17-06-2016, 11:40 PM
Princípios e Métodos da Auto-Educação
Resumo - Esquema prático dos métodos do curso “Princípios e Métodos da Auto-Educação”, de Olavo de Carvalho. Por Thiago Capanema.
1. Elementos éticos e psicológicos da vida intelectual são o início e a base do processo de autoeducação:
![[Imagem: el-pensador-auguste-rodin1.jpg]](https://orisval.files.wordpress.com/2012/09/el-pensador-auguste-rodin1.jpg)
O que existe como obstáculo psicológico e que se interpõe entre você e a realização intelectual que você pretende alcançar?
2. Informar-se sobre educação: ler uma boa história da educação:
![[Imagem: 01_madmen_dondraper.jpg]](http://super.abril.com.br/blogs/cultura/files/2015/04/01_madmen_dondraper.jpg)
● Ler a “História da Educação na Antiguidade” de Henri-Irénée Marrou e a “História da Educação” de Ruy Afonso da Costa Nunes, em quatro volumes (v. livros indicados
3. Aprender a graduar e avaliar o nível de seus conhecimentos:
![[Imagem: meta-grafico-interna.jpg]](http://www.varejista.com.br//uploads/materias/450/img/meta-grafico-interna.jpg)
![[Imagem: meta-grafico-interna.jpg]](http://www.varejista.com.br//uploads/materias/450/img/meta-grafico-interna.jpg)
3.1. Primeira classificação: Os três níveis de conhecimento:
● Leitura da apostila ''Inteligência e Verdade''
● A importância subjetiva dos conhecimentos
3.1.1. Conhecimentos básicos/fundamentais que constituem a chave de sua percepção do mundo
3.1.2. Círculo de conhecimentos não tão básicos, mas nos quais você acredita, ou que você acredita possuir
3.1.3. Círculo de conhecimentos possíveis, que você não possui, mas que estão ao seu alcance a qualquer momento que você queira
3.2. Segunda classificação: Os quatro graus de credibilidade
• Leitura do livro “Aristóteles em Nova Perspectiva”
• V. resumo em ''Vacina contra a estupidez''
• 1. Certeza/Verdadeiro (Analítico); 2. Provável (Dialético); 3. Verossímil (Retórico);
4. Possível (Poético)
3.3. Terceira classificação: Os gêneros literários
• Leitura do livreto: “Os Gêneros Literários: Seus Fundamentos Metafísicos”
3.4. Quarta classificação: O sistema das ciências
• Conhecer formalmente a estrutura, ordem e articulação em comum entre as ciências
• Conhecer as discussões surgidas no período de formação das ciências
• Conhecer a dificuldade geral das classificações
• Ser um estudante universitário significa conhecer as relações entre os conhecimentos
4. Estabelecer metas e selecionar modelos
![[Imagem: coisas-que-voce-deve-evitar-para-definir...ticias.png]](http://noticias.universia.com.br/br/images/docentes/c/co/coi/coisas-que-voce-deve-evitar-para-definir-objetivos-melhores-noticias.png)
• Listar os livros que você gostaria de ter escrito![[Imagem: coisas-que-voce-deve-evitar-para-definir...ticias.png]](http://noticias.universia.com.br/br/images/docentes/c/co/coi/coisas-que-voce-deve-evitar-para-definir-objetivos-melhores-noticias.png)
• Criar uma constelação de modelos (autores que você admira)
5. Aprender a escrever
![[Imagem: depositphotos_12124717-A-black-and-white-version.jpg]](http://static9.depositphotos.com/1695551/1212/i/450/depositphotos_12124717-A-black-and-white-version.jpg)
• Adquirir uma expressão/linguagem personalizada
• É fundamental aprender a expressar o que você percebe
• Dominar a linguagem até o ponto de tornarse um escritor
6. Mapeando o terreno: as cronologias
![[Imagem: 4343805_senior-homem-lupa-olhando-vintage-mapa.jpg]](http://br.stockfresh.com/thumbs/nejron/4343805_senior-homem-lupa-olhando-vintage-mapa.jpg)
6.1. Mapeamento dos seus pontos de interesse, de curiosidade e
dúvida
● Uma imensa constelação de dúvidas será o início de sua educação (v. exercício mapa da ignorância)
● Delinear da maneira mais ampla possível quais são as questões que lhe interessam e quais disciplinas têm a ver com elas
6.2. Obtendo o mapa: As cronologias
● É uma lista resumida dos conceitos vigentes entre os estudiosos sobre autores ou livros
● Leitura inspecional: índices, orelhas, resenhas de livros e verbetes de enciclopédia
● Ter a cronologia exata das obras fundamentais (fontes primárias) que marcaram o desenvolvimento das ciências
● Distinguir a data de publicação da data de difusão da obra (quando ela se tornou socialmente importante)
● Ter uma visão unificada do desenvolvimento histórico de uma disciplina antes de ler as obras
6.3. Histórias das ciências
● Aquisição de histórias de diversas disciplinas para compôr as cronologias
● Organizar a cronologia das fontes primárias a partir de uma boa história daquela ciência
● Preferir histórias com mais abrangência de autores e obras
● Cada item incluído em sua lista cronológica será um problema que deverá ser resolvido, pensado
● É um trabalho que continuará sendo completado pelo resto de sua vida
6.3.1. Sociologia
● Nicolas Timasheff. Teoria Sociológica.
● Pitirim Sorokin. Filosofias Sociais de uma Era de Crise.
● Pitirim Sorokin. Novas Teorias Sociológicas.
6.3.2. Direito
● Giorgio del Vecchio. Lições de Filosofia do Direito.
6.3.3. História
● José Honório Rodrigues. Teoria da História do Brasil.
● José Honório Rodrigues. História da História do Brasil.
● José Honório Rodrigues. Vida e História.
● George Peabody Gooch. History and Historians in the Nineteenth Century
CONTINUA...