Fórum do Búfalo

Versão Completa: Alvenaria, reformas e reparos.
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Pessoal, direto ao assunto. Sou um lixo quando se trata de serviço de pedreiro, fui fazer uma obra pequena aqui em casa, fiquei de servente, até que peguei alguns macetes, mas no fim da obra ainda tem MUITO serviço que o pedreiro simplesmente ENROLOU pra fazer. Então vai eu mesmo pra terminar.

Alguém aqui manja dos reboco? Qual a porção da massa pra ficar um reboco liso e bonito?

O pedreiro fez a proeza de assentar a porta de um lado só. É melhor tirar ela e colocar direito ou se eu fizer do outro lado já fica bom?

Eu quem vou fazer a instalação elétrica toda. Basicamente é um cômodo pequeno mas que terá umas 4 tomadas, 1 lâmpada e 1 ventilador ligado direto. Me deram a ideia de colocar uma caixa distribuidora pequena só pra ficar mais organizado. Alguém tem mais sugestões?

Qualquer groselha dita, por favor, me corrijam.
Reboco com cal, areia fina e cimento, é proporção de 1/3 pra cada m3 de argamassa, mas pode variar um pouco.

O que é chamado de areia fina, em outros lugares, chamam de peneirada também.

Depois de rebocada e emboçada, vai aplicar textura ou massa acrílica/tinta, se for a última, uma boa dica é tinta PVA Látex, apropriada pra cômodos internos.

Considerando o que foi escrito sobre parte elétrica, então vai ser a tomada do ventilador e outras quatro, tem que analisar a distribuição dos móveis primeiro.

Não vai adiantar localizar uma tomada que vai ficar escondida atrás de um guarda-roupa por exemplo.

Se tiver ajudado, disponha, por enquanto é o que deu pra palpitar assim de repente.
Cara, eu costumo usar massa 3x1 ( 3 carrinhos de areia pra 1 saco de cimento CP3). Peneire a areia antes de usar, não use cal, ao invés disso use um aglomerante liquido chamado CalFix, ele vai dar mais plasticidade à massa. Depois de sarrafear e desempenar passe uma bucha na parede pra filtrar e deixar o acabamento filé.

Assentou a porta de um lado só? Vc se refere ao batente? Se sim, é só chumbar do outro lado que ok. Se não for isso, poste uma foto que falo oq tem que fazer.

Eletrica: Compra uma caixa pra 4 disjuntores, use 1 pra tomadas, 1 pra iluminação, 1 pro ventilador e deixe um de reserva. Pra saber a amperagem dos disjuntores basta fazer o calculo com base no consumo que vai ter, e claro, se sua rede for 110: monopolar, se 220: bipolar.

É isso, qualquer duvida só falar que tamos ae.
Só queria fazer um alento quanto ao cimento CP3. Se o reboco for pro interior do comodo, recomendo utilizar um de melhor qualidade. O CP3 com um tempo esfarela e é meio chato pra sarrafar. CP3 é melhor indicado pra chapisco ou concreto pra calçadas. Agora se for um comodo pra guardar tranqueira. Vai com ele mesmo!
(30-04-2019, 11:34 PM)Berlin Escreveu: [ -> ]Só queria fazer um alento quanto ao cimento CP3. Se o reboco for pro interior do comodo, recomendo utilizar um de melhor qualidade. O CP3 com um tempo esfarela e é meio chato pra sarrafar. CP3 é melhor indicado pra chapisco ou concreto pra calçadas. Agora se for um comodo pra guardar tranqueira. Vai com ele mesmo!

An? CP3 é justamente pra necessidade do amigo aí. A qualidade ja é outra coisa, e advém da marca.
Corand, não sei se te ajudará muito, mas eu indico o canal "Eu na Obra" do YouTube. Estou interessado em aprender serviços de pedreiro, pois tenho a intenção de comprar um lote e fazer o que for possível eu mesmo, justamente por essas situações que passamos com pedreiros, sem contar que estamos numa época que o material de construção está muito em conta, então economizar na mão de obra é fazer uma economia absurda. Segue alguns vídeos:

Canal Eu na Obra: https://www.youtube.com/channel/UC1-COJg...wYA/videos

Vídeos:

(30-04-2019, 11:53 PM)frost Escreveu: [ -> ]
(30-04-2019, 11:34 PM)Berlin Escreveu: [ -> ]Só queria fazer um alento quanto ao cimento CP3. Se o reboco for pro interior do comodo, recomendo utilizar um de melhor qualidade. O CP3 com um tempo esfarela e é meio chato pra sarrafar. CP3 é melhor indicado pra chapisco ou concreto pra calçadas. Agora se for um comodo pra guardar tranqueira. Vai com ele mesmo!

An? CP3 é justamente pra necessidade do amigo aí. A qualidade ja é outra coisa, e advém da marca.

Bem que vocês podiam dar umas dicas das diferenças entre o CP I, CP II e etc. pra nós.
Caras, eu simplesmente ODEIO serviço de pedreiro/alvenaria!!!
Mas como o @Senna disse, se um dia eu for construir algo, vou fazer eu mesmo o máximo possível, pagar pedreiro só no que realmente não der pra fazer "DIY", pois no custo total da construção, a mão de obra pesa demais, e além de custar os olhos da cara, ainda é a parte mais estressante, pois pedreiro é o diabo!
POR QUE DEABOS ESSES KARALEO SÃO ASSIM TÃO FELADAPOTAS?!?!?!
Uma das coisas que eu gostaria muito de construir um dia é uma casa de madeira, me amarro em carpintaria/marcenaria, mas mesmo casas de madeira precisam de uma parte de alvenaria pra ficarem bem construídas...
Desculpe, esqueci de acrescentar CP2 à "melhor qualidade" para o fim de reboco de interior. E também de escrever que para concreto e exterior o de "melhor qualidade" é o CP3.

Eu não usaria o CP3 e sim o CP2 para revestimento no interior, mas respeito quem prefira a primeira opção.

Abraços.
(30-04-2019, 11:54 PM)Senna Escreveu: [ -> ]Bem que vocês podiam dar umas dicas das diferenças entre o CP I, CP II e etc. pra nós.

Então Senna, eu não sou pedreiro e nem nada do tipo. Mas quando pago por uma obra costumo tá sempre presente pra ajudar e  fiscalizar os caras. E também procuro tirar minhas dúvidas do por que algo ter dado M... E das vezes que aconteceram, foi por que o Pedreiro não deu o bizu. Então falarei por conhecimento de causa, e não de forma técnica, ok?

Com o tempo eu aprendi que o CP2 absorver menos calor, consequentemente, menos umidade também. Já o CP3 por ser um cimento de maior resistência precisa ser utilizado com pedras para concreto ou areia não tão peneirada pra dar liga para fazer uma laje, levantar uma parede etc.

O problema é que o cp3 resseca de mais, dai ele "chupa" o que tiver no ambiente. Se o ambiente for úmido, ele vai infiltrar, se for quente, ele vai esquentar etc.

O Cp2 não é indicado pra levantar uma parede pois não dá tanta liga. Mas para fazer um reboco e deixá-lo  bem liso de maneira bem menos trabalhosa, ele é uma maravilha. Como ele absorve bem menos, é ideal para fazer o acabamento no interior. Se você quiser fazer um teste, experimente jogar um balde dágua numa calçada feita com CP2 e uma com CP3. verá que na do Cp2 a água ficará empoçada. Já no Cp3 ela será sugada.

Dai tu vai me perguntar: Ora, então por que raios os caras utilizam o Cp3 numa laje ao invés do Cp2, obrigando assim a ele ter que usar manta, ou colocar umas telhas? Por que o Cp2 não é resistente, vai dá merda!

E por que devemos usar o CP2 no banheiro e não o outro? Por que o banheiro é um local muito úmido. Se rebocar com cp3, mesmo que tu coloque uns azulejos e sele legal, ainda sim tem muito mais riscos de infiltrar.

Bom é isso. espero ter ajudado. lembre-se que sou apenas um curioso e analisador. Não sou profissional e posso está extremamente enganado.

abraços
Belo tópico...edificante saber fazer essas tarefas, mesmo que não sejam como ganha pão, mas que seja para usar estes conhecimentos para dia a dia.

Ja tive que quebrar uma parte da parede do banheiro para arrumar um vazamento, fiz tudo com muita calma, não foi agilizado como pedreiro faz mas ficou ótimo. Quando achei o vazamento fiquei puto com o retardado que fez o serviço a sei la quantos anos, uma gambiarra vadia que não precisava ser feita, o cara deve ter feito por pura preguiça, era só ter usado a peça certa que seria um serviço quase que perpetuo. Mas economizei uma grana e gastei pouquinho com o material.

Homem que é homem precisa saber fazer alguma coisa, algum reparinho que seja, por mais que não vá usar isso como profissão, mas que possa dar uma economizada e fazer "essa terapia" de vez em quando.

Esse reparinho ainda tive que adaptar os pisos, pois não tinha o igual, tinham vários em casa mas da mesma cor, só que em formato diferente, fiz uma montagem que ficou ótima, e por ser atras do vaso sanitário, quase não se nota.

Peguei um final de semana, apos ja ter comprado os materiais, comprei um fardo de cerveja, fui fazendo e tomando umas kkk ...
> "Salpicar " ou "Chapiscar"a Parede Antes.

Você Precisa "Taliscar" Primeiro, antes de Rebocar.

- Taliscar é o ato de colocar taliscas na alvenaria para delimitar a espessura do reboco na parede.

https://www.ecivilnet.com/dicionario/images/mestrar.jpg

> Bater o "Prumo" e "Reguar" (Ajustes Importantes Para Deixar Plano teu "Reboco Final").

https://pedreirao.com.br/wp-content/uplo...reirao.png

Espessura do Reboco:
O reboco externo tem uma espessura média de 20 mm ou 2 cm.

Já o reboco interno tem uma espessura média de 15 mm ou 1,5 cm.

Para se conseguir essas espessuras a alvenaria tem que ter sido executada com qualidade em relação a prumo, alinhamento, esquadro e qualidade dos tijolos ou blocos. Paredes que apresentam alguns dos problemas citados fazem que o reboco possa engrossar sua espessura, aumentando o consumo de argamassa, elevando o custo do serviço.

https://pedreirao.com.br/reboco-de-pared...o-a-passo/

Qualquer Dúvida Chame aí...
(01-05-2019, 01:33 PM)loeb Escreveu: [ -> ]> "Salpicar " ou "Chapiscar"a Parede Antes.

Você Precisa "Taliscar" Primeiro, antes de Rebocar.

- Taliscar é o ato de colocar taliscas na alvenaria para delimitar a espessura do reboco na parede.

https://www.ecivilnet.com/dicionario/images/mestrar.jpg

> Bater o "Prumo" e "Reguar" (Ajustes Importantes Para Deixar Plano teu "Reboco Final").

https://pedreirao.com.br/wp-content/uplo...reirao.png

Espessura do Reboco:
O reboco externo tem uma espessura média de 20 mm ou 2 cm.

Já o reboco interno tem uma espessura média de 15 mm ou 1,5 cm.

Para se conseguir essas espessuras a alvenaria tem que ter sido executada com qualidade em relação a prumo, alinhamento, esquadro e qualidade dos tijolos ou blocos. Paredes que apresentam alguns dos problemas citados fazem que o reboco possa engrossar sua espessura, aumentando o consumo de argamassa, elevando o custo do serviço.

https://pedreirao.com.br/reboco-de-pared...o-a-passo/

Qualquer Dúvida Chame aí...

Excelente.

Li todas as respostas e agradeço a ajuda, vou ter que começar só no fim de semana, mas acho que dou conta.

Mais dúvidas, sobre elétrica no caso. Vou puxar energia para esse cômodo, já existe um fio. Mas penso em colocar uma caixa distribuidora e alocar tudo conforme a necessidade. Mas, minha dúvida é se esse fio aguenta o tranco, pois lá futuramente vai ter computador, geladeira, ventilador, luz, etc. No caso será que é melhor puxar da rua? (existe essa opção no meu caso)
Também sou um zero a esquerda em se tratando de serviço de pedreiro. Pensei que nunca ia me interessar, afinal, eram poucas as chances também de eu 'precisar' fazer algo, uma vez que sempre trabalhei muito e normalmente longe de casa, ou seja...eu simplesmente pagava mesmo o serviço e foda-se.

Mas ainda tenho desejo de morar em casa espaçosa, e não apartamento como atualmente. Vivi metade da minha vida em cada um, e conheço bem as vantagens e desvantagens. E digo que pro MEU perfil, viver em casa é infinitamente melhor....e se puder dar o seu toque pessoal, ou seja, fazer o troço realmente do jeito que você quer, acho que não tem preço. Quero churrasqueira, talvez um espaço pra musculação, quintal com argolas olímpicas e a porra toda....pelo menos até me aposentar.

Ótimos links do Senna aí. Vou tratar de salvar. O ruim é como praticar, sem efetivamente estar fazendo uma obra....
O certo é ter um conhecimento básico em todas as áreas: pintura, elétrica, marcenaria, mecânica, fauna e flora, sobrevivência (etc eternos) e até mesmo em áreas que eram voltadas para serviços femininos, lavagem de roupa, limpeza doméstica, compras, etc, afinal faz parte de ser um homem completo não depender de nenhuma mulher.

Meu pai é um cara que eu admiro por ter conhecimento em muitas áreas que eu citei acima (na parte de homens), todavia ele é um homem bem vivido, mas não sei se hoje em dia isto é viável, a pessoa tem que analisar se compensa investir todo esse tempo em adquirir esses conhecimentos (investir no profissional x nessas áreas). Mas nada impede da pessoa aprender essas habilidades como um hobby.
Um projeto para reforma ( esses que vc faz com engenheiro) e caro? eu tenho vontade de fazer uma reforma aqui em casa construir em cima.
Pois no projeto vem o valor aí eu juntaria o $$$$ da mão de obra
Hoje em dia com internet e YouTube, só não mete a cara e faz quem não quer. Eu sou adepto do faça você mesmo, a menos que seja específico ou difícil demais.
Melhor sensação a satisfação de conseguir fazer as coisas por conta. Aqui em casa, exceto telhado e lajotas, foi tudo feito por eu, meu pai e meu irmão.
Não sei nada dessa área, fica até difícil de palpitar aqui.
Mas creio que é preciso saber alguma coisa.
É importante!!!
Também gosto dessa área de DIY.
Por falar nisso, o que recomendam pra revestir churrasqueira premontada? Sem ser aquele tijolos fake.
(03-05-2019, 01:36 PM)Gorlami Escreveu: [ -> ]Por falar nisso, o que recomendam pra revestir churrasqueira premontada? Sem ser aquele tijolos fake.

Mostre uma foto de qual modelo você comprou Confrade...
No final, deu tudo certo! Obrigado pela ajuda de todos, não ficou um serviço excelente, mas pra quem não tem experiência alguma ficou muito bom. Agora é só aproveitar!
(03-05-2019, 01:36 PM)Gorlami Escreveu: [ -> ]Por falar nisso, o que recomendam pra revestir churrasqueira premontada? Sem ser aquele tijolos fake.

Cara, eu faria com madeira de demolição, granito ou aquelas pastilhas inox. no mais, deixaria tudo cru mesmo
Páginas: 1 2