Fórum do Búfalo
Livre-se da anuidade do cartão - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Finanças (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=24)
+--- Tópico: Livre-se da anuidade do cartão (/showthread.php?tid=8476)

Páginas: 1 2 3 4

Livre-se da anuidade do cartão - Gekko - 20-12-2011

Cartões de crédito sem anuidade

Bem senhores, trago aqui uma dica importante sobre finanças pessoais. ɉ fato sabido pela maioria de nós que a anuidade do cartão de crédito é uma despesa muitas vezes inútil, pois não lhe acrescenta nada. ɉ tão somente um meio de transferir renda do seu bolso para a administradora do cartão ou o banco emissor. Pensando nisso, fiz há alguns anos atrás uma pesquisa sobre cartões de crédito que não cobram essa tarifa que é, a meu ver, abusiva. Como muitos bancos fizeram fusões, outros deixaram de existir e alguns outros mudaram sua política referente a esse assunto, refiz a pesquisa recentemente para trazê-la de forma atualizada a este honrado fórum.

No mercado de cartões de crédito, há muitos que não cobram anuidade, mas cobram taxa de envio de fatura e outras semelhantes. Você deixa de pagar uma tarifa de, digamos, 6x R$ 11,00 (total R$ 66,00 - Ourocard Banco do Brasil) e passa a pagar uma tarifa de emissão de fatura de R$ 5,00 mensais (Total R$ 60,00). Ou seja, você paga uma anuidade com outro nome.

Há, no entanto, alguns cartões disponí­veis que não cobram nem anuidade e nem tarifas de qualquer espécie, a não se que você contrate serviços adicionais que eles oferecem, mas isso é opcional. Seguem alguns deles:

HIPERCARD: esse cartão era inicialmente private label (aqueles cartões de redes de lojas) do grupo Wall Mart, mas que depois expandiu suas atividades e passou a ser aceito em milhares de estabelecimentos que não faziam parte dessa rede. Com a aquisição do mesmo pelo Unibanco e deste último pelo Itaú, eles expandiram ainda mais sua rede credenciada e hoje são aceitos inclusive em grandes redes de supermercados concorrentes do grupo Wall Mart, tais como os supermercados Extra. Sem anuidade, sem tarifas. Infelizmente a adesão é feita somente nas lojas do grupo Wall Mart, que mantém postos de atendimento. Pelo menos era assim até a última notícia que tive. Não sei se o banco Itaú pretende mudar essa polí­tica ou se já mudou recentemente, mas creio que é uma possibilidade. Esse foi o meu primeiro cartão de crédito e não tenho o que reclamar dele em cerca de uma década de relacionamento.

CARTÃO PETROBRÁS: esse cartão pode ser adquirido através do site da Petrobrás www.br.com.br na guia serviços - cartão Petrobrás. Trata-se de um cartão hí­brido desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil, com bandeira Visa internacional. Sem anuidade, sem tarifas e aceito em todos os estabelecimentos que aceitam a bandeira Visa no mundo inteiro. Também sou titular desse cartão há alguns anos e não tenho do que reclamar.

CARTÃO SARAIVA: também na bandeira Visa internacional. Sem anuidade e sem tarifas. A adesão pode ser feita através do site da livraria Saraiva. Sobre esse eu não posso emitir nenhuma opinião pessoal, pois não sou titular.

SANTANDER FREE: esse cartão é oferecido pelo Banco Santander nas bandeiras Visa ou Mastercard (sempre internacional). O ponto negativo é que você não paga anuidade, mas tem que usar o cartão todos os meses em uma compra de qualquer valor para poder ficar isento da taxa de inatividade, cujo valor era de R$ 9,90 quando cancelei o meu. Não tenho o que reclamar dele. Só fiz o cancelamento porque adquiri o Cartão Petrobrás que também é Visa internacional e não tem esse requisito de ser usado todos os meses (o meu Santander Free era Visa. Se fosse Mastercard eu o teria mantido. Inclusive pretendo adquirir um em breve).

Há alguns outros cartões que cobram anuidade, a qual se reverte em benefícios para o titular se ele souber fazer bom uso dos programas de relacionamento, mas a lista é extensa e muitas vezes para que compense você precisa ter um volume de gastos muito grande, por isso prefiro não entrar nessa categoria.

P.S.: não estou dizendo que os cartões citados acima são os únicos nessas condições. Estou apenas colocando-os como dicas para os confrades pois são os que conheço neste momento. Se alguém souber de mais algum e quiser acrescentar, fique à vontade. Não estou fazendo propaganda de nenhum cartão e também não ganho nada com isso.

Re:[FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos - barãozin - 20-12-2011

O foda q o meu cartão de crédito é o mesmo q o da minha conta, acho q não posso transferí-lo pra o Santander Free. Eu não faço idéia de qto é essa maldita anuidade pq vem uma porrada de taxinhas aqui e ali. Mas acredito q deva ficar uns 50 paus por ano.

Re:[FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos - Gekko - 20-12-2011

(20-12-2011, 11:16 AM)barão_kageyama link Escreveu: O foda q o meu cartão de crédito é o mesmo q o da minha conta, acho q não posso transferí-lo pra o Santander Free. Eu não faço idéia de qto é essa maldita anuidade pq vem uma porrada de taxinhas aqui e ali. Mas acredito q deva ficar uns 50 paus por ano.

Fui olhar o meu antigo contrato de adesão do Santander Free e encontrei o seguinte:

Citar:Se você usa o Santander Free para movimentar sua conta corrente, pode usar também a função débito que ele oferece para pagar à vista compras e despesas de qualquer valor, usando a mesma senha da sua conta corrente.

Eu acho que isso responde a sua pergunta.

Re:[FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos - barãozin - 20-12-2011

Hmmm... vou ver se um dia eu tiro um tempo (e paciência) pra ir no banco e ver se consigo transferir pro Free ou pelo menos dar uma cortada nessas taxinhas idiotas q eles ficam me cobrando.

RE: Livre-se da anuidade do cartão - Lupercus - 12-12-2015

Barão desculpa ressuscitar, qualquer coisa apaga aqui e me avisa.

Esse cartão da Petrobrás ainda funciona bem? nunca tive cartão de crédito e estou cogitando ter o primeiro pra poder entrar em programas de vantagens. Tenho conta no BB como devo proceder?

RE: Livre-se da anuidade do cartão - Ermac - 12-12-2015

Já tive o Petrobras e Saraiva, quebraram bastante o galho. Mas parei de usar eles quando conheci o NuBank.

NuBank é uma startup nova no Brasil, a bandeira é da MasterCard e possui um aplicativo para celular que dá pra acompanhar todas as transações do cartão. Alias, toda forma de comunicação com eles é pelo aplicativo e sem burocracia. Não possui tarifa nenhuma e aumentam seu limite conforme você vai gastando e pagando os boletos em dia. Também não mandam boletos pra sua casa, você que tem que imprimir e pagar. Até hoje nunca tive do que reclamar.
Só é um pouco chato pra entrar, porque eles não aceitam todo mundo logo de cara, eu demorei 4 meses pra receber meu convite na época. Quem quiser, é só entrar no site e pedir o convite.
https://www.nubank.com.br/

RE: Livre-se da anuidade do cartão - Gekko - 12-12-2015

(12-12-2015, 03:38 AM)Lupercus Escreveu: Barão desculpa ressuscitar, qualquer coisa apaga aqui e me avisa.

Esse cartão da Petrobrás ainda funciona bem? nunca tive cartão de crédito e estou cogitando ter o primeiro pra poder entrar em programas de vantagens. Tenho conta no BB como devo proceder?

Funciona. Eu utilizo o meu até hoje. O limite vai aumentando com o tempo. Para preencher a proposta visite o site da Petrobrás www.br.com.br > serviços > cartão petrobrás e preencha a proposta. Correntistas do BB ainda tem a vantagem de poder colocar em débito automático (eu fiz isso).

RE: Livre-se da anuidade do cartão - TheBoss - 12-12-2015

E o tal de nubank? Fiz um cadastro há 4 dias e estou esperando analisarem meu perfil... nao paga nada de anuidade e a fatura vem por email... vc precisa ter smartphone tb...

(12-12-2015, 08:52 AM)Ermac Escreveu: Já tive o Petrobras e Saraiva, quebraram bastante o galho. Mas parei de usar eles quando conheci o NuBank.

NuBank é uma startup nova no Brasil, a bandeira é da MasterCard e possui um aplicativo para celular que dá pra acompanhar todas as transações do cartão. Alias, toda forma de comunicação com eles é pelo aplicativo e sem burocracia. Não possui tarifa nenhuma e aumentam seu limite conforme você vai gastando e pagando os boletos em dia. Também não mandam boletos pra sua casa, você que tem que imprimir e pagar. Até hoje nunca tive do que reclamar.
Só é um pouco chato pra entrar, porque eles não aceitam todo mundo logo de cara, eu demorei 4 meses pra receber meu convite na época. Quem quiser, é só entrar no site e pedir o convite.

Você sabe quais critério eles utilizam para aceitar cliemtes? Como funciona a progressão do limite?

RE: Livre-se da anuidade do cartão - Ermac - 12-12-2015

(12-12-2015, 06:45 PM)TheBoss Escreveu: Você sabe quais critério eles utilizam para aceitar cliemtes? Como funciona a progressão do limite?

Uai, cara, eles fazem uma análise dos seu histórico de crédito. Não sei como funciona isso, mas acho que eles devem ter acesso ao seu histórico de crédito pelo seu CPF ou coisa do tipo. Além de uns filtros próprios que eles tem lá que não falam pra ninguém quais são. E também parece que vão aceitando pessoas conforme vão melhorando o sistema, pra não sobrecarregar.

A progressão vem conforme você vai gastando. Eles analisam se você paga em dia, se compra muito, se todo mês fecha perto do limite... E também tem a opção de pedir pra aumentar o limite, você tem que escrever quanto quer e o motivo, então eles analisam se vão dar o limite ou não. Geralmente não aumentam o limite no primeiro pedido, tem que encher o saco lá no app duas ou três vezes. hehe

RE: Livre-se da anuidade do cartão - RedFafnir - 13-12-2015

(12-12-2015, 06:45 PM)TheBoss Escreveu:
(12-12-2015, 08:52 AM)Ermac Escreveu: Já tive o Petrobras e Saraiva, quebraram bastante o galho. Mas parei de usar eles quando conheci o NuBank.

Você sabe quais critério eles utilizam para aceitar cliemtes? Como funciona a progressão do limite?

Pelo o que eu ouvi falar, você pode aumentar o limite trocando de celular yaoming

e é serio

Vamos dizer que você tenha um Lumia simples, e você troca por um S6. Não sei se é automático, mas provavelmente se você pedir para aumentar o limite após trocar o celular, o Nubank vai realizar o aumento.

RE: Livre-se da anuidade do cartão - mente - 13-12-2015

Tentei várias vezes solicitar o cartão da Petrobras sem sucesso. Vou testar esse nubank pra ver qual é.
Uma das primeiras coisas que farei em 2016 é encerrar uma conta corrente no Itaú pra me livrar da taxa e o cartão de crédito vinculado a ela.

RE: Livre-se da anuidade do cartão - TheBoss - 14-12-2015

Já solicitei cartão de crédito Nubank e também conta corrente exclusivamente digital no bradesco, ambos sem qualquer taxa ou tarifa ... vamos ver se até o carnaval me dão alguma moral...

RE: Livre-se da anuidade do cartão - Mr. Black - 14-12-2015

Outra dica é: depois de anos lutando pra melhorar o poderio financeiro, você finalmente consegue ter bons vencimentos. Então, agora que seu poder de barganha subiu, nada mais justo que seu Banco melhore sua cesta de serviços. Vá até sua agência, e fale com seu gerente. Diga que não quer mais pagar tarifas de nenhum tipo, inclusive, que quer um cartão de crédito sem anuidade. Se possível, que seja internacional. Se ele recusar, diga que recebeu sondagens de outros Bancos, e que se não houver uma contrapartida dele, você irá migrar sua conta. Pronto, você deixou ele sem saída, e certamente ele vai te dar o que você pediu. Então, tire proveito dele mais um pouco, e peça mais de uma transferência (DOC/TED) grátis na sua cesta de serviços.

Fiz isso com todos os Bancos onde possuo conta e deu certo. Tenho 3 contas em diferentes Banco e pago ZERO de tarifas e anuidades. Esses são os meus dez centavos de contribuição nesse tópico. As demais dicas também são excelentes. Valem a pena, e MUITO!!!

RE: Livre-se da anuidade do cartão - Gekko - 16-12-2015

(14-12-2015, 08:58 PM)Mr. Black Escreveu: Outra dica é: depois de anos lutando pra melhorar o poderio financeiro, você finalmente consegue ter bons vencimentos. Então, agora que seu poder de barganha subiu, nada mais justo que seu Banco melhore sua cesta de serviços. Vá até sua agência, e fale com seu gerente. Diga que não quer mais pagar tarifas de nenhum tipo, inclusive, que quer um cartão de crédito sem anuidade. Se possível, que seja internacional. Se ele recusar, diga que recebeu sondagens de outros Bancos, e que se não houver uma contrapartida dele, você irá migrar sua conta. Pronto, você deixou ele sem saída, e certamente ele vai te dar o que você pediu. Então, tire proveito dele mais um pouco, e peça mais de uma transferência (DOC/TED) grátis na sua cesta de serviços.

Fiz isso com todos os Bancos onde possuo conta e deu certo. Tenho 3 contas em diferentes Banco e pago ZERO de tarifas e anuidades. Esses são os meus dez centavos de contribuição nesse tópico. As demais dicas também são excelentes. Valem a pena, e MUITO!!!

Estou pensando seriamente em fazer isso. Antes, meu banco me dava 100% de desconto no meu pacote de serviços pelo volume de grana que eu mantinha lá, débitos automáticos, uso do cartão de débito, por receber salário lá e pelo tempo de relacionamento. Depois eles mudaram a política e passaram a dar o desconto só pelo montante investido junto a eles. Depois aumentaram o montante e hoje só me dão 50% de desconto no pacote. É pouca coisa se olhar mês a mês, mas em um ano são R$ 173,64 em tarifas, o suficiente para pagar uma mensalidade do meu plano de saúde.

RE: Livre-se da anuidade do cartão - Devoto - 16-12-2015

Não uso cheque, minha conta não é especial, não uso cartão de crédito, não tenho problema com juros! existe cartão de crédito por depósito virtual( só dá o crédito que vc deposita) para vantagens na internet. Não faço prestação de nada tudo que compro é a vista e negociado. estou há 7 anos asim-->> resultado = TRANQUILIDADE.

RE: Livre-se da anuidade do cartão - Challenger - 16-12-2015

Cartão Nubank a caminho!Obrigado ao confrade pela dica!

RE: Livre-se da anuidade do cartão - mente - 17-12-2015

Também solicitei um Nubank. O cadastro é feito todo pelo app do próprio cartão, até a foto do documento você envia pelo app. Escolhe o limite do cartão, o dia do vencimento tudo.

RE: Livre-se da anuidade do cartão - TheBoss - 17-12-2015

(17-12-2015, 10:14 AM)mentefantastica Escreveu: Também solicitei um Nubank. O cadastro é feito todo pelo app do próprio cartão, até a foto do documento você envia pelo app. Escolhe o limite do cartão, o dia do vencimento tudo.

Enviei meus dados há 5 dias. Será quanto tempo demoram pra me liberam pra esta fase que vc relatou? A princpípio só dei meu nome completo e CPF

RE: Livre-se da anuidade do cartão - mente - 17-12-2015

(17-12-2015, 10:49 AM)TheBoss Escreveu:
(17-12-2015, 10:14 AM)mentefantastica Escreveu: Também solicitei um Nubank. O cadastro é feito todo pelo app do próprio cartão, até a foto do documento você envia pelo app. Escolhe o limite do cartão, o dia do vencimento tudo.

Enviei meus dados há 5 dias. Será quanto tempo demoram pra me liberam pra esta fase que vc relatou? A princpípio só dei meu nome completo e CPF

Não sei TheBoss, eu solicitei ontem e no mesmo dia recebi o convite com código.

RE: Livre-se da anuidade do cartão - TheBoss - 17-12-2015

(17-12-2015, 11:41 AM)mentefantastica Escreveu:
(17-12-2015, 10:49 AM)TheBoss Escreveu:

Não sei TheBoss, eu solicitei ontem e no mesmo dia recebi o convite com código.

Liberou tudo pra mim... na primeira quinzena de janeiro já devo estar usando... Limite veio num patamar muito bom, acredito que não precisarei nem pedir aumento se pagar tudo no cartao de credito...