Fórum do Búfalo
Como me proteger de inflação? - Versão de Impressão

+- Fórum do Búfalo (http://forum.bufalo.info)
+-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Finanças (http://forum.bufalo.info/forumdisplay.php?fid=24)
+--- Tópico: Como me proteger de inflação? (/showthread.php?tid=9819)

Como me proteger de inflação? - Kratus - 07-04-2019

Bom dia pessoal.
Espero que estejam todos bem.

Uma inquietação que vem me atormentando é a taxa de inflação crescente em meu país. Só para vocês terem ideia do quão feio estão as coisas, a taxa de inflação acumulada foi de 18,6% em 2018:
https://angolaforex.com/2019/02/07/informacao-financeira-semanal-taxas-de-juro-inflacao-luibor-bts-e-ots-07-02-2019/

Gráfico da perda do valor da moeda local comparado ao dólar norte-americano, isto nos últimos 5 anos:
https://www.xe.com/currencycharts/?from=USD&to=AOA&view=5Y

Que estratégias posso tomar para me proteger dessa inflação que vem corroendo a moeda do meu país.
Sei que antes de tomar alguma ação face a isto tenho de criar um património mínimo para segurança, o que ao mesmo tempo é engraçado, o mesmo também será corroído pela inflação.

Estava a ler alguns tópicos nessa seção de Finanças e vi um colega recomendando compra de cripto-moedas, but anyway, espero insights do vosso lado.
Também li que títulos de tesouro indexados à taxa de conversão são uma outra boa opção, mas eu não tenho ainda um patrimônio que preciso proteger. Então, basicamente, o que quero proteger é a remuneração que ganho no presente.

Meus agradecimentos antecipados.

RE: Como me proteger de inflação? - Diamante - 07-04-2019

Cara,  sua pergunta tem duas fases.

A Primeira: Se livrar da inflação é praticamente impossível. Por quê? Por causa do contexto do local onde você reside.

A Segunda: Investimentos para proteção. Há títulos no TD indexados a inflação para preservar o seu poder de compra ao longo de anos e décadas. Mas, se depender do TD para ter rendimentos expressivos, você não irá se animar muito. Em contra-partida, não perderá também. Sobre as Criptos; ali o mundo é para quem sabe e está acostumado com grandes volatilidades. Antes de 'embarcar' nesse mundo dos Criptoativos, se informe e aprenda ao máximo como funciona. Caso contrário, só terá dores de cabeça e prejuízos. Imagine você pegar uma economia de anos de acúmulo e perder a metade em 30 minutos (literalmente) em Criptoativos...? Complicado. yaoming
Edit: Agora que me liguei que você é de Angola. Pelo pouco que sei, a Geopolítica e a Política interna deste país não está das melhores. Não sei como funciona os investimentos no país, sendo assim, não posso comentar de forma mais técnica e detalhada.

Pelo visto, sua única opção no momento é o Bitcoin. Porém, foi o que disse logo acima a respeito das Criptos. Ou seja, procure se informar ao máximo antes de fazer as operações.

RE: Como me proteger de inflação? - Berlin - 07-04-2019

OLha, com uma inflação dessa beirando a 20% não aconselho investir em títulos do Governo (já que ele pode ser o causador disso ai) Na verdade com uma inflação como essa não aconselho a investir em papel nenhum que "supostamente" tem valor. Se a moeda de seu país esta se desvalorizando, pq acha que os títulos vão remar contra maré? A inflação vai engolir qualquer papel, seja ele moeda ou um ala tele-senna de natal.

Posso tá errado, mas creio que você deveria tentar investir em algo que a inflação não atinga e que seja palpável e maleável. Não sei como é na Angola quanto a ouro, mas aqui no RJ, vc pode ir no centro e comprar pequenas barrinhas de ouro no valor mínimo de 2.500 reais. Ouro valorizará ai? Provavelmente não, mas também não desvalorizará(como metal, me refiro, ok?) Não é pra você comprar um papel que diz que vc tem N gramas de ouro, mas sim, ouro mesmo.

Quando a merda feder, tu pega tua barrinha de ouro, coloca na cueca, e vaza dai.

RE: Como me proteger de inflação? - barãozin - 08-04-2019

Seria interessante tb saber como anda o mercado angolano.

Se o Brasil já não é dos melhores, quero nem imaginar a Angola.

No mais, bons estudos: https://www.bastter.com/Mercado/

RE: Como me proteger de inflação? - Kratus - 08-04-2019

Boa noite meus amigos.
Agradeço o feedback.

@Diamante
Citar:A Segunda: Investimentos para proteção. Há títulos no TD indexados a inflação para preservar o seu poder de compra ao longo de anos e décadas. Mas, se depender do TD para ter rendimentos expressivos, você não irá se animar muito. Em contra-partida, não perderá também. Sobre as Criptos; ali o mundo é para quem sabe e está acostumado com grandes volatilidades. Antes de 'embarcar' nesse mundo dos Criptoativos, se informe e aprenda ao máximo como funciona. Caso contrário, só terá dores de cabeça e prejuízos. Imagine você pegar uma economia de anos de acúmulo e perder a metade em 30 minutos (literalmente) em Criptoativos...? Complicado. 
A volatilidade das criptomoedas é provavelmente o meu maior medo. Comprar títulos de tesouro indexados a inflação faz sentido quando existe um patrimônio gigante que procuramos desde já proteger, estou errado?
Vou estudar a fundo as opções de tesouro disponíveis aqui, suas rentabilidades e prazos e neste mesmo tópico pedir a consideração dos colegas.

Citar:Edit: Agora que me liguei que você é de Angola. Pelo pouco que sei, a Geopolítica e a Política interna deste país não está das melhores. Não sei como funciona os investimentos no país, sendo assim, não posso comentar de forma mais técnica e detalhada.

Pelo visto, sua única opção no momento é o Bitcoin. Porém, foi o que disse logo acima a respeito das Criptos. Ou seja, procure se informar ao máximo antes de fazer as operações.
Não está mesmo das melhores. Está extremamente dificil obter divisas (dólares americanos ou euros) em bancos e casas de câmbios.
Quanto aos investimentos, uma das que visualizo como promissoras é o setor imobiliário, o preço das casas despencaram consideravelmente.
Conforme disse acima, sobre estudar as opções de tesouro, farei o mesmo para outras modalidades de investimento para informá-los melhor e assim acabar com um melhor aconselhamento.

@Berlin
Citar:OLha, com uma inflação dessa beirando a 20% não aconselho investir em títulos do Governo (já que ele pode ser o causador disso ai) Na verdade com uma inflação como essa não aconselho a investir em papel nenhum que "supostamente" tem valor. Se a moeda de seu país esta se desvalorizando, pq acha que os títulos vão remar contra maré? A inflação vai engolir qualquer papel, seja ele moeda ou um ala tele-senna de natal.

Posso tá errado, mas creio que você deveria tentar investir em algo que a inflação não atinga e que seja palpável e maleável. Não sei como é na Angola quanto a ouro, mas aqui no RJ, vc pode ir no centro e comprar pequenas barrinhas de ouro no valor mínimo de 2.500 reais. Ouro valorizará ai? Provavelmente não, mas também não desvalorizará(como metal, me refiro, ok?) Não é pra você comprar um papel que diz que vc tem N gramas de ouro, mas sim, ouro mesmo.
Não conheço alguma instituição cá que venda barras de ouro, e desconfio que nem existam (após uma pesquisa na Google). Seria uma boa, como alternativa, comprar jóias? Estes mais aparecem informalmente. Mas fica aqui um bom ponto de partida para pesquisar preços em joalherias.

@barãozin
Citar:Seria interessante tb saber como anda o mercado angolano.

Se o Brasil já não é dos melhores, quero nem imaginar a Angola.

No mais, bons estudos: https://www.bastter.com/Mercado/
Mercado de ações? kkkkkkk non exziste, esteve perspectivado para arranque esse ano:
https://observador.pt/2018/11/20/comissao-de-capitais-de-angola-perspetiva-arranque-do-mercado-de-acoes-em-2019/

Mas ainda assim, desconfio que vá levar tempo estudar e ser proficiente nisso.

Abraços.
Sobre o mercado de ações, estranho acabei ficando confuso por existirem regras especificadas aqui:
http://www.bodiva.ao/?acao=88c3c0b7b372ed67a711377121fa8167

Creio que a falta de informação tenha confundido o meu conhecimento a respeito de sua existência/não existência.

RE: Como me proteger de inflação? - barãozin - 08-04-2019

Pelo q eu vi por cima, parece o mercado brasileiro. Pelo menos nas regras.

RE: Como me proteger de inflação? - Baralho - 08-04-2019

Ouro, é o que recomendaria, independente de país, buscaria uma corretora de reputação na praça onde possam indicar-lhe bons investimentos em ouro.

Cabe ter atenção ás taxas que serão cobradas e uma análise da variação da commoditie em face da moeda local, ao longo do tempo.

É um meio muito antigo de garantia, mas sempre valioso.

RE: Como me proteger de inflação? - Berlin - 09-04-2019

Não! De jeito nenhum você compre joias só pelo ouro. Joias funcionam com ouro trabalhado que vale o dobro do ouro cru. Supondo que a grama do ouro custe 100 reais, e você encomende uma pulseira de 10 gramas, essa pulseira custará 2.000, só que o ouro dela vale apenas 1.000, entende? Quando você for vender, perderá 50% do valor pra derretimento. Me expressei mal na outra msg. QUando disse que no centro vende essas tais barrinhas, elas são garantidas pelo governo, dai você pode escolher se quer levá-las fisicamente, ou se quer um documento atestando quanto você comprou em ouro. O problema de tal documento, no seu caso, é que é apenas um documento. Na década de 90 aqui, Collor confiscou toda a caderneta de poupança, vai que o governo dai faça o mesmo, e só te pague 10 anos depois. Sacou? Ouro tando contigo na tua casa, se der merda, vai pro mercado negro. AAgora vender títulos de ouro do governo no mercado negro, só um louco compraria rs