PROPAGANDA

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 3 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Respostas: 7,318
Resposta: #161
RE: [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos
Não se esqueçam da área de venda de roupas (Marisa, Arezzo e Le Lis) rs

Telefonia no Brasil sempre será complicado. Impressionante como no Brasil os caras conseguem ser idiotas administrando empresas de telefonia, meu deus...

No mais o lance, pelo q eu tou vendo, é sempre ir vendo as empresas q tem um bom lucro e investir nelas, afinal a qqer momento o governo pode meter a mão nelas e fuder com a parada a curto prazo. Se ela já vem dando mostras de bons lucros, provavelmente é pq ela tem uma boa/excelente administração e não é difícil q eles se safem da roubada do governo com o tempo. Isso pra investimento a longo prazo, claro.

O estado atual de degradação moral, de desintegração social e de podridão cultural é precisamente o resultado de uma tolerância demasiada e, acima de tudo, errônea e equivocada. Ao invés de todos os habituais democratas, comunistas e adeptos de estilos de vida alternativos serem rapidamente isolados, excluídos e expulsos da civilização (de acordo com os princípios dos contratos), eles são tolerados pela sociedade.

Hans-Hermann Hoppe, Democracy: The God That Failed

Não pode haver tolerância para com as feminazis e os cavaleiros brancos em uma ordem social da Real. Eles deverão ser fisicamente separados e removidos do fórum, por assim dizer.

Barão-Hermann Hoppe, Democracy is my dick
07-02-2013 08:02 PM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Lawyer Offline
Búfalo
**

Respostas: 93
Resposta: #162
A OI seria uma bela vaca leitera, pena que só cai.
No mercado de ações que manda a real é o Bastter, sugiro sempre os vídeos dele no youtoba!
09-02-2013 01:02 AM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #163
Eu tou acompanhando o Bastter (a Rico ainda tem uma parceria com eles, então consigo alguns conteúdos extras do site, maravilha!), porra, mt foda os conselhos dele. Geralmente curtos, grossos e diretos ao ponto. Outro cara q eu curto mt é o Leitão, até comprei o livro dele esses dias.

Só pra testar, aqui vai o resuminho da minha operação:

CMIG4, ETER3 e FJTA4 tão meio em baixa na bolsa, mas o q importa com elas é o lucro q elas geram, e isso as 3 estão indo mt bem, obrigado.

A minha EVEN3 só subindo, como previsto. Já ganhei 24 cents por ação com ela. Nesse ritmo, até o fim do mês eu fecho o meu trade com ela.

Meu próximo trade, se td correr bem com a EVEN, é comprar 2 lotes LLIS3 q só tão subindo neste início de ano (só essa semana deve ter subido uns 20%), isso claro se essa tendência prosseguir. E com os lucros obtidos com esse trade da even comprar algumas Portobelos, q tão baratinhas por enquanto e a empresa tá vindo de 2 anos mt bons. Com o aporte do mês comprarei algumas POMOs ou BBASs, ainda tou decidindo.

O estado atual de degradação moral, de desintegração social e de podridão cultural é precisamente o resultado de uma tolerância demasiada e, acima de tudo, errônea e equivocada. Ao invés de todos os habituais democratas, comunistas e adeptos de estilos de vida alternativos serem rapidamente isolados, excluídos e expulsos da civilização (de acordo com os princípios dos contratos), eles são tolerados pela sociedade.

Não pode haver tolerância para com as feminazis e os cavaleiros brancos em uma ordem social da Real. Eles deverão ser fisicamente separados e removidos do fórum, por assim dizer.

09-02-2013 12:34 PM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
John Romano Offline
General das Legiões do Leste

Respostas: 4,371
Resposta: #164
Gosto muito do blog do Leitão. Ele fala de um jeito muito bacana e com muita didática.
To pensando seriamente em fazer o curso dele. É meio caro, mas acho que vale a pena.

Liberta-te de todas as fantasias. Deixa de ser uma marionete da paixão.
Aprende a reconhecer cada experiência pelo que ela é, quer seja tua ou de outrem.
Divide e classifica os objetos dos sentidos em causa e matéria.
Deixa o comportamento incorreto do teu vizinho com ele mesmo, que foi quem o iniciou.

Meditações, do Imperador Marcus Aurelius. Livro VII, v. 29. Séc II d.C.
09-02-2013 02:36 PM
Peregrino Offline
Búfalo
**

Respostas: 61
Resposta: #165
Eu tô é esperando um escândalo em relação à Petrobrás.

Tem todos os sinais de desvio de verba pra financiar campanha, ou qualquer porra assim.
09-02-2013 02:51 PM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #166

Dicas muito boas pro cara q tá iniciando em Bolsa de Valores.

Aliás, o canal do Bastter tem uns vídeos mt bons. Tou até baixando aqui em mp3 um monte deles pra ouvir com mais calma depois.

http://www.youtube.com/user/Bastter/videos?view=0

12-02-2013 04:10 PM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #167

Outro vídeo bom pra iniciante. Uma real atrás da outra.

12-02-2013 04:38 PM
Simple Man Ausente
Búfalo
**

Respostas: 337
Resposta: #168
Bom Dia. Boa Tarde. Boa Noite.

Li todas as 9 páginas desse fórum, sugiro ao recém chegado que faça o mesmo.

Se tiver preguiça informo que já começa mal. O assunto aqui tratado exige disciplina, força de vontade, senso de curiosidade latente.

Portanto leia tudo!

Na verdade tenho pouco a acrescentar, já se falou muita coisa importante. O resto é por conta do interesse de cada um. Destine pelo menos 1 hora por dia para ler esse fórum e suas indicações, valeu, vale e valerá a pena.

Pratique os conhecimentos aqui adquiridos de fato na sua vida. Tire suas dúvidas aqui e com os sites referenciados. Pergunta insensata é aquela que existe e não é feita. Em tempo será respondido.

Tente baixar os textos, assimilar as orientações. Não existe mal algum em querer estar de bem com o órgão mais sensível do homem, que no caso sem dúvida, é o bolso.

Espero que os demais confrades participem. Não se trata de apenas de bolsa de valores, mas, também de finanças pessoais.

Para isso estou postando essa resposta para referenciá-lo em 'tópicos recentes', 'novas respostas' e 'respostas recentes'. Mesmo que seja por poucos dias, ainda sim vale a pena. Tentarei postar alguma coisa aqui uma vez por semana para sempre chamar a atenção dos demais.

Precisamos que os confrades tenham boa convivência com o dinheiro e sucesso financeiro. Sempre haverá a necessidade de aprender em como lidar com o dinheiro.

Peço, também, que relembrem o que foi orientado pelo confrade John Romano:

(03-10-2011 11:35 PM)John Romano Escreveu:  Área para trocar informações sobre desenvolvimento financeiro, investimentos e economia pessoal.

Sintam-se à vontade para perguntar e sugerir investimentos e estratégias, desde que fique clara a seguinte política de segurança financeira do fórum:

- Investimentos financeiros e Mercado de ações têm riscos de lucro ou prejuízo;

- Cada um é responsável por suas atitudes e decisões relativas aos próprios investimentos, não podendo imputar responsabilidade aos administradores, moderadores ou demais membros deste fórum;

- Comentários aqui expostos apenas devem ser tomados apenas como apoio para a tomada de decisão individual;

- As decisões relativas a dinheiro sempre são suas, como leitor, visitante, comentarista ou investidor;

- Cada um é responsável pelo conhecimento aqui adquirido e aquilo no que se baseia sua própria estratégia de investimento.

Ademias, dentre as referências citadas pelos confrades, acredito que, após ler as páginas anteriores do fórum, seria fundamental acessar os links colocados no spoiler:

Spoiler
Confrade Mateus Silva:
Meu Bolso em Dia|Febraban

Confrade John Romano:
Leitão em Ação|Blog Sobre Bolsa de Valores
Dinheirama|Educação Financeira ao Alcance de Todos
Iniciante na Bolsa
Clube do Pai Rico
Advanced Financial Network Brasil

Confrade user banido:
Os links que ele disponibilizou já estão indisponíveis. Porém podem ser encontrados aqui:
Curso Análise Fundamentalista em DVD|Parte 1
Curso Análise Fundamentalista em DVD|Parte 2

Para quem quer saber do que se trata a "Análise Fundamentalista" recomendo esses sites:
Vale a pena a analise fundamentalista?
Como funciona a analise fundamentalista?
Combine as análises técnica e fundamentalista na hora de montar sua carteira
Análise técnica de ações

Confrade Gekko:
Viver de Renda|Disciplina. Inteligência. Paciência.
Análise Técnica escrito por Márcio Noronha | Opção de Download 1
Análise Técnica escrito por Márcio Noronha | Opção de Download 2
Tesouro Direto
BMF Bovespa Corretoras
BMF Bovespa Simulador de Compra e Venda de Ações

Confrade Barão_Kageyama:
Compras de Ações na Bolsa de Valores para o Iniciante
MILK11 - Vamos Parar de Palhaçada!!!

Caso exista algum termo que não conheça, digníssimo confrade, ou queira acompanhar a leitura desse fórum de maneira mais orientada, acesse.

Termos Técnicos:
Bovespa|Glossário
Dicionário Financeiro UOL Economia
Dicionário Scalper Trader UOL Economia

Gírias:
Momento Investidor
Blog das PME's

Livros:
Momento do Investidor
Finanças Pessoais

Finanças pessoais:
Blog Finanças Pessoais
Uol Economia

Para Investidores em Nível Básico e Médio sugiro ir - no óbvio - na BOVESPA:
Mercados de Ações
Cursos on-line e presenciais
TV BMeBOVESPA
Simuladores da Bolsa
Biblioteca José Ulpiano de Almeida Prado
Papo de Bolsa
Página Principal

Boa leitura a todos.

Fé, Força e Honra!

Tudo é vaidade.
Clique no texto em azul e saberá mais.
(Resposta editada pela última vez em: 20-02-2013 12:24 PM por Simple Man.)
12-02-2013 11:54 PM
Destro
Visitante

Resposta: #169
RE: [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos - AudioBook
(09-12-2011 07:01 PM)user banido Escreveu:  
[Imagem: investimentos-inteligentes.jpg]

Spoiler
Todos já sonhamos em conquistar nosso primeiro milhão de reais. Trata-se de uma cifra mágica que representa a tão desejada independência financeira. Para muitos, porém, é também uma espécie de desafio intransponível. Em Investimentos inteligentes, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi prova que alcançar o número mágico não tem nada de impossível e que, com a postura certa, podemos multiplicá-lo e transformá-lo em muitos milhões. Com as carreiras cada vez mais curtas e a vida cada vez mais longa, buscar a independência financeira é uma questão de sobrevivência. E qualquer pessoa pode alcançá-la ou mesmo chegar ao seu primeiro milhão se souber investir de forma inteligente ? ou seja, escolhendo investimentos com os quais se sinta à vontade. Investimentos inteligentes, portanto, não ensina quais os segredos do melhor investimento do mundo, mas nos ajuda a descobrir qual a forma de investir mais indicada para cada um de nós. Cerbasi não dá o peixe, ele nos ensina a pescar.

http://www.fileserve.com/file/BfjkBSf/96...erbasi.rar

user banido ,você podia escrever textos sobre este assunto é bem interessante .
13-02-2013 10:47 AM
Citar esta mensagem em uma resposta
Lawyer Offline
Búfalo
**

Resposta: #170
Bastter arregaça com os manginas da bolsa!!!
Falando em mangina tomei um fumo e fui stopado em OGX, fui mexer com mico e acabei fudido!
Tem shortseller pesado vendendo o titio Eike e seus pastéis de vento.
Dow Jones topo eterno, aquí fundo eterno, PT manda abraços.
Só que se Dow romper forte os 14000 e PT sair do poder nas próximas eleiçoes, aí será oportunidade rara, tem coisa a preço de 2008 subprime.
Agora imagina Dow arregar esse topo e cair forte, mais oportunidade.
16-02-2013 02:31 PM
Lawyer Offline
Búfalo
**

Resposta: #171
Não é terrorismo, mas considerem muito esse gráfico do Dow Jones antes de assumir posição comprada a LP.
Já são mais de 4 anos de mercado bull. E vejam a parte de baixo sobre o volume de negociações, vejam que na queda o chamado smart money entra forte, na subida o volume mingua e vai pelo embalo. Quem joga a LP reforça compra em fortes quedas.
[Imagem: z?s=%5eDJI&t=5y&q=c&...;region=BR]
(Resposta editada pela última vez em: 16-02-2013 02:42 PM por Lawyer.)
16-02-2013 02:42 PM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #172
Eu também quase que me fodo com OGX. Uns dias antes de eu começar a comprar, a ogx tava dando umas ociladas loucas e achei q dava pra tirar uma grana legal nela. Ainda bem q não caí nessa rs

Enquanto isso minhas EVEN3 indo mt bem. Teve uma queda um pouco acentuada ontem, mas ainda tou numa boa. Capaz q na segunda recupera td q caiu hj. Ou não rs

16-02-2013 03:15 PM
Simple Man Ausente
Búfalo
**

Resposta: #173
Dia.Tarde.Noite.

Confrades...
Acredito que consegui organizar e atualizar os endereços que reuni dias atras. Peço que verifiquem o spoiler, caso queiram.

Tudo é vaidade.
20-02-2013 12:28 PM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #174
Putz, só pra me deixar "daquele jeito", minhas EVENs deram uma queda doida esses dias. Perdi mais de 5% só de sexta pra cá, e isso pra um papel q não tava faltando mt pra atingir a minha meta de venda rs

Vai entender. Não tou vendo nenhuma notícia q justifique uma porrada de gente vendendo. Ontem msm teve um nº meio alto de negócios dela. Mas q se foda rs

Mas tou de boa. A empresa é sólida e por enquanto tem espaço aí pra crescer até os 12, 13 reais sem stress, pelo q eu tou vendo pela tabela de lucros x ação lá do site do Bastter. Vai ver é povinho com medo pq o papel tá atingindo alta histórica (pelo q eu li foi uns 11 reais a um tempo atrás) e fica alvoroçado pra sair do negócio. Por mim, a não ser q a empresa faça alguma cagada mt grande, eu tou de boa com esse papelzinho.

20-02-2013 12:35 PM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #175
Haha, mais um miquinho disparando e que vai tirar grana de mt sardinha trouxa: BIOM4 e 3. Quase 80% de valorização essa semana.

Vamo aos gráficos:

[Imagem: biom41.jpg]

A sardinhada, é claro, comprando papel q não acaba mais rs (em vermelho)

Aí quando olhamos o histórico dela, vemos que em 2007 ela aprontou uma dessas:

[Imagem: biom42.jpg]

E qdo olhamos os fundamentos disso aí, o q temos:

[Imagem: biom43.jpg]

Nenhum ano com lucro e com patrimônio negativo!!!

É bem como o Bastter fala em seus vídeos: é só um papel dar esse pulo q magicamente a empresa vai virar uma nova Vale. Já vi nos fóruns gente falando q alguma grande empresa do setor farmacêutico vai fazer parceria com ela, q o estado de MG vai só comprar insulina dela, etc. É impressionante!

Bonito vai ser essa rapaziada q comprou a 9 conto pensando em 'investimento" vendo esse treco voltando lá pros 4 reais daqui uns dias hahahaha

Se eu tivesse bastante grana sobrando eu teria comprado um pouco só pra arrancar uns 15% de lucro nas costas dessa sardinhada rs

20-02-2013 01:48 PM
Abreu Offline
Veterano

Respostas: 1,104
Resposta: #176
Confrades estava dando uma olhada neste site e gostaria compartilhar com vcs.

http://investidorderisco.blogspot.com.br...entos.html

Como Iniciar Seus Investimentos: Objetivos e Orçamento.

Amigos Investidores de Risco o objetivo deste post é apresentar uma alternativa para quem deseja iniciar no mundo dos investimentos e não sabe como e por onde começar. Poupar é uma escolha e representa a troca de um consumo imediato por um consumo futuro. Em sã consciência, ninguém poupa pelo orgulho de se tornar o defunto mais rico do cemitério, mas para atingir objetivos que lhe tragam benefícios em algum momento.

O primeiro passo para iniciar os investimentos pessoais é identificar a troca que está sendo feita, qual será o consumo futuro que justifica abrir mão de um consumo imediato. São inúmeros os objetivos que motivam as pessoas a poupar, como a compra de um veículo, entrada de um imóvel, formação de um colchão de segurança, casamento, faculdade, especialização, aposentadoria... Encontrou os seus objetivos nesta lista? Faça sua própria lista e materialize-a. Escreva seus objetivos com o máximo de detalhes possível, de preferência com ilustrações, e revisite o texto com frequência de forma a manter-se focado e motivado nestas realizações.

Identificados os objetivos que o motivam a poupar, é hora de definir como chegar lá. Para isso será necessário fazer o seu orçamento pessoal. Se os objetivos são familiares, faça o orçamento familiar. Neste caso é de extrema importância que todos participem de forma a se motivarem e se comprometerem com os objetivos.

Para fazer o orçamento, liste todas as receitas, despesas, dívidas e investimentos, das mais importantes as mais corriqueiras. Organizar as contas significa ter um retrato real de como vão suas finanças e possibilita conhecer a qualidade dos seus gastos e uma projeção futura de sua situação financeira. Se suas despesas são maiores que suas receitas, o sinal de alerta está ligado e o futuro pode ser assustador.

Focando na lista de suas despesas, classifique-as como necessárias, desejáveis e supérfluas. Sem pestanejar, faça um trato consigo mesmo: corte as supérfluas! Olhe para as desejáveis com olhos críticos... elas retardam a realização de seus objetivos... você realmente deseja este consumo imediato? Você troca alguns anos a mais para realizar seus objetivos por este consumo? Exclua desta lista, todos cuja resposta for não!

Neste ponto você já terá um orçamento completo. Sua situação financeira nunca estará tão clara! Você conhecerá suas receitas, suas despesas necessárias e desejáveis (mantenha esta classificação e a reavalie periodicamente), suas dívidas, seus investimentos atuais e qual é o montante disponível para investir na realização de seus objetivos!!! Então o que está esperando? Mãos à obra! Há muito trabalho a ser feito!
21-02-2013 11:44 AM
Simple Man Ausente
Búfalo
**

Resposta: #177
Editado.

Tudo é vaidade.
(Resposta editada pela última vez em: 29-11-2013 02:22 PM por Simple Man.)
21-02-2013 01:44 PM
Heavy Metal Offline
Búfalo
**

Respostas: 260
Resposta: #178
Amigos,

Eu recomendo fortemente que todos que se interessem por investimentos, passem a ler e participar do site do Bastter.
Como disse o confrade, é uma real atrás da outra, em termos de investimento.

Abraços,
21-02-2013 01:56 PM
Abreu Offline
Veterano

Respostas: 1,104
Resposta: #179
E AI SIMPLAO COMO VC TA AMIGO DE BOA?

CONFRADE HEAVY METAL VOU PESQUISAR SOBRE ESSE INVESTIDOR.

OBRIGADO
21-02-2013 02:09 PM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #180
Dois bons textos pros aspiras q nem eu:

Dados Isolados Não Importam

Spoiler
Quando um investidor decide formar uma carteira de longo prazo, ele tem em mãos diferentes dados para fazer suas análises e verificar se as empresas que ele deseja ser sócio realmente devem entrar para o seu portfolio.
Alguns dos dados mais comentados tanto por iniciantes quanto por profissionais são preço atual da ação, receita da empresa, a relação preço/lucro, o valor patrimonial por ação e a taxa de distribuição de dividendos.
Todos esses e outros, geralmente são interpretados de forma errada.

Existem investidores que olham para uma empresa que tem uma receita gigantesca e já acham que é lucro certo porque ela vende muito, outros acreditam que somente ter altos dividendos bastam para que a empresa seja a ideal. Há os que olham apenas para o famoso P/L, determinam um valor e pronto: "com P/L abaixo de 10 eu entro forte".

Infelizmente não é tão simples assim, dados isolados não importam para a análise. Os dados acima, por exemplo, quando analisados isoladamente podem até levar o investidor a escolher empresas ruins:

- Preço:
O preço sozinho não quer dizer nada, só porque determinada empresa custava 12 reais há 3 anos atrás, não significa que por estar custando 4 reais agora, é hora de comprar. Nesses 3 anos tudo pode ter acontecido, a empresa pode ter duplicado suas dívidas, pode estar dando prejuízo. Se olhar apenas o preço da ação negociado atualmente, correrá o risco de comprar lixo.

- Receita:
"Tal empresa é a maior vendedora do seu segmento no mundo. A receita é gigantesca" - E daí? De que adianta se a empresa vender muito mas não conseguir um lucro decente ou pior, conseguir dar prejuízo. Se a receita for imensa e o lucro não está aparecendo, tem que ver se ela não tá gastando demais, dando bônus demais para diretoria, doando grana demais para campanhas políticas, etc. Receita grande sozinha não quer dizer nada.

- P/L - relação preço/lucro:
Essa é a variável mais famosa da análise de empresas mas, sozinha ela não importa. A divisão do preço pelo lucro por ação. Exemplo: se a ação A estiver sendo negociada por R$ 24,00 e o lucro por ação (normalmente anual) for R$ 3,00 então o índice P/L é 24/3=8.
Isto significa que o capital de R$ 24 investido na compra, será retornado em 8 anos desde que o lucro se mantenha o mesmo durante esse período. É aí que a maioria erra, os 'adoradores do P/L' esquecem que o lucro pode cair.

Outro erro é que, quem só compra ação com P/L baixo cria restrição às ações com P/L alto e desta forma deixam de comprar empresas fortes que mantém lucro crescente pelos anos ainda que o preço da ação suba de forma proporcional.

Ou seja, imagine que a ação B seja negociada por R$4,00 e seu lucro por ação é R$0,20 o que dá P/L = 20. Muitos deixam de fazer essa compra, achando ruim o retorno do capital somente em 20 anos. Porém, 12 anos depois a mesma ação está sendo negociada por R$40 e o lucro está em R$2. Isso resultaria no mesmo P/L=20, mas note que o capital investido nas ações multiplicou-se por 10 e a empresa teve um belo aumento no seu lucro, esbanjando saúde financeira ao multiplicar este lucro em 10 vezes.

Certamente os investidores nesta empresa estariam bem felizes por ter decuplicado a parte do patrimônio investido em B há 12 anos. A propósito, já comentei um exemplo de empresa que teve evolução semelhante - clique aqui para ler.

- VPA - valor patrimonial por ação:
Outro dado simples de ser verificado mas que sozinho não quer dizer nada é o VPA. Ele é o resultado da divisão do patrimônio líquido da empresa pelo total do número de ações emitidas. Ou seja, o valor real de cada "pedaço" da empresa.

Teoricamente, se você compra uma ação por um preço abaixo do VPA, significa que você está aproveitando um desconto. Atenção para o teoricamente, pois se o mercado está precificando a empresa abaixo de seu valor uma das duas coisas está acontecendo: ou realmente uma ótima oportunidade apareceu ou o mercado percebeu que tal empresa realmente tem valor menor e portanto o VPA baixo seria um sinal ruim.
Desta forma, cuidado com "preço tá abaixo do VPA, é hora de comprar". Pode ser o contrário.

- DY - dividend yeld:
São muitos os textos que afirmam que investidores deveriam procurar sempre por dividendos altos. Se uma empresa tem sua ação custando R$60,00 e ela pagou nos últimos 12 meses R$2,00 por ação de proventos isso resultará num dividend yeld de 3,33% (2/60). Algumas pessoas abrem mão de várias empresas boas pelo simples fato de não ter um DY que lhes agrada.

Mas, faça o seguinte exercício, imagine duas empresas A e B. Um investidor aloca 100 mil em A com DY de 5%. Outro investidor coloca os mesmos 100 mil em B sem se importar com outros dados da empresa só prestando atenção em um DY de 10%. Com DY se mantendo igual no outro ano, o primeiro recebe 5 mil em dividendos e o outro 10 mil. Porém, anos depois o lucro da empresa A está 8 vezes maior, as ações seguem o mesmo ritmo, e o investidor de A recebe agora 40 mil reais. Enquanto isso, o investidor de B segue com lucros estáveis como no passado, em uma empresa que paga alto DY mas por ser defensiva tem pouco crescimento e ele continua recebendo 10 mil reais em proventos.

Esse exemplo mostra como o importante é uma empresa que evolua. Ter DY alto hoje não garante nada amanhã. Ter DY baixo, pode ser até uma vantagem, pois se a empresa distribui poucos dividendos ela pode estar usando o dinheiro para coisas melhores como investimento em novas tecnologias, etc.
Portanto, cuidado com as "dicas quentes" do tipo "ação tal está com P/L abaixo de 9", ou "empresa tal está sendo negociada abaixo do valor patrimonial", ou ainda "o negócio é encher a carteira daquela empresa que paga altíssimos dividendos"... Analisar empresas pode ser simples, você não precisa necessariamente ser um mestre em finanças e economia para formar uma pequena carteira pessoal para o longo prazo. Escolha empresas com lucros crescentes e consistentes, dívida baixa, rentabilidade e margem boas. Mas não olhe nenhum dado isoladamente.

O pequeno investidor precisa se afastar da manada que acha que basta olhar um único número e pronto. Se fosse assim, virava renda fixa.

fonte: http://www.aprendizdomercado.com.br/2012...ortam.html

Quedas na bolsa - E daí?

Spoiler
Este post é marcado pelo dia em que as famosas "ações defensivas" despencaram na bolsa. Quedas como de Cemig (-19,93%) e Transmissão Paulista (-24,36%) chamaram a atenção de todo o mercado hoje.

O que mais se viu foram sócios minoritários preocupados como se o mundo tivesse acabado. Pessoas que possuem mais da metade de sua carteira de ações formada por empresas de energia elétrica.

Aí surgem as perguntas: a culpa é de quem? Por que isso aconteceu? A bolsa é um perigo?

A respostas são simples, a bolsa não é perigo algum quando você faz as coisas direito, ela é apenas mais uma forma de investir seu dinheiro e remunerar seu patrimônio. Aconteceu porque é totalmente normal, porque é renda variável. E como diz um amigo meu "renda variável não varia só para cima".

Em relação à culpa, esta é exclusivamente do próprio investidor. Culpa dele por não procurar saber o que está fazendo, por ter preguiça em pesquisar um pouco sobre como investir e em que investir. Afinal, se uma pessoa decide colocar mais da metade da carteira em um único setor ou, pior, em uma única empresa, só pode estar procurando problemas e no mínimo tá um pouco perdido na bolsa.

No caso das elétricas, essa exposição errada e exagerada acontece pela falácia das ações defensivas. Uma ação, seja de qualquer empresa é um ativo que possui um valor que NÃO é fixo. Para se defender fazendo reserva, utilize a renda fixa.

Parece óbvio, mas as pessoas esquecem disso. E não estou falando apenas de iniciantes em bolsa. É uma pena que até mesmo muitos profissionais insistem em falar de ações como se elas fossem ativos de renda fixa.

Cabe ao pequeno investidor de uma vez por todas esquecer as cotações das ações e pensar nas empresas que estão por trás daquele código formado por letras e números. Independente de quanto varia no curto prazo a cotação de uma ação, é preciso pensar apenas em uma coisa: os dados daquela empresa.

Mesmo que tivessem descoberto que à partir de hoje não consumiremos mais energia elétrica, que usaremos apenas velas e lamparinas e que as ações de todas as empresas deste setor valem 0,01 centavo, tudo o que você tem a perder é o quanto destas empresas você tenha.

Exemplificando, se um pequeno investidor tem 10 empresas em carteira com exposição de exatos 10% do capital total em cada empresa e, dessas empresas ele possui 2 elétricas, tudo que ele tem a perder é 20% de todo o patrimônio. O que não o levaria à falência.

Como na prática ainda continuaremos consumindo energia elétrica e além disso, nenhuma empresa (de qualquer setor) não se torna ruim da noite para o dia, de forma que qualquer investidor tem todo tempo hábil para ir saindo devagar da empresa e re-avaliando a situação, dificilmente alguém irá perder todo percentual que tem naquela empresa.

Então, esqueça as quedas e se preocupe com o mais importante: diversificar. E fazer isso selecionando boas empresas de setores diferentes. Desta forma, as quedas (normais) que sempre existirão, não lhe trarão qualquer preocupação.

Bons investimentos.

fonte: http://www.aprendizdomercado.com.br/2012...e-dai.html

21-02-2013 05:23 PM
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  [FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores Gekko 213 68,525 13-12-2016 02:40 PM
Última Resposta: gokixa
  Investimentos interncaionais Diamante 14 1,568 28-05-2016 07:41 PM
Última Resposta: gladiador
  [Materiais] Economia e Finanças Eskillo 48 14,274 10-01-2016 11:59 AM
Última Resposta: Aquiles
  [Investimentos bufalescos] Os 4 Cavaleiros da Pobreza barãozin 18 2,046 07-01-2016 12:32 AM
Última Resposta: Diamante
  Economia 101 - parte 4 - Índice de Confiança do Consumidor Dumont 1 816 16-11-2015 10:19 PM
Última Resposta: Gilgamesh

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes