• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Esqueci a Senha

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças [FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores
Páginas (12): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Seguinte »
Pular para página 
  • 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 11 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
19-05-2015, 01:07 AM
Galera, quem tá começando, e poupou menos de 10k, eu recomendo ficar na Renda Fixa. Tenham paciência, façam seus colchões de segurança (6 a 12 vezes suas despesas fixas), peguem todos os macetes das LCIs, CDBs, e Tesouro Direto.

Digo isso porque Renda Variável é pra quem tem estômago, não é fácil aplicar seu dinheiro na ação XPTO, e depois ver ela ter seguidas quedas. Leiam muito a respeito, a blogosfera é cheia de informação, entendam tudo de mercado de ações, pra aí sim colocar seu dinheiro nisso.

E fujam da análise gráfica (ou análise técnica). Os corretores ficam tentando adivinhar se a ação vai subir ou cair com base em desenhos que eles enxergam no gráfico da ação. É impossível prever com segurança o movimento dos preços. O mercado é dinâmico e tem vida própria.

Bons negócios.

•
Procurar
Responder
Offline Dark Avenger
Veterano
Tópicos: 5
Curtido: 0 vezes em 0 posts
19-05-2015, 01:23 AM
(19-05-2015, 01:07 AM)Mr. Black Escreveu: Galera, quem tá começando, e poupou menos de 10k, eu recomendo ficar na Renda Fixa. Tenham paciência, façam seus colchões de segurança (6 a 12 vezes suas despesas fixas), peguem todos os macetes das LCIs, CDBs, e Tesouro Direto.

Digo isso porque Renda Variável é pra quem tem estômago, não é fácil aplicar seu dinheiro na ação XPTO, e depois ver ela ter seguidas quedas. Leiam muito a respeito, a blogosfera é cheia de informação, entendam tudo de mercado de ações, pra aí sim colocar seu dinheiro nisso.

E fujam da análise gráfica (ou análise técnica). Os corretores ficam tentando adivinhar se a ação vai subir ou cair com base em desenhos que eles enxergam no gráfico da ação. É impossível prever com segurança o movimento dos preços. O mercado é dinâmico e tem vida própria.

Bons negócios.

Eu ainda vou achar um jeito de usar meus conhecimentos de matemática, estatística, otimização e programação pra me ajudar a modelar esses cenários.

Claro que deve ser impossível prever com exatidão, mas acho que deve haver um jeito de usar modelos estocásticos ou técnicas de simulação pra achar intervalos de confiança. Acho que séries temporais devem ser bastante empregadas também.

E otimização, por exemplo, você tem X reais que podem ser investidos de trocentas formas diferentes, creio que deva ser usado por aí o método simplex pra resolver esse problema, ou talvez algoritmos de busca local, tabu search, simulated annealing, sei lá.

Quando eu tiver mais afiado nessas técnicas e com recursos e tempo disponível, vou tentar algum esforço nesse sentido.

•
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 145
Curtido: 68 vezes em 58 posts
19-05-2015, 09:09 AM
(19-05-2015, 01:23 AM)Dark Avenger Escreveu:
(19-05-2015, 01:07 AM)Mr. Black Escreveu: Galera, quem tá começando, e poupou menos de 10k, eu recomendo ficar na Renda Fixa. Tenham paciência, façam seus colchões de segurança (6 a 12 vezes suas despesas fixas), peguem todos os macetes das LCIs, CDBs, e Tesouro Direto.

Bons negócios.

Eu ainda vou achar um jeito de usar meus conhecimentos de matemática, estatística, otimização e programação pra me ajudar a modelar esses cenários.

Claro que deve ser impossível prever com exatidão, mas acho que deve haver um jeito de usar modelos estocásticos ou técnicas de simulação pra achar intervalos de confiança. Acho que séries temporais devem ser bastante empregadas também.

E otimização, por exemplo, você tem X reais que podem ser investidos de trocentas formas diferentes, creio que deva ser usado por aí o método simplex pra resolver esse problema, ou talvez algoritmos de busca local, tabu search, simulated annealing, sei lá.

Quando eu tiver mais afiado nessas técnicas e com recursos e tempo disponível, vou tentar algum esforço nesse sentido.

Cara, vai por mim, o Black tá certo. A análise gráfica beira a quiromancia. Repara se os grandes investidores são grafistas... Não, eles são, via de regra, adeptos do value investing. Não compram ações pensando nelas como papéis e sim pensando nelas como empresas. Se a empresa é boa, você compra. Se não é, você não compra. A longo prazo, a cotação da ação vai acompanhar o desempenho da empresa. No curto prazo, tudo pode acontecer.
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 574
Curtido: 275 vezes em 146 posts
Posts que curtiu: 41
19-05-2015, 10:23 AM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 19-05-2015, 10:26 AM por barãozin.)
Eu comecei com 3k e comecei logo com ações. E não me arrependo nem um pouco. Tanto que renda fixa só tenho a título de diversificação e é só um tantinho.

Por mim o cara pode começar até com cenzinho, aliás é até bom começar com pouquinho enquanto vai aprendendo.

E uma coisa que aprendi lendo sobre análise gráfica é uma só: leitura de gráfico é só 10% do problema. O que pega mesmo é CONTROLE DE RISCO. Pq basicamente trades vc até pode ter uma ideia de quando entrar e sair através de análise gráfica, porém tem dias que até a melhor análise gráfica do mundo vai errar vergonhosamente. Então, o q salva o teu rabo é apenas controle de risco.

O cara pode fazer a análise mais básica do mundo (acompanhar cruzamento de médias móveis por exemplo) porém pode ter um excelente desempenho se tiver um controle de risco excelente. Enquanto o contrário levará o cara à ruína em menos de um ano...
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.

•
Website Procurar
Responder
Offline Dark Avenger
Veterano
Tópicos: 5
Curtido: 0 vezes em 0 posts
19-05-2015, 12:16 PM
(19-05-2015, 10:23 AM)barãozin Escreveu: Eu comecei com 3k e comecei logo com ações. E não me arrependo nem um pouco. Tanto que renda fixa só tenho a título de diversificação e é só um tantinho.

Por mim o cara pode começar até com cenzinho, aliás é até bom começar com pouquinho enquanto vai aprendendo.

E uma coisa que aprendi lendo sobre análise gráfica é uma só: leitura de gráfico é só 10% do problema. O que pega mesmo é CONTROLE DE RISCO. Pq basicamente trades vc até pode ter uma ideia de quando entrar e sair através de análise gráfica, porém tem dias que até a melhor análise gráfica do mundo vai errar vergonhosamente. Então, o q salva o teu rabo é apenas controle de risco.

O cara pode fazer a análise mais básica do mundo (acompanhar cruzamento de médias móveis por exemplo) porém pode ter um excelente desempenho se tiver um controle de risco excelente. Enquanto o contrário levará o cara à ruína em menos de um ano...

Se inscreva no ranking do pobreta, queremos acompanhar sua evolução!

trollface trollface

•
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
19-05-2015, 12:55 PM
Meu ranking só interessa a mim e a Receita Federal. yaoming

===

Facebook

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.

•
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
19-05-2015, 05:43 PM
O Barão no ranking do pobreta seria o último sinal do fim dos tempos. Se virem isso, comecem a orar e se arrepender dos seus pecados, pois o armagedom é iminente! kkk
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
31-05-2015, 02:00 PM

Bons negócios.

Comecei a investir em renda fixa com 2k para aprender. Agora estou planejando minha alocação de ativos conforme meus objetivos financeiros.

Larguei o medo de lado e me arrisquei ver o que dá.
"Não se deve pagar o mal com o bem, pois se assim o fizer, com o que pagarás o bem? Aprenda a pagar o bem com o bem, e o mal com a justiça."
Esse é o verdadeiro caminho do guerreiro.

Promover o crescimento pessoal significa dar atenção a tudo na sua vida que impede que você atinja seu pleno potencial. Não devemos confundir alguém que está cercado desses atributos com alguém que aprendeu a  aplicar seus dons de formas valiosas.

O Jovem - A libertação de um Vitimista

Aprendiz da Real e da Vida desde Novembro de 2010 Cool

•
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 14
Curtido: 325 vezes em 213 posts
Posts que curtiu: 13
23-08-2015, 11:02 AM
- Aos Búfalos investidores.

- Sobre investir em ações, gostaria de um comparativo aos confrades investidores. Qual o piso mínimo que vocês utilizam para fazer novos aportes? E com qual frequência?

- No meu caso, meu piso é de R$ 5.000,00

- Meu pensamento de carteira segue da seguinte maneira 40% em renda fixa, 40% em ações e 20% em FI. Meus aportes geralmente são a cada 4 meses.

- Minha pergunta é somente um comparativo para mudar de ideias e fazer uma comparação de aportes e taxas. Talvez algum confrade tenha uma estratégia melhor ou queira tirar dúvidas também.

PS: Um agradecimento ao Barão por seus esclarecimentos pessoais.

•
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
24-08-2015, 10:03 AM
Já tinha conversado com o cara via mp, toda a ajuda pra ele será bem vinda.

===

Facebook

===

•
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
26-08-2015, 07:35 PM
(23-08-2015, 11:02 AM)DiamanteNegro Escreveu: - Aos Búfalos investidores.

- Sobre investir em ações, gostaria de um comparativo aos confrades investidores. Qual o piso mínimo que vocês utilizam para fazer novos aportes? E com qual frequência?

- No meu caso, meu piso é de R$ 5.000,00

- Meu pensamento de carteira segue da seguinte maneira 40% em renda fixa, 40% em ações e 20% em FI. Meus aportes geralmente são a cada 4 meses.

- Minha pergunta é somente um comparativo para mudar de ideias e fazer uma comparação de aportes e taxas. Talvez algum confrade tenha uma estratégia melhor ou queira tirar dúvidas também.

PS: Um agradecimento ao Barão por seus esclarecimentos pessoais.

Já te respondi essa por MP, mas vou responder por aqui novamente para que fique público, até porque aqui eu entendi melhor a sua pergunta do que na MP.

Eu tomo por parâmetro que a taxa de corretagem não ultrapasse 1% do valor da operação. Se a taxa de corretagem é de R$ 5,00, por exemplo, eu evito operações de menos de R$ 500,00. Mas o ideal seria que a corretagem não passasse de 0,5%.

Para um buy and holder, isso não faz assim tanta diferença, mas faz sim alguma diferença. Já para um trader, isso faz MUITA diferença, pois você ganha em escala com a corretagem fixa.
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Offline CR7
Usuário Banido
*
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
26-08-2015, 08:57 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 26-08-2015, 08:58 PM por CR7.)
Confrades, é melhor o mercado fracionário ou integral (sei que um é por lote e o outro não), pra quem está cogitando investir em ações pela primeira vez.

Estou buscando conhecimentos nessa área de investimentos e ainda não entendo muito bem, tanto que estou vendo como funciona no FolhaInvest.

•
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
27-08-2015, 12:00 AM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 27-08-2015, 12:01 AM por Diamante.)
- Gekko, agradeço sua opinião. Você e o Barão basicamente tem os mesmos pensamentos do que eu.

(26-08-2015, 08:57 PM)Mr. L Escreveu: Confrades, é melhor o mercado fracionário ou integral (sei que um é por lote e o outro não), pra quem está cogitando investir em ações pela primeira vez.

Estou buscando conhecimentos nessa área de investimentos e ainda não entendo muito bem, tanto que estou vendo como funciona no FolhaInvest.

- No seu caso, seria interessante investir em ETF's. Para você ir se acostumando com a Bolsa antes de investir em ações individuais que requer um pouco mais de analise.

.: O que são ETF's e suas vantagens.

- Exchanger Traded Fund (ETF) É um fundo de índice negociáveis em Bolsa.

- A vantagem deste método são uma cesta de ações diferentes de diversas companhias de setores variados por um preço baixo em comparação a uma ação clássica individual.

- A sigla desse investimento são: BOVA11 e SMAL11

•
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
27-08-2015, 11:16 AM
(26-08-2015, 08:57 PM)Mr. L Escreveu: Confrades, é melhor o mercado fracionário ou integral (sei que um é por lote e o outro não), pra quem está cogitando investir em ações pela primeira vez.

Então, depende de quanto vc terá disponível pra comprar por mês.

Se for até uns 1000 reais, vai ter que usar o fracionário na grande maioria das vezes. A única coisa chata dele é que dependendo da liquidez da ação, pode ser q vc passe uns dias com a ordem ativa e não conseguindo executar. Mas aí nada que um pouco de paciência não resolva.

Aliás eu até curto o fracionário pq além de geralmente ter a corretagem mais barata, dá pra fazer compras "picadas". Por exemplo, as vezes separo ai uns 800 ou 1000 reais e parto essa compra em 3 papéis diferentes.

===

Facebook

===

•
Website Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
27-08-2015, 11:18 AM
Etf eu acho furada. Se eu posso comprar as ações do índice que me pagam dividendos e tem gestão ativa da empresa, pq então comprar etf que não paga nada e muitas vezes tem um monte de porcaria atrelada a ela?

===

Facebook

===

•
Website Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
27-08-2015, 08:22 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 27-08-2015, 08:43 PM por Diamante.)
(27-08-2015, 11:18 AM)barãozin Escreveu: Etf eu acho furada. Se eu posso comprar as ações do índice que me pagam dividendos e tem gestão ativa da empresa, pq então comprar etf que não paga nada e muitas vezes tem um monte de porcaria atrelada a ela?

- No caso, Barão, vou citar umas 5 situações deste investimento para quem está entrando na Bolsa.

.: Diversificação
.: Baixo custo
.: Dividendos revestidos automaticamente
.: Baixo Traking Error (aderência)
.: Mais tempo fora do mercado

- No caso do confrade, Mr.L, ficaria até mais fácil para ele ir se acostumando com a Bolsa.

- Depois com mais conhecimentos, prática e mais dinheiro em caixa, ele poderia investir em ações individuais.

- Valeu Barão, este debate em investimento está ficando interessante. Você e Gekko são bem feras neste assunto. Big Grin

- Você sabe tão bem quanto eu, que a diversificação é importante. ETF seria interessante na carteira. Mais pra frente, pretendo investir em Ouro para diversificar ainda mais.

•
Procurar
Responder
Offline CR7
Usuário Banido
*
27-08-2015, 09:27 PM
Obrigado confrades, irei analisar aqui e levarei em consideração o conselho de vocês.

•
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
28-08-2015, 10:29 PM

Isso depende unicamente do teu bolso. Se tiver grana pra comprar lotes, faça-o. Há situações em que a corretora cobra tipo R$ 3,00 por ordem no fracionário e R$ 6,00 por ordem no mercado à vista (lote padrão). Nesse caso, como você pode comprar 99 ações no fracionário, só compensa ir pro lote padrão se forem 2 lotes ou mais, a não ser que liquidez seja um problema para você.
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Offline CR7
Usuário Banido
*
29-08-2015, 02:19 AM
(28-08-2015, 10:29 PM)Gekko Escreveu:

Isso depende unicamente do teu bolso. Se tiver grana pra comprar lotes, faça-o. Há situações em que a corretora cobra tipo R$ 3,00 por ordem no fracionário e R$ 6,00 por ordem no mercado à vista (lote padrão). Nesse caso, como você pode comprar 99 ações no fracionário, só compensa ir pro lote padrão se forem 2 lotes ou mais, a não ser que liquidez seja um problema para você.

Bom saber disso.

•
Procurar
Responder
Offline Bruce Butler
Usuário Banido
*
Tópicos: 25
Curtido: 1 vezes em 1 posts
01-10-2015, 11:02 PM
Bom comprei 2 ações só para ver qual eh pelo home broker do banco e subiram uma 5% e a outra 3,5%.

Vendo amanha?
Espero subir 10%?

O que ainda não entendi foi qual eh o melhor momento de vender..
yaoming

•
Procurar
Responder
Páginas (12): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Seguinte »
Pular para página 

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos John Romano 879 461,062 26-11-2020, 01:12 PM
Última Mensagem: Berlin
  Bolsa de Valores - Exterior CONAN 6 2,570 12-09-2014, 01:37 PM
Última Mensagem: Vicmackey
  Imposto de Renda (IR) na Bolsa de Valores Groo 7 4,088 15-08-2014, 09:27 AM
Última Mensagem: Gekko

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2021 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo