Fórum do Búfalo
Plano de saúde: vale a pena? - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Saúde (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=13)
+--- Tópico: Plano de saúde: vale a pena? (/showthread.php?tid=8846)

Páginas: 1 2 3


Plano de saúde: vale a pena? - Tim Laflour - 30-06-2016

Confrades, gostaria de saber a opinião de vocês para esse assunto. Eu pago plano de saúde há mais de 6 anos, acumulando um valor de mais de 8 mil reais. Aqui na minha cidade existem 2 planos de saúde apenas, pois não é uma cidade muito grande e ambos são muito parecidos em seus defeitos.

O que me deixa frustrado é que sempre que eu preciso do plano, ou é um médico bosta, ou é uma burocracia do caramba, ou é marcado numa data muito distante. Exemplos: Quando tive intoxicação alimentar, fiquei mais de 40 minutos esperando para ser atendido na emergência. Quando fui no otorrino reclamando de zumbido no ouvido, ele me examinou por 10 segundos e disse que "é genético". Quando tentei novamente com outro médico, ele me receitou remédio pra ajudar a dormir :wat. Quando fui no oftalmologista, ele me passou o grau errado e por sorte fui em um particular que passou o grau certo. Tudo isso após a longa burocracia que é: ir ao local, pedir a guia, levar para outro local, ser agendado, ir ao médico, agendar algum exame, voltar ao médico para ele pedir outro exame, etc, etc, tudo isso com semanas de intervalo entre um e outro, pois muitas vezes o médico vem 1 vez a cada 15 dias para a cidade.

Enfim, sei que não adianta trocar de plano pois o outro plano da cidade também só tem reclamação. Por outro lado, fico com receio de ter algo mais grave e não ter um plano para me auxiliar.

O que vocês acham? vale a pena ter plano de saúde nessas circunstâncias ou é só uma falsa sensação de segurança?


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Loki - 30-06-2016

Plano de saúde é igual seguro de carro, você quer ter, mas não quer usar.

Em casa pagamos plano de saúde desde o fim dos anos 80 e posso lhe assegurar que o uso que fizemos dele nesse período pagou seus custos com sobra.

Meu pai precisou operar-se há 10 anos atrás (estava com duas artérias entupidas a ponto de ter um infarto fulminante), a cirurgia à época era o preço de um apartamento em área nobre e o plano bancou tudo, menos os stents importados (que eu tive que entrar em juízo pra obrigá-los a fornecê-los, mas mesmo assim).

Ano passado eu operei os olhos, fiz mais de 20 exames para isso, pois tenho uma doença genética que causa cegueira progressiva.

A cirurgia custou 8 mil reais, mas dos 20 exames, sei que somente um custou 500 reais, o resto nem ideia eu faço e o plano bancou tudo (pensei que tivesse q entrar em juízo novamente, mas não precisou).

Fora consultas, checkups, e procedimentos mais que fizemos durante todos esses anos.

Por mais que você esteja insatisfeito com seu plano, o que você deve levar em consideração é o seguinte:

Como seria meu atendimento em minha cidade caso eu não esteja segurado? Outra coisa: seu plano dá cobertura em outra cidade/estado/região do país? Imagine você acidentado numa viagem de lazer e não ter cobertura alguma?

Pra mim, plano de saúde num país com a nossa saúde pública não é falsa sensação de segurança, é sensatez mesmo.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Tiago Sorine - 30-06-2016

Hj o plano de saúde mais conhecido, o "verdinho" é conhecido como "SUS Verde". Qualquer um pode entrar. Fato é que a qualidade dos médicos está caindo e muito. Eu tenho esse plano, e existem bons médicos que atendem por ele. É preciso garimpar, todo plano há bons e maus medicos.

Acredito que ter um plano de saúde, seja um mal necessário. Igual seguro de carro. Depender de SUS é complicado.
O melhor seria se vc puder, ter um plano de saúde para consultas e outros procedimentos pequenos e se der, vc juntar uma grana caso precise fazer algo com urgência ou que o plano não cubra.

Caso o plano se negue a fazer o que está contratado, vc consegue liminarmente na justiça que o plano cumpra o acordado.
Mas é bom que vc procure um plano que tenha uma cobertura ampla e com bons profissionais.
Foda que plano de saúde tá virando putaria já, como a saúde toda nesse país.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Tim Laflour - 30-06-2016

Loki, no seu caso você tem um problema grave, coisa que eu não tenho. Aí sim creio que compensa ter um plano sem dúvidas. E no caso do seu pai, eu não posso levar isso em consideração pois eu só pago meu próprio plano.

Claro que nada garante que eu tenha um problema futuramente, mas aí que eu penso: será que meu plano vai cobrir? Será que vou ficar na mão?

A minha ideia nem é ficar dependendo de saúde pública, isso hoje em dia é piada. Minha ideia é eu bancar do meu próprio bolso quando eu precisar, ao invés de ficar pagando mensalidade no serviço lixo que meu plano fornece. Poxa, nunca meus problemas foram solucionados pelos médicos do meu plano. Eu sempre tive que recorrer a particulares como "segunda opinião". Pra que ter um plano de saúde desses?


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Ermac - 30-06-2016

A maioria dos médicos de plano de saúde que eu fui atendem com pouco caso, mesmo. E como estava ficando muito caro, tive que deixar de pagar. Hoje eu pesquiso no Google mesmo e seja o que Deus quiser. yaoming

E os médicos cobram muito caro as consultas, e os exames também são caros. Se você é pobre, não pode contar com a saúde pública que faliu, e se tem um pouquinho de dinheiro e não tem plano, você fica em dúvida se paga a consulta com o médico ou paga os exames e remédios, porque o dinheiro não vai dar pra tudo. E se for caso de cirurgia, é sentar, esperar e morrer, porque os médicos são mercenários até o talo e o estado não tá nem aí se você morre ou não.

O foda de plano de saúde é que, as pessoas que mais precisam, como os idosos, tem que pagar uma mensalidade cara pra caralho. Ás vezes chega beirar um salário mínimo por mês.

Mas se você tem grana pra pagar plano de saúde: pague! Por mais que os médicos sejam meios ruins e tu tenha que garimpar muito pra achar um que realmente se importa o mínimo com você, é como o Loki falou, em caso de uma cirurgias ou acidentes é importante ter um plano a disposição, porque se você for pagar o que os hospitais cobram... Vai ter que vender carro, casa, cachorro, mulher, tudo.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Loki - 30-06-2016

(30-06-2016, 12:06 PM)Tim Laflour Escreveu: Loki, no seu caso você tem um problema grave, coisa que eu não tenho. Aí sim creio que compensa ter um plano sem dúvidas. E no caso do seu pai, eu não posso levar isso em consideração pois eu só pago meu próprio plano.

Claro que nada garante que eu tenha um problema futuramente, mas aí que eu penso: será que meu plano vai cobrir? Será que vou ficar na mão?

A minha ideia nem é ficar dependendo de saúde pública, isso hoje em dia é piada. Minha ideia é eu bancar do meu próprio bolso quando eu precisar, ao invés de ficar pagando mensalidade no serviço lixo que meu plano fornece. Poxa, nunca meus problemas foram solucionados pelos médicos do meu plano. Eu sempre tive que recorrer a particulares como "segunda opinião". Pra que ter um plano de saúde desses?

Eu tenho plano de saúde desde 1993, mas meu problema de visão só apareceu em 2009, só operando ano passado.

Eu poderia contar outras histórias aqui, como no dia em que quase morri num acidente de carro (meu pai quando chegou no local acreditou que eu estava morto), quando eu já estava em um dos melhores hospitais da cidade à época e a poucos quarteirões de casa recebendo todo o tratamento necessário e fazendo todo tipo de exames para saber se não estava com hemorragia interna, etc.

Eu estou com um problema no ombro que talvez tenha que operar em breve (por isso parei os treinos e estou engordando :rage), mas já sei que o plano cobre, etc

Talvez seja hora de você começar a brigar com o plano.

Primeiramente, peça uma cópia de seu contrato, pra saber até onde vai sua cobertura, depois vá a um advogado de confiança e peça uma análise jurídica por cláusulas ilegais.

E quando tiver problemas, não exite em ir ao procon local fazer uma denúncia e quem sabe até mover uma ação de indenização por danos morais por negativa de cobertura (rendem em média de 5 a 10 mil nos juizados especiais e em poucos meses você tem a decisão).

Óbvio que essa parte jurídica é mais fácil pra mim por já ser advogado e por não precisar pagar por um, mas todo mundo conhece um advogado, seja parente, seja amigo, a quem possa tirar uma dúvida (consulta, na verdade. ODEIO ISSO :rage).

Enfim, você já pensou em procurar um plano de saúde fora de sua cidade, mas com abrangência estadual/nacional?


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Gary Holt - 30-06-2016

(30-06-2016, 11:53 AM)Loki Escreveu: Plano de saúde é igual seguro de carro, você quer ter, mas não quer usar.

Em casa pagamos plano de saúde desde o fim dos anos 80 e posso lhe assegurar que o uso que fizemos dele nesse período pagou seus custos com sobra.

Pra mim, plano de saúde num país com a nossa saúde pública não é falsa sensação de segurança, é sensatez mesmo.

Faço minhas palavras ao Loki. Minha santa mãe, sempre fala que passa fome mas não falta plano de saúde em casa, principalmente em 2001 que sofri um acidente e tive que operar o braço.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Tim Laflour - 30-06-2016

A ideia de buscar um plano de saúde de outra cidade é uma boa.

Em todo caso, vocês estão contando experiências próprias de casos que deram certo (ser bem atendido, acordar em um bom hospital, muitos exames, etc). O problema é que eu nunca tive essa experiência em 6 anos. Sempre fui mal atendido, inclusive em emergência. É como se fosse um SUS com mensalidade. Eu duvido muito que se eu for atropelado amanha, eu vá acordar num bom hospital com todos os exames feitos. Capaz de eu acordar na cadeira da fila ao lado de 45 pessoas com gripe.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Roland - 30-06-2016

Loki deu a letra.

Penso que o plano de saúde é sim interessante, especialmente considerando o caos da saúde no BR.

Recomendo que vc adira a um plano e, em caso de negativa de cobertura do que foi contratado, ingresse judicialmente.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Diamante - 30-06-2016

- Em suma: Ruim com ele, pior sem ele. Depender do SUS, é triste (em todos os sentidos da palavra).

- Se você puder pagar o plano, pague. Porém, veja outras opções melhores caso seja possível. Há vários planos com cobertura nacional.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - barãozin - 30-06-2016

Tb achava que era besteira até um médico do plano conseguir controlar um problema crônico que tenho e esse ano num acidente em que tive que fazer uma cirurgia de emergência.

Só fico sem plano agora se eu ficar desempregado e sem condição de pagar.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Paradigma - 30-06-2016

Tem que fazer seu dinheiro suado ser bem empregado.

Se vc vai no médico uma vez ou outra e geralmente é saudável talvez seja interessante reservar o que vc gastaria mensalmente pra consultas particulares top e ter um plano simples e barato (ou até o SUS caso a região tenha um bom atendimento) ao invés de um plano caro que quando vc usa tem que esperar semanas pra ter um atendimento e mesmo assim super rápido e de qualquer jeito.

Agora se vc paga plano USE e abuse. Não fique pagando por algo que vc só usa em emergências e que eles ainda podem falar que não cobrem quando vc precisar.

Faça valer o seu investimento.

Para refletir deixo o post abaixo:

http://www.valoresreais.com/2016/02/29/guest-post-a-experiencia-positiva-de-uma-leitora-que-cancelou-os-planos-de-saude-e-passou-a-utilizar-a-rede-publica/


RE: Plano de saúde: vale a pena? - CR7 - 30-06-2016

Não tenho plano de saúde e tô pouco me fudendo pra minha saúde, ou seja, uma hora a coisa vai ficar feia pro meu lado.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Coach Man - 30-06-2016

É bom ter!


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Gekko - 30-06-2016

Eu tenho plano e seria uma das últimas coisas que eu cortaria em termos de despesas. Só se não tivesse como pagar de jeito nenhum. Pense nele como um seguro. Eu pago plano odontológico e de saúde. Outro dia precisei fazer cirurgia que o plano odontológico cobria. Só o valor da cirurgia foi o equivalente a vários meses de plano. No plano de saúde, qualquer atendimento básico de urgência clinica em um hospital de referência custaria o equivalente a cerca de duas mensalidades. Se precisar de uma cirurgia então...

Não consigo nem me imaginar vivendo sem. Minha opinião é de que, por pior que seja o plano, ainda é muito melhor do que depender do falido Sistema Único de Saúde.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - cabraman - 30-06-2016

Arriscar o SUSto...

Tá brincando de roleta-russa?

peça fundamental.

Só deve ser cortado se for uma caso critico.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Hombre de hielo - 01-07-2016

NA PRATICA, a unica diferença que vi entre o SUS e ter um plano de saude, é o quarto privativo (pra quem tem plano de saude, tu fica sozinho no quarto, sem ter que dividir com outro(s) paciente(s)) pra recuperaçao depois de uma cirurgia.


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Chris Kyle - 01-07-2016

O plano de saúde atualmente é o novo SUS...O atendimento é péssimo, você pega fila igual e divide quarto com outros...a diferença é que no SUS é o dobro de espera, o dobro de fila, um médico cubano lhe atendendo e se você tiver sorte, você pega uma cama.

Tem planos que cobrem tudo e planos que você paga uma parte da consulta, se não quer gastar muito, opta pelo que você paga parte da consulta...Claro que se acontecer algo sério, você está ferrado..

Teve uma conhecida minha que tinha um plano básico, aí ela viu que ia precisar fazer cirurgia e optou pelo plano mais completo, esperou o tempo de carência (que foi de 5 meses), fez a cirurgia de graça e depois voltou pro plano básico...claro que foi tudo planejado e não era algo muito urgente...


RE: Plano de saúde: vale a pena? - donborjone - 01-07-2016

Depende.

Aqui na cidade onde vivo o SUS atende muito bem. Atualmente estou sem plano de saúde e ano passado quebrei a clavícula e fui muito bem atendido, não tenho nenhuma reclamação.

Porém o município onde moro é próspero e há investimentos na área da saúde, portanto, no meu ponto de vista, e em razão do acima exposto, não convém pagar por plano de saúde. Até porque tenho hábitos saudáveis e nunca preciso ir em médicos, a não ser em casos graves (como acidentes por exemplo).

Inclusive quando passei num concurso público, fiz todos os exames pelo SUS, sem problemas nem gastos.

Então depende muito. Mas no geral, um plano de saúde é sempre uma "garantia".


RE: Plano de saúde: vale a pena? - Tim Laflour - 01-07-2016

O problema nem é o gasto, o problema é o atendimento. É exatamente como os confrades disseram: planos de saúde hoje em dia são um SUS um pouco melhorado. Por um lado eu me preocupo muito com meu futuro, minha saúde, etc, por outro lado, meu convênio não dá garantia nenhuma que eu estou "seguro" caso algo aconteça. E isso foi provado na prática: sempre que precisei, ou teve uma puta burocracia, ou meus problemas não foram resolvidos, nem mesmo identificados, e pior, muitas vezes foram diagnosticados de forma errada.

Não to nem um pouco a fim de ter parentes brigando na justiça exigindo que cumpram com o contrato enquanto eu estou numa maca esperando pra ver se posso fazer exames ou não. Isso é o fim do mundo até pra saúde pública, imagine pra quem paga convênio há tanto tempo.