• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Esqueci a Senha

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde Complexo de Édipo.
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Complexo de Édipo.
Offline Heavy Metal
Búfalo
**
Tópicos: 18
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
16-08-2013, 12:43 PM
Bom dia, confrades.

Eu sempre vi o Mandrake falando que temos que parar de projetar a mãe nas mulheres que nos relacionamos.
Não sei se já existia tópico sobre isso, se existir, me desculpem.
Eu quis criar esse tópico para trazer a discussão para cá. Vou contar um pouco do meu caso:

Sempre projetei a mulher ideal nos meus relacionamentos, eu não diria exceção, mas que sempre chegava perto. Na verdade, nunca projetei a minha mãe, pois, mesmo na Matriz, eu percebia que ela passava longe desse modelo.
Pensando hoje, consegui chegar a "mulher" que me inspirou essa projeção. A nossa querida Adrian Balboa. Eu sempre quis ter uma esposa como ela. Quem assistiu aos filmes, sabe que não preciso tecer comentários.
Posso dizer que, infelizmente, foi a Adrian que me afundou na Matriz. Eu digo infelizmente, porque ela é um modelo de mulher honrada. Os outros fatores que me fizeram afundar na Matriz foram:
- Ter sido educado pela mãe ( meu pai foi negligente ), minha mãe sempre dizendo que o bom homem trata a mulher como uma rainha, e que as mulheres retribuíriam esse tratamento;
- Uma tia que sempre me chamava de machista quando eu questionava as coisas;
- Filmes românticos;
- Músicas imbecis.

Mas o fator principal foi ter sempre projetado, ficar esperando que as mulheres se comportassem como a personagem da Adrian. Eu até criei um tópico, com um texto do NA falando disso, chamado o "Nosso maior erro".

Mandrake, eu nem sabia que você é psicólogo. É possível eu me livrar totalmente disso? Visto que, mesmo Realista, eu ainda tenho vontade de ter uma esposa como essa personagem?
É possível chegar nesse ponto de desapego que você prega, de olhar para as mulheres apenas como fêmeas para o sexo?
Visto que no livro do Spirit diz que uma companheira é uma necessidade do homem. Visto que o NA diz que precisamos das mulheres, não só para a cópula.

E a última pergunta: eu me enquadro nesse complexo de Édipo, mesmo idealizando uma mulher que não é a minha mãe?

Um grande abraço!

•
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 83
Curtido: 844 vezes em 474 posts
Posts que curtiu: 175
16-08-2013, 01:37 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 16-08-2013, 01:38 PM por Spectro.)
Vou responder de inxirido.....

É possível sim Mr.Heavy, altamente possível.

Primeiro passo: Corte o cordão umbilical da sua mãe.............Aprenda a fazer as coisas por vc, arrumar seu quarto, cozinhar sua comida, resolver seus problemas, viva como se estivesse sozinho no mundo (aliás vc está sozinho só não percebeu isso ainda.)

Segundo passo: invista em vc mesmo....tenha um bom plano de carreira, estude, malhe, corra, assita filmes viris, se vista bem, use bons perfumes, corte o cabelo, faça a barba, aprenda a gostar de si mesmo.

terceiro passo: esse surgirá quase que automáticamente se vc seguir muito bem os dois passos acima, aprenda a ficar sozinho, fique um ano sem se relacionar, até mais se possível, assim vc irá se conhecer melhor, depois desse tempo vc ficará altamente seletivo com uma companhia, como vc estará mais auto confiante as mulheres notarão isso e acontecerá uma coisa maravilhosa na sua vida............

............vc estará desapegado.

Na condição de desapegado, preparado pra morrer sozinho como um GdR deve estar, uma mulher não será sua mãe, nem sua esposa, nem sua namorada, nem porra nenhuma sua.

Uma mulher nesta condição irá te seguir como um lider e tudo que vc desejar ela estará pronta pra te dar, pois ela sabe que vc é um cara diferente, que não liga pra ela, mas mesmo assim a protege e a admira, mas não a hipervaloriza com mimimis e ela admira isso num cara.

Mulher gosta de homem macho que chega picando a bicuda nas porta rapaiz......mulher não quer ser mãe de ninguém não...........elas tem inveja do nosso pau...mostre o poder do pau pra elas e pronto.

mais ou menos isso....o mandrake pode falar melhor que eu.

Master class desenvolvimento pessoal

•
Procurar
Responder
Offline Heavy Metal
Búfalo
**
16-08-2013, 02:00 PM
Spectro,

Você não entendeu direito,
Eu já cortei o cordão umbilical há uns 20 anos, quando me formei. Estou no segundo casamento. Me desenvolvi financeiramente, mas negligenciei os outros fatores, por causa da Matrix ( "já me casei, não preciso mais me cuidar" ). Mesmo assim, já estou colocando esses fatores em dia, desde o dia em que conheci a Real. Corpo, visual, roupas, perfume, etc.

Mas o cerne do tópico é outro, é sobre o complexo de Édipo. O que é? Será que eu tenho, mesmo não tendo idealizado a minha mãe? É possível um homem viver SAUDAVELMENTE sem a companhia feminina? ( segundo NA e Manhood Academy, não é possível )? Existe alguma técnica para cortar a idealização da mulher?

Abraços,

•
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
16-08-2013, 02:22 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 16-08-2013, 02:23 PM por Spectro.)
caracas heavy então foi mal........não sabia do seu contexto...........

putz agora a treta ficou séria.........só o mandrake pra responder.

Mas por experiência própria eu acho totalmente possível de se viver sem mulher...

Complexo de édipo faz parte da fase do crescimento psicossocial da criança, quando ela entra na fase fálica ( o menino tem medo de arrancarem o bilau dele, e a mulher quer ter um bilau) nessa fase o menino tem ciúme da mãe com o pai, e a menina o inverso caracterizando a sindrome de electra..........

............tudo isso tem que ser bem resolvido, de que forma? O pai se impondo para o filho, deixando bem claro que a mãe é dele sexualmente não do filho (o contrário é válido para as mulheres)....dessa forma o filho entra para a próxima fase chamada de latência.......em que não existe compulsão sexual, e até mesmo existe repulsa por parte da criança para com o sexo oposto (lembra na infância quando vc não brincava com as meninas da sua sala e vice versa?)............

Agora se na fase fálica vc não teve um pai presente que se impôs pode ser que alguma doença psicológica tenha sido gerada...........eu não entendo direito, to falando oque eu lembro da faculdade, mas se o édipo persiste por muito tempo, até a fase adulta, vc será um adulto que tem desejo sexual pela mãe....

.....agora se esse desejo sexual pela mãe se reflete em carência emocional, necessidade extrema de uma mulher ou muleta psicológica isso eu não sei, eu não sinto isso.....só o mandrake pra dizer mesmo.

Eu sou meio anti N.A.....eu optei pela loucura, ele até fala isso no livro dele, que ele ensina a lidar com o sexo oposto, eu preferi fazer do sexo oposto meu container de esperma........mas devido as minhas experiências passadas extremamente negativas, não acho que tem nada haver com édipo e etc.....sou mais da linha do praga mesmo.......quero a fudelança e pronto.....por opção.....eu moldei o meu ser pra ser o mais embrutecido e defensivo possível pelo medo que eu tenho de sofrer, e pelo cansaço de ter sofrido tanto....eu não trato mulher mal, não sou grosso, não sou mal educado, mas já deixo bem claro pra elas que eu sou bruto e não quero nada sério.....pois eu não sou príncipe de ninguém eu sou é um sapo bem gordo cheio de pareba e que fede a pântano.

•
Procurar
Responder
Offline Coach Man
Búfalo
**
Tópicos: 245
Curtido: 4 vezes em 4 posts
16-08-2013, 04:12 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 17-08-2013, 07:26 PM por Coach Man.)
Spectro sintetizou direitinho.

Heavy Metal:

O complexo de Édipo se desenvolve ao longo da vida do indivíduo. Premido pelo escolha entre as exigências impostas pelas forças exógenas da Família, sociedade, religião, leis, etc..., de continência ao prazer individual, e o desejo do indivíduo pelo prazer sem limites; o conflito do Édipo mal resolvido pode ser fonte de angustias, neuroses, perversões e outras formas de distúrbios psíquicos e de comportamento.

No seu processo de amadurecimento, Paradoxalmente, o indivíduo opta em limitar o seu prazer pela garantia de manutenção do próprio prazer, ou, pelo menos, de parte do prazer que lhe é permitido por essas mesmas forças exógenas (Do convívio social, da aceitação, integração no grupo a que pertence, etc....). Assim, para garantir o pouco prazer que lhe é permitido, passa o indivíduo a limitar-se, abrindo mão dos prazeres que lhe são proibidos. Essa submissão é uma das possíveis saídas do Édipo. A negação do prazer proibido e da submissão às forças exógenas encontra o seu ague na infância; sendo essa fase chamada de latência; pois os desejos de satisfação dos prazeres negados se encontram latentes e reprimidos no Id.

Através da abstinência, ou a da continência dos prazeres (Ou de situações prazerosas), abstendo-se de obter prazer de modos e em condições que não lhe são permitidos, o indivíduo mantém a possibilidade de obter prazeres que não lhe são negados; ou até mesmo oferecidos, em contrapartida aqueles que ele se abstêm de obter voluntariamente.

No modelo do Édipo, criado por Freud, a busca do prazer é representada pelo desejo para com a mãe; e a sua negação pelas forças exógenas é representada pela figura paterna; que, detentora do poder, que afasta a criança da mãe (Sua fonte de prazer). Dessa forma criam-se duas figuras: Uma potente e capaz de satisfazer os próprios desejos; que é o pai; e outra impotente, mesmo que não totalmente satisfeito, que submete ao poder do pai, buscando assim garantir o carinho da mãe, que é o filho.

Dessa forma, as situações de negação de prazer por forças externas, é remetido à situações vivenciadas na infância de disputa da criança com o pai pelo tempo e atenção que lhe é dada pela mãe.

No clássico grego, a saída do Édipo se dá quando o filho (Édipo) mata o próprio pai (Lion) e toma a própria mãe (Jocasta). Esse ato tem como conseqüência o condenar de Édipo a vagar sozinho sem rumo, após ele mesmo ter furado os seus próprios olhos em castigo.

Assim, o clássico de Édipo Rei, nos remete ao aviso de que, a procura do prazer sem restrições, sem considerar o outro (Nos tornando cegos para o mundo à nossa volta) nos leva em exoravelmente à solidão pela exclusão do convívio social, o qual deixamos de respeitar na nossa procura por esse mesmo prazer.

A saída saudável para o Édipo, é o indivíduo, ao se tornar adulto, entender que as regras (Forças exógenas) não tem caráter onipotente; ou seja: As regras são referenciais feitas pelos Homens (Seres humanos ADULTOS) para a manutenção do convívio social e podem (E devem) ser negociadas entre os membros de uma mesma sociedade. Ao tomar o seu lugar na sociedade, como ser humano adulto, a ex-criança, agora adulta, se torna também PAI (Inclusive no sentido biológico), emanador das regras negociadas com seus iguais.

Síndrome do Pai Ausente: Se dá quando, ao sentir-se impotente para a manutenção da disciplina da prole, a mãe evoca a presença de um PAI VIRTUAL, que passa a existir dentro da família.

Frases como: "Se o seu pai estivesse aqui..." ou "O seu pai mandou...." ou "Nem parece que é filho de fulano..." e assim por diante, incutem na criança um PAI VIRTUAL sempre presente e muito mais "castrador" do que um pai físico, com o qual ele possa se confrontar na procura de seus limites e identidade.

Dessa forma, o Pai ausente se torna na verdade um PAI ONIPRESENTE; existente em todo o lugar; virtuoso e sem defeitos, incansável e imbatível; que o filho, por nunca poder derrotar ou superar, se rende e se submete. Esse "Super Pai" acompanha o seu filho por toda a vida; que procurando "agradá-lo", para obter a sua aprovação (Que nunca conseguirá), se torna o exemplo de "Bom Filho"; sempre obediente às regras, as leis, aos horários; se submetendo à imposição das forças exógenas; gerando o que se pode chamar da "Síndrome do Eterno Filho".

A Síndrome do Eterno Filho, na vida adulta, é reforçada com elogios tais como: "Seu pai ficaria orgulhos de você"."Você é um modelo para os seus irmãos e colegas". "Queria ter um filho assim". "Você é o filho que eu nunca tive"; e assim por diante. Além de reforços externos, o indivíduo se vê compelido a continuar como Eterno Filhho pelas vantagens que isso lhe trás; tais como:

1) Ele não tem que assumir uma posição de adulto; fazendo escolhas (Uma escolha sempre implica em não realizar uma das possibilidades- Aquela preterida- E por isso gera um sentimento de perda).

2) O indivíduo NUNCA É CULPADO; pois se sempre faz o que lhe pedem, ele não pode ser culpado pelas conseqüências do que advém de errado na sua vida. Assim o culpado é SEMPRE O OUTRO.

3) O indivíduo não necessita pensar; somente obedecer. Alguém sempre lhe dirá o que fazer.

4) Sentimento de impotência para resolver os problemas sociais e institucionais (Afinal a sociedade e as instituição são o grande "pai" , e não se deve desafiar o pai).

Nos dias de hoje, o pai está AUSENTE. Isso se dá não somente por condições de morte ou separação. Em muitas famílias, hoje, temos pais que, mesmo vivos e casados, se encontram ausentes; não participando da vida familiar; repassando esse modelo para os seus filhos. O pai ausente é uma das poucas condições que não permitem a saída completa do Édipo; podendo desencadear esses e outros problemas da síndrome acima; fazendo com que a pessoa se torne o eterno filho; sem assumir a sua posição de adulto responsável e SUJEITO do próprio DESTINO.

É o sentenciar do sujeito à eterna posição de vítima; de objeto e força de manobra das instituições que, em nossa sociedade, se encontra tomada por forças inenarráveis.

Assim, por ser potencialmente benéfico aos sistemas (Que são PAIS SEMPRE PRESENTES), a "síndrome do pai ausente" pode estar sendo introjetada dentro da nossa sociedade por grupos que tem muito a ganhar com isso (Creio que mesmo que inconscientemente, todos nós procuramos aquilo que nos traz prazer e felicidade). Fica aqui um ponto de alerta e reflexão para os realistas: Estamos formando uma sociedade de "ETERNOS FILHOS".

•
Procurar
Responder
Offline Coach Man
Búfalo
**
16-08-2013, 04:12 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 16-08-2013, 04:13 PM por Coach Man.)
Freud também afirma que quando o Complexo de Édipo fica “mal resolvido” podem existir várias consequências, tais como: A identificação com o progenitor do sexo oposto (homossexualidade, comportamento submisso, dependência excessiva ao sexo feminino, etc.), já que o menino sem pai, vai querer ser como a mãe. No extremo oposto, temos o menino que teve uma mãe (embora possa o pai estar presente) incapaz de se “separar” e de se impor limites a si e seu filho, passa a opressora e controladora, massacrando-o psicologicamente.

O menino vai então replicar e generalizar a todas as mulheres o que vivenciou com a mãe. Assim, não vai conseguir amar as mulheres, curiosamente, Freud afirma que pode tornar-se também homossexual, não por querer ser como uma mulher, mas por não conseguir ama-la, mostrando pouco interesse e desprezando o sexo oposto.

Por curiosidade, nas biografias de serial killers, encontram-se frequentemente Complexos de Étipos mal resolvidos (progenitores inexistentes, submissos, etc.).

•
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 8 vezes em 7 posts
16-08-2013, 04:37 PM
Minha mãe sempre fala, hoje em dia é raro você achar uma mulher que nem sua mãe e blá, blá, blá, mesmo tentanto ignorar o que ela falava isso de alguma forma entrou na minha cabeça e todas vez que eu me interessava por uma mulher/garota procura as mesmas caracteristicas que minha mãe tinha. hoje graças a real um pouco desse "feitiço" desapereceu e sinto que falta pouco pra o resto sumir por completo.
"Não se deve pagar o mal com o bem, pois se assim o fizer, com o que pagarás o bem? Aprenda a pagar o bem com o bem, e o mal com a justiça."
Esse é o verdadeiro caminho do guerreiro.

Promover o crescimento pessoal significa dar atenção a tudo na sua vida que impede que você atinja seu pleno potencial. Não devemos confundir alguém que está cercado desses atributos com alguém que aprendeu a  aplicar seus dons de formas valiosas.

O Jovem - A libertação de um Vitimista

Aprendiz da Real e da Vida desde Novembro de 2010 Cool

•
Procurar
Responder
Offline Coach Man
Búfalo
**
16-08-2013, 04:51 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 05-10-2013, 10:46 PM por Coach Man.)
O meio que eu encontrei de não projetá-las é enxergá-las como seres normais, abdicar de criar expectativas perante elas, é ressignifcar sentimentos através de tecnicas neurolinguisticas e vigiar os pensamentos constantemente, questionando-os.

"Eu possuo seis servos, eles me ensinaram tudo o que eu sei. Seus nomes são:
O QUE, POR QUE e QUANDO, COMO, ONDE e QUEM." (Rudyard Kipling)

Com relação a buscar uma mulher apenas para sexo casual , ou, buscar mulher para relacionamento, vc deve perguntar a si mesmo o que realmente voce quer nesse momento!?

Agora, eu quero sexo casual, coloquei isso na cabeça e isso que farei. Não tem que ficar se remoendo, vc controla sua vida, certo?!

Eu assumi o controle da minha vida e sei o que eu quero, o que é bom para mim nesse momento. Nesse momento, eu quero me divertir com sexo casual, deixando mulheres como "amigas de foda", vivendo meu livre arbitrio.

Não vou deixar a paixão, que é uma emoção negativa, me influenciar, me dominar, eu controlo minha vida, logo, eu venço as emoções negativas.

•
Procurar
Responder
Offline Coach Man
Búfalo
**
16-08-2013, 04:55 PM
Heavy Metal, estou tentando passar pra vc o que eu faço. Vc é diferente de mim, vc funciona de outro jeito. Pois cada um é cada um. Cada um tem sua individualidade. Mas comigo isso funcionou.

Busque algo que funcione para vc, afim de que vc tome o controle de sua vida. E faça o que quer sem ser escravo das emoções.

Lembre-se sempre de jamais deixar de se lembrar que, sentimentos são mais sublimes que as emoções. O Apaixonamento é uma emoção, o Amor é um sentimento. Amor é incondicional, Paixão é ego.

•
Procurar
Responder
Offline Heavy Metal
Búfalo
**
16-08-2013, 10:11 PM
Mandrake, entendi tudo. Muito obrigado.
So fiquei com uma duvida, no meu caso, por ter projetado uma mulher diferente da minha mae, mesmo assim, se configura complexo de Edipo?

Obrigado

•
Procurar
Responder
Offline Coach Man
Búfalo
**
17-08-2013, 12:06 AM
Sim, enquadra. Porque vc está adotando Adrian como sua mãe.

•
Procurar
Responder
Offline Heavy Metal
Búfalo
**
17-08-2013, 03:07 AM
Mandrake, se não for pedir muito, tem como me explicar porque o personagem da Adrian está fazendo o papel de mãe, se eu sei conscientemente que ela não é?
Toda idealização e projeção de alguma mulher se enquadra nesse complexo?

Abraços,

•
Procurar
Responder
Offline Coach Man
Búfalo
**
17-08-2013, 07:22 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 17-08-2013, 07:28 PM por Coach Man.)
Toda idealização e projeção de alguma mulher é um modo do homem suprir a falta de sua própria mãe ou de uma figura materna.

•
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 8 vezes em 7 posts
17-08-2013, 08:44 PM
Então quer dizer que aquela mulher que eu idealizo, principalmente nos meus sonhos é fruto desse complexo de Édipo. Ele vêem para suprir essa carência que eu sinto?
"Não se deve pagar o mal com o bem, pois se assim o fizer, com o que pagarás o bem? Aprenda a pagar o bem com o bem, e o mal com a justiça."
Esse é o verdadeiro caminho do guerreiro.

Promover o crescimento pessoal significa dar atenção a tudo na sua vida que impede que você atinja seu pleno potencial. Não devemos confundir alguém que está cercado desses atributos com alguém que aprendeu a  aplicar seus dons de formas valiosas.

O Jovem - A libertação de um Vitimista

Aprendiz da Real e da Vida desde Novembro de 2010 Cool

•
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
17-08-2013, 08:57 PM
Acho que até certo ponto é normal você suprir suas necessidades mãezisticas em outras mulheres, isso é até bom para nos homens que queremos uma companheira séria, devotada, que nos olham com amor e ternura,isso nos impulsiona a buscar o sexo oposto de forma mais sentimental, protetora, e menos sexual..................

............mas essa porra existe? claro que não....então temos que nos curar dessa doença, pra viver bem sozinhos nesse mundo vaginante, pois não existem mais mulheres que mereçam nossos louros.

•
Procurar
Responder
Offline Heavy Metal
Búfalo
**
24-08-2013, 11:23 AM
Spectro,

Então, quando as mulheres ainda tinham freios morais, ter o complexo de Édipo não era ruim? Ele só é ruim agora que elas estão desonradas?

•
Procurar
Responder
Offline Heavy Metal
Búfalo
**
24-08-2013, 11:25 AM
Mandrake,

O fato de eu ser um homem carinhoso e gostar muito de receber carinho tem a ver com o complexo de Édipo?
Existe alguma forma de combater essa carência por carinho, visto que isso não é uma característica masculina?
Só não vale a dica do Praga ( comprar um cachorro ), hehehehe. Pois o meu cachorro não é carinhoso, parece um gato!!!!

•
Procurar
Responder
Offline WilliamWallace
Búfalo
**
Tópicos: 15
24-08-2013, 12:56 PM
Tópico bom! Podia ter um outro falando sobre como rola o complexo de Electra.
Não ande de mão dada com mulher rodada.

•
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
25-08-2013, 03:25 AM
Exatamente heavy,

Hoje as mulheres agem como machos desonrados, não como mãe devotas.

Você não vence seu complexo de édipo, você aprende a controla-lo, a suporta-lo, vença o usando a razão.

Voce sempre vai ter necessidade de carinho, atenção, sexo totoso, mas sabe que as mulheres hoje em dia agem como se tivessem pênis invisíveis e desonrados.....então não queira ser enrabado, aprenda a conviver e suportar suas carências como um homem honrado deve fazer.

Vejo historias de senhores que foram tão bem
Cuidados por suas esposas, que quando suas senhoras falecem, eles a procedem pouco tempo depois, vejo isso muito, eu chamo isso de banzo. As vezes o senhor de seus 70 e poucos esta forte, viril, mas não suportam a existência sem suas esposas honradas e morrem pouco tempo depois (julgo que devem se encontrar em algum lugar).....eu acho isso lindo, e provavelmente poucos de nos teremos essa benção.....

.....ou nos adaptamos a NOM feminazistica ou estamos ferrados.

•
Procurar
Responder
Offline Coach Man
Búfalo
**
05-12-2014, 05:33 PM
Serviço de Releitura Realista

•
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2019 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo