler:
(02-06-2016, 11:17 AM)Herculles Escreveu: [ -> ]Só discordo do ponto número 2. Fazer de conta que sabe de alguma coisa sem realmente saber é ridículo. Melhor admitir que não sabe, fica menos feio na minha opinião.

O ponto número 9 me chamou a atenção também. Acho que hj o que me da mais orgulho na vida é a minha rotina. Concordo que só paspalhos vem com essa de carpediem e etc. Nada mais é do que uma fuga da realidade. Pessoal precisa entender esse ponto o quanto antes para melhorar de vida já. O remorso de ficar de boa e não fazer o que vc sabe que deveria fazer é muito pior do que a desconforto de acordar cedo, de se dedicar, de estudar na hr que vc tem que estudar, de treinar a hr que vc tem que treinar...

No mais, nada a acrescentar, ótimo tópico.



Herculles, sabe pq vc gosta da sua rotina?!


Mostrar ConteúdoSpoiler:
Mondragon, Herculles,

Outro ponto é saber diferenciar trabalho de emprego.

Emprego:

Mostrar ConteúdoSpoiler:


Trabalho:

Mostrar ConteúdoSpoiler:
(02-06-2016, 11:17 AM)Herculles Escreveu: [ -> ]Só discordo do ponto número 2. Fazer de conta que sabe de alguma coisa sem realmente saber é ridículo. Melhor admitir que não sabe, fica menos feio na minha opinião.

O ponto número 9 me chamou a atenção também. Acho que hj o que me da mais orgulho na vida é a minha rotina. Concordo que só paspalhos vem com essa de carpediem e etc. Nada mais é do que uma fuga da realidade. Pessoal precisa entender esse ponto o quanto antes para melhorar de vida já. O remorso de ficar de boa e não fazer o que vc sabe que deveria fazer é muito pior do que a desconforto de acordar cedo, de se dedicar, de estudar na hr que vc tem que estudar, de treinar a hr que vc tem que treinar...

No mais, nada a acrescentar, ótimo tópico.

Então Herculles, como expliquei pro Avenger, não é fazer de conta que sabe de alguma coisa sem realmente saber, é dizer o que sabe para tentar chegar à resposta. É como contribuir indiretamente, ao invés de tirar o corpo fora. Por exemplo: ao invés de você dizer que não sabe onde mora o João, você lembra que tal pessoa pode saber e responde "A Maria deve saber, quer o contato dela?". Entende a diferença?
Excelente tópico Confrade TIM .
Creio que todos os itens sejam sim importantes,o 7 é algo que aprendi a seguir algum tempo atrás e fez muitas melhorias na minha vida.
Eu acrescentaria um no. 11 nessas excelentes dicas.

11. ESCOLHAS
Nossas vidas são feitas de escolhas,o tempo todo. Quer seja da pasta de dente que você usa,do tipo de roupa,carro,etc....e outras que podem mudar nossas vidas. Trazendo para nosso mundo Real por exemplo,pense que quando você for se relacionar com alguma mulher,você faça o dever de casa corretamente,ou seja não vá eliminando etapas,não vá acreditando nas primeiras impressões,espere,espere e depois espere mais,deixe que o dia dia vá lhe mostrando quem realmente é esse ser. Se possível paralelamente vá buscando informações com amigos em comuns,consultando de alguma forma o passado da donzela. Isso pode ser a diferença entre a vida feliz e fudida,entre se dar bem ou quebrar a cara.
Escolhas,faça sempre de forma séria,coerente e pensada!
Isso é o que eu chamo de Filosofia da Real ou Cosmovisão da Real. A busca intensa pelo auto-aperfeicoamento.
Tem um tópico similar no fórum HH, mas esse ficou com uma proposta bem interessante, menos itens e pormenorizado em cada um.
Bom tópico.
Páginas: 1 2