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Como gerenciar e otimizar seu tempo para conquistar seus objetivos
Howedo Offline
Búfalo
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Respostas: 187
Registrado em: Apr 2014
Resposta: #1
Como gerenciar e otimizar seu tempo para conquistar seus objetivos
Sempre fui um daqueles que sempre choramingou da falta de tempo para se aprimorar em algo útil, o famoso reclamão cheio de desculpas para não fazer o que deve ser feito, que fica esperando o momento ideal para fazer alguma porra. Enquanto esse momento não chegava fiquei fazendo absolutamente nada do que queria e precisava fazer e isso consumiu a minha vida durante algum período de tempo, me deixando extremamente frustado.

Sei que o tópico tem potencial de ser mais do mesmo, então focarei na parte prática do que você pode começar a fazer para solucionar o seu problema agora, nesse exato segundo. Não existe milagre, mas para todo problema existe uma solução.

Se eu pudesse resumir tudo que você deve fazer para não perder tempo e ser bem sucedido eu diria: transforme em hábito o que pessoas que falham não gostam de fazer.

Tratando o problema de maneira prática e objetiva: você não tem tempo para conquistar aquilo que quer porque gasta a maior parte dele fazendo algo inútil ou secundário. Se quiser ganhar tempo vai ter que sofrer para criar hábitos que te ajudem a economizar tempo e fazer daquilo que realmente importa algo primário.



Primeiro passo:
Olhe esse gráfico abaixo e coloque todo o seu dia-a-dia nele. Faça uma auto avaliação. Coloque sua rotina e o tempo gasto no que você fez no dia em cada respectiva atividade e atribua ela aos quadrantes: urgente e importante, importante e não urgente, não importante e urgente e não importante não urgente. Faça durante uma semana ou mais e no final some todo o tempo para descobrir no que você mais perde tempo, se achar necessário cronometre. Fazer no final do dia poupa esforço desnecessário.

[Imagem: eisenhower-95452.png]
Eisenhower matrix se quiser pesquisar mais sobre.

Se você não quiser viver a vida inteira como um desesperado vai ter que investir tempo naquilo que é importante, mas não urgente. Se tudo que você faz está no campo da urgência algo precisa melhorar para ontem e isso somente você pode dizer, não ache essa merda normal, já é um primeiro passo.

Se aquilo que não é importante está consumindo boa parte do seu tempo você está simplesmente fodido. Se toda vez que você está fazendo algo importante é interrompido resolva isso para ontem da maneira, não interessa o motivo nem a razão, elimine as interrupções na sua vida como um todo. Não leve celular pra academia, não ligue celular ao estudar, isole-se durante o período necessário até completar o objetivo.

Se toda vez que você está estudando pra um concurso a sua fêmea te liga e te interrompe, está na hora de definir as prioridades da sua vida, ficar de mimimi no celular ou comer ela de uma vez, desligar e ir estudar. Não foque muito tempo naquilo que hora ou outra fugirá do seu controle ou te abandonará. Saiba encontrar o caminho do meio para não se tornar completamente anti-social, nem social demais perdendo o objetivo, terminando sem conquistas no final.

Perda de tempo é tudo aquilo que não gera absolutamente nada, é só aporrinhação e problema. Ficar correndo atrás de mulher aleatória que mora lá na casa do cacete, verificando celular o dia inteiro pra ver se chegou mensagem, etc é só pura perda de tempo, elimine isso da sua vida, não existe produtividade enquanto você se obriga a checar toda hora o celular ou verificar a vida alheia no facebook igual um crackudo viciado.(hábito de merda)

Não use desculpas esfarrapadas: se você não é um empresário ou um ator global duvido muito que sua vida dependa tanto assim de ficar no facebook compartilhando alguma porcaria ou torrando tempo.


Após detectar o que realmente você faz no seu dia-a-dia anotando todos os dias durante uma semana ou mais o que você fez, avalie qual quadro está predominante na sua vida e detecte aquilo que está minando seu tempo. Após isso definir metas e objetivos fica palpável e baseado em algo real, sem achismos e suposições. Pequenos cortes geram grandes resultados. Tire aquelas 5 horas semanais que você passava batendo punheta e vá na academia ou dê uma corrida no quarteirão.

Problemas: dia inteiro trabalhando e chegando morto em casa.
Solução parcial: alimentação e exercício físico.
Se você só come carboidrato o dia inteiro é no mínimo improvável que vá ter disposição pra fazer alguma coisa no seu tempo livre que não seja dormir, se masturbar e beber uma cerveja. Mas, como arrumar o tempo pro exercício se eu passo o dia inteiro no trabalho(desculpa de merda)?
Possíveis soluções:
Faça essas anotações durante uma semana e detecte o problema. Após detectar elimine por completo algum hábito inútil e passe a se adaptar com outro útil. Parabéns você acabou de transmutar merda em ouro, quase uma pedra filosofal. Fazendo pequenos avanços diários você rapidamente estará onde quer chegar no seu desenvolvimento pessoa. Com o tempo o pequeno avanço não será suficiente e você correrá por mais.

Apesar de ter diagnosticado com o gráfico aquilo que mais te faz perder tempo continua sem tempo(parabéns, tu não tem tempo pra nada mesmo)?

Soluções e bons hábitos:
Elimine Opções.

Se você tem 10 opções desnecessárias elimine as 9 e fique somente com uma. Economiza tempo e saúde. Se você tem 10 coisas para fazer use o gráfico para decidir e comece a fazer alguma coisa, não interessa o que. Depois escolha outra e outra por ordem de prioridade(alinhado com seu objetivo), até finalizar. A maior parte dos problemas de tempo existem por falta de planejamento ou conhecimento da sua própria rotina.

Deixe de fazer tudo ao mesmo tempo.

Após começar a fazer uma coisa de cada vez o tempo fica otimizado ao máximo. No início focar nisso é difícil, mas se adquirir o hábito fazer várias coisas ao mesmo tempo é que se torna cansativo. Quanto tempo já não perdi o dia fazendo alguma coisa que seria resolvida em uma hora sentado focando naquilo. Erros idiotas que aparecem e falta de eficiência são a regra geral de quem faz tudo ao mesmo tempo.

Se não estiver com disposição faça mesmo sem vontade, adquira a rotina de concluir a missão nem que seja na base de sangue, suor e lágrimas.


Dormir menos.

Sei que pra quem está lascado acordando cedo todo dia parece algo inimaginável muitas vezes, mas não há nada que o corpo humano não se acostume. Se você se acostumou com a fraqueza, cansaço, indisposição e vagabundagem também pode se acostumar com o contrário, só exige tempo de exposição até que se torne um hábito. Dormia 7 horas por dia e agora durmo 4:30. Fiquei igual um zumbi no início, mas não morri e ganhei duas horas e meia pra fazer o que quiser. Acabei aprendendo um idioma novo. Depois de um mês fazendo fica quase automático.

No início criar hábito é chato pra cacete, mas se você fizer algo durante aproximadamente 21 dias(na verdade varia, mas gira em torno disso), você se acostuma com quase qualquer coisa, acredite nisso com todas as suas forças e faça acontecer.

Quase morrendo de tanto sono, caindo da cadeira? deixe um café preparado e compre um chocolate amargo(quanto mais cacau melhor). Manda pra dentro e deixa um despertador para despertar depois de 20 minutos. Você nunca vai se sentir tão disposto como após acordar, isso se não acordar antes do despertador. Quando estou lascado sem energia nenhuma faço isso e consigo ficar o resto do dia acordado tranquilamente.

Por enquanto é isso, espero que tenha acrescentado alguma coisa. Vou deixar mais um post para ir acrescentando mais informações com o tempo. Somente tendo essa perspectiva já é possível otimizar e muito o seu tempo. Não ter tempo não existe, é só uma questão de prioridade. Se alguém conhecer algo interessante também posta aqui.

Sem a escuridão não existe luz.
10-01-2017 09:27 PM
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Spectro Offline
O spectro da real
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Respostas: 3,159
Registrado em: Jan 2013
Resposta: #2
RE: Como gerenciar e otimizar seu tempo para conquistar seus objetivos
O foda quanto no trampo voce fica mais atoa que dia de tempestade.

E ainda recebendo por isso Dumb Bitch

Primeira real spectral.
Segunda real Spectral.
Terceira real spectral.
Não suicide!!!
ask spectral.
relacionamentos, seja um monge.
Defraudamento o jogo sujo das mulheres.
Aprenda a pensar sozinho!
11-01-2017 07:22 PM
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Seth Gecko Offline
Búfalo
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Respostas: 275
Registrado em: May 2016
Resposta: #3
RE: Como gerenciar e otimizar seu tempo para conquistar seus objetivos
Marcando aqui. Tô precisando otimizar meu tempo.

Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós.
11-01-2017 09:36 PM
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Young Meyer Lansky Ausente
Married to the mula
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Respostas: 554
Registrado em: May 2016
Resposta: #4
RE: Como gerenciar e otimizar seu tempo para conquistar seus objetivos
Marcando aqui também @Howedo
A parte de acordar mais cedo me lembrou o tópico de superação do @Bellial
Em que ele acordava 2 horas mais cedo pra fazer os exercícios e trabalhava e estudava no restante do tempo.
Disciplina na hora de gerenciar o tempo é fundamental pro nosso desenvolvimento pessoal...

Feeling myself but no masturbation- Offset

Um salve pra aqueles que portam uma AK e se manifestam por mim, um salve pra sua namorada que você sustenta e não da despesas pra mim- Future

Time for Changes
Spoiler
NESTE PAÍS VOCÊ TEM QUE GANHAR DINHEIRO PRIMEIRO. VOCÊ GANHA O DINHEIRO, VOCÊ GANHA O PODER. DEPOIS QUE GANHAR O PODER, AÍ VOCÊ GANHA A MULHER" - Tony Montana, conselheiro sentimental, explicando para Manny como são as mulheres da América
[Imagem: tumblr_omckslRYSq1tp4m73o1_500.gif]
11-01-2017 09:57 PM
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Van Helsing Offline
Búfalo
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Respostas: 204
Registrado em: Sep 2014
Resposta: #5
RE: Como gerenciar e otimizar seu tempo para conquistar seus objetivos
Dicas preciosas, valeu por compartilhar.

O poder real não vem do ódio, mas da verdade.
11-01-2017 11:27 PM
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Gorlami Offline
Búfalo
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Respostas: 63
Registrado em: Dec 2016
Resposta: #6
RE: Como gerenciar e otimizar seu tempo para conquistar seus objetivos
Segue em anexo um texto (créditos ao GDR STAFF) postado no outro fórum (ILR) que me foi muito útil para criar um plano de metas e ações para esse período.
Somando com dicas preciosas do tópico do mestre Cabra sobre Disciplina , se torna uma ferramenta bufalesca de desenvolvimento pessoal.

A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.
- John L. Beckley

Spoiler
COMO FORMULAR E REALIZAR OBJETIVOS DESEJADOS



Muitas pessoas reclamam que têm objetivos na vida, mas nunca conseguiram realizá-los. Isto porque os objetivos que querem são inespecíficos e muito generalizados, do tipo "eu quero ser rico", "quero ser feliz", "quero ficar em paz", etc.; ou são formulados em negativo como "não quero mais sofrer", "nunca mais quero me sentir assim", "não vou acabar desse jeito", etc.. Ou os seus objetivos dependem da iniciativa e controle dos outros, como "só vou ter tranqüilidade se ele/ela parar de fazer isto", "eu quero que ele/ela me faça feliz", "quando ele/ela mudar, eu posso ser o que eu quero", etc.

Muitos ainda têm os seus objetivos em mente e a "intelectualização" das soluções. São verdadeiras enciclopédias ambulantes em matéria de teorias e de informações, porém, fracassam em atingir os seus resultados desejados por faltar-lhes algo muito importante chamado de AÇÃO.




CONDIÇÕES DE BOA FORMULAÇÃO DE RESULTADOS DESEJADOS



As condições de uma boa formulação de resultados desejados são:


1. Ser expresso em termos positivos.

2. Iniciado e controlado pela própria pessoa (você).

3. Evidências sensoriais específicas.

4. Bem contextualizado.

5. Que seja ecológico para a pessoa.

6. Testável na experiência da pessoa, isto é, dentro do poder da pessoa de realizá-lo.




QUESTÕES PARA ELICIAR O OBJETIVO DESEJADO



1. Dito em termos positivos;



I. "O que você quer, especificamente?"


Se você ou alguém que você está ajudando neste exercício disser: "Não quero me sentir mal", você pergunta: "Muito bem, como é que você gostaria de se sentir?" e, se você ou outro responder "Eu vou saber quando não tremer mais", diga "OK, isso é o que você não vai fazer, e o que você VAI fazer?"




II. Que o objetivo seja iniciado e controlado por você:


Se você é do tipo que costuma dizer: "Consertem minha mulher/marido/filho!" Saiba que isto não está bem formulado, já que o desejo é de mudar algo que está fora do seu alcance. Você pode pegar este objetivo e transformá-lo em algo iniciado, sob controle seu, acrescentando uma ou duas proposições:

"Então o que eu quero é ter respostas diferentes por parte da minha mulher ou do meu marido ou daquela pessoa".

Se isso fizer sentido para você, já terá uma base para um objetivo bem estruturado: trabalhar a mudança do SEU comportamento para conseguir respostas melhores por parte daqueles que interessam a você.



2. Descrição baseada em dados sensoriais:



I. "Como você vai saber quando atingir este resultado desejado?"


Imagine, vividamente, você, num futuro próximo, já realizando o seu objetivo. Faça uma descrição COMPORTAMENTAL completa, vendo como você se comporta, sua postura, sua voz, seus gestos, sua respiração, seu tônus muscular e as coisas que estaria fazendo quando já tiver alcançado o seu objetivo.

Verifique se o seu procedimento de evidência (qualquer informação exterior) está sendo dado de forma efetiva. Um feedback apropriado sobre o momento em que atingiu a mudança desejada. Exemplo: Se o objetivo é chegar a ser um professor eficiente, e a sua evidência é de se sentir bem no final do dia, você precisará de algum OUTRO tipo de evidência. Pois é ótimo se sentir bem no final do dia, mas isso não se relaciona automaticamente com o fato de ser um bom professor. Se deseja ser um profissional eficiente e se a evidência é a de que outros DIGAM que você é bom (apenas verbalmente) você estará usando uma evidência que pode ser enganadora.


- "Mostre-me como você seria se tivesse confiança em si mesmo. O que os outros iriam ver, ouvir ou sentir quando você conseguisse esse objetivo?"


Descrição sensorial dos seus comportamentos, fazendo com que você se concentre na sua auto-imagem como se estivesse sendo visto por outra pessoa.


- "Quando você tiver alcançado o resultado desejado, o que você estará fazendo e como estará se comportando?" É para você descrever sensorialmente as experiências exteriores que você imagina que estará fazendo, agindo, os seus movimentos, comportamentos, tensão muscular, quando tiver realizado o seu objetivo.


- "Quando você atingir o resultado desejado, que tipos de sensações você irá sentir?"


Isto faz com que você se concentre nas suas sensações interiores.


- "Quando você atingir o resultado desejado, que tipos de pensamentos você estará tendo com você mesmo?"


Isto focaliza a sua atenção no seu Diálogo Interno.



3. Tamanho apropriado do objetivo:


Observei uma vez, na empresa onde sou sócio, que os operários perdiam, aparentemente, muito tempo em várias caminhadas por dia até os depósitos de materiais para retirar peças. Parecia mais lógico trazer as caixas mais perto das máquinas. Isto foi feito, e pouco tempo depois os supervisores ficaram perplexos com o resultado. A produção caiu bruscamente, apesar da economia em tempo e movimento.

A explicação era simples. Ver a grande quantidade de matéria-prima sugeria aos funcionários o infindável trabalho que teriam que fazer. "Parece que nunca se consegue terminar nada." Era a forma de alguns deles descreverem o seu motivo para a demissão. Não há percepção de progresso porque não há um objetivo definido e realizável que a pessoa possa usar como ponto de referência para assinalar o terreno que já se caminhou entre o Estado Atual e o Estado Desejado.

Hoje, a maioria dos psicólogos industriais aconselha a gerência a fazer todo o possível para quebrar em unidades visíveis e atingíveis o fluxo de trabalho. Então, à medida que as peças ficam prontas, vão para caixas ou bandejas de 10, de 100 ou de 200 unidades, o número que for mais conveniente. Resulta daí a sensação contínua de "missão cumprida" e disposição renovada para outro esforço em direção a novo objetivo específico.

O mesmo acontece conosco. Se o objetivo é inespecífico, grande ou global, pergunte a si mesmo sobre uma parte específica do que deseja, em pequenos sub-objetivos visíveis e realizáveis. Certifique-se de que as informações aqui criadas sejam informações sensorialmente descritas e não julgamentos:


- "Com quem eu quero experimentar este resultado?"

- "Onde, especificamente, eu quero experimentar este resultado em primeiro lugar?"

- "Quando eu quero experimentar este resultado?"

- "Em que situação específica eu não quero este resultado?"



4. Ecologia:


- "De que maneira este resultado afetará a sua vida?"

- "De que forma este objetivo poderia trazer problemas para você?"

- "De que maneira este objetivo poderá afetar as pessoas importantes de sua vida?"

- "Você poderia machucar alguém ao atingir o que você está pedindo?"



5. Limitações:


- "O que impede você de atingir o objetivo desejado?"


Faça uma lista de obstáculos que estão impedindo você de realizar o seu objetivo. Separe os obstáculos dependentes de terceiros e pegue cada um dos obstáculos pessoais (crenças ou auto-conceitos limitantes) e trabalhe cada um deles com a Técnica do Aprendizado Dinâmico. (clique ao lado)



6. Recursos disponíveis:


- "Que capacidades ou habilidades você já tem para atingir o resultado desejado?"


Pegue cada recurso que puder se lembrar e utilize a seqüência de Ancoragem para resgatar as sensações desses recursos desejados.



7. Alternativas:


- "Como você vai chegar até lá?" (Descreva quatro ou cinco passos importantes que você vai fazer para alcançar o seu resultado desejado. Responda da melhor forma que puder, e se não souber, FAÇA DE CONTA que sabe e descreva.)

- "Você tem mais de uma maneira de atingir o objetivo?"

- "De que outra maneira você pode atingir o seu objetivo?" Quanto mais alternativas melhor.

- "Os quatro ou cinco passos estão bem especificados e são possíveis de serem atingidos?" Segmentar processos torna mais fácil atingi-los.




CRIE SEU DIA IDEAL



Releia agora as respostas anotadas por você e imagine agora um dia ideal para você, quando este objetivo já estiver alcançado e as coisas estejam acontecendo dentro das suas expectativas. Veja-se a si mesmo, dentro dessa experiência imaginária, observando os seus comportamentos, a sua forma de falar, suas atitudes, e as suas sensações à medida que as cenas imaginárias vão se desenrolando na sua mente, cenas de cores vívidas, nítidas, brilhantes. Observe também quais diferenças existem em relação ao como você é hoje. Não pare até que consiga uma experiência imaginária desse seu dia ideal de manhã até a hora de ir para cama, com todos os melhores acontecimentos possíveis desse seu objetivo, como se você já o tivesse realizado. Faça de uma forma que realmente o motive para isso.

Ajudar a si próprio e aos que estão ao seu redor, os seus próximos mais próximos, a identificar objetivos positivos contribui para criar estados emocionais mais eficazes para realizar estes objetivos. Ajudar o seu parceiro ou sua parceira ou filhos ou amigos a construir objetivos através desses passos estratégicos, é um presente inestimável que você proporciona a eles em termos de sucessos futuros.



"A imaginação é de longe muito mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein





MEIOS E FINS



Somente quando mantidos na mente os objetivos finais, podem os meios serem adequados. Um carpinteiro não pode escolher as ferramentas que necessita antes de saber o que deseja construir. Muitas pessoas seguem tropeçando num frenesi de atividades improdutivas porque não são capazes de diferenciar os meios dos fins.

Os tolos sempre ficam perdidos entre meios e fins.

Um policial irlandês conta a história de um viajante que foi abordado na estrada por um desconhecido que lhe disse: "A bolsa ou a vida!"

O viajante respondeu: "Fique com a minha vida. Preciso do dinheiro para quando for velho."

"Isso quer dizer que devemos vencer nossos males antes de procurar estar com alguém, vencer a carência é o primeiro passo. Na vida é assim, devemos melhorar a nós mesmos e não tentar melhorar os outros."
(Resposta editada pela última vez em: 16-03-2017 01:12 PM por Gorlami.)
16-03-2017 01:08 PM
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