Fórum do Búfalo
A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Outros (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil (/showthread.php?tid=9568)

Páginas: 1 2

A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Jaguar Paw - 17-05-2018

Fiquem espertos.

"Afinal, como dito, nosso modelo previdenciário só é sustentável enquanto houver poucos aposentados em relação ao número de contribuintes. No passado, quando foi criada a Previdência, isso era uma realidade. Mas num futuro não muito distante de hoje, o deixará de ser.

O Brasil está passando pela transição demográfica que vários países já experimentaram no passado. O chamado bônus demográfico, situação na qual a demografia de uma nação favorece o crescimento econômico (com menos dependentes em relação à população apta a trabalhar), está perto do fim. Desperdiçamos nossa janela de oportunidade. A população brasileira está envelhecendo e a população em idade produtiva (PIA) crescendo a taxas decrescentes, o que causará uma inversão em nossa pirâmide etária.

Veja que, em 2010, tínhamos 68,2% da nossa população em idade ativa (entre 15 e 64 anos) e apenas 7,6% de idosos (acima de 65 anos). Já em 2060, de acordo com as projeções do IBGE, teremos 60,2% de nossa população em idade ativa, contra 26,7% de idosos. Em números absolutos, teremos 2,25 brasileiros em idade ativa para cada idoso. O resultado, como explicado mais cedo neste texto, é um aumento da razão de dependência dos idosos, que nada mais é do que a população total de idosos dividida pela população em idade ativa."

http://terracoeconomico.com.br/bomba-relogio-ou-como-previdencia-vai-quebrar-o-brasil

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Gilgamesh - 17-05-2018

Modelo chileno é a melhor opção. O contribuinte faz caixa e vive do que guardou. Melhor opção para o Huezil seria algo misto até certa altura.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Jaguar Paw - 17-05-2018

Eu acho que esta bomba estoura já na próxima década.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Gilgamesh - 17-05-2018

Em trinta anos vai começar a cobrar, Jaguar.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Jaguar Paw - 17-05-2018

(17-05-2018, 03:01 AM)Gilgamesh Escreveu: Em trinta anos vai começar a cobrar, Jaguar.

Não sou tão ''otimista'' assim. A taxa de natalidade brasileira vem despencando ano após ano (o que significa menos jovens entrando no mercado de trabalho nas próximas décadas) enquanto que a população idosa (e idosos são um grupo oneroso)  cresce constantemente. Assim sendo, teremos menos jovens trabalhando e mais velhos necessitando de assistência.

Ou seja, a conta não fecha.

Um paliativo para isto seria a vinda de imigrantes (o que já começou a ocorrer, vocês certamente já encontraram haitianos e africanos por aí), porém a catastrófica situação da economia do Bananil não o torna um lugar interessante para quem quer iniciar uma vida nova em um outro país.

Ao contrário da Europa e do Japão, envelhecemos sem ter enriquecido.

Portanto, recomendo muita atenção com este tema desde já.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Thanatos - 17-05-2018

Não só temos um problema de natalidade, como quem mais se reproduz é justamente o mais pobre. Eu sinceramente espero conseguir migrar, se não der pra ir prum país F@da como Suíça, vai ser a Argentina mesmo...

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Spectro - 17-05-2018

O problema que a longo prazo fica mais fácil implantar uma ditadura venezuelana no país. Idosos são mais fáceis de manobrar. Além disso o islamismo tá aí produzindo Sharia a progressão geométrica serão eles que comandarão o terceiro mundo no futuro.

Mas não vamos preocupar com isso, cada um que construa seu império e seja feliz.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - jackblack - 17-05-2018

Não podemos confiar no governo. Temos que fazermos a nossa própria aposentadoria. Se você receber algo do governo no futuro, tudo bem. A melhor opção que temos é investir. Construa seu patrimônio investindo no mercado financeiro, imóveis, no exterior.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Falchion - 17-05-2018

eu estou pensando na tal aposentadoria privada, mas a vida no huezil é tão cara que nem sei se vale apena.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - PODER-MASCULINO - 17-05-2018

Quem é jovem pode juntar dinheiro para se aposentar sozinho sem depender do governo. Por exemplo se você juntar 120.000,00 da para viver 10 anos com 1000,00 por mês sem trabalhar. Mas se você investe esses 120.000,00 junta mais dinheiro, dará para viver muito mais tempo sem trabalhar. Então o segredo é construir um patrimônio na juventude juntando um dinheiro sempre, para quando chegar na idade de se aposentar você ter seu dinheiro. É preciso fazer um plano de aposentadoria próprio, colocando no papel a idade com que pretende aposentar e uma renda mensal que pretende dar a si mesmo de forma realista de acordo com sua realidade, também é preciso colocar uma reserva para imprevistos. 

O grande problema disso é o governo comendo tudo com imposto de renda. 

Uma duvida que tenho sobre aposentadoria, é no caso de quem tem dupla cidadania, essa pessoa pode contribuir para o outro país e se aposentar lá? Aqui tem muitos brasileiros com direito a cidadanias europeias e muitos nem sabem.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Harvelot - 17-05-2018

A grande verdade é que estamos todos literalmente fodidos. Para quem possui um negócio ou um investimento bom poderá até se esquivar, do restante seguirão com as massas.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Monarca - 17-05-2018

Se o Brasil quebrar de vez, não vai adiantar ter dinheiro no banco. A inflação vai comer todo o seu dinheiro. 

Compensa mais fazer reserva em dólar.

O Brasil atual já está perdendo (ainda mais) a credibilidade internacional na única coisa que funciona por aqui, que é o agronegócio. Se o agronegócio falhar, JÁ ERA. 

E não acreditem nesse papo de que a economia está se recuperando. 

Pelo menos aqui no meu estado está uma merda; e olha que sinto na pele isso aí. Todo mundo falando que o movimento reduziu, até fornecedores que atendem a região a décadas relatam que nunca viram tanta volta de mercadorias por falta de dinheiro do comerciante. 

Perdemos a chance de ser uma grande potência; provavelmente iremos retornar para a época em que o sustento vinha da criação de galinha caipiras e de conservar a carne com sal ou banha.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Falchion - 17-05-2018

se bolsonaro n virar presidente dessa bomba, vou agilizar meu passaporte é ver em qual buraco me aceitam, não é a minha praia comer rato!

Eu não acredito que político algum vá querer mexer para valer neste vespeiro e, caso queira, é altamente improvável que consiga, pois, para isto, necessitará de uma sólida maioria de mais de dois terços do congresso.

E se, por algum milagre, conseguir fazer o que deve ser feito, ele pode estar certo de que não se reelege em 2022.

Por que vocês acham que o Joaquim Barbosa desistiu de concorrer à presidência?

Tudo conspira contra quem for eleito, o cenário interno e também o internacional. Tudo mesmo.

Portanto é hora de cuidarmos de nós próprios e de não ter esperanças em ''salvadores da pátria''.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Baralho - 17-05-2018

O escritor e dramaturgo Sheakespeare é autor de uma frase que o bobo da corte dirige ao Rei Lear, na obra de mesmo nome:

- "Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio.”

Então esse pequeno trecho poderia ser transliterado pra tentar resumir a situação do Brasil, com a sua evolução [veloz] rumo ao envelhecimento, sem vencer sua pobreza permanente e preso a uma pirâmide invertida de financiamento futuro, chamada sistema previdenciário :

- "Tu não devias ter ficado velho antes de ter enriquecido.”

(17-05-2018, 11:43 PM)Baralho Escreveu: O escritor e dramaturgo Sheakespeare é autor de uma frase que o bobo da corte dirige ao Rei Lear, na obra de mesmo nome:

- "Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio.”

Então esse pequeno trecho poderia ser transliterado pra tentar resumir a situação do Brasil, com a sua evolução [veloz] rumo ao envelhecimento, sem vencer sua pobreza permanente e preso a uma pirâmide invertida de financiamento futuro, chamada sistema previdenciário :

- "Tu não devias ter ficado velho antes de ter enriquecido.”

Pois é, a Alemanha, o Japão etc têm gordura para queimar, o que não é o nosso caso.

O eterno "país do futuro" nem isto é mais. Entramos em declínio sem jamais ter conhecido o auge

E os EUA vão no mesmo caminho, porém eles chegaram ao topo do Olimpo antes de entrar em decadência.

https://www.msn.com/en-us/health/wellness/births-plunge-to-record-lows-in-united-states/ar-AAxp1RZ?ocid=spartanntp

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Rapaz Iniciante - 18-05-2018

Não acho que o Brasil esteja tão mal assim. Claro que sobre a previdência, eu concordo. No mais:

É só reparar quando aparecem essas notícias sobre o impostômetro. Geralmente a arrecadação é recorde. O que acontece é a má distribuição da renda, impostos altíssimos, salários baixos, educação, saúde e serviços públicos precários.

A cadeia produtiva brasileira ainda é bem robusta. Acho que essa estratégia de manter a massa populacional sem educação de qualidade, saúde precária e etc é somente uma estratégia da ideologia comunista instalada no país.

É aquela história de fazer o povo ser cada vez mais dependente do Estado. Pensar que o Brasil está a ponto de quebrar, isso acho impossível para os próximos 30 a 40 anos.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Daredevil - 18-05-2018

Eu mudei a minha mente acerca de aposentadoria, antes eu via como um dinheiro que eu receberia pela minha contribuição, para descansar após anos de serviço. Hoje, eu já não penso mais assim por motivos diversos, mas o principal, um homem não pode ficar dependendo do Estado para ter qualidade de vida, não importa o tempo.

O jeito é trabalhar da forma que for possível para formar algum patrimônio e ver o dinheiro que futuramente poderemos receber como aposentadoria como no máximo algo pra sobreviver caso nossas formas de ascender na vida deem errado.

Agora, sobre a reforma da previdência, ainda acho uma grande covardia. Não tem que reformar nada, o máximo e melhor que pode ser feito, é deixar que cada adulto tome conta do próprio dinheiro do jeito que achar apropriado, o que infelizmente só vai ficar no campo do pensamento.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Corpsegrinder - 18-05-2018

Mas a mentalidade do brasileiro é o qual? Nada além de trabalhar até se aposentar e mamar nas tetas do estado com essa tal aposentadoria. Enquanto que em países desenvolvidos, existem grandes gestores e presidentes de mega-corporações acima dos 80 anos, dando duro para melhorar a economia do país. Enquanto a mentalidade bostileira continuar seguindo esse caminho de buscar "estabilidade" em concursos ou se aposentando, as coisas só tendem a piorar. Não vejo grandes exemplos de sucesso se aposentando depois de um tempo, mesmo podendo viver de dividendos em bolsa de valores.

RE: A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil - Josey Wales - 18-05-2018

(17-05-2018, 03:22 AM)Jaguar Paw Escreveu:
(17-05-2018, 03:01 AM)Gilgamesh Escreveu: Em trinta anos vai começar a cobrar, Jaguar.

Não sou tão ''otimista'' assim. A taxa de natalidade brasileira vem despencando ano após ano (o que significa menos jovens entrando no mercado de trabalho nas próximas décadas) enquanto que a população idosa (e idosos são um grupo oneroso)  cresce constantemente. Assim sendo, teremos menos jovens trabalhando e mais velhos necessitando de assistência.

Ou seja, a conta não fecha.

Um paliativo para isto seria a vinda de imigrantes (o que já começou a ocorrer, vocês certamente já encontraram haitianos e africanos por aí), porém a catastrófica situação da economia do Bananil não o torna um lugar interessante para quem quer iniciar uma vida nova em um outro país.

Ao contrário da Europa e do Japão, envelhecemos sem ter enriquecido.

Portanto, recomendo muita atenção com este tema desde já.

Aqui onde moro teve uma explosão quanto a isso - diversos indianos abrindo seus próprios negócios, etc

Porém, tem aquela coisa - eles contribuem para a previdência? Eu duvido muito. Logo, a situação pode até piorar, se eles daqui a alguns anos se acharem no direito de se aposentar pelo INSS.