Fórum do Búfalo
Gota: doença que atinge muito mais homens do que mulheres - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Saúde (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=13)
+--- Tópico: Gota: doença que atinge muito mais homens do que mulheres (/showthread.php?tid=550)

Gota: doença que atinge muito mais homens do que mulheres - Gekko - 05-12-2011

Senhores, venho aqui falar sobre uma doença que atinge muito mais os homens do que as mulheres, sendo que estas, quando vem a ter, é somente após a menopausa. Meu pai sofre desse mal e eu já presenciei várias crises que ele teve e posso afirmar: a gota é uma doença dolorosa e debilitante ao extremo. Segue um excelente artigo do site ABC da saúde:

Citar:GOTA
Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue e surtos de artrite aguda secundários ao depósito de cristais de monourato de sódio.
A concentração normal de ácido úrico no sangue é até 7,0 mg/100ml. Dependendo do país estudado, pode chegar a 18% a população com ácido úrico acima de 7mg%. Entretanto, somente 20% dos hiperuricêmicos terão gota. Ou seja, ter ácido úrico alto não é igual a gota.
É importante detectar quem tem ácido úrico elevado pois muitas vezes esses indivíduos têm pressão alta, são diabéticos e têm aumento de gordura no sangue com aterosclerose e a descoberta da hiperuricemia faz com que indiretamente sejam diagnosticados os problemas sérios que já existiam.
Outro risco para hiperuricemia é desenvolver cálculos renais de ácido úrico ou, raramente, doença renal.
É uma doença de homens adultos. As mulheres passarão a ter crise de gota após a menopausa. Pode haver diagnóstico de gota em homem e mulher jovem mas certamente são situações raras.

Leia o artigo completo em:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?219

Re:Gota: doença que atinge muito mais homens do que mulheres - John Romano - 20-12-2011

Engraçado que a gota é dolorosa, debilitante e incurável (mas tratável), mas mesmo assim passa completamente despercebida da mídia e das políticas de saúde pública. Por quê?

Isso os senhores já descobriram no comentário do Gekko: é uma doença de homens adultos. Quem liga pra homens adultos?

Um conhecido meu teve uma crise tão forte de gota no pé esquerdo, que ele chegou a implorar por uma amputação! Muito tenso! E isso porque ele treina karatê há anos e leva uma vida saudável. Ou seja: ficar de olho em nossa saúde, porque no que depender dos outros...

RE: Gota: doença que atinge muito mais homens do que mulheres - Chacal - 01-03-2012

Cara, eu ja ouvi muito falar da Gota, mas nao sabia nem um pouco do que se tratava, nunca procurei saber, mas pelo menos a midia devia divulgar mais, assim como o John Romano falou, se nao fosse por este topico, provavelmente eu ia continuar desconhecendo o assunto, por que, se for depender da midia....

RE: Gota: doença que atinge muito mais homens do que mulheres - Fúria - 01-03-2012

Eu fiz exame de sangue recentemente,porque quero saber das porras que eu tenho pra me tratar antes dos 25 anos, tenho ácido urico um pouco alto mas não tenho mais nenhum sintoma da Gota! To fazendo uma dieta e em dois meses farei outro exame. Sugiro a todos os amigos aqui do fórum a semestralmente fazerem exame de sangue.

RE: Gota: doença que atinge muito mais homens do que mulheres - Gekko - 01-03-2012

Fazer sempre os exames de sangue mais básicos é altamente recomendável e custa pouco. Mesmo quem não tem plano de saúde pode conseguir pelo SUS ou em algum laboratório. Tem deles que custam em torno de R$ 5,00. Hemograma, exames de urina, fezes, colesterol, glicemia e esses exames mais básicos são bem baratos. Dá para fazer de vez em quando e pode evitar que um problema se agrave antes que você descubra.

Vejam o exemplo do Fúria. Ele fez os exames, já sabe que tem a taxa de ácido úrico um pouco elevada e já vai se cuidar para não sofrer os dolorosos sintomas da gota.

RE: Gota: doença que atinge muito mais homens do que mulheres - Fúria - 25-04-2012

Só pra constar aqui no tópico, como citei ai em cima fiz uma dieta pra abaixar o ácido urico e o resultado foi plenamente satisfatório! Depois de dois meses meu índice de AU caiu 3 pontos! Gekko valeu pelo tópico novamente irmão!! Gota sai fora sua fdp!!!

RE: Gota: doença que atinge muito mais homens do que mulheres - Gekko - 25-04-2012

(25-04-2012, 02:41 AM)Fúria Escreveu: Só pra constar aqui no tópico, como citei ai em cima fiz uma dieta pra abaixar o ácido urico e o resultado foi plenamente satisfatório! Depois de dois meses meu índice de AU caiu 3 pontos! Gekko valeu pelo tópico novamente irmão!! Gota sai fora sua fdp!!!

Valeu confrade. Qualquer coisa estamos aí. Lembrando que cuidar da saúde é parte importante do nosso desenvolvimento pessoal. E parabéns pela disciplina e pelo resultado alcançado.

RE: Gota: doença que atinge muito mais homens do que mulheres - Rus - 25-04-2012

Muito bom esse tópico, eu mesmo não tinha informação nenhuma sobre a doença, e como foi dito pelo John Romano, ninguém se importa com o homem adulto, se não fizermos o nosso ninguém o fará.