• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Esqueci a Senha
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde Saúde intestinal
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Saúde intestinal
Offline Durga
Mohini-Murti
***
Mensagens: 74
Tópicos: 22
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2012
#1
13-05-2012, 10:02 PM
Recebi isso por email, não me lembro de quem e quis compartilhar com a galera do fórum, espero que seja útil a alguém.

A Saúde através das fezes: Saiba como identificar problemas


“Pelas leis da natureza todo homem é um produtor e um consumidor, ou seja, se ele consome ele também produz” – Paul Theroux

Prestar atenção nas suas fezes pode ser tão útil quanto checar se está com febre ou com a pressão alta. Pelo cocô é possível descobrir alguns problemas da sua alimentação, da sua saúde, dos seus intestinos e até mesmo de seus níveis de stress e ansiedade.

[Imagem: rolo.jpg]

No momento que o alimento entra na boca, o organismo inicia um processo ultracomplexo para transformá-lo em uma massa pastosa chamada “quimo”. A mastigação, a saliva, a peristalse (contrações involuntárias dos músculos gastrointestinais), as bactérias, o ácido clorídrico, as enzimas digestivas, a bile e outras secreções são responsáveis em transformar os diversos alimentos nessa massa com aparência de sopa de ervilha.

Enquanto acontece a absorção dos nutrientes ao longo do tubo digestivo, os “restos” continuam seu caminho em direção à saída. No intestino grosso as sobras se misturam com água e se forma o bolo fecal – o cocô. Que é constituído de água, fibra insolúvel, alimentos não digeridos (casca de milho e sementes), células mortas, bactérias vivas e mortas, secreções e bile. As células vermelhas mortas também são eliminadas pelas fezes e são as responsáveis pela coloração marrom.

Se o processo acontece como esperado o final é uma visita saudável ao banheiro. Cada pessoa possui suas particularidades quanto ao seu “hábito intestinal” com suas devidas variações de freqüência, horário, consistência, odor e cor. Mas há uma expectativa e um consenso de como os dito cujos devem se apresentar. As fezes devem ter uma consistência cilíndrica e firme, porém macias, serem “encorpadas”, variar de marrom a marrom claro e ter um cheiro característico, mas não fétido. E, devem “sair” sem muito sacrifício.

Nem sempre isso acontece. E vários tipos, formas, cores e odores de cocô podem aparecer:
- O cocô pode ser bem escuro, quase preto, quando sangue já seco de um possível sangramento interno está presente.

- Fezes com muco e com um sangramento mais intenso podem indicar uma alteração mais séria como hemorróidas, colite ou até mesmo câncer e é melhor procurar um médico.

- Dor ao fazer cocô também pode ser sinal de hemorróidas ou falta de fibras.

- Quando você toma muito vinho tinto as fezes também podem ficar bem escuras.

- Alimentos industrializados com corantes muito fortes e intensos podem deixar o cocô mais “colorido”. Assim como a beterraba deixa o cocô vermelho.

- Se o cocô está verde claro pode ser um sinal de excesso de açúcar, frutas e vegetais e uma falta de grãos ou sal.

- Fezes amareladas podem indicar uma infecção por um parasita chamado giárdia, que causa uma diarréia intensa e amarela.

- Quem come muitas folhas e verduras escuras faz cocô verde escuro. Cocô verde também pode ser causado por excesso de ferro na dieta, vindo de complementos alimentares, por exemplo.

- Fezes muito gordurosas são típicas de má absorção e se forem seguidas de muitos gases podem indicar uma má absorção de carboidratos.

- Com relação ao seu formato, cocôs tipo “lápis”: finos e compridos, podem indicar que alguma coisa interna está atrapalhando sua passagem ou que há um baixo consumo de fibras.

- Fezes amolecidas e pastosas e com pedaços de alimentos podem indicar uma intoxicação alimentar, intolerância a lactose, uso de antibióticos e antiácidos e até situações de muita ansiedade.

- Se suas fezes boiam isso signifca que ela tem maior concentração de fibras,então ela é saudável.

- Agora se ela afunda isso significa que ela tem maior concentração de gorduras,logo não é saudável.

- Se o cocô se parece com cocô de cabrito, em bolinhas pequenas e ressecadas, pode ser um sinal de intestino preso. As causas são geralmente falta de fibras, água e consumo em excesso de gordura, fast foods e alimentos industrializados.

- Se o cocô for muito fedido pode ser um sinal de desequilíbrio da flora intestinal (as bactérias saudáveis que moram no intestino e ajudam na digestão) ou um excesso de proteína animal que pode “putrefar”: apodrecer, dentro do intestino.

Alguns alimentos contêm compostos de enxofre, como o repolho e os puns podem ter um cheiro bem forte. Uma pessoa normal solta pum de 10 a 15 vezes durante o dia, mesmo que não os sinta.

Quando alguma coisa não vai bem certamente você vai sentir logo: dores, gases, cólicas, barriga inchada e uma sensação geral de desconforto são sintomas tanto de diarréia como de intestino preso.

Nosso organismo é a máquina mais perfeita que existe e, quando pede uma coisa deve ser atendido. O organismo vai se acostumando com as “negações” e “esperas” e depois de um tempo começa a falhar, causando problemas mais sérios. Portanto, se vier aquela vontade sobrenatural de fazer cocô, pare o que estiver fazendo e atenda seu intestino.

[Imagem: papel_higienico.jpg]

Teste se o seu cocô é saudável:
Ele bóia?
Afundam ( ) 1
Bóiam ( ) 2

Com que frequência você faz cocô?
Uma vez por dia ou dia sim, dia não ( ) 1
A cada 2 ou 3 dias ( ) 2

Qual a consistência?
Macia ( ) 1
Dura ( ) 2

Qual a cor do seu cocô?
Amarelo ( ) 1
Marrom ( ) 2

Como é o cheiro?
Muito fedido ( ) 2
Cheiro de cocô ( ) 1

Qual é o formato?
Tipo cabrito ( ) 2
Pastosa ( ) 1
Tipo banana ( ) 1
Líquidas ( ) 2

Resultados:
6 a 8 pontos – você parece bem saudável
9-10 pontos– Preste mais atenção. Aumente o consumo de frutas e vegetais
11-12 pontos – Cuidado! Talvez seja interessante procurar um médico ou nutricionista.

  •
Procurar
Responder
Offline joker
Búfalo
**
Mensagens: 32
Tópicos: 1
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Apr 2012
#2
13-05-2012, 11:43 PM
imagino alguém analisando a "obra" para responder ao questionário kkk
E eu achava que minhas piadas eram ruins…

  •
Procurar
Responder
Offline Durga
Mohini-Murti
***
Mensagens: 74
Tópicos: 22
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2012
#3
13-05-2012, 11:47 PM
Huahuahuahuahuahua...pois é...imagina o cara no banheiro de frente pra privada com uma pranchetinha fazendo anotações....mas é muito importante, fezes e urina dizem muito sobre o que acontece com o seu corpo. é recomendável até que na sua casa vc tenha um sanitário de cor clara pra poder observar as alterações do que vc elimina, com um vaso preto não dá pra ver.
Nunca é feliz com um vestido de chita, a mulher que tem amigas com vestidos de seda. - Camilo Castelo Branco.

  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
***
Mensagens: 8,117
Tópicos: 145
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#4
14-05-2012, 11:10 AM
Embora uma conversa sobre saúde do aparelho digestivo sempre dê margem para piadas e conversas em tom de jocoso, é importante que se fale e que se leia sobre isso, além, é claro, de prestar atenção para verificar possíveis alterações (sim, eu olho para as minhas fezes antes de dar a descarga). Já ouvi falar de pessoas que detectaram câncer no intestino precocemente e que conseguiram se curar justamente porque desconfiaram da coloração/consistência das fezes e procuraram logo um médico.
Greed is good.

  •
Procurar
Responder
Online Avenger
Berserker
***
Mensagens: 1,018
Tópicos: 0
Curtido: 122 vezes em 90 posts
Posts que curtiu: 301
Registrado: Dec 2015
#5
12-07-2016, 02:09 PM
Ressuscitando o tópico pra não criar outro com o mesmo assunto (aprendam juvenas!)

Algumas semanas atrás estava eu no trono fazendo o serviço de sempre, quando fui me limpar tinha sangue no papel. E não pouco, muito sangue. Levantei e olhei pro vaso, tava aquela chacina, todo pintado de vermelho. Já liguei o alerta!

Meu pai já teve problema de hemorroidas, não lembro se ele descobriu com a mesma idade que eu, mas foi empurrando com a barriga, levando por anos e anos, até que chegou o ponto em que ele sentia dor pra fazer tudo. De pé, sentado, pra dormir... aí ele teve que fazer cirurgia. Melhorou e nunca mais.

Liguei pra ele, trocamos uma ideia sobre os sintomas que ele tinha e que eu estava tendo. Ele me passou umas dicas sobre a alimentação (tive que cortar totalmente o orégano, meu tempero favorito. Também eu tacava orégano em tudo!), e aí resolvi marcar uma consulta pra dar uma olhada.

Não consegui a consulta de imediato, mas já fui colocando em prática as mudanças alimentares, e coisa foi melhorando. Faltando uma semana pra ver o médico, parou de sangrar. E seguiu assim. Aí bateu aquela vontadezinha de desmarcar, aquele pensamento cretino "ah, eu já melhorei mesmo, nem precisa!". Lutei contra isso, fiz um esforço e fui lá hoje.

Tive uma conversa rápida com o médico, e aí ele quis me examinar. Levei então a temida dedada. Encurtando o papo, foi bem desagradável, mas não é o fim do mundo. Antes que algum engraçadinho faça piadas, não senti tesão nenhum com o procedimento (ufa!). O médico tratou tudo com muito profissionalismo, até porque acredito que também não deve ser a melhor parte do dia dele.

No fim das contas, me passou mais algumas orientações alimentares, e a princípio é só eu cuidar da alimentação.

Porque eu fiz esse relato desagradável? Porque nós homens em geral temos a tendência de não dar a devida importância às questões de saúde. A gente costuma empurrar com a barriga até não aguentar mais. E nesse estágio, geralmente a solução é mais radical, isso quando ainda há como solucionar. Nós realistas devemos ter em mente que cuidar do próprio corpo é como cuidar de um templo. A fachada é importante, mas a manutenção interna é vital.

A verdade é que estamos tão acostumados a sermos desleixados com a saúde, que temos que fazer força pra ir ao médico e aceitar que não temos o corpo fechado. Problemas irão surgir, e para termos uma vida longa e satisfatória, temos que atentar para qualquer coisa fora do normal no funcionamento do nosso corpo.
"A mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar."
Tyrion Lannister

  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
***
Mensagens: 1,454
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
Registrado: Jan 2015
#6
12-07-2016, 05:34 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 12-07-2016, 05:38 PM por Gilgamesh.)
"Não consegui a consulta de imediato, mas já fui colocando em prática as mudanças alimentares, e coisa foi melhorando. Faltando uma semana pra ver o médico, parou de sangrar. E seguiu assim. Aí bateu aquela vontadezinha de desmarcar, aquele pensamento cretino "ah, eu já melhorei mesmo, nem precisa!". Lutei contra isso, fiz um esforço e fui lá hoje."

Isso aí é aquela programação mental que nos obriga a ser fortes, o "seje homem", somado ao medo natural de ter que lidar com algo sério que fuja ao nosso controle. Parabéns Avenger, porque nós temos que entender que o quanto antes lidarmos com um problema, tanto mais cedo teremos a noção do seu tamanho, e a possibilidade de resolve-lo mais facilmente.

Quanto ao tópico, minha sugestão, é de que se deve fugir de bacias sanitárias pretas. Optem sempre pelo branco, até porque é a única cor que você acha em todos modelos e sempre é mais barata. E se você possui uma bacia marrom em casa, troque.

  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Usuário Banido
*
Mensagens: 1,021
Tópicos: 2
Curtido: 400 vezes em 244 posts
Posts que curtiu: 393
Registrado: Jul 2015
#7
18-04-2020, 08:05 PM
Aquelas bebidas que possuem lactobacilos vivos (conhecidas pela ,marca "yakult", mas há outras marcas mais baratas e em embalagens maiores) fazem um bem tremendo!

  •
Procurar
Responder
Offline frost
Indecente
***
Mensagens: 364
Tópicos: 11
Curtido: 41 vezes em 30 posts
Posts que curtiu: 9
Registrado: Nov 2014
#8
06-07-2020, 10:13 AM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 06-07-2020, 10:13 AM por frost.)
Oq fez um bem danado pra mim foi parar totalmente o consumo de açúcar. Vivia fudido com azia, mal estar, péssima digestão.... 20 dias depois de parar de consumir açúcar meu processo digestivo tá 100%, fora os outros benefícios.
   "Etre fort pour être utile
   
" Aprendi que não só que amor de cu é rola, mas que de vagina é rola e bago..." - Kham, Praga
                       
"PROMETA AMOR PARA A META METER" - Kham, Praga              

  •
Procurar
Responder
Offline Thomas Anderson
Búfalo
**
Mensagens: 92
Tópicos: 6
Curtido: 35 vezes em 21 posts
Posts que curtiu: 4
Registrado: Aug 2016
#9
06-07-2020, 10:42 PM
Chá de Sene uma vez por semana...

  •
Procurar
Responder
Offline Reckless Nagati
Eterno Aspira
Mensagens: 77
Tópicos: 3
Curtido: 33 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jun 2018
#10
07-07-2020, 12:00 AM
Interessante, podia criar um tópico sobre dsts também, é um papo interessante que muitos não tem conhecimento de várias doenças..
Vivemos em uma geração de pessoas fracas, onde tudo tem que ser abafado porque é ofensivo, inclusive a verdade...
1 usuário curtiu o post de Reckless Nagati:
  • Vendedor Pobre
Procurar
Responder
Offline Vendedor Pobre
Búfalo
**
Mensagens: 239
Tópicos: 15
Curtido: 48 vezes em 35 posts
Posts que curtiu: 775
Registrado: Jul 2016
#11
07-07-2020, 01:22 AM
Bah bom tópico, eu tenho ansiedade e isso me deixou mal do intestino, com síndrome do intestino irritado e até suspeita de câncer...
 

  •
Website Procurar
Responder
Offline Thomas Anderson
Búfalo
**
Mensagens: 92
Tópicos: 6
Curtido: 35 vezes em 21 posts
Posts que curtiu: 4
Registrado: Aug 2016
#12
08-07-2020, 02:50 PM

  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Saúde Confrades, Saúde! J. Martins 0 2,105 21-09-2013, 02:38 PM
Última Mensagem: J. Martins

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
2 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2021 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo