[Informática] Sistemas Operacionais Linux - Versão de Impressão +- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info) +-- Fórum: Seja bem vindo! (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=6) +--- Fórum: Boteco do Búfalo (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=16) +--- Tópico: [Informática] Sistemas Operacionais Linux (/showthread.php?tid=8763) |
[Informática] Sistemas Operacionais Linux - Senna - 17-12-2016 Saudações confrades! Temos aqui no fórum um tópico sobre informática, mas achei interessante criar um tópico a parte para compartilhar minha experiência com o sistema operacional Linux Ubuntu e abrir espaço para outros confrades que também utilizam algum sistema operacional baseado em Linux partilharem conhecimentos e experiências. Há muitos anos eu já ficava (e ainda fico) incomodado com a questão do uso do sistema operacional Windows na forma pirata, não só o sistema operacional, mas também outros softwares de uso comum, geralmente da Microsoft. Querendo me "regularizar" nesse sentido decidi me aventurar no sistema operacional Linux, acabei escolhendo o Ubuntu, pois me parece ser bem simples para um usuário comum aprender. Meu maior desafio com o sistema seria a configuração do navegador para aceitar certificações digitais, o que, por mais incrível que pareça, foi mais simples de resolver do que quando eu tinha que fazer as mesmas configurações no Windows. Estou utilizando o sistema há aproximadamente dois meses e percebi que é muito mais fácil de aprender, para quem está começando do zero, totalmente cru em informática, teria mais facilidade do que aprender com o sistema da Microsoft. Enfim, como estou satisfeito com a mudança, aqueles que tem ou tiveram experiências com algum sistema operacional Linux, seria interessante que compartilhassem aqui suas ideias, dificuldades, aprendizados, etc. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - hellblazer - 18-12-2016 Utilizei primeiro o Ubuntu tb, porem eu queria um SO mais limpo ( menos recursos visuais ) Conheci a distro Manjaro, muito boa por sinal, porem como sou iniciante alguns problemas não sabia resolver ( mas possui comunidade ativa pra ajudar) Hj estou utilizando o Mint com o ambiente visual XFCE, limpo e elegante, não tive problemas com compatibilidade de drivers e etc. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Golgo 13 - 18-12-2016 recomendo para carreira pro em linux pra usar win 7 RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - gladiador - 18-12-2016 Eu sinceramente prefiro o Ubuntu para meu uso do dia a dia e para trabalho. Para as coisas com que eu trabalho ele é bem mais rápido que o Windows. Disvantagens: _ drivers genéricos. Isso é um problema principalmente em notebooks, pode não funcionar o controle de brilho da tela, placa de vídeo, etc. O problema maior mesmo em notebooks é que esses drivers não otimizados fazem o consumo da bateria ser bem maior que no Windows. - office da Microsoft é bem melhor. Entretanto é pago e não é barato. - para quem gosta de jogar no computador não preciso nem mencionar que Linux não é uma opção. - muitos programas mainstream podem não ter versão para Linux. [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Fairchild - 18-12-2016 O Ubuntu é bacana pois já vem tudo mastigadinho nele, e se não tiver algo, basta baixar e instalar, se as sistros Linux seguissem um padrão específico acredito que ele seria mais popular. Utilizo o Mint/Windows em casa e alguma coisa de Red Hat no trampo, a Microsoft ainda paga minhas contas por isso me dedico mais a ela. Office dela ainda mata a pau pois a ferramenta tem anos de maturidade juntamente com o Active Directory, normal estar melhor e ser mais aceita pelo público em geral. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Senna - 19-12-2016 Sobre a questão dos drivers genéricos, no PC não tive problema até porque uso placa de video nVidia, mas como o gladiador falou, tenho um notebook com a placa de video onboard S3 Mirage da SIS (um lixo, diga-se de passagem), tive problema porque o driver para Linux simplesmente não existe e a SIS não abre o código para programadores desenvolverem um de forma independente. Depois de muito pesquisar, só encontrei uma solução meia boca, onde o desempenho 3D é muito fraco. Quando ao office, já me adaptei ao Libreoffice, que para os usários mais comuns, atende muito bem. Para jogos, atualmente só jogo o DotA, que está rodando melhor do que quando eu usava Windows. Já outros programas como Photoshop, Soud Forge, Sony Vegas, etc., tenho um longo caminho para aprender a usar os alternativos, que parecem ser muito bons, mas precisa de tempo para dedicar e entender os princípios de funcionamento. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - thothenki - 24-12-2016 Quando descobri o Linux, passei a usar o Ubuntu por uns dois anos. Hoje em dia tenho usado o Linux Mint já tem uns 3 anos. Como utilizo o básico de internet, vídeo, música e softwares para leitura e escritório o SO não é problema. Nunca gostei de usar o PC para jogos, nesses casos ainda prefiro o bom e velho console, distância da tela, ficar de boa sentadão no sofá com uma cerveja e uma TV bem grande. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Mr. Black - 24-12-2016 Na minha opinião, as melhores distros desktop são Ubuntu Mate, Fedora Mate, e Mint Cinnamom. Usei as três, e todas rodaram muito bem. Recomendo!!! Pra quem está iniciando a carreira, ter tido experiência com Linux e LibreOffice enriquecem muito o currículo. Conheço muitas empresas que migraram para Linux e/ou LibreOffice para economizar com licenças. Vale a pena aprender, até porque é super fácil. Qualquer um aprende a usar. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Baralho - 24-12-2016 O Libre Office (ex-BrOffice) é de fato muito utilizado pelos governos federal e estaduais, exatamente pela questão do licenciamento. Porém tem alguns serviços de rede e intranet (como o sistema cobra do Banco do Br) que requerem um servidor (ou servidores) dedicados e a MS é o provedor principal nesse quesito. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Thanatos - 24-12-2016 Eu usei o Ubuntu, até que veio a porcaria do Unity, desde então migrei pro Debian. Não aguento aquele marron cocô do Ubuntu, nem a falta de personalização daquela interface... Tive uma fase Linux Xiita, que ficava horas tentando rodar jogos no Linux com o Wine, mas hoje uso dual boot pra jogos. Uso o Linux pra trabalho, ver filmes e séries, pra torrent e etc; e jogos pro que não posso fazer no Linux. Tenho emuladores instalados no Linux, de PS2, SNES, GBA, etc; mas quase não os uso. Depois de muito cansaço, deitar na cama e colocar uma série pra ver e ve-la sem atualizações automáticas, mensagens estúpidas, etc; encher a paciência é simplesmente magnífico. Poder usar torrent sem risco de pegar virus, idem RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Saoshyant - 25-12-2016 Já usei Ubuntu por meses, mas devido à alguns problemas tive que voltar para o Windows. Pretendo retornar à alguma distro Linux no futuro. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Corpsegrinder - 27-12-2016 Já utilizei Ubuntu, Manjaro, Arch Linux e hoje estou no Debian. Este último é bem estável, estou satisfeito com ele. Linux em geral é melhor que o windows, tanto em questão de suporte quanto em programas. Depois que você pega o costume de gerenciar os pacotes de sua distribuição, um pouco de shell script, você não irá querer mais nada. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Corpsegrinder - 28-12-2016 (24-12-2016, 01:12 PM)Mr. Black Escreveu: Na minha opinião, as melhores distros desktop são Ubuntu Mate, Fedora Mate, e Mint Cinnamom. Usei as três, e todas rodaram muito bem. Recomendo!!! Eu não largo o XFCE por nada. kkkkkk Dá para usar o gnome com algumas modificações para ficar mais leve também, ou até mesmo KDE. Mas quem quiser algo leve mesmo usa o i3wm ou qualquer outro tiling window manager. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Villefort - 03-11-2017 Um UP nesse tópico Eu amo Sistemas Operacionais! Eu uso o Debian, não sou muito fã do Ubuntu. Gosto da interface Gnome e MATE RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Thanatos - 03-11-2017 (03-11-2017, 01:39 PM)Eobard Thawne Escreveu: Um UP nesse tópico Tenho dual boot. Windows é bem mais meu video game(embora use pra trabalho as vezes), cheguei a usar o Ubuntu só que quando veio aquela interface maluca eu parei de usar. Muito lento e instável. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Rooster - 03-11-2017 Já trabalhei com servidores Unix de diversos "sabores": VMS, Tru64, Solaris, HP-UX, AIX, e várias distribuições de Linux, principalmente RedHat e Slackware. Para desktops, hoje eu gosto bastante do Debian, mas uso distribuições mais direcionadas dele, como o Parrot e o Kali. O Ubuntu eu usei muito pouco, e só como servidor. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - A6M Zero - 03-11-2017 (03-11-2017, 05:33 PM)Rooster Escreveu: Já trabalhei com servidores Unix de diversos "sabores": VMS, Tru64, Solaris, HP-UX, AIX, e várias distribuições de Linux, principalmente RedHat e Slackware. Para desktops, hoje eu gosto bastante do Debian, mas uso distribuições mais direcionadas dele, como o Parrot e o Kali. O Ubuntu eu usei muito pouco, e só como servidor. Interessante, eu fiz o contrário: uso o Debian como servidor e usava o Ubuntu como desktop ![]() Mas um que eu curto muito e que eu estou usando é o Fedora, de longe é um dos Sistemas Operacionais mais rápidos com o qual eu já trabalhei. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Senna - 03-11-2017 Quais as diferenças entre o Debian e o Ubuntu? Principalmente para os usuários comuns, como é o meu caso. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Thanatos - 03-11-2017 (03-11-2017, 10:53 PM)Senna Escreveu: Quais as diferenças entre o Debian e o Ubuntu? Principalmente para os usuários comuns, como é o meu caso. Ubuntu é mais amigável, Debian e extremamente mais estável. Se vc quer um misto dos dois, tem o Mint que é estável e bem fácil de usar. RE: [Informática] Sistemas Operacionais Linux - Corpsegrinder - 04-11-2017 (03-11-2017, 10:53 PM)Senna Escreveu: Quais as diferenças entre o Debian e o Ubuntu? Principalmente para os usuários comuns, como é o meu caso. Debian é o pai do ubuntu, só que debian preza pela estabilidade e por isso tem pacotes menos atualizados, a não ser que você use a versão testing. Ubuntu é mais "intuitivo" em questões como drivers proprietários, nele fica mais fácil de instalar drivers da nvidia por exemplo,e muitos programas que sao feitos para linux, os desenvolvedores fazem ppa especifica para ele. O debian é meio chatinho para instalar pois como prezam pelo opensource, até uma iso diferenciada com firmware tu tens que baixar se for formatar com wi-fi, mas fora essas peculiaridades e se tu quer usar velharias estáveis debian é uma boa opção. Acho que o ubuntu é o mais recomendável para uso doméstico mesmo, a não ser que tu seja bem curioso como eu e vá trocando de distro a cada 6 meses. Atualmente uso xubuntu e não penso em mudar nem tão cedo, está estável, tem os programas que quero e se eu fosse trocar usaria fedora. |