06-10-2012, 01:50 PM
(06-10-2012, 05:02 AM)otavianoaugusto1 Escreveu: Tinha acabado de postar a resposta anterior e encontrei uma definição de "morte do ego" no "Reflexões Masculinas": é a "morte das expectativas, dos desejos e também dos sonhos e ilusões" (acerca do comportamento do sexo oposto). Já é um começo, mas o NA fica devendo o livro sobre como chegar lá.
Como assim ele fica devendo? Todos os livros dele nos mostram como os "sonhos e ilusões" acerca da mulher são falsos e fundamentados numa matrix social. Quando lemos N.A pela primeira vez bate um certo desconforto, porque a princípio, pela razão, vemos uma lógica coerente com a nossa própria experiência de vida. Mas por outro lado o desconforto é fruto da castração imposta pelo doutrinamento moral do superego, que efetivamente "iludiu" o nosso ego com uma visão romantica e coibiu as pulsões libidinais do mais puras do Id, sexo por ser sexo, sem idealizações. Em outras palavras, ao inves de usarmos a razão para saciar os impulsos do Id, a nossa razão foi usada justamente para impedir isso e nos impurra a relacionamentos onde tudo, menos a nossa vontade natural(vontade do Id de ter sexo por sexo) é saciada. Você pode até saciar o ego entrando num relacionamento, mas vai sofrer aquela dor indescritivel porque não é fisica, quando o Id se mostrar que tem algo faltando naquele relacionamento "tão desejado", justamente, porque é fruto do condionamento moral do superego.
Quão iludido é o cara que entra num relacionamento romantico sem ter uma perspectiva sobre "o lado obscuro da mulher", aquilo que a sociedade não quer você saiba, porque se souber, o superego passa por uma crise moral, a revolta de neo com a desilusão sobre a matrix. O ego então tenta "re-educar" o super ego para se adequar a nova realidade que antes era oculta. Mas tal adaptação não ocorre sem causar dor e confusão, por isso "morte do ego".
PS: N.A é meio confuso, porque se o homem efetivamente "matar o seu ego" ou "reformar o superego" ele simplesmente vai ver que não a razão em lutar por um relacionamento visto que são poucas as chances de se encontrar a mítica "mulher honesta", mas não descarto essa possibilidade, o mundo é grande, pode sim haver tal mulher. Mas antes é preciso encarar a realidade que sem vasta experiência, um homem jamais vai ser capaz de reconhecer tal mulher.