Fórum do Búfalo
[Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Geralzão da Real (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=8)
+--- Tópico: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar (/showthread.php?tid=7842)

Páginas: 1 2 3 4

[Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Son Goku - 28-04-2015

Confrades, como vão?

Eu leio o fórum sem ter uma conta já há algum tempo, mas resolvi criar uma hoje para pedir um conselho, porque creio que vcs são mais experientes e provavelmente podem me ajudar nessa questão.

Eu sou filho de mãe solteira. Nunca conheci meu pai. Pelo pouco que eu sei, ele engravidou minha mãe e antes mesmo de eu nascer picou a mula e foi embora. Eu e ela morávamos juntos lá em Amazonas, região Norte, e ela sempre foi uma mãe ruim pra mim.

Antes de eu conhecer a Real achava que era esse o jeito dela, que já era natural dela ser assim e que talvez tivesse sido por esse motivo que meu pai foi embora. Mais tarde eu descobri que não, foi mais o contrário. Ela ficou daquele jeito por causa da decepção que perder meu pai representou na vida dela, e a raiva que ela havia acumulado acabava sendo despejada em cima de mim. Tanto é que TODAS as outras pessoas ela tratava bem e com um sorriso no rosto, só comigo ela era uma megera.

Ou seja, além de não ter um pai, tive uma mãe que me maltratava. Por causa disso minha infância não foi nada boa. Eu era o mais zoado da escola inclusive, porque sempre que tinha alguma reunião com pais ela me batia na frente de todo mundo por qualquer reclamação que fizessem, mesmo que fosse uma reclamação mínima, do tipo: "Seu filho anda pedindo muito pra ir beber água" - e isso foi até o oitavo ano. Eu comecei a trabalhar cedo, com uns 12 para 13 anos. Meu primeiro emprego foi num mercadinho como empacotador.

E quando estava terminando o ensino médio, comecei a pensar em fazer uma faculdade e arrumar um emprego bom, pra me mudar com ela pra um lugar melhor ou algo assim. Eu pensei em prestar vestibular pra UFAM, porque eu não tinha dinheiro pra pagar uma particular, mas eu vi que não ia ser mt benefício. Vejam bem:
- A distância da minha casa até o local onde eu iria estudar era muito grande. Teria de pegar uns dois ônibus pra chegar lá, iria gastar mt dinheiro em passagem, fora que iria chegar muito tarde em casa, correndo o risco de ser assaltado...entre outras coisas.

Aí eu comecei a pesquisar melhor e descobri o ITA, e...putz! Aquilo pareceu ótimo para o que eu queria. Eu não teria que pagar residência pra ter onde ficar porque aqui tem um alojamento pros estudantes que vêm de lugares longínguos, e nos dois primeiros anos os alunos recebem salário mínimo, o que seria suficiente pra me manter sozinho. Eu comecei a estudar, comprei uns livros bem caros, mas de alto nível, consegui no sufoco pagar um cursinho no qual recebi uma bolsa com um bom desconto por causa de uma provinha que eu fiz e, ralando, consegui passar na segunda tentativa.

Estou com 19 anos agora e me mudei aqui pra São Paulo, já estou no ITA graças a Deus! Só que minha mãe, só pra inovar, não queria que eu viesse pra cá. A impressão que eu sempre tive é de que ela quer minha desgraça, meu fracasso. Eu sempre fui meio triste por causa disso quando mais novo e essa tristeza alcançou minha vida adulta agora, quando eu parei pra refletir sobre isso. Nesse tempo que eu fiquei estudando pra passar pra cá ela ficava escondendo meus livros, meus cadernos quando eu não estava em casa. Teve até um livro de R$230,00 que sumiu e eu tive de comprar de novo, e depois que eu comprei outra impressão a antiga reapareceu. Coincidência, não?

Enfim. Quero que vcs me aconselhem sobre isso: Ela me ligou tem alguns dias aparentemente com a saúde debilitada (percebi isso pela voz) PEDINDO PRA EU VOLTAR! Na hora eu falei "Mãe, a senhora está me pedindo pra eu voltar?! A senhora está louca?!". Mas aí ela falou que estava no hospital internada porque teve uma crise fodida no pulmão! Tipo, ela tem bronquiolite e fumava que nem uma chaminé, por isso eu não duvidei que fosse verdade. A voz dela estava muito fraca, de verdade, nunca tinha visto ela daquele jeito. Ela já é meio velhinha, 51 anos. Ela disse que estava precisando da minha assistência lá e que não podia ficar sozinha, precisava de alguém lá com ela e que eu, como filho (agora eu sou filho...), tinha essa obrigação.

Pô, pessoal, eu tô mt dividido. De um lado, o ITA, meu curso (engenharia aeronáutica), meu futuro e minha chance de ter sucesso na vida. De outro, uma mulher que sempre me maltratou, nunca me amou como filho (é o que parece) mas é a minha MÃE. Pode haver alguém aqui que diga que eu sou um bosta que não preza a família, que ela é minha prioridade e eu até aceito que quem diga isso esteja certo, mas eu batalhei muito pra chegar aqui.

Quero o conselho de vcs, porque vcs têm muito mais experiência que eu e sabedoria. Eu, com 19, sou só um pirralho.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - RedFafnir - 29-04-2015

Puts
mas que negócio difícil, não sei o que responder. Aposto que vão ter confrades que dirão que por mais que tudo, é sua mãe, mas não sei se conseguia me importar com alguém que só me maltratou, e quando está na pior e sem ninguém, volta com o rabo entre as pernas para a pessoa que sempre desprezou...

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Josey Wales - 29-04-2015

Primeiramente, parabéns ao confrade pela conquista.

Realmente é complicado. Por mais que seja a sua progenitora e a pessoa que "cuidou" de você isso significaria abrir mão do que você deseja para a sua vida... Por uma pessoa que tentou a todo custo te afastar desse objetivo...

Enfim, posso até parecer insensível e levar várias pedradas aqui no fórum, mas vamos lá:

Ela tá internada, não tá? Então ótimo, será bem cuidada.

O principal ponto no caso é : VOCÊ É MÉDICO? Tua presença vai ser de tanta importância assim para a recuperação dela? Você tem outros parentes que possam acompanhar ela no hospital?

No seu lugar, ainda mais com o histórico que você apresentou, eu não abriria mão do meu sonho (olhe só, isso se ela realmente tiver tendo toda a assistência possível - caso contrário ficaria extremamente dividido, afinal caso aconteça e o estado dela piore você vai se sentir extremamente culpado).

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Nick Fury - 29-04-2015

Nem raciocine. Fique no ITA, termine seus estudos, tenha a melhor vida que você pode ter sem consciência pesada.
Minha mãe aguentaria qualquer doença e morreria feliz, só de saber que eu tive sucesso na vida. Nunca me pediria para desistir da minha felicidade por ela. E eu faria o mesmo.
Sua mãe não é assim, então é uma via de mão dupla. Não é pelo único fato de ser sua mãe que ela merece que você sacrifique tudo por ela. Especialmente considerando que não é necessário esse sacrifício.
Como já foi dito, sua presença não vai curar ela, então é puro egoísmo.
Desculpem os moralistas, mas só por ter pedido para você voltar eu diria que ela não merece que você volte. Lendo seu texto (considerando que não houve exageros) então eu tenho certeza de que ela não merece.
Sendo sua mãe você deve respeitá-la, mas não necessariamente você tem a obrigação de abrir mão de tudo por ela.
E o mais importante, nunca se arrependa da decisão que tomar, então pense muito antes.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Coach Man - 29-04-2015

Sua mãe é egoista e sempre será. Alimentar rancor, ódio e raiva à sua mãe só lhe trará transtornos emocionais graves. Perdoe sua mãe e siga com seu sonho.

Lembre-se , cada um dá o que tem. Se ela lhe deu esse amor limitado, é pq ela tem isso pra te dar. Não coloque a responsabilidade de seus fracassos na sua mãe. Assuma o controle e a responsabilidade de sua vida. Suas escolhas é você quem faz.

Continue sua caminhada e conquiste seus objetivos batalhando de forma honesta, honrada e com paixão.

Quando ela ligar novamente, diga a ela que a perdoa por ser egoísta, nunca pensar na sua felicidade, colocar o fracasso amoroso dela, nas suas costas, e diga que entende que cada um dá o que tem, e sendo assim, ela só teve isso pra te dar. Diga que entende que o amor que ela recebeu de seus Avós, também não foi muito adequado, e entende suas frustrações como mulher.

Por fim, diga a sua mãe que vc ficará em São Paulo, estudando até concluir o curso no ITA, e que vai continuar com seu sonho.

Diga que você a visitará em breve, e que esse sonho que vc está indo atrás é para em um medio prazo, dar um conforto melhor para ela.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Legiao - 29-04-2015

A melhor ajuda e reposta que você pode dar,é e continuar estudando e assim que conseguir conquistar minimamente seus objetivos,terá condições de cuidar dela de uma
forma bem melhor. Estou falando caso sua mãe realmente não esteja muito doente,pois se ela estiver, não deve abandona-la,mais ir de volta a sua terra natal e dar assistência a ela,e depois retornar a seu curso. A conhece melhor que todos aqui para poder decifrar,se ela esta jogando com seu lado emocional ou não.
Portanto confrade,não esqueça todo o mal que ela pode ter causado até aqui a você,e use isso como motivação para buscar com mais garra e dedicação seu objetivos..porém a perdoe. Quando fazemos isso,principalmente em se tratando de uma mãe,estamos fazendo bem a nós mesmos.

Boa sorte .

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Menegotto - 29-04-2015

meu confrade, realmente depoimento complicado esse seu.

mas enfim, divisões em partes, mas continue com seus estudos. oportunidade unica a sua. e sim, vc está ai por esforço unico e merito seu ! entao meu parceiro, mantenha-se firme.

se ela pedir pra vc voltar, argumente que voce só está onde está, com o intuito de dar uma vida um pouco melhor pra vc e pra ela.

eu no seu lugar nao viraria as costas, mas tbm abriria mão do seu futuro ( nem vou citar seu sonho ) mas sim de todo o processo que sofreu para conquistar o que já conquistou. eu nao abriria mão por ninguem, principalmente com a criação que recebeu.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Azoth - 29-04-2015

É sua mãe, não guarde rancor da mesma.

O que você deve dizer ou como deve agir deve ser de acordo com o que você acredita e tem vontade, afinal, a vida é sua e pode se arrepender no futuro de não ter agido de forma genuína.

Só aconselho perguntar o nome da instituição de saúde que ela se encontra e ligar para lá procurando se informar se <INSIRA O NOME COMPLETO DA SUA MÃE AQUI> está internada. Se sim, vá, afinal, ela é SUA MÃE, te aguentou 9 meses, limpou sua merda fedida e te criou. Se não, fique. Simples.

Boa sorte.

PS: Eu vou falar algo pessoal, porque julgo necessário. Minha mãe também atrapalhou em algumas coisas na minha vida (algumas bem pesadas) e eu nunca soube apreciar a presença dela nem dar-lhe carinho necessário. Os anos foram passando e nossa relação foi ficando mais dura, apesar do amor que nutro por ela (e com certeza ela por mim). Hoje é extremamente difícil eu ficar próximo dela, ela também não mora mais comigo e etc, coisas da vida, chega a hora que temos que seguir nosso caminho. E vou te dizer uma coisa: me arrependo de não ter aproveitado aquela época com ela, onde tudo era mais fácil e ela só era super-protetora e despreparada além da conta.

O tempo voa e certas coisas - que aparentemente não têm significado algum - fazem peso. Umas das coisas que nos dá significado e característica no mundo são nossos pais e nunca troque qualquer coisa por algo do tipo, porque no futuro não vai ser carreira, mulher, amigo ou dinheiro que vai te trazer a paz de espírito que você (e qualquer ser humano) almeja. Cuide dos seus pais: a vida é um ciclo e espero que entenda isso antes que seja tarde. Não estou dizendo para ir de qualquer jeito ficar com ela, faça o que eu disse acima. Mas pense bem, sério. Não deixe responsabilidade tão grande nas mãos de uma dúzia de pessoas desconhecidas.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - mente - 29-04-2015

Não tem nenhum parente ou amigo que pode ajudar ela, acompanhar, cuidar etc? Se sim, peça pra essa pessoa te informar o estado dela, como está o tratamento, e se ela precisar de alguém pra prestar assistência, use o dinheiro que ganhará no ITA pra pagar a pessoa que irá cuidar dela.

Mãe que é mãe deseja a felicidade e o sucesso dos filhos ainda que ela mesma esteja na pior. De maneira alguma abandone seu sonho, vai jogar, tempo, dinheiro e o futuro pelo ralo. Mas primeiro eu faria o que disse acima, tente botar alguém pra cuidar dela.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - DML - 29-04-2015

Cara, me identifiquei com a sua história... eu também era empacotador, e entrei em universidade top (no caso a USP, em Economia).... Era legal empacotar as compras, nas entregas ficar na expectativa de quanto vai ganhar de caixinha, competição com operadora pra ver se você conseguia deixar o caixa vazio x ela fazer montanha de compras em você, fazer aquela monte de caixa para o caminhão entregar, pegar várias caixas de leite nas costas.... bons tempos! haha

Vamos à sua questão

O primeiro amor que você deve ter, é o próprio. Este é o primeiro ponto. O que você vai fazer por ela e por você voltando? Só ser um cara (filho) para dar apoio "emocional"? Você acha que ela merece esse sacrifício? "Ai, mas ela é minha mãe. E você é o filho dela, so what?". Um dos princípios de um cara honrado é honrar aos próprios pais. No que você vai honrar sua família voltando pra amazona e ganhando um salário mínimo por mês? Ou será que você honraria sua familia sendo um cara que saiu de baixo, se fudeu, mas obteve sucesso? (não somente financeiro, claro, procure evoluir em sentido amplo)

A justiça tarda, mas não falha. Sua mãe provavelmente era (mais) uma mulher que se deixava levar pelo prazer momentâneo de seguir suas "emoções" ao invés de adquirir valores sólidos que permitisse uma boa vida intertemporal. Isto explica o relacionamento com seu pai, isto explica o hábito excessivo de fumar, os maus tratos com você e querer atrasar seu corre enquanto você se fudia pra estudar pro ITA.

Sinceramente? Eu sei que é sua mãe, mas homens devem tomar decisões pautadas na razão. A razão te diz para permanecer no ITA enquanto seu coração mole fala pra voltar. A resposta correta você já sabe. Boa sorte

DML

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - cabraman - 29-04-2015

Esse tipo de tópico parece brotar muito no FB.

facepalm:

RESPEITE SUA MÃE, SIGA SEU CAMINHO.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Thanatos - 29-04-2015

E você ainda pensa em sacrificar tudo o que muita gente daria a vida pra ter, em prol de uma pessoa que só te tratou mal? Sendo que sua presença com sua mãe nem vai aumentar as chances dela sobreviver? Honrar a mãe é importante, mas no seu caso, é diferente... Continue no ITA, se esforce e quando conseguir um bom emprego e aproveite a vida.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - ManginaHater - 30-04-2015

Amigo não cometa o erro de voltar pra sua mãe que sequer gosta de você. Aproveite esse chance unica que você tem e termine seus estudos no ITA, daria tudo pra voltar no tempo e ter apenas 19 anos e consertar muita besteira que fiz no passado, como por exemplo, poderia ter me matado de estudar pra entrar no ITA ou passar num concurso federal foda desde cedo.

Tem outra questão também, será que se fosse você que estivesse muito mal ela se importaria com você?

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Adam_Smith - 30-04-2015

Primeiramente, meus parabéns jovem! Você está em uma das melhores instituições de ensino superior do mundo.
Eu já conheci alguns jovens que passaram no ITA, sabe quantos deles eram pobres fudidos? nenhum! Vc com toda dificuldade, comprou livros e investiu com o dinheiro do suor de seu trabalho, vc é um orgulho para os homens de bem.

Quanto sua mãe, vc que saber o que eu penso? Sinceramente nenhuma mãe falaria pro filho desistir dos seus sonhos, eu sei elas são manipuladoras e tentam moldar nosso comportamento, mas quando seguimos nosso próprio caminho, nossa própria jornada elas se orgulham da gente, qual mãe não queria sair por ai falando aos quatro cantos que seu filho passou no ITA, é no ITA porra, não é qualquer unesquina da vida.

Sua mãe te ama, mas ela tem um maldito EGO, esse maldito EGO dela ta fazendo ela tomar essa atitude, pq ela se surpreendeu com sua capacidade de enfrentar todas as dificuldades que a vida lhe deu, e vc já começou a dar a volta por cima, vc estás provando pra sociedade seu valor como HOMEM. E ela coitada, teve uma vida cheia de frustrações, cheio de decepções e em vez mudar o destino, se vitimizou e não satisfeita colocava a culpa de tudo que era ruim na vida dela em vc. Essa é a última chance que o Ego dela tem para te passar para trás, pq uma mãe que ama seu filho nunca ia pedir pra ele largar um dos cursos mais "TOPS" em uma das instituições de ensino superior mais "TOPS".

E se vc ama ela, peça a Deus todos os dias que cuide dele, pq esse sim, esse sim é Justo, se for da vontade dele, ela se se vai, se for da vontade dele ela fica. E não guarde rancor dela por sua infância sofrida, a melhor maneira de vc se vingar dela é tornando-se um grande homem, e cuidando dela na velhice, apesar de ela não ter arcado com suas obrigações de mãe que é dar muito carinho e amor pro filho, vc vai ter que arcar com sua obrigação de filho cuidando dela.

Boa Sorte. Abraços e Sucesso!

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Jaguar Paw - 30-04-2015

(28-04-2015, 08:05 PM)Son Goku Escreveu: Ela ficou daquele jeito por causa da decepção que perder meu pai representou na vida dela, e a raiva que ela havia acumulado acabava sendo despejada em cima de mim. Tanto é que TODAS as outras pessoas ela tratava bem e com um sorriso no rosto, só comigo ela era uma megera.

Fato da vida: a sua mãe não lhe ama, nunca lhe amou e provavelmente nunca lhe amará. Ele vê em você o homem que a abandonou grávida e, já que ela não pode se vingar dele diretamente, a sua mãe descarrega o ódio que sente do seu pai em você.

Não retorne ao Amazonas, conclua o seu curso, siga a sua vida e, acima de tudo, perdoe a sua mãe, porém ela deve carregar o fardo que é o ódio que sente, e que sempre fez questão de nutrir, sozinha.

Força e honra.

PS: Sinto orgulho de ter um cara como você entre nós. Fuckyeah

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Genesis - 30-04-2015

Talvez todo esse sofrimento que você tenha passado com sua mãe serviu de combustível para você ter(estar) alcançado(alcançando) seu(s) objetivo(s). Já parou pra pensar nisso? Acredito também que guardar rancor não será sadio para você nessa jornada. A morte gera arrependimentos que pode perdurar para o resto de nossa vida. Você está entre seu sonho e talvez um pedido de perdão de sua mãe. É uma escolha que apenas você saberá tomar. Alguns meses podem ser repostos mas não uma vida de arrependimento, do que poderia ter acontecido, daquela ultima imagem, daquela ultima palavra. Tive um pai que era muito rancoroso e me criou com mão de ferro, quando eu arrumei meu primeiro emprego em um escritório ele não gostou. Achava que eu tinha que começar bem debaixo, sofrendo como ele sofreu. Uma vez que cai de moto e quase morri, quando tive alta e cheguei em casa ele me recebeu com frieza, olhou para mim, disse meu nome e apertou minha mão, apenas isso e depois saiu. Ele já faleceu e me arrependo muito do ódio que sentia algumas vezes por ele. Por que agora isso não significa nada. O quero dizer nesse amontoado de frases talvez desconexas é que: Só nós mesmos que estamos passando por esse caso(familiar) saberemos a melhor medida a ser tomada.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Son Goku - 30-04-2015

Pô, pessoal, valeu pelos comentários de incentivo!

(29-04-2015, 05:19 PM)Josey Wales Escreveu: O principal ponto no caso é : VOCÊ É MÉDICO? Tua presença vai ser de tanta importância assim para a recuperação dela? Você tem outros parentes que possam acompanhar ela no hospital?

Isso é uma das coisas que estão me deixando dividido. Se houvesse parentes nossos próximos a onde ela está, com toda certeza não iria voltar pra lá. Pediria para algum parente ir lá e dar asssitância à ela. Mas os parentes mais próximos que nós temos moram no Pará, e do jeito que a nossa família é ninguém iria se dispor, até porque o $ deles também não ajuda muito.

Minha desconfiança é que ela só quer que eu volte para me prejudicar, mas não tem como eu ter certeza disso porque, querendo ou não, eu realmente sou o único que pode ir pra lá ficar com ela. Não tem outro familiar com quem ela possa contar. Aí eu fico nessa: Ela está pedindo para eu voltar para me prejudicar ou realmente porque precisa de mim lá e não tem outra pessoa além de mim?

Se houvesse como trancar minha matrícula no ITA e depois retornar, ou fosse fácil passar no vestibular de lá, sem dúvidas eu iria ficar com ela, porque apesar de tudo eu ainda a vejo como mãe, tenho consideração por ela.

Mas eu tenho 19 anos agora, faço 20 em dezembro, e a prova do ITA é muito difícil, e a relação candidato/vaga é bem desigual. Digamos que eu abandone o ITA e volte pra lá. Só poderia fazer a prova novamente TENDO CHANCES DE PASSAR ano que vem, com 21. Pois, se eu fosse lá pro AM e tentasse a prova novamente esse ano (2015), não passaria. É necessário pelo menos 1 ano direto de estudos. E, se eu fizesse ano que vem (com 21) e não passasse, iria estar muito próximo da idade máxima para ingressar lá, que é 23 anos.

Ou seja, se eu voltar, além de abandonar esses meses de estudo que eu já tenho + o dinheiro que eu gastei pra estudar, iria ter pouquíssimas chances de conseguir voltar. E aí os planos que eu formulei em cima do ITA vão por água abaixo.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - Coach Man - 30-04-2015

NÃO ABANDONE!

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - damiao39 - 30-04-2015

Que história cara. Bom, procure o equilíbrio emocional vc sabe que se desestabilizar agora poderá atrapalhar seus estudos, procure se reconciliar com tua mãe, perdoe mesmo, de verdade. E não deixe de ir tocando seus projetos, talvez ela só queria lhe proteger segundo a visão dela, mas vc colhera frutos que justificarão todo o esforço.
Força e honra, confrade.

RE: [Relatos] Mãe problemática querendo me prejudicar - ManginaHater - 30-04-2015

(30-04-2015, 01:00 PM)Son Goku Escreveu: Pô, pessoal, valeu pelos comentários de incentivo!

(29-04-2015, 05:19 PM)Josey Wales Escreveu: O principal ponto no caso é : VOCÊ É MÉDICO? Tua presença vai ser de tanta importância assim para a recuperação dela? Você tem outros parentes que possam acompanhar ela no hospital?

Isso é uma das coisas que estão me deixando dividido. Se houvesse parentes nossos próximos a onde ela está, com toda certeza não iria voltar pra lá. Pediria para algum parente ir lá e dar asssitância à ela. Mas os parentes mais próximos que nós temos moram no Pará, e do jeito que a nossa família é ninguém iria se dispor, até porque o $ deles também não ajuda muito.

Minha desconfiança é que ela só quer que eu volte para me prejudicar, mas não tem como eu ter certeza disso porque, querendo ou não, eu realmente sou o único que pode ir pra lá ficar com ela. Não tem outro familiar com quem ela possa contar. Aí eu fico nessa: Ela está pedindo para eu voltar para me prejudicar ou realmente porque precisa de mim lá e não tem outra pessoa além de mim?

Se houvesse como trancar minha matrícula no ITA e depois retornar, ou fosse fácil passar no vestibular de lá, sem dúvidas eu iria ficar com ela, porque apesar de tudo eu ainda a vejo como mãe, tenho consideração por ela.

Mas eu tenho 19 anos agora, faço 20 em dezembro, e a prova do ITA é muito difícil, e a relação candidato/vaga é bem desigual. Digamos que eu abandone o ITA e volte pra lá. Só poderia fazer a prova novamente TENDO CHANCES DE PASSAR ano que vem, com 21. Pois, se eu fosse lá pro AM e tentasse a prova novamente esse ano (2015), não passaria. É necessário pelo menos 1 ano direto de estudos. E, se eu fizesse ano que vem (com 21) e não passasse, iria estar muito próximo da idade máxima para ingressar lá, que é 23 anos.

Ou seja, se eu voltar, além de abandonar esses meses de estudo que eu já tenho + o dinheiro que eu gastei pra estudar, iria ter pouquíssimas chances de conseguir voltar. E aí os planos que eu formulei em cima do ITA vão por água abaixo.

Cara faça de tudo, mas faça de tudo mesmo para não abandonar esse curso.
Haja como um homem e seja racional, essa coisa ilógica de pensar com coração é coisa de mulheres. Seja homem e pense de maneira racional e termine esse curso no ITA.