Fórum do Búfalo
[Materiais] Economia e Finanças - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Finanças (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=24)
+--- Tópico: [Materiais] Economia e Finanças (/showthread.php?tid=7425)

Páginas: 1 2 3

[Materiais] Economia e Finanças - Eskillo - 06-11-2014

Confrades,

Irei usar este tópico para inserir todo material que é valioso a mim e que acredito possuir informações interessantes para o desenvolvimento financeiro pessoal.

Irei editando e inserindo conteúdo conforme estes forem aparecendo.

Livros

Mostrar ConteúdoSpoiler:

Sites

Mostrar ConteúdoSpoiler:

Palestras e Vídeos

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Vinizera - 07-11-2014

Agradecido confrade! Os livros ja conhecia alguns, conhece algum espaco dedicado ao empreendedorismo?

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Eskillo - 07-11-2014

Vinizera, conheço esta lista:

Os 25 livros de gestão mais importantes das últimas décadas pela TIME

Muitos confrades aqui possuem experiências como autônomos e empresários, caso possuam algo interessante sobre esta área postem.

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Gekko - 07-11-2014

Muito bom, Eskillo! Esse do Warren e do Soros está na minha lista de prioridades a ler.

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Aquiles - 08-11-2014

Marcado.

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Eskillo - 08-11-2014

EDIT 08/11/14.

Inserida apresentação do Peter Schiff referente a bolha imobiliária americana de 2008. Este senhor ficou muito famoso após um vídeo "Peter Schiff was rigth", com compilações de diversas passagens alertando sobre uma bolha imobiliária perigosa nos EUA, quase todos os economistas não acreditaram, mas a crise provou que ele estava certo...
Ele é um forte adepto da escola austríaca e crítico ferrenho da interferência do Estado na economia.

Adicionado Livro: A Mathematician Plays the Stock Market; John Paulos

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Eskillo - 08-11-2014

Desafio a todos, principalmente os mais novos, que nunca leram nada sobre finanças pessoais a começar com o livro "Pai Rico Pai Pobre", o primeiro dos livros relacionados.

Se sua visão sobre dinheiro não mudar nada mais o fará.

RE: [Materiais] Economia e Finanças - gladiador - 08-11-2014

Muito bom material, obrigado.

Eu acho a área de finanças do Fórum do búfalo muito parada, alguém indica bons fóruns para acompanhar?

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Aquiles - 08-11-2014

Já li esse "Pai Rico, Pai Pobre" muito bom mesmo. Excelente para iniciantes.

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Gekko - 09-11-2014

(08-11-2014, 10:43 PM)gladiador Escreveu: Muito bom material, obrigado.

Eu acho a área de finanças do Fórum do búfalo muito parada, alguém indica bons fóruns para acompanhar?

Prefiro tentar movimentar esta área aqui. yaoming

Mas tem um fórum, não participo, mas já li algumas coisas de lá e parece ser bom. Chama-se "Clube do Pai Rico".

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Tiago Sorine - 09-11-2014

(07-11-2014, 09:53 AM)Gekko Escreveu: Muito bom, Eskillo! Esse do Warren e do Soros está na minha lista de prioridades a ler.

[ 2 ]

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Eskillo - 09-11-2014

Na verdade o assunto finanças em si é parado em todo lugar, apenas uma pequena porcentagem da população se interessa sobre o assunto. Você sabia que menos de 5 milhões de pessoas físicas investem na bolsa de valores atualmente?

Comparado a população economicamente ativa do Brasil este número é irrisório a meu ver...

Desde pequeno me interessei por dinheiro, economia e poupança; posso dizer que desde meus 15 anos guardo dinheiro todos os meses. O despertar deste sentimento surgiu a partir de meus pais, pois eles me mostraram basicamente como não fazer um planejamento financeiro, vivendo como uma tradicional família de classe média. Renda o suficiente para uma viagem por ano, estudos e alimentação; e só.

Mas eu sentia que com planejamento poderia ter mais, e algumas terríveis questões passavam pela minha cabeça, será que meus pais conseguiram se aposentar com todas estas despesas? Será que estudar e ser um "bom aluno" seria suficiente para me assegurar um bom futuro?

Hoje, mais do que nunca, sei que apenas estudo acadêmico não leva ninguém tão longe assim. Pode ser uma ferramenta, mas ela não é poderosa o suficiente para lhe garantir uma semi ou total independência financeira por si só. Por isso encorajo os que não leram Pai Pobre Pia Rico a fazerem.

Um dos problemas nesta esfera de conhecimento é que normalmente não a aprendemos cedo, e como todo estudo demanda tempo e esforço para a melhor condução do seu dinheiro, e quanto mais tarde começar a estudar pior é, custo de oportunidade... Apenas aprendemos, estude, faça faculdade, seja um bom aluno e tudo vai dar certo...

Vejam alguns dados de 2012, onde gostariam de estar?

[Imagem: Perguntas-e-Respostas-sobre-a-Definicao-...=493%2C406]

[Imagem: Cartilha-Vozes-Classe-Media-12.png?resize=600%2C329]

[Assim é fácil mover tantos da pobreza para classe média; com estas rendas todos aqui são classe AAAyaoming]
fonte: http://www.canaldootario.com.br/blog/classe-media-brasil-tem-renda-entre-291-e-1019/

Senhores, por incrível que pareça, ainda vivemos em um país de oportunidades [aindayaoming], e quem possuir conhecimento pode se dar bem e estar no topo da piramide.

A independência financeira para mim não significa milhões no banco, mas sim a possibilidade de escolher, de escolher levantar para trabalhar ou não, de ter uma velhice tranquila, de ter hobbies, de ter liberdade.

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Eskillo - 09-11-2014

EDIT 09/11/14

Inseridos em Livros: Apostila de matemática financeira e perguntas com gabaritos da BMF.

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Vinizera - 09-11-2014

Eu me vejo trabalhando até bem velhinho, sinceramente não me vejo aposentado aos 40, mas, o assunto finanças me interessa demais pelo fato de eu ter uma grande queda para o empreendedorismo principalmente por uma grande parcela dos meus familiares serem empreendedores.

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Aquiles - 09-11-2014

(09-11-2014, 10:00 PM)Eskillo Escreveu: A independência financeira para mim não significa milhões no banco, mas sim a possibilidade de escolher, de escolher levantar para trabalhar ou não, de ter uma velhice tranquila, de ter hobbies, de ter liberdade.

Exatamente! Também penso assim.

No mais, muito boa reflexão confrade Eskillo.

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Marcílio - 09-11-2014

Mostrar ConteúdoSpoiler:

Começei lendo esse gráfico assustado e quando termino...me vejo rico yaoming

A propósito Esquillo, qual um livro básico de Economia para leigo que tu recomendas?

Conhece Gregory Mankiw ?

Mostrar ConteúdoSpoiler:

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Coach Man - 09-11-2014

Ah não acredito nisso. A renda familiar aqui ja foi de 8 mil reais por mes, e não era nem de longe, rico.

No maximo Classe media. Agora o grafico vem falar que minha familia é de classe Baixa Alta. C tá brincando comigo.

Se fosse pra morar em Recife, Natal, tudo bem, mas porra eu moro no interior de sp, tudo nessa porra é caro pra caralho...

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Coach Man - 09-11-2014

Concordo com o Eskillo, não precisa ser milionário. Basta a possibilidade de escolher, de escolher levantar para trabalhar ou não, de ter uma velhice tranquila, de ter hobbies, de ter liberdade.

Ter um carro acima do popular. Ter um imovel no litoral ou uma chacara. Ter a oportunidade de viajar para o exterior pelo menos 2 vz por ano.

Isso é ser milionário?!

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Marcílio - 10-11-2014

(07-11-2014, 12:23 AM)Eskillo Escreveu: Vinizera, conheço esta lista:

Os 25 livros de gestão mais importantes das últimas décadas pela TIME

Muitos confrades aqui possuem experiências como autônomos e empresários, caso possuam algo interessante sobre esta área postem.

Kraio...só livro massa!

RE: [Materiais] Economia e Finanças - Eskillo - 10-11-2014

(09-11-2014, 11:42 PM)Don Welzo Escreveu:
Mostrar ConteúdoSpoiler:

Começei lendo esse gráfico assustado e quando termino...me vejo rico yaoming

A propósito Esquillo, qual um livro básico de Economia para leigo que tu recomendas?

Conhece Gregory Mankiw ?

Mostrar ConteúdoSpoiler:

Confrade, não sou economista de formação apesar de vir das exatas, as coisas que aprendi foram na raça estudando em casa. Se você possuir algum livro legal de economia básica, como este poste com o nome e autor, e se possuir algum link para o PDF. Já estudou com o Mankiw, é bom?

Na seção sobre economia do Khan Academy existem diversas aulas de macro e micro realmente sensacionais, se você possuir um inglês legal é altamente recomendado.