Fórum do Búfalo
Café: Vilão ou herói? - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Saúde (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=13)
+--- Tópico: Café: Vilão ou herói? (/showthread.php?tid=9149)

Páginas: 1 2 3


Café: Vilão ou herói? - Bandeirante Paulista - 14-03-2017

Boa tarde, confrades.

Este tópico tem como objetivo abrir o debate aos interessados a respeito do café.

Meu interesse pelo assunto vem de minha nova rotina, depois de anos de hiato, voltei a estudar como parte de meu projeto de desenvolvimento pessoal (graças a REAL)...

Mas a questão agora não é apenas o estudo propriamente dito, conciliar a rotina de trabalho/treino e estudos vai exigir muito mais do que minha antiga zona de conforto (e isso é ótimo).

Acordo as 5:30 e vou treinar, chego em casa eu preparo rapidamente as marmitas do dia e vou voando pro serviço, as 18:00 largo o trabalho e vou para o curso, chego em casa as 23:00...

Tenho sentido um pouco de cansaço por dormir menos horas do que estava habituado, até eu dar um tapa em casa, jantar, alimentar os bixos, tomar banho e ir dormir, morre ai que vou deitar as 00:30...

Para dar um contornada, tenho tomado café ao chegar no trabalho e depois do almoço...

Nos primeiros dias, fiquei com aqueles gás monstro no trampo... mas com o passar dos dias, notei que a dose precisava ser maior e quando ficava sem tomar, o sono vinha com tudo...

Dormir mais, só final de semana... durante semana é peleja.

Vocês acham que o café com o tempo, pode se tornar prejudicial? Alguém teve uma experiência semelhante?

Suportar o sono eu se entupir de café?

Sei que não existe unanimidade sobre o assunto, pesquisas enviesadas só pioram as coisas a respeito de uma verdadeira orientação a respeito do assunto, então vamos compartilhar as experiências que é mais valido.

Abraços.


RE: Café: Vilão ou herói? - PaulValery - 14-03-2017

Eu amo café, tomo todos os dias, atualmente somente 2 vezes, porém teve épocas que cheguei a tomar 5-7 vezes por dia(1,5l entre 2l), durante a faculdade para conseguir varar madrugadas programando.

Não consigo recordar um período da minha vida que eu tenha ficado sem café.

Nunca fez mal para mim, minha avó tomou café a vida toda e está firme e forte, já li algumas coisas a respeito do café, não vejo como vilão e nem como super herói, vai do gosto da pessoa pela bebida, segundo alguns é considerado uma droga devido a cafeína.

Dorme entre 6 a 8 horas bem dormidas que tá tudo certo, vária entre as pessoas, eu preciso de pelo menos 6 horas senão fico mal no outro dia.


RE: Café: Vilão ou herói? - Gambler - 14-03-2017

Pó de guaraná


RE: Café: Vilão ou herói? - Digons - 14-03-2017

Ja fiquei tão acostumado ao café que posso tomar dois copos cheios e nao perder o sono


RE: Café: Vilão ou herói? - Daredevil - 14-03-2017

Cara, eu tenho prazer em tomar café, acho uma bebida muito gostosa e também não acho que seja prejudicial (e olha que eu tomo muito).

No seu caso, acostume-se com a rotina, difícilmente você não sentirá sono ao longo do dia, mas com o tempo deverá se acostumar com isso.

Eu dormi 3h por dia durante 6 meses da minha vida, trabalhando jornadas excessivas, me acostumei a isso sem tomar nada, só trabalhe para melhorar porque esse estresse é passageiro.


RE: Café: Vilão ou herói? - Visão - 14-03-2017

Café pode dar merda se você se alimentar apenas com proteinas e gorduras, hipoglicemia braba, quase desmaiei ja por isso.
Me dá um boom café de verdade acompanhado de carbos.


RE: Café: Vilão ou herói? - thothenki - 15-03-2017

Evite tomar café de estômago vazio (durante semanas ou meses seguidos) pra não ter uma gastrite.

Consuma sempre a mesma quantidade e não aumente com o passar do tempo senão você fica tolerante a cafeína.

Dormir é essencial, então tente ao menos repor nos fins de semana.

Tem épocas da vida em que a necessidade fala mais alto, então vale a pena sacrificar o sono. Entretanto não se deve ficar chateado ou desanimar porque o desempenho tenha diminuido. Quando bater o sono beba água e coma algo (pouca quantidade) de carboidrato, isso ajuda um pouco a acordar quando a sonolência bate forte. Mas evite o aumento de dose de cafeína com mais café, pó de guaraná ou afins.

Procure praticar algum exercicio físico, nem que sejam umas flexões e abdominais por alguns minutos no dia. Isso ajuda a manter a energia no dia seguinte.


RE: Café: Vilão ou herói? - Baralho - 15-03-2017

O café brasileiro tem uma acidez elevada devido ao grau de pureza e torrefação, comparado ao tipo exportação.

Em experimentar certa vez um café tipo export. parecia algo "parente do café" mas como se fosse outro grão, é uma diferença notável; então no caso do grão nacional, recomenda-se moderação, principalmente á noite.


RE: Café: Vilão ou herói? - canislupus - 15-03-2017

Eu tomo muito café. Nao tem um dia que eu nao tome pelo menos 3 canecas. Quase um litro. Nunca me fez mal nenhum, porem eu tomo sem açucar, umas duas canecas pra acordar e mais duas ao longo do dia se der. Só parece fazer mal pra quem tem gastrite, de resto faz é muito bem, ate rejuvenesce e ajuda emagrecer. Se tomar com açucar, é bom tomar ele passado na hora pelo menos, mas se vc toma duas vezes sem, ja começa a acostumar..

Pra ficar ligadao o bom mesmo é cafe verde em capsulas. Eu compro em lojas de produtos naturais, baratinho, tipo 60 capsulas por 18 reais. Tomando duas ou tres eu fico viradao sem problemas kk melhor que red bull hiihi


RE: Café: Vilão ou herói? - Sr.Smith - 15-03-2017

Só lembrando que 10gr de cafeína leva à óbito. Eu amo café, gosto dele puro sem açúcar, uma vez que se toma café sem açúcar, vc não volta a adoçar. É só maneirar no consumo de café, na questão de sono, tem vários fitoterapicos e drogas que podem lhe ajudar na questão de desempenho e recuperação físico e mental: Gingko biloba, 5-HTP, Mucuna, Long Jack, creatina, vimpocentina, tadalafila, azul de metileno e etc...


RE: Café: Vilão ou herói? - Ph da Real - 15-03-2017

O café é uma bebida gostosa, saborosa e espumosa que está realmente no meu consumo há anos. Só o cheirinho da preparação do café me leva a loucura. Mas eu não sou viciado em café, pois é tipo uma droga análoga à Coca-Cola.

Vícios são ruins de toda forma, se constatar que é viciado em café, tente substitui-lo lentamente.

Para mim no café da manha, ele é insubstituível. Tentei trocar por chás, não consegui. Tentei trocar por bebidas lácteas, não consegui. kkk


RE: Café: Vilão ou herói? - Pollako - 15-03-2017

Eu também curto tomar um café, já vi gente falando que ele causa ansiedade , mas não acredito muito nisso nao. Pior que que essa porra vicia mesmo, quando término um copo, já tô enchendo ele denovo, as vezes tenho ate que me controlar kk.


RE: Café: Vilão ou herói? - Bandeirante Paulista - 15-03-2017

Obrigado pelas respostas confrades.

Não parei de me exercitar devido aos estudos, a única solução para conciliar é levantar as 5:30 da manha para ir treinar.

Meu treino gira em torno de uns 40 minutos, faço bi-série (2 exercícios simultaneamente) para o tempo render. No momento tem sido Peito-Costa, Bíceps-Tríceps, Perna-Ombro.
Conforme sugerido, não vou aumentar as doses de café para não gerar uma dependência maior...

Percebi neste período que quando fico sem tomar, o sono vem com JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA, é como se acumulasse... o jeito é descontar no final de semana. Dormi até meio dia no primeiro final de semana quando comecei tudo isso, e sempre fui um cara de acordar cedo, mas acordei 100%.

Não chegaremos a uma unanimidade, cada corpo é um ciência, mas o efeito dele no metabolismo pode ser útil neste jornada em que estou sendo mais exigido.... mas é um recurso que deve ser usado com sabedoria.

Até o momento, ainda não senti queda de desempenho, isso provavelmente virá a médio prazo... dai vai ter que entrar a resiliência.

Eu sempre preferi que a "máquina" funcionasse sem nenhum tipo de estimulante, mas o sono é um inimigo complicado.

EDIT: Sempre tomei sem açúcar também e é bem como o confrade mencionou, uma vez que se aprende a tomar desta forma, vc nem pensa em "melar" ele de doce.


RE: Café: Vilão ou herói? - Hayato - 15-03-2017

Mantenha o equilíbrio no consumo de café, você pode adicionar o consumo de maçã à sua rotina, pois esta dá um belo corte naquele sono pós-almoço.


RE: Café: Vilão ou herói? - Guy Fawkes - 15-03-2017

Cafeina é uma substancia que gera dependencia no corpo, tem seus beneficios e seus maleficios.
A questão é dosar as quantidades e de preferencia não tomar muito quente (sempre esperar esfriar um pouco) e sem açucar.

Afinal, até agua em excesso faz mal!


RE: Café: Vilão ou herói? - Bandeirante Paulista - 15-03-2017

(15-03-2017, 12:18 PM)Hayato Escreveu: Mantenha o equilíbrio no consumo de café, você pode adicionar o consumo de maçã à sua rotina, pois esta dá um belo corte naquele sono pós-almoço.

Essa é novidade pra mim, confrade.

Vou testar a prática. Obrigado pela dica.

Joinha:


RE: Café: Vilão ou herói? - Troglodita - 15-03-2017

Café é vida, seus abestado. Acorda cedo, puxa um ferro, come direito, o sono vem a galope a noite. Não tem segredo não. Se der uma transada antes de dormi, não dá tempo de virar de lado.

Nota pros abestado: café pra cabra macho é forte e puro.


RE: Café: Vilão ou herói? - John - 15-03-2017

Quanto a pesquisas científicas, nunca vi nenhuma falando que o consumo a longo prazo pode acarretar em alguma doença. Pelo contrário, vi muita coisa positiva.

Quanto a minha experiência: (6 anos tomando diariamente, 3 anos em doses grandes)
Eu amo café. Certamente é algo que eu não consigo viver sem. Atualmente, tomo mais pelo gosto mesmo, saborear um café para mim sempre é um prazer. Além de ser MUITO BOM para qualquer tipo de dieta. Reduz a fome, aumenta a concentração, acelera o metabolismo, pouquíssimas calorias, etc... A questão energética depende de indivíduo para indivíduo. Eu basicamente não sinto mais os efeitos de aumento de energia e foco de antes. De todos os outros efeitos, se mantiveram durante os anos. Não tomo após as 18 horas, afeta meu sono.

Outro lado negativo é que de fato amarela os dentes...
Resumindo e respondendo a pergunta do tópico, bebida natural totalmente inofensiva, se utilizada de maneira prudente.
Herói, usado por basicamente 80% da população adulta(ÓBVIO que chutei esse número), independente de classe, nacionalidade, etc


RE: Café: Vilão ou herói? - Marítimo - 15-03-2017

Nao tem nada melhor de manhã do que tomar um bom café.


RE: Café: Vilão ou herói? - Bandeirante Paulista - 16-03-2017

Então CAFÉ foi declarado inocente! yaoming


Já tomei o meu e estou a milhão aqui no trabalho! Fuckyeah

Bom dia de batalha para todos nós!

Força na peleja!