PROPAGANDA

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores
Mishkin Offline
doubleplusgood
**

Respostas: 180
Resposta: #81
Dúvida sobre os Dividendos
Gostaria da ajuda dos confrades mais versados na bolsa para entender melhor o funcionamento dos dividendos.

Para nivelar todos que estiverem lendo, vou explicar o que eu entendi até o momento com um exemplo. Inicialmente, peço que confirmem esse entendimento:

João tem 10 ações de uma determinada empresa, cada ação tem o valor corrente de 11 reais.

Neste ano, foi decidido que para cada cota, fosse distribuído um dividendo de 1,00 real.

Como os dividendos não vêm de uma conta secreta nem caem do céu, cada cota tem o valor reduzido em 1 real para pagar o dividendo vinculado a mesma cota. Por conta disso, aquela conversa de ter preferência no recebimento dos dividendos, para certos tipos de ações, é bobagem.

Mas o que interessa mesmo é que agora João tem 10 cotas de 10 reais e 10 reais no bolso (os dividendos).
João usa então os 10 reais para comprar mais uma cota e assim prossegue ano após ano. Acumulando cada vez mais dividendos e crescendo assim seu número de cotas até que decida usar parte dos dividendos para viver e deixa de trabalhar.

Falando agora da realidade, visitando algumas páginas de RI, eu vejo que os valores dos dividendos são absurdamente baixos. O valor mais alto que encontrei foi cerca de 70 centavos num papel cujo valor atual está em torno de 14 reais. Isso corresponde a cerca de 5% do valor ação.

Sendo o pagamento de dividendos anual, assumo um crescimento da renda em 5% neste caso citado. Estou é claro ignorando a flutuação do valor da ação propriamente dita e o pagamento de imposto de renda sobre os 5%.

Por outro lado, a poupança rende ao ano algo em torno de 6% (líquido), enquanto que o tesouro direto está na faixa dos 10% (líquido) para algumas modalidades (cito aqui apenas como exemplo, não se atrelem a esses valores).

Deste modo, caso o que expus esteja correto, qual o sentido de comprar ações visando os dividendos? Imagino é claro que algumas empresas paguem uma porcentagem maior de dividendos que eu escrevi posteriormente, neste caso, só vale a pena investir nessas empresas (com o foco em dividendos)?
05-08-2014 09:37 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Sniper Offline
Veterano

Respostas: 580
Resposta: #82
RE: Dúvida sobre os Dividendos
O dividendo é uma parte do lucro da empresa, dividido para os acionistas, que por lei tem que ser 25 % do lucro.

Essa comparação com a poupança também me confundia muito no ínicio.

No seu exemplo a ação de 14,00 paga 0,70 de dividendos, ou seja 5%.

Vc compra hoje 100 ações a 14,00 que vai dar 1400 e 700 de dividendos.

Só que daqui a 2 anos essa mesmo ação tá valendo, sei lá, o dobro, 28 pilas, e se ela é uma empresa que os lucros cresceram, então é óbvio que os dividendos serão maiores.

Então se for colocar na mesma proporção (5% do valor da ação) vc iria receber 1400,00 de dividendos.

Na poupança seu dinheiro fica parado, ou até desvaloriza devido a inflação.

Pra mim essa é a diferença, Barão e Gekko te explica melhor isso (e me corrija se eu errei em algo), pois meu conhecimento maior em bolsa é sobre especulação.

Existe um tópico fixo sobre bolsa de valores, poderia ter postado lá.

Only i guide my inner self...
(Resposta editada pela última vez em: 05-08-2014 10:08 PM por Sniper.)
05-08-2014 10:05 PM
Hiroshi Offline
Veterano

Respostas: 478
Resposta: #83
(05-08-2014 10:05 PM)Sniper Escreveu:  O dividendo é uma parte do lucro da empresa, dividido para os acionistas, que por lei tem que ser 25 % do lucro.

Lembro que li recentemente no site do Bastter que o percentual do dividendo é definido pelo estatuto da empresa, se não especificarem nada, ai sim essa lei vale.

PS: Sniper, 5% no seu exemplo seria R$70,00 e R$140,00 de dividendos!

"Se você se ofende com qualquer palavra em qualquer língua, é provável que seus pais não foram capazes de criar um filho!" - Doug Stanhope
05-08-2014 10:15 PM
Sniper Offline
Veterano

Respostas: 580
Resposta: #84
(05-08-2014 10:15 PM)Hiroshi Escreveu:  
(05-08-2014 10:05 PM)Sniper Escreveu:  O dividendo é uma parte do lucro da empresa, dividido para os acionistas, que por lei tem que ser 25 % do lucro.

Lembro que li recentemente no site do Bastter que o percentual do dividendo é definido pelo estatuto da empresa, se não especificarem nada, ai sim essa lei vale.

PS: Sniper, 5% no seu exemplo seria R$70,00 e R$140,00 de dividendos!

Ops, tá certo, é que eu to cheio de sono aqui Dumb Bitch.

E sobre os 25 %, corrigindo: È no mínimo 25%, se a empresa quiser pagar mais ela paga.

Only i guide my inner self...
05-08-2014 10:21 PM
Mishkin Offline
doubleplusgood
**

Resposta: #85

Essa comparação com a poupança também me confundia muito no ínicio.

No seu exemplo a ação de 14,00 paga 0,70 de dividendos, ou seja 5%.

Vc compra hoje 100 ações a 14,00 que vai dar 1400 e 700 de dividendos.

Só que daqui a 2 anos essa mesmo ação tá valendo, sei lá, o dobro, 28 pilas, e se ela é uma empresa que os lucros cresceram, então é óbvio que os dividendos serão maiores.

Então se for colocar na mesma proporção (5% do valor da ação) vc iria receber 1400,00 de dividendos.

Na poupança seu dinheiro fica parado, ou até desvaloriza devido a inflação.

Pra mim essa é a diferença, Barão e Gekko te explica melhor isso (e me corrija se eu errei em algo), pois meu conhecimento maior em bolsa é sobre especulação.

Existe um tópico fixo sobre bolsa de valores, poderia ter postado lá.

Obrigado pelas respostas, gostaria de ouvir o Gekko e o Barão também.

Pelo histórico da empresa, ela sempre vem dando lucro, sem no entanto ultrapassar margem de 20 reais, ou seja, em vez de subir, o preço da ação na verdade caiu nos últimos anos.

Sei que a poupança é uma má opção, mas vejo os dividendos de algumas empresas de destaque como uma alternativa ainda pior! Por isso queria entender se estou perdendo algum detalhe.

Existe sim um tópico específico, mas toda essa seção do fórum é voltada para área de finanças. Então não vejo mal.
05-08-2014 10:42 PM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Respostas: 7,256
Resposta: #86
(05-08-2014 10:15 PM)Hiroshi Escreveu:  

Isso garoto!

Só se o estatuto não fala NADA é q é definido como 25%.

O estado atual de degradação moral, de desintegração social e de podridão cultural é precisamente o resultado de uma tolerância demasiada e, acima de tudo, errônea e equivocada. Ao invés de todos os habituais democratas, comunistas e adeptos de estilos de vida alternativos serem rapidamente isolados, excluídos e expulsos da civilização (de acordo com os princípios dos contratos), eles são tolerados pela sociedade.

Hans-Hermann Hoppe, Democracy: The God That Failed

Não pode haver tolerância para com as feminazis e os cavaleiros brancos em uma ordem social da Real. Eles deverão ser fisicamente separados e removidos do fórum, por assim dizer.

Barão-Hermann Hoppe, Democracy is my dick
06-08-2014 11:10 AM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #87
Sem falar q o cara q se foca só em dividendo tá na roça.

Dividendo SEM VALORIZAÇÃO é lixo.

Afinal, o que conta mesmo é o crescimento do patrimônio. O dividendo apenas vai ajudar vc a crescer esse patrimônio (afinal, a empresa "te deu" o dividendo, vc vai lá, pega e reinveste. Se a empresa for boa tempos depois esse valor já foi "reconquistado", digamos assim).

Simplesmente vai chegar uma hora que teu o patrimônio é tão grande que o q ele gera de dividendo já te permite viver dele ou ter boa parte das suas despesas cobertas por ele.

Sem falar q msm se a empresa não paga dividendos isso não é algo ruim, afinal se ela tá retendo lucro pra crescer, isso obviamente vai ser refletido no valor da ação. Então, se mais pra frente vc quiser, vc vende um pedacinho do q vc tem pra levantar grana (se for ver, dividendo é basicamente isso. "Te devolvem" parte do teu patrimônio.)

Por exemplo, tem empresas q são fortes no pagamento de dividendo (Oi e Eletrobrás são bons exemplos) mas são tranqueira. Mas pq eles pagam dividendo alto então? Rolo! Pode ver q os controladores dessas empresas é gente do governo ou algum pilantra. Então eles tão cagando pra valor de ação, eles querem é sugar o máximo possível e deixar os minoritários chupando dedo.

O estado atual de degradação moral, de desintegração social e de podridão cultural é precisamente o resultado de uma tolerância demasiada e, acima de tudo, errônea e equivocada. Ao invés de todos os habituais democratas, comunistas e adeptos de estilos de vida alternativos serem rapidamente isolados, excluídos e expulsos da civilização (de acordo com os princípios dos contratos), eles são tolerados pela sociedade.

Não pode haver tolerância para com as feminazis e os cavaleiros brancos em uma ordem social da Real. Eles deverão ser fisicamente separados e removidos do fórum, por assim dizer.

(Resposta editada pela última vez em: 06-08-2014 11:18 AM por barãozin.)
06-08-2014 11:17 AM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Gekko Offline
Administrador

Respostas: 7,990
Resposta: #88
Só complementando o que os confrades já disseram, não há imposto de renda sobre dividendos.

Ações são partes de uma empresa, que pode valorizar ou desvalorizar. Se for uma empresa boa, a tendência é valorizar. A comparação com a poupança não é pertinente. Vou citar o exemplo real da Souza Cruz:

Por volta de agosto de 2011, as ações da Souza Cruz estavam cotadas em torno do R$ 16,00. Pagavam uns 5% de dividendos ao ano. Nada de extraordinário. A ação foi subindo. Quando estavam por volta dos R$ 40,00 a empresa fez desdobramento e cada ação de R$ 40,00 virou 10 ações no valor de R$ 4,00. Hoje elas estão cotadas na casa dos R$ 20,00 (e isso porque vem caindo recentemente, mas estava beirando os R$ 30,00). O cara que comprou uma ação por R$ 16,00 em agosto de 2011 tem agora 10 ações que valem juntas R$ 200,00 fora os dividendos que recebeu ao longo desse período. Deu pra sacar a diferença entre poupança e ações?

Greed is good.
07-08-2014 09:42 PM
Kohelet Offline
Búfalo
**

Respostas: 155
Resposta: #89
RE: [FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores
Búfalos investidores,

Podem recomendar livros pra quem deseja estudar o funcionamento da bolsa começando do zero?

"E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são laços e redes, e cujas mãos são grilhões; […]". Eclesiastes 7:26
08-08-2014 12:51 AM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #90
http://www.maisdinheiro.com.br/livros/42...teligentes

Pode comprar sem medo.

08-08-2014 07:13 PM
Kohelet Offline
Búfalo
**

Respostas: 155
Resposta: #91
(08-08-2014 07:13 PM)barãozin Escreveu:  http://www.maisdinheiro.com.br/livros/42...teligentes

Pode comprar sem medo.

Valeu, Barão!
Vou procurar pelo livro em minha cidade.

Suponho que os confrades aqui sejam investidores buy and hold. A principal dica que ouvi sobre esse tipo de investimento é não olhar preço, olhar o valor. Isso é, comprar pelo preço que tiver; nunca vender, a menos que perca valor. Certo?

Minha dúvida é, não se deve mesmo olhar o preço?
É correto olhar as ações só no fechamento do balanço, uma vez ao ano?
Como se comportar quando as ações de uma empresa sólida, com bom patrimônio, caem drasticamente?

"E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são laços e redes, e cujas mãos são grilhões; […]". Eclesiastes 7:26
08-08-2014 08:24 PM
Mishkin Offline
doubleplusgood
**

Resposta: #92
Muito bom, por mim fechou o assunto.

Obrigado novamente.
10-08-2014 09:18 PM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #93
(08-08-2014 08:24 PM)Kohelet Escreveu:  Suponho que os confrades aqui sejam investidores buy and hold. A principal dica que ouvi sobre esse tipo de investimento é não olhar preço, olhar o valor. Isso é, comprar pelo preço que tiver; nunca vender, a menos que perca valor. Certo?

Me considero um investidor misto, predominantemente buy and holder. Mas vamos lá. Mesmo a empresa sendo boa, eu não compro pelo preço que tiver. Não custa nada esperar os melhores preços. Não vendo, a menos que suba para um valor que eu considere muito alto para o papel. Empresas boas também sobrevalorizam às vezes.

(08-08-2014 08:24 PM)Kohelet Escreveu:  Minha dúvida é, não se deve mesmo olhar o preço?

Como já falei acima, eu olho o preço. Não tem porque pagar mais por algo que se pode comprar por menos.

(08-08-2014 08:24 PM)Kohelet Escreveu:  É correto olhar as ações só no fechamento do balanço, uma vez ao ano?

Eu olho ao menos uma vez por semana e fico atento ao desempenho da empresa e do setor em que ela atua.

(08-08-2014 08:24 PM)Kohelet Escreveu:  Como se comportar quando as ações de uma empresa sólida, com bom patrimônio, caem drasticamente?

Verificar se a queda tem bons motivos ou se é apenas histeria de mercado. Se for a segunda opção, o conselho que dou é: compre o quanto puder e espere.

Greed is good.
12-08-2014 09:31 AM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #94
Tópicos mesclados.

Greed is good.
15-08-2014 09:21 AM
Josey Wales Offline
Pistoleiro da Real

Respostas: 1,295
Resposta: #95
(08-08-2014 07:13 PM)barãozin Escreveu:  http://www.maisdinheiro.com.br/livros/42...teligentes

Pode comprar sem medo.

O Gustavo Cerbasi participa toda semana (esqueci o dia certo) de um programa matinal na rádio Transamérica, com excelentes dicas. Sempre ouvia a caminho do trabalho. Ele fala desde finanças pessoais a aplicações em bolsa, poupança, previdência privada...

(04-11-2015 11:56 PM)Raito Escreveu:  Aceitemos a realidade como ela é, sem querer mudar ninguém além de nós mesmos, sigamos com nossa vida fazendo nosso melhor. Não há muito o que fazer além disso.
15-08-2014 12:50 PM
Brutus Offline
Savoir Faire
**

Respostas: 603
Resposta: #96
Desculpa a ignorância, mas qual a diferença entre o tag along das ordinárias e a prioridade de reembolso em liquidação das preferências?

Pelo que entendi a ordinária é melhor em caso de venda da empresa e a preferencial no caso de falência/fechamento. É isso?

"Somos senhores de nossas escolhas e escravos de suas consequências."
14-11-2014 01:10 PM
NW GD FLW Offline
Usuário Banido

Respostas: 842
Resposta: #97
(05-07-2013 09:24 AM)Gekko Escreveu:  Senhores, pegando carona na idéia do usuário Matador, que criou um tópico para que tiremos dúvidas sobre saúde, e também outros tópicos semelhantes, resolvi criar este para tirar dúvidas dos confrades a respeito de bolsa de valores.

Tenho recebido algumas MPs com esse tipo de dúvida de confrades interessados em investir. Não tenho nada contra as MPs, fiquem á vontade para continuar mandando, pois responderei com o maior prazer assim que possível. Sei que muitas vezes a privacidade é a alma do negócio. Porém, se as dúvidas forem tiradas através deste tópico, os demais confrades que tinham a mesma dúvida poderão ver e aprender também.

Gekko, qual o aporte/investimento inicial indicado pra quem ganha um pouco mais de 1k (meu caso)?

E porque é 'seguro' investir em empresas como a Eletropaulo?
08-01-2015 12:03 PM
Conrad Offline
Homem livre

Respostas: 1,293
Resposta: #98
Já entrando na onda pra tb tirar dúvida. 5k não seria muito pra ir "aprendendo"? Não seria melhor uma quantia mais inofensiva como 2k? Ou apenas comprar uma ação para acompanhá-la e ir conhecendo as ferramentas e métodos, ir criando o hábito de acompanhar e junto a isso ir estudando até ter uma gama boa de conhecimento?

[Imagem: 506.png][Imagem: fluminense.png]

Grupo do Fórum do Búfalo no WhatsApp!
Mais informações AQUI
10-01-2015 12:33 AM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #99
(14-11-2014 01:10 PM)Brutus Escreveu:  Desculpa a ignorância, mas qual a diferença entre o tag along das ordinárias e a prioridade de reembolso em liquidação das preferências?

Pelo que entendi a ordinária é melhor em caso de venda da empresa e a preferencial no caso de falência/fechamento. É isso?

Bem por aí. Mas há empresas com tag along nas preferenciais também. Tenho algumas ações PN de empresas, mas sinceramente me sinto mais confortável comprando ON e de preferência de empresas com nível de governança Novo Mercado.

(08-01-2015 12:03 PM)NW GD FLW Escreveu:  
(05-07-2013 09:24 AM)Gekko Escreveu:  Senhores, pegando carona na idéia do usuário Matador, que criou um tópico para que tiremos dúvidas sobre saúde, e também outros tópicos semelhantes, resolvi criar este para tirar dúvidas dos confrades a respeito de bolsa de valores.

Tenho recebido algumas MPs com esse tipo de dúvida de confrades interessados em investir. Não tenho nada contra as MPs, fiquem á vontade para continuar mandando, pois responderei com o maior prazer assim que possível. Sei que muitas vezes a privacidade é a alma do negócio. Porém, se as dúvidas forem tiradas através deste tópico, os demais confrades que tinham a mesma dúvida poderão ver e aprender também.

Gekko, qual o aporte/investimento inicial indicado pra quem ganha um pouco mais de 1k (meu caso)?

E porque é 'seguro' investir em empresas como a Eletropaulo?

O aporte incial é aquilo que você calcula que compensa investir. Você vai pagar taxa de custódia para manter as ações em carteira e vai pagar corretagem para comprar e vender. Escolha uma corretora, de preferência de baixo custo, e faça as contas. Se o que vai pagar em taxas for superado pelo que espera ganhar com o volume de investimentos, já está de bom tamanho para começar. Ou então se você admitir a idéia de comprar ações aos poucos, mesmo pagando mais taxas do que tendo retornos no início, para depois, com o acúmulo de capital, começar a lucrar. Eu, particularmente, comecei com 5k, mas já tinha uma reserva bem maior que isso em outros ativos (renda fixa, poupança e imóveis).

(10-01-2015 12:33 AM)Conrad Escreveu:  Já entrando na onda pra tb tirar dúvida. 5k não seria muito pra ir "aprendendo"? Não seria melhor uma quantia mais inofensiva como 2k? Ou apenas comprar uma ação para acompanhá-la e ir conhecendo as ferramentas e métodos, ir criando o hábito de acompanhar e junto a isso ir estudando até ter uma gama boa de conhecimento?

Vale o que eu disse na resposta anterior.

Sobre a Eletropaulo ser segura de investir, vou citar minha experiência pessoal. Comprei ações dela a R$ 28,00. Subiu até R$ 40,00 (ou quase isso). Hoje está a pouco mais de R$ 8,00 e chegou a cair para menos de R$ 6,00.

Costumava-se dizer que empresas como ela eram seguras porque pagavam bons dividendos mesmo que a cotação caísse, mas a história recente do mercado financeiro mostrou que nada é 100% seguro. Uma simples intervenção governamental derrubou os lucros (e consequentemente os dividendos) da Eletropaulo e de várias empresas do setor e as cotações foram junto.

Greed is good.
(Resposta editada pela última vez em: 12-01-2015 07:21 PM por Gekko.)
12-01-2015 07:20 PM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #100
Senhores, aos que operam pela corretora Tov, segue um aviso que vi por acaso (eles não me mandaram sequer um e-mail avisando, simplesmente iam passar a cobrar:

Citar:Corretagem mínima (mensal)

A corretagem mínima mensal é de R$ 30,00 (trinta reais), considerando operações no segmento Bovespa e BM&F. O cliente que não atingir o mínimo de corretagem será debitado no valor integral de R$ 30,00 (trinta reais). Este valor será descontado no primeiro dia útil de cada mês, a partir de 01/06/2015.

Maiores informações:

https://www.tov.com.br/investimentos_cus...roker.aspx

Tão logo vi essa informação, entrei em contato e solicitei a transferência de todos os meus ativos para a outra corretora na qual tenho conta (Socopa). Assim que eles receberam a solicitação, ligaram para mim e me pediram para ficar e disseram que me isentariam dessa taxa. Eu pagaria somente as ordens executadas mesmo. Sendo assim, resolvi ficar.

P.S.: coisa boa é ter um certo poder de barganha... Fuck Yeah

Greed is good.
18-05-2015 05:53 PM
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos John Romano 802 339,978 25-02-2017 08:42 PM
Última Resposta: Chris Kyle
  Bolsa de Valores - Exterior CONAN 6 1,697 12-09-2014 01:37 PM
Última Resposta: Vicmackey
  Imposto de Renda (IR) na Bolsa de Valores Groo 7 2,926 15-08-2014 09:27 AM
Última Resposta: Gekko

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes