Fórum do Búfalo
Conhecimento é Poder - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Outros (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: Conhecimento é Poder (/showthread.php?tid=9648)

Conhecimento é Poder - Gorlami - 25-08-2018

Scientia potentia est!

Citar:Bacon dizia que devemos avaliar as circunstâncias em que um fenômeno ocorre (ou não ocorre), detalhando seus casos particulares para relacionar um ao outro. Esse pensamento por “indução” levaria ao conhecimento que, para o filósofo, era o caminho para o homem passar a usar as forças da natureza a seu favor. Porque, no fim das contas, “saber é poder”.

Isso fornece embasamento teórico ao assunto que quero abordar: conhecimento (se aplicado corretamente) não é apenas "punhetação teórica" ou então "coisa de quem não vive o mundo lá fora". Muito pelo contrário, conhecimento muda o homem de dentro, para fora.

Fica o questionamento: o que difere um homem esclarecido de um homem manipulado, alienado ou ignorante?

Enfim, depois de justificar meu ponto, trago uma proposição.

Utilizar esse tópico para estudos semanais de textos, reflexões, artigos, autores, etc, ou seja, algum usuário indica o material, e os demais lêem e discutem sobre o material proposto até a semana seguinte.

Trata-se de aprendizado em conjunto e se encaixa no método adequado de se fazer ciência, ou seja, nada de achismo sem embasamento ou teorias mirabolantes que, apesar de convencer os desavisados, não satisfazem totalmente por falta de provas e embasamento consolidado. A Real (principalmente o FdB) tem total potêncial de PRODUZIR CONHECIMENTO científico livre de ideologia e totalmente voltado ao desenvolvimento do homem, assim como N.A. fez.

Eu sei que isso exige tempo e dedicação que nem todos estão dispostos ou podem dispor, mas pretendo levar essa ideia em frente, nem que seja sozinho (a princípio).

Sobre o método científico de Descartes:

Citar:Descartes se dispõe a investigar um método seguro para a descoberta da verdade. Pode ser que nossos sentidos tenham sido enganados por um gênio malicioso. Assim, Descartes utiliza da razão para adquirir conhecimento.

Mostrar Conteúdo4 Regras do Método:

[Imagem: albert_einstein_quot_quanto_maior_o_conh...g4o756.jpg]

RE: Conhecimento é Poder - consigliere - 25-08-2018

Fantástico.

Vou estudar e procurar por obras excelentes para trabalharmos aqui.

Estou dentro.

Pode contar comigo. Posso demorar a responder, mas sempre que possível tentarei agregar conteúdo ao tópico e participar das análises.

Bela iniciativa, confrade.

Conhecimento é poder. E enfrentar nossas resistências é dever.

RE: Conhecimento é Poder - Gorlami - 29-08-2018

Sugestão para a semana.

Quem leu o livro "As 48 leis do Poder" de Robert Greene, pôde perceber a importância do discurso e de metodologias de persuasão e manipulação, para dois objetivos distintos: atingir suas próprias metas ou não ser manipulado, logo, conhecer tais técnicas, de certa feita, nos torna resistentes às investidas alheias.

Trago uma teoria de propaganda (no termo manipulativo e cientifico da palavra) de Joseph Goebbels, um gênio que usou seus conhecimentos de forma baixa e vil, mas que teve seus estudos modificados e aplicados nas propagandas e discursos que vemos hoje.

https://jornalggn.com.br/noticia/os-11-principios-de-goebbels-e-o-caso-brasileiro

http://www.thule-italia.net/sitotedesco/Vari/Goebbels/Goebbels,%20Joseph%20-%20Knowledge%20and%20Propaganda%20(1928).pdf

RE: Conhecimento é Poder - Spectro - 29-08-2018

Cara esse livro 48 leis comprei essa porra e achei uma merda.
Só eu achei esse livro uma merda?

RE: Conhecimento é Poder - Avenger - 29-08-2018

Como diz o célebre pensador Emerson:

"Não há conhecimento que não seja poder"

Frase usada na abertura do jogo Mortal Kombat 2 inclusive...

RE: Conhecimento é Poder - Challenger - 29-08-2018

Me lembro na faculdade onde nós estávamos numa rodinha conversando e um deles disse que "quem tem argumento tem tudo"!Eu disse que quem tem conhecimento tem tudo porque o argumento para você tê-lo é preciso antes ter conhecimento!Era uma das poucas coisas onde eu tinha uma lucidez maior apesar da caretice que eu vivia mergulhado até o pescoço.

RE: Conhecimento é Poder - AlexReal - 29-08-2018

(29-08-2018, 04:35 PM)Spectro Escreveu: Cara esse livro 48 leis comprei essa porra e achei uma merda.

Não. Eu também. Muito do que é dito lá, é facilmente perceptível por alguém minimamente inteligente.

Muita coisa impraticável. Ainda bem que era emprestado e não gastei dinheiro com isso.

RE: Conhecimento é Poder - Gorlami - 29-08-2018

(29-08-2018, 04:35 PM)Spectro Escreveu: Cara esse livro 48 leis comprei essa porra e achei uma merda.

Não digo que é "uma merda", na categoria merda eu deixo outras coisas como livros de youtubers e derivados, mas citei-o para ilustrar a ideia.
(29-08-2018, 05:01 PM)Challenger Escreveu: Me lembro na faculdade onde nós estávamos numa rodinha conversando e um deles disse que "quem tem argumento tem tudo"!Eu disse que quem tem conhecimento tem tudo porque o argumento para você tê-lo é preciso antes ter conhecimento!Era uma das poucas coisas onde eu tinha uma lucidez maior apesar da caretice que eu vivia mergulhado até o pescoço.

Perfeito.

Você percebe isso ao debater ou simplesmente trocar ideia com pessoas completamente alienadas (independente do grau de instrução), conheço doutores que, se você conversar sobre algo fora do campo de domínio do mesmo, o jovem se torna literalmente em um cone, incapaz de argumentar.

RE: Conhecimento é Poder - Spectro - 30-08-2018

Eu sei gorlami, não foi diretamente pra você, longe disso te acho um confrade sensacional.
Eh só que eu li esse livro é achei mesmo impraticável.

RE: Conhecimento é Poder - Corpsegrinder - 30-08-2018

Eu já li o discurso do método de Descartes, mas não parei para estudar ainda. Vou mandar um texto complementar sobre a Educação para reforçar o que foi dito anteriormente sobre como obter conhecimento através de experiências não limitando-se apenas à razão.

Mostrar ConteúdoSobre a Educação:

RE: Conhecimento é Poder - Peter Grifen - 30-08-2018

sem duvida

conhecimento economiza tempo e dinheiro

RE: Conhecimento é Poder - thothenki - 30-08-2018

(30-08-2018, 12:42 AM)Spectro Escreveu: Eu sei gorlami, não foi diretamente pra você, longe disso te acho um confrade sensacional.

Eu li isso faz uns 4 anos. Na época me pareceu aquelas coisas de "acredite no seu potencial", meio auto-ajuda querendo misturar Sun Tzu à vida comum rsrsrs. Eu já acho que a feminilização do homem fez ele complicar demais os relacionamentos da vida, se assemelhando mais às mulheres. 

Muito da interação social ainda tem mais a ver com estímulos, padrões de comportamento, primeiras impressões e deixar marcas no psicológico com exercíciod e liderança, como N.A. descreve em vários pontos de suas obras. 

Livros como esse podem ajudar quem seja totalmente inseguro, não só nos relacionamentos, mas demais campos da vida. Mas o que faz a diferença mesmo é o exercício da vontade.
(29-08-2018, 09:32 PM)Gorlami Escreveu:

Não digo que é "uma merda", na categoria merda eu deixo outras coisas como livros de youtubers e derivados, mas citei-o para ilustrar a ideia.
(29-08-2018, 05:01 PM)Challenger Escreveu: Me lembro na faculdade onde nós estávamos numa rodinha conversando e um deles disse que "quem tem argumento tem tudo"!Eu disse que quem tem conhecimento tem tudo porque o argumento para você tê-lo é preciso antes ter conhecimento!Era uma das poucas coisas onde eu tinha uma lucidez maior apesar da caretice que eu vivia mergulhado até o pescoço.

Perfeito.

Você percebe isso ao debater ou simplesmente trocar ideia com pessoas completamente alienadas (independente do grau de instrução), conheço doutores que, se você conversar sobre algo fora do campo de domínio do mesmo, o jovem se torna literalmente em um cone, incapaz de argumentar.

"Monkey seemonkey do"
"Macaco vê, macaco faz."

Sabem tudo da área em que atuam, mas continuam umas antas. É o preço dessa educação de semianalfabetos no Brasil.

RE: Conhecimento é Poder - Gorlami - 02-09-2018

(30-08-2018, 12:42 AM)Spectro Escreveu: Eu sei gorlami, não foi diretamente pra você, longe disso te acho um confrade sensacional.

Opa, valeu confrade. E sim, como disseram acima, serve para novatos.

(30-08-2018, 10:24 AM)Corpsegrinder Escreveu: Eu já li o discurso do método de Descartes, mas não parei para estudar ainda.

[/spoiler]

Exige tempo e paciência, mas vale a pena. Ele criou a "forma de pensar" que todos os gênios após ele usaram e usam até hoje.

(30-08-2018, 02:01 PM)thothenk Escreveu: "Monkey seemonkey do"
"Macaco vê, macaco faz."

Sabem tudo da área em que atuam, mas continuam umas antas. É o preço dessa educação de semianalfabetos no Brasil.

O pior de tudo são os alunos e colegas desses tipos, acatam tudo que esses vermes dizem como verdades absolutas. É assim que a doutrinação universitária acontece, os malditos "pensadores" não tem senso crítico o suficiente para questionarem os próprios "mestres".

RE: Conhecimento é Poder - Wild - 18-09-2018

Me desculpem aqui a falta de conhecimento do referido livro, já ouvi falar, mas nunca tive saco pra ler.

Seria interessante termos um livro alternativo ou complementar, tipo A Arte da Guerra?

Para formularmos bem as coisas aqui seria bom que todo mundo fosse bem versado nas leituras, então é bom termos algumas alternativas ou outras versões dos livros (podem ser adaptadas), afinal ninguém aqui é estudioso a ponto de pegar tudo no idioma original e blaublau.

Bom, é uma sugestão apenas. Continuemos a trabalhar com os temas.

RE: Conhecimento é Poder - Gorlami - 18-09-2018

(18-09-2018, 05:44 PM)Wild Escreveu: Me desculpem aqui a falta de conhecimento do referido livro, já ouvi falar, mas nunca tive saco pra ler.

Seria interessante termos um livro alternativo ou complementar, tipo A Arte da Guerra?

Para formularmos bem as coisas aqui seria bom que todo mundo fosse bem versado nas leituras, então é bom termos algumas alternativas ou outras versões dos livros (podem ser adaptadas), afinal ninguém aqui é estudioso a ponto de pegar tudo no idioma original e blaublau.

Bom, é uma sugestão apenas. Continuemos a trabalhar com os temas.

Estimado @Wild sua postagem me fez refletir e o fato de escolhermos os mesmos materiais para análise nos assemelha ao cão que persegue a própria cauda. Sim, existem inúmeras interpretações para o mesmo material, mas não acredito que seja esse o caso.

Proponho analisarmos novos materiais, teses e debates, vamos deixar NA, Sun Tzu (Arte da Guerra), Robert Greene (48 leis), Pierluigi Piazzi, e outros livros exaustivamente citados aqui pelo fórum de lado, por enquanto. Acredito que seja a melhor forma de fomentar novos debates, novas ideias.

O confrade @Wild em seu tópico sugeriu o tema:

Citar:Tema: COMO DOMINAR A RELAÇÃO

IX. Sobre a (im)possibilidade de dominar o "sexo frágil"

"Há um meio muito eficaz de nos protegermos e ao mesmo tempo dominarmos a relação sem ficarmos loucos: consiste em renunciarmos à tentativa de dominar a fêmea, preferindo dominar nossos próprios sentimentos de posse, ciúmes e outras fraquezas. (...) Mas para dominarmos a relação temos que dominar a nós mesmos. Logo, tudo se reduz ao domínio de si. Não se pode dominar a mulher por via direta, nem mesmo pela força bruta." (Nessahan Alita - COMO LIDAR COM MULHERES, 2007)

É bem sabido e senso comum que mulheres preferem homens que lideram a relação ao invés delas liderarem, apesar do feminazismo pregar o contrário. Basicamente é isso que elas dizem quando gostam de um cara "de atitude", além do cara ser independente, não precisar consultar ela pra tudo, ter personalidade própria e não ser grudento ou tentar agradar o tempo todo.

Subsídio teórico:
*** Mulheres que preferem caras que tenham "atitude" no geral; Procurar casos e pesquisas específicas. Exemplos de links (são bem bestas, mas dá pra tirar umas linhas linhas gerais):
https://noticias.r7.com/minas-gerais/bal...e-16102015
https://www.sobrerelacionamento.com/2012...itude.html
https://medium.com/girlskill/let-him-lea...66de4df30e (Relato de uma ex-feminazi neurótica que aprendeu como relacionamentos funcionam, em inglês)

***Manhood Academy: A autoridade masculina provém da capacidade que este tem para trazer ordem para os relacionamentos. As mulheres não admitem, mas amam isso. (Livros: Princípios que Regem a Interação Social e outros sem tradução: "How to Make People Want You Without a Gun, Money, Knowledge, Achievements, or Good Looks"/"How to Feel 100% Comfortable in Your Own Skin"/Third Title: "The Math Behind People")

Mas, refletindo, sugiro algo diferente. Até então, no tocante as mulheres, NA já fez um competente trabalho no tocante a como proceder perante os jogos femininos (livros "Como lidar com mulheres", "A Guerra da paixão" e "[b]O Magnetismo nas Relações Sociais"[/b]), a menos que nos proponhamos a contra argumentar N.A., não há necessidade de revisitar tais temas. Quem desejar ver a implicações práticas, basta uma rápida pesquisa pelo fórum que alguns búfalos já fazer o experimento empírico de "aplicar a teoria de NA na prática", dentre eles o próprio Wild, Tim Laflour, o recém chegado Profano, entre outros que no momento não me recordo. Não há situação nos relacionamentos que o atual entendimento realista não seja capaz de lidar. Concordo que não há um consenso absoluto quanto ao proceder em cada caso específico, mas as diretrizes básicas estão claras: não premiar rodadas, não assumir M$ol, não aturar jogos emocionais, não endeusar o sexo oposto, não favorecer mulheres esperando alguma retribuição em troca, não ser desonrado do tipo que deseja a mulher alheia, etc. 

Tomando por exemplo confrades que hoje estão em relacionamentos como o Spetro, eu mesmo, creio que o Smith também, enfim, os que já sofreram (ou não) em relacionamentos anteriores, superaram a revolta e hoje experimentam diferentes realidades mas tomaram ciência da importância de viver, experimentar os ensinamentos bufalescos, de testarem o desapego na prática, e não somente teorizar em fórum de internet (como muitos fazem hoje em dia). Qualquer dúvida que exista sobre relacionamentos em si, o fórum já possui material suficiente para explanar.

Vencido o debate sobre a necessidade de se continuar teorizando acerca do trato com o feminino, é de consenso geral que o próximo passo em relação ao que se refere como "Real" se dá em torno do desenvolvimento pessoal nos âmbitos pessoal, profissional, social e espiritual. A todo momento fazemos questão de reafirmar que esse deve ser o objetivo do homem nos dias de hoje e a quantidade de tópicos relacionados a isso é enorme, porém, nem todos estão devidamente fundamentados, ou seja, não passam de teses (vulgo achismos).

Por fim, sugiro então o seguinte entendimento, pensando na continuidade e evolução dos ensinamentos: superada a questão do sexo oposto, devemos aglutinar todo o conhecimento existente e formular novos argumentos da NECESSIDADE DE FOCAR NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, tendo como cerne as necessidades e benefícios dessa prática. Antes que me atirem pedras, vamos observar pelo ponto de vista de um recém chegado: ele encontrará centenas de relatos sobre a superação de relacionamentos ruins, encontrará "manuais" de como conquistar e como lidar com mulheres e encontrará tópicos sobre finanças, musculação, estudo, concursos, viagens, etc. Percebem o gap que existe aqui? Não me recordo de ter visto, me corrijam se estiver equivocado, um tópico dedicado a esmiuçar a NECESSIDADE DE FOCAR NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

Entendam: todos (ao menos os que tem algum tempo de casa) sabem, entendem e pregam a necessidade do desenvolvimento acima de tudo, mas acho válido condensar todo esse conhecimento tendo por objetivo criar um recurso de embasamento (como os livros de NA são, ou como os blogs de autores consagrados são). Um coisa seria eu, Gorlami, dizer que o homem precisa treinar e manter seu corpo em movimento por que é o certo, outra coisa seria dizer "segundo X artigo, endossado por Y, Z, W pessoas e autores, o homem precisa treinar e manter o corpo são por tais e tais motivos, tendo tais e tais ganhos".

Em resumo, essa é minha justificativa para propor uma discussão envolvendo a busca de tópicos, livros e artigos sobre o tema "A NECESSIDADE DE FOCAR NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL". Fico no aguardo de vossas opiniões, caso concordem comigo, levo a discussão ao tópico do @Wild sobre o "pós-realismo" para desenvolvermos o raciocínio.

RE: Conhecimento é Poder - Baralho - 18-09-2018

Então, só pra entender a proposta para esse tópico, a sugestão é mesclá-lo com o tópico do pós-realismo ?

Se for, voto não.

Motivo: por serem temas DIFERENTES, embora tenham pontos em comum.

" - Gorlami - 18-09-2018

(18-09-2018, 10:56 PM)Baralho Escreveu: Então, só pra entender a proposta para esse tópico, a sugestão é mesclá-lo com o tópico do pós-realismo ?

Se for, voto não.

Motivo: por serem temas DIFERENTES, embora tenham pontos em comum.

Não, mesclar não.

Eu aproveitei esse tópico pra avaliar a relevância do tema que eu comentei. Se o tema for considerado relevante, aí sim, levo a discussão para o tópico do pós-realismo, para não poluir este aqui com assuntos impertinentes.

O objetivo aqui continua sendo de "tema livre", para discutir e produzir conhecimentos variados.

E reforçando o que eu disse na primeira postagem:
Citar:Eu sei que isso exige tempo e dedicação que nem todos estão dispostos ou podem dispor, mas pretendo levar essa ideia em frente, nem que seja sozinho (a princípio).

Sou universitário e além de treinar em casa, faço um estágio, mas mesmo assim me "sobra tempo" a noite, tempo esse que pretendo preencher produzindo conhecimento.

RE: Conhecimento é Poder - Wild - 19-09-2018

@Gorlami

Bom, é porquê de fato aí são duas vertentes. Citei isso no tópico do Pós-Real.

Claro, as literaturas de NA juntando com alguns poucos blogs e materiais já nos dão uma base completa e segura para seguir, NA não peca em praticamente nada, e nos traz um conhecimento seguro e bem fundamentado. Ela funciona na prática e os relatos mostram isso o tempo todo. Porém ele lançou uma teoria e até então pouco fez-se para complementar ou rechaça-la. O debate dela estancou.

Isso não é legal nem interessante pois como falei o conhecimento precisa estar sendo atualizado e discutido, pois os que virão não entenderão o contexto que aquilo surgiu, será algo alien para eles, e eles podem muito bem deixar de reconhecer a importância. Isso você já vem em movimentos masculinistas recentes que cresceram demais, como os MGTOW, que repudiam o próprio manifesto que os gerou. É de cair o cu da bunda, já diriam os colegas. Isso não pode acontecer, a teoria tem que ser viva e construída a cada dia. É só minha opinião.

O Profano eu vejo claramente que ele é discípulo do NA, para ele faz mais sentido cobrir as falhas do NA, complementar os pontos que ele deixou vago, ressignificar algumas coisas para melhor entendimento, juntar o que está espalhado e por aí vai. Esse trabalho de polir uma joia já lapidada deixada por NA é algo muito bonito de ser feito, apesar de não avançar em pouco ou quase nada as nossas artes bufalescas. Entenda isso como um trabalho lateral.

Agora vou entender se o pessoal aqui achar que NA é cânone que não precisa ser discutido, teorizado a respeito, e que a pessoa só tem que ler e tirar o melhor disso, e pular logo para outros materiais que ajudem no seu desenvolvimento pessoal. Estão certos, o fórum aqui é pra isso mesmo. Então a parte de NA só pode ser realizada por fora, assim como NA fez fora das comus e só trazida depois de pronta? Não acho. Eu creio que alguns nesse fórum que estejam com o DP em dia possam dar uma forcinha pra atualizar NA. Só como hobbie lateral mesmo que seja, hehe.

Em outra oportunidade converso outros assuntos. Mas estou gostando de ver o rumo das coisas aqui.

RE: Conhecimento é Poder - Gorlami - 19-09-2018

(30-08-2018, 10:24 AM)Corpsegrinder Escreveu: Eu já li o discurso do método de Descartes, mas não parei para estudar ainda. Vou mandar um texto complementar sobre a Educação para reforçar o que foi dito anteriormente sobre como obter conhecimento através de experiências não limitando-se apenas à razão.

Mostrar ConteúdoSobre a Educação:

Desculpe a demora, mas só consegui ler o texto agora.

O conteúdo é extremamente elucidativo, explica de maneira lógica a razão pela qual a escola atrasa a maturidade intelectual e estimula a prepotência e ansiedade.

Vou esperar mais sugestões de material antes de me manifestar novamente, respeitando o tempo é disponibilidade de cada um.