Fórum do Búfalo
Você acredita em um ser superior? - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Recomendados (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Tópico: Você acredita em um ser superior? (/showthread.php?tid=258)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Re:Você acredita em um ser superior? - barãozin - 12-01-2012

(12-01-2012, 12:45 PM)Gekko link Escreveu: [quote author=pongsaiyuk link=topic=272.msg9923#msg9923 date=1326375765]
Tinha ouvido comentarem que esse assunto era proibido aqui, mas vou deixar minha opinião de qualquer forma, já que o topico ja teve andamento.

Na realidade, este tópico era para ser mais ou menos como uma enquete, mas daí o pessoal foi argumentado. Como não gerou confusão, fomos deixando.
[/quote]

Se a discussão rolar civilizadamente (o q tá acontecendo) e ninguém forçando ponto de vista, por mim pode rolar. Eu comentei q evitamos isso por aqui pq geralmente tal tipo de discussão só leva a pancadaria e desarmonia.

Mas como falei, se cada um se respeitar aqui, é até positivo.

RE: Você acredita em um ser superior? - raphaeru mastu - 25-01-2013

O que eu acredito numa força superior mas não dá para saber friamente que existe.
Não dá nem para saber o nome pois é o ser humano que inventou o nome.
Pois já estive em hospitais e perto de pessoas com B5 ou AIDS como comumente dito. E é difícil não acreditar em DEUS ALLAH ou o que você queira.
Lá tem casos de cura não "logica" mas a maioria dos casos é de cura "logíca".
Por esses itens acima que acredito que existe um ser superior que olha tudo que dizemos e fazemos na terra.

RE: Você acredita em um ser superior? - Destro - 25-01-2013

Sim ,sou cristão

RE: Você acredita em um ser superior? - Staffy - 26-01-2013

Acredito em algo, mas não fico filosofando sobre isso, não mudaria em nada minha vida.

RE: Você acredita em um ser superior? - Solid Snake - 26-01-2013

Sou leigo no assunto mas para min, Deus não é um ser bonzinho cheio de piedade como as pessoas pregam e imputam na sua cabeça desde criança. Quando vejo noticias do povo africano eu paro e penso, "mas porra, por séculos aquele continente é assim e nenhum dinheiro do mundo consegue mudar aquilo".

Talvez seja algo projetado por Deus, posso estar falando besteira mas preciso dizer o que sei e o que penso de momento, talvez seja uma mensagem do tipo, "veja, o que realmente é sofrimento, e, todo dia agradeça pelo o que tem e não lamente pelo o que não tem."

Outra coisa que me intriga são pessoas que nascem com deficiência, um colega meu costuma dizer que pessoas que nascem com alguma anormalidade os são assim por castigo de Deus.

RE: Você acredita em um ser superior? - Pirilampo - 26-01-2013

Acredito em um criador(nao divindade).

1-Acho que a unica forma de acontecer uma reação sem uma ação antes é o autor da ação ter vontade propria. Assim como o ser humano ja criou universos naquele tunel de particulas (mesmo durando 0,000001 centesimo) acredito que somos consequencia da criação de um universo e nao ha interferencia direta desse ser sobre nos.

2- SIM. A religião tem influencia extrema na sociedade (boa e ruin), assim como qualquer outra ação socio/biologica humana.

RE: Você acredita em um ser superior? - Max Payne - 26-01-2013

Nasci em lar evangélico, e hoje me declaro ateu. Não por revolta, frustração ou afins, simplesmente porque a ideia de um deus não cabe mais hoje, ela é defasada. Antigamente era conveniente acreditar em um deus (ou deuses) simplesmente para explicar fenômenos físicos (como o arco-iris) ou para o conforto próprio (o pobre vai pro céu, o rico pro inferno), mas hoje, onde o conhecimento está tão avançado, e vários mitos já cairam, realmente fica dificil acreditar nesse ser superior.

Exemplo de algo que os cristãos vivem batendo na tecla: o livre arbítrio. O livre-arbítrio simplesmente coloca em check a onisciência "divina", pois, se deus já nos conhece antes mesmos de nascermos, e já sabe pra onde iremos ao morrer, não importa que decisões tomemos na vida, nosso destino já está selado, pois deus já sabe que eu e o Praga vamos pro inferno, que o destro, Sorine e Barão vão pro céu, independente das escolhas que tomarmos, é irrelevante, o livre arbítrio nos ajudaria a traçarmos nossos próprios destinos, mas ele não funciona, pois deus já sabe o final do filme.

RE: Você acredita em um ser superior? - Peregrino - 27-01-2013

1 - Eu adoto o posicionamento budista sobre a existência ou não de Deus. E qual é esse posicionamento? Simplesmente não dar nenhuma resposta, ou não procurá-la até termos algum indicativo de que entenderíamos caso a encontrássemos.

Por que isso? Bem simples: faz algum sentido na sua cabeça dizer que Deus é tudo o que existe, tudo o que não existe, e tudo o que jamais vai existir? Na minha, eu tenho certeza que não faz. É algo para além do abstrato. É tão imenso que eu não tenho a mínima ideia de onde começa.

Daí acho melhor evitar dar qualquer resposta, para que eu não projete no divino minhas próprias sombras, e acabe criando um obstáculo que eu não vou dar conta de superar depois.

2 - Se é uma crença bem fundamentada, clara, sem distorções e erros, imagino que ela deveria fazer você se dirigir ao masculino perfeito, ao mesmo tempo que equilibra o aspecto feminino em você.

Pra mim, parece como aquele samurai velho de guerra, que não desembainha a katana dele por qualquer mequetrefe bravateiro, preferindo ficar em silêncio e ir embora, fazer uma piada, ou soltar um koan.

RE: Você acredita em um ser superior? - Navarre - 27-01-2013

Trazendo um novo assunto sem mudar o tópico.

Responda a essa pergunta:

Onde um ser superior (onipotente, onisciente, onipresente, e perfeito) se encaixaria na tragédia que aconteceu na boate em Sta. Maria, RS culminando em 233 jovens mortos?

Tornado a coisa ainda mais drástica...
Onde um ser superior se encaixa na morte anual de milhares de crianças por fome, doenças, e sendo assassinadas e estupradas?
Onde um ser superior se encaixa na morte de 150.000 pessoas por um tsunami na Indonésia?

Assista 20 minutos de qualquer documentário de vida selvagem. Um animal só existe através da morte de outros seres vivos, de preferência dos mais fracos e indefesos.
Seria esse o mundo concebido inteligentemente para ser perfeito, bom, e justo?
Onde a morte e o sofrimento pode ser algo concebido por um ser de inteligência infinita e perfeito?

Caso tal ser exista de fato, ele merece ser louvado, admirado, ou exaltado por sua obra e sua omissão a ela?

Coisas para se refletir.

RE: Você acredita em um ser superior? - Jason Statham - 27-01-2013

(27-01-2013, 07:23 PM)Navarre Escreveu: Trazendo um novo assunto sem mudar o tópico.

Onde um ser superior (onipotente, onisciente, onipresente, e perfeito) se encaixaria na tragédia que aconteceu na boate em Sta. Maria, RS culminando em 233 jovens mortos?

Onde um ser superior se encaixa na morte anual de milhares de crianças por fome, doenças, e sendo assassinadas e estupradas?
Onde um ser superior se encaixa na morte de 150.000 pessoas por um tsunami na Indonésia?

Assista 20 minutos de qualquer documentário de vida selvagem. Um animal só existe através da morte de outros seres vivos, de preferência dos mais fracos e indefesos.
Onde a morte e o sofrimento pode ser algo concebido por um ser de inteligência infinita e perfeito?

Caso tal ser exista de fato, ele merece ser louvado, admirado, ou exaltado por sua obra e sua omissão a ela?

Coisas para se refletir.

Livre Arbítrio - A liberdade custa para nos seres humanos.
Acredito que não seja algo divino que cause dor e sofrimento mas as consequências dos nossos atos.

Outlaw,

Você não leu e refletiu sobre o que escrevi.

Citar:Assista 20 minutos de qualquer documentário de vida selvagem. Um animal só existe através da morte de outros seres vivos, de preferência dos mais fracos e indefesos.

Não há livre arbítrio. Seres vivos não escolhem existir.
Você não escolheu estar aqui, e muito menos a criança de 6 anos que viveu na miséria e foi estuprada e morta.
Nenhuma das 150.000 pessoas escolheu ser arrastada por um tsunami.

Ninguém escolhe ter câncer para acabar definhando e se contorcendo de dor na cama de um hospital, especialmente jovens com estilo de vida sadio antes de chegar a vida adulta.

Para lidar com todo esse caos de incertezas que existe no universo, o ser humano precisa de um remédio que cure esse medo, mesmo que seja um placebo.

RE: Você acredita em um ser superior? - Max Payne - 27-01-2013

(27-01-2013, 08:34 PM)Navarre Escreveu: Outlaw,

Citar:Assista 20 minutos de qualquer documentário de vida selvagem. Um animal só existe através da morte de outros seres vivos, de preferência dos mais fracos e indefesos.

Você não escolheu estar aqui, e muito menos a criança de 6 anos que viveu na miséria e foi estuprada e morta.

Ninguém escolhe ter câncer para acabar definhando e se contorcendo de dor na cama de um hospital, especialmente jovens com estilo de vida sadio antes de chegar a vida adulta.

Para lidar com todo esse caos de incertezas que existe no universo, o ser humano precisa de um remédio que cure esse medo, mesmo que seja um placebo.

Simples assim

RE: Você acredita em um ser superior? - Peregrino - 27-01-2013

(27-01-2013, 07:23 PM)Navarre Escreveu: Trazendo um novo assunto sem mudar o tópico.

Coisas para se refletir.

Um cão doméstico é capaz de entender de física astronômica?
Nossa relação com quem quer que tenha criado o existir deve ser praticamente essa.

E mais: como é possível a alguém compreender aspectos transcendentais, quando se tenta encaixar o universo e toda a gama de acontecimentos em conceitos limitados? a gente deveria tentar começar do início: por que há sofrimento? por que as pessoas são tão egoístas e cegas ao sofrimento dos outros? Começar pelo princípio e ir expandindo nosso entendimento, pra só depois abarcar coisas maiores, só depois matutar sobre se há espaço para um ser perfeito e criador nisso tudo.

uma analogia interessante é a do cara que leva o seu cachorro ao veterinário pra fazer uma cirurgia. quem já passou por essa experiência sabe que os bichos ficam num cagaço da porra, com o cu na mão. Pra ele, isso é um sofrimento emocional da porra, e dependendo, pode ser até que role um sofrimento físico depois. Da sua perspectiva, você é um cara ruim? Dá do cachorro, provavelmente você é um calhorda, mas...

RE: Você acredita em um ser superior? - Sartana - 27-01-2013

(27-01-2013, 08:34 PM)Navarre Escreveu: Outlaw,

Cara,vc que é um cara inteligente,formado,pos graduado e o caralho a 4 me fala.
Vc é ateu declarado,pelo que li de seus relatos,vc se fudeu para tudo que é lado SEM NINGUEM para te levantar,te incentivar e fortalecer,o que vc faz?

Como vc fez dentro de si para conseguir isso?

Ja que vc não acredita em Deus,o que te levou a frente?

Ja que vc é praticamente mariage striker,e praticamente não tem ninguem,é só vc mesmo,o que te leva a lutar e ser um metedor de real fodão como vc é?

Percebo que vc não demonstra revolta contra Deus,como vc consegue? Como vc ve o mundo.

Desculpe te fazer essas perguntas chatas,mais vendo vc e o que vc declara,eu não consigo ficar quieto,me desculpe a franqueza.

Peregrino,

Achei muito limitado considerar-se um Deus de um cachorro. Você é apenas um animal como ele, apenas tem funções cognitivas mais elevadas. Você nasce como ele, cresce, se alimenta de outros animais como ele faz, e um dia irá morrer como o teu cachorro também irá.
Do ponto de vista existencial, você e teu cahorro não são tão diferentes. Ambos estão fadadados ao mesmo destino de vida dor e morte. Nenhum dos dois possue livre arbítrio para mudar isso em suas existências.

Sobre não compreender "os mistérios dos planos de Deus"...

Se ele existisse de fato e tem planos, esses planos são alheios a tua existência humana. Seu bem estar individual não é relevante para o resultado final de tal plano, assim como o bem estar de nenhum ser vivente nesse universo o é.
Se tal ser existisse de fato, ele seria omisso para dizer o mínimo. Ele seria de fato egoísta, já que o sofrimento de outros seres de sua criação seriam irrelevantes a seus planos.
Se tal ser egoísta e omisso existisse, eu nunca poderia venerá-lo.

O fato é que existe dor e morte experimentadas por seres vivos em cada milímetro quadrado na face da Terra (e provalmente por todo o universo), e esse ciclo de dor e morte é infinito, visto que ele é parte intrínseca na existência desse universo onde até estrelas são engolidas por buracos negros.

Um Deus onisciente, onipotente, onipresente e perfeito não pode existir tendo criado algo assim. Essa suposição não é coerente.

A única forma para que ele existisse seria sendo um criador impotente, ignorante e irresponsável.
Assim ele não seria Deus, e também não seria merecedor de qualquer veneração.

A forma mais digna de encarar a existência de Deus é não concebê-la. Porque sua existência contradiz o bom senso e o conceito de justiça e bondade que existe na inteligência humana.

Exterminador,

Eu acredito no ser humano. Acredito que a inteligência surgiu e irá evoluir até dominar todo o universo (mesmo que não sejam os humanos que façam isso).
Acredito que nós criamos mais do que tecnologia. Nós criamos justiça, bondade, gratidão, e outras coisas que não existiam antes da existência da inteligência.

Eu acredito porque isso é lógico e faz sentido. Ser humano é ter a capacidade de lógica e razão.

Eu postei um vídeo aqui a algum tempo, vou fazê-lo novamente para que você tente entender.

P.S. Se você acha que eu sou esse cara "fodão", você iria se arrepender em me conhecer. Sou um ser humano igual a você cheio de defeitos, alguns deles bem estúpidos.

RE: Você acredita em um ser superior? - Rocky Balboa - 28-01-2013

Antonius Block: É tão inconcebível tentar entender Deus?
Por que ele se esconde... em promessas e milagres que não vemos?
Como podemos ter fé em algo se não temos fé em nós mesmos?
O que acontecerá com aqueles que não querem ter fé ou não tem?
Porque não posso tira-lo de dentro de mim?
Por que ele vive em mim de uma forma humilhante apesar de amaldiçoá-lo e tentar tirá-lo do meu coração?
Por que, apesar de Ele ser uma falsa realidade eu não consigo ficar livre?
Quero conhecimento, não fé ou presunção.
Quero que Deus estenda suas mãos para mim que mostre seu rosto, que fale comigo.
Morte Responde: Mas Ele fica em silêncio.
Antonius Block: Eu o chamo no escuro mas parece que ninguém me ouve.
Morte Responde: Talvez não haja ninguém.
Antonius Block : A vida é um horror. Ninguém consegue conviver com a morte e na ignorância de tudo
Morte Responde: Mas quase nunca as pessoas pensam na morte.
Antonius Block :Mas um dia na vida terão de olhar para escuridão.
Temos de imaginar como é o medo e chamar esta imagem de Deus.
Minha vida tem sido de eternas buscas, caçadas, atos, conversas sem sentido .
Uma vida sem sentido. Não falo isso com amargura ou reprovação como fazem as pessoas que vivem assim...

Trago este diálogo do filme o Sétimo Selo de Ingmar Bergman como resposta!

RE: Você acredita em um ser superior? - Staffy - 28-01-2013

No fim das contas, tantos os religiosos quanto os ateus não sabem nada, ninguem chega numa conclusão real, nem que você leia todos os livros do mundo, saiba tudo de religião, ciência, etc, no fim das contas vai ter um monte de perguntas sem respostas.

RE: Você acredita em um ser superior? - Pirilampo - 28-01-2013

Navarre, Discordo de você.

O que seria o "bom senso", justiça, e morte impostos por seres tao infimios no universo que enxergam apenas 3 dimensões das 10 existentes, que tem apenas segundos de existencia dentro de toda as eras de existencia do universo?

acho que você superestima demais a inteligencia (humana ou nao) o que seria a inteligencia se nao apenas reações quimicas ao exterior? Não a logica em que um criado tenha que seguir morais e "bom sensos" humanos. Ate mesmo a morte é interpretativa, nem mesmo ha uma definição coerente por parte da ciencia ou da religião.

A ciencia impõe barreiras que nao existem assim como a religião, barreiras pseudo-logicas com semi-experiencias feitas por uma montoado de proteinas dentro de um planetinha e tem apenas 6000 anos de uma pseudo-civilização que definem todos os conceitos no universo?

Ja reparou que as respostas para duvidas humanas da ciencia hoje, que trazem conforto para a mente humana é quase que identica ao conforto das ideias religiosas antigamente?

RE: Você acredita em um ser superior? - Peregrino - 28-01-2013

(27-01-2013, 11:19 PM)Navarre Escreveu: Peregrino,
A forma mais digna de encarar a existência de Deus é não concebê-la. Porque sua existência contradiz o bom senso e o conceito de justiça e bondade que existe na inteligência humana.

Então o problema é Deus que é contraditório à inteligência humana, e não a inteligência humana que não consegue entender e desfazer a contradição?

Interessante.

Mas, se você voltar umas postagens atrás, eu também disse que não fico me metendo em definir Deus, por ser um conceito incompriensível pra mim. No fim das contas, eu e você estamos no mesmo barco, por motivos diferentes.

A comparação com um cachorro não foi pra ser precisa, mas apenas um símbolo, pra que sua imaginação possa te ajudar no que eu tô querendo dizer.