Fórum do Búfalo
Corrida de Ratos a Real Sobre a Inteligência Financeira - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Outros (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: Corrida de Ratos a Real Sobre a Inteligência Financeira (/showthread.php?tid=8764)



Corrida de Ratos a Real Sobre a Inteligência Financeira - Búfalo - 27-05-2016

Por Gladiador

[Imagem: livro-pai-rico-pai-pobre-para-jovens-els...&w=300&a=t]

Alguns já devem conhecer o termo do livro do "Pai Rico Pai Pobre" que fala sobre inteligência financeira.

Nesse tópico eu venho trazer para discussão o que é a corrida de ratos.

Segue a real escrita por Robert Kyosaki com alguns trechos adicionados por mim:

Citar:Se você observar a vida das pessoas de instrução média, trabalhadoras você verá uma trajetória semelhante. A criança nasce e vai para a escola. Os pais se orgulham porque o filho se destaca, tira boas notas ou altas e consegue entrar numa universidade. O filho se forma, talvez faça uma pós graduação, e então faz exatamente o que estava determinado: procura um emprego ou segue uma carreira segura e tranquila (concursado por exemplo). Encontra esse emprego, quem sabe de médico ou advogado, ou entra para as Forças Armadas ou para o serviço público. Geralmente, o filho começa a ganhar dinheiro, chega um monte de cartões de crédito e começam as compras, se é que já não tinham começado.

Está engatilhado o tiro para começar a corrida de ratos.

Citar:Com dinheiro para torrar, o filho vai aos mesmos lugares onde vão os jovens, conhece alguém, namora e às vezes, casa. A vida é então maravilhosa porque atualmente marido e mulher trabalham. Dois salários são uma bênção. Eles se sentem bem-sucedidos, seu futuro é brilhante e eles decidem comprar uma casa, um carro, uma televisão, tirar férias e ter filhos. O desejo se concretiza. A necessidade por dinheiro é imensa e o casal feliz conclui que suas carreiras são da maior importância e começam a trabalhar cada vez mais para conseguir promoções e aumentos. A renda aumenta e vem outro filho... e a necessidade de uma casa maior. Eles trabalham ainda mais arduamente, tornam-se funcionários melhores. Voltam a estudar para obter especializações e aumentos. Talvez arrumem mais um emprego. Suas rendas crescem, mas a alíquota de imposto de renda e IPTU também, contribuições para aposentadoria e outros impostos também crescem. Eles olham para aquele contracheque alto e perguntam para onde vai todo o dinheiro. Pagam o supermercado no cartão de crédito. As crianças já têm cinco anos e é necessário pupar não só para os aumentos das mensalidades escolares, mas para a velhice.

Agora é correr ou ser esmagado pelas contas e enlouquecer até chegando a suicídios.

Citar:O feliz casal nascido a 35 anos está agora preso na armadilha da Corrida de Ratos pelo resto dos seus dias. Eles trabalham para donos de empresas, para o governo quando pagam impostos, e para bancos quando pagam os cartões e empréstimos. Então aconselham seus filhos a estudar com afinco, obter boas notas e conseguir um emprego ou carreira seguros. Eles não aprendem nada sobre dinheiro, a não ser com aqueles que se aproveitam da sua ingenuidade e trabalham arduamente a vida inteira. O processo se repete com a geração seguinte e esta é a Corrida de Ratos.


Definições importantes para uso posterior:

1- Corrida de Ratos: Do inglês (Rat race) é uma expressão usada de modo pejorativo à incessante busca pelo sucesso de forma irracional como um rato.
2- Pista de Alta velocidade: Do inglês (Fast Track) é uma expressão usada para denotar um estilo de vida cheio de emoções causadas pelo dinheiro e investimentos.

Podemos fazer analogia do 1 com o matrixiniano que não se desenvolve e está fadado ao fracasso emocional como já conhecemos bastante aqui no fórum e financeiro. Já o 2 podemos associar ao homem que proporciona emoções com o dinheiro e é visto pelas mulheres como alfa destacado além de outras características que já conhecemos também.

Assim fica montada a realidade que muitos vivem no mundo inteiro e espero que tenha ajudado alguém a observar o que se passou com seus pais ou mesmo agora se passa em sua casa - este é o principal objetivo de ter dedicado alguns minutos para escrever o tópico. Pretendo fazer mais tópicos dando continuidade ao assunto e sobre inteligência financeira ou o que devemos aprender sobre o dinheiro que nossos pais não aprenderam e não nos ensinam na escola ou faculdade.


RE: Corrida de Ratos a Real Sobre a Inteligência Financeira - CR7 - 27-05-2016

Muito bom Búfalo...

Cada "setor" do nosso desenvolvimento existe uma versão da matrix e uma versão realista.

As finanças não ficam de fora, olha só como essa charge resume brilhantemente o que foi dito:

[Imagem: Singer7.gif]


RE: Corrida de Ratos a Real Sobre a Inteligência Financeira - Digons - 27-05-2016

Eu li corrida de ''Raitos'', mas tudo bem


RE: Corrida de Ratos a Real Sobre a Inteligência Financeira - Czar - 28-05-2016

(27-05-2016, 11:47 PM)Digons Escreveu: Eu li corrida de ''Raitos'', mas tudo bem

[2] yaoming

Ótimo tópico. É bom porque vai despertar a curiosidade nas pessoas.

Pessoalmente não vejo diferença entre a "corrida de ratos" e a escravidão.