PROPAGANDA

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores
Mr. Black Offline
Veterano

Respostas: 368
Resposta: #101
RE: [FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores
Galera, quem tá começando, e poupou menos de 10k, eu recomendo ficar na Renda Fixa. Tenham paciência, façam seus colchões de segurança (6 a 12 vezes suas despesas fixas), peguem todos os macetes das LCIs, CDBs, e Tesouro Direto.

Digo isso porque Renda Variável é pra quem tem estômago, não é fácil aplicar seu dinheiro na ação XPTO, e depois ver ela ter seguidas quedas. Leiam muito a respeito, a blogosfera é cheia de informação, entendam tudo de mercado de ações, pra aí sim colocar seu dinheiro nisso.

E fujam da análise gráfica (ou análise técnica). Os corretores ficam tentando adivinhar se a ação vai subir ou cair com base em desenhos que eles enxergam no gráfico da ação. É impossível prever com segurança o movimento dos preços. O mercado é dinâmico e tem vida própria.

Bons negócios.
19-05-2015 01:07 AM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Dark Avenger Offline
Veterano

Respostas: 203
Resposta: #102
(19-05-2015 01:07 AM)Mr. Black Escreveu:  Galera, quem tá começando, e poupou menos de 10k, eu recomendo ficar na Renda Fixa. Tenham paciência, façam seus colchões de segurança (6 a 12 vezes suas despesas fixas), peguem todos os macetes das LCIs, CDBs, e Tesouro Direto.

Digo isso porque Renda Variável é pra quem tem estômago, não é fácil aplicar seu dinheiro na ação XPTO, e depois ver ela ter seguidas quedas. Leiam muito a respeito, a blogosfera é cheia de informação, entendam tudo de mercado de ações, pra aí sim colocar seu dinheiro nisso.

E fujam da análise gráfica (ou análise técnica). Os corretores ficam tentando adivinhar se a ação vai subir ou cair com base em desenhos que eles enxergam no gráfico da ação. É impossível prever com segurança o movimento dos preços. O mercado é dinâmico e tem vida própria.

Bons negócios.

Eu ainda vou achar um jeito de usar meus conhecimentos de matemática, estatística, otimização e programação pra me ajudar a modelar esses cenários.

Claro que deve ser impossível prever com exatidão, mas acho que deve haver um jeito de usar modelos estocásticos ou técnicas de simulação pra achar intervalos de confiança. Acho que séries temporais devem ser bastante empregadas também.

E otimização, por exemplo, você tem X reais que podem ser investidos de trocentas formas diferentes, creio que deva ser usado por aí o método simplex pra resolver esse problema, ou talvez algoritmos de busca local, tabu search, simulated annealing, sei lá.

Quando eu tiver mais afiado nessas técnicas e com recursos e tempo disponível, vou tentar algum esforço nesse sentido.
19-05-2015 01:23 AM
Gekko Offline
Administrador

Respostas: 7,868
Resposta: #103
(19-05-2015 01:23 AM)Dark Avenger Escreveu:  
(19-05-2015 01:07 AM)Mr. Black Escreveu:  Galera, quem tá começando, e poupou menos de 10k, eu recomendo ficar na Renda Fixa. Tenham paciência, façam seus colchões de segurança (6 a 12 vezes suas despesas fixas), peguem todos os macetes das LCIs, CDBs, e Tesouro Direto.

Bons negócios.

Eu ainda vou achar um jeito de usar meus conhecimentos de matemática, estatística, otimização e programação pra me ajudar a modelar esses cenários.

Claro que deve ser impossível prever com exatidão, mas acho que deve haver um jeito de usar modelos estocásticos ou técnicas de simulação pra achar intervalos de confiança. Acho que séries temporais devem ser bastante empregadas também.

E otimização, por exemplo, você tem X reais que podem ser investidos de trocentas formas diferentes, creio que deva ser usado por aí o método simplex pra resolver esse problema, ou talvez algoritmos de busca local, tabu search, simulated annealing, sei lá.

Quando eu tiver mais afiado nessas técnicas e com recursos e tempo disponível, vou tentar algum esforço nesse sentido.

Cara, vai por mim, o Black tá certo. A análise gráfica beira a quiromancia. Repara se os grandes investidores são grafistas... Não, eles são, via de regra, adeptos do value investing. Não compram ações pensando nelas como papéis e sim pensando nelas como empresas. Se a empresa é boa, você compra. Se não é, você não compra. A longo prazo, a cotação da ação vai acompanhar o desempenho da empresa. No curto prazo, tudo pode acontecer.

Greed is good.
19-05-2015 09:09 AM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Respostas: 7,045
Resposta: #104
Eu comecei com 3k e comecei logo com ações. E não me arrependo nem um pouco. Tanto que renda fixa só tenho a título de diversificação e é só um tantinho.

Por mim o cara pode começar até com cenzinho, aliás é até bom começar com pouquinho enquanto vai aprendendo.

E uma coisa que aprendi lendo sobre análise gráfica é uma só: leitura de gráfico é só 10% do problema. O que pega mesmo é CONTROLE DE RISCO. Pq basicamente trades vc até pode ter uma ideia de quando entrar e sair através de análise gráfica, porém tem dias que até a melhor análise gráfica do mundo vai errar vergonhosamente. Então, o q salva o teu rabo é apenas controle de risco.

O cara pode fazer a análise mais básica do mundo (acompanhar cruzamento de médias móveis por exemplo) porém pode ter um excelente desempenho se tiver um controle de risco excelente. Enquanto o contrário levará o cara à ruína em menos de um ano...

O estado atual de degradação moral, de desintegração social e de podridão cultural é precisamente o resultado de uma tolerância demasiada e, acima de tudo, errônea e equivocada. Ao invés de todos os habituais democratas, comunistas e adeptos de estilos de vida alternativos serem rapidamente isolados, excluídos e expulsos da civilização (de acordo com os princípios dos contratos), eles são tolerados pela sociedade.

Hans-Hermann Hoppe, Democracy: The God That Failed

Não pode haver tolerância para com as feminazis e os cavaleiros brancos em uma ordem social da Real. Eles deverão ser fisicamente separados e removidos do fórum, por assim dizer.

Barão-Hermann Hoppe, Democracy is my dick
(Resposta editada pela última vez em: 19-05-2015 10:26 AM por barãozin.)
19-05-2015 10:23 AM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Dark Avenger Offline
Veterano

Respostas: 203
Resposta: #105
(19-05-2015 10:23 AM)barãozin Escreveu:  Eu comecei com 3k e comecei logo com ações. E não me arrependo nem um pouco. Tanto que renda fixa só tenho a título de diversificação e é só um tantinho.

Por mim o cara pode começar até com cenzinho, aliás é até bom começar com pouquinho enquanto vai aprendendo.

E uma coisa que aprendi lendo sobre análise gráfica é uma só: leitura de gráfico é só 10% do problema. O que pega mesmo é CONTROLE DE RISCO. Pq basicamente trades vc até pode ter uma ideia de quando entrar e sair através de análise gráfica, porém tem dias que até a melhor análise gráfica do mundo vai errar vergonhosamente. Então, o q salva o teu rabo é apenas controle de risco.

O cara pode fazer a análise mais básica do mundo (acompanhar cruzamento de médias móveis por exemplo) porém pode ter um excelente desempenho se tiver um controle de risco excelente. Enquanto o contrário levará o cara à ruína em menos de um ano...

Se inscreva no ranking do pobreta, queremos acompanhar sua evolução!

Trollface Trollface
19-05-2015 12:16 PM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #106
Meu ranking só interessa a mim e a Receita Federal. Dumb Bitch

O estado atual de degradação moral, de desintegração social e de podridão cultural é precisamente o resultado de uma tolerância demasiada e, acima de tudo, errônea e equivocada. Ao invés de todos os habituais democratas, comunistas e adeptos de estilos de vida alternativos serem rapidamente isolados, excluídos e expulsos da civilização (de acordo com os princípios dos contratos), eles são tolerados pela sociedade.

Não pode haver tolerância para com as feminazis e os cavaleiros brancos em uma ordem social da Real. Eles deverão ser fisicamente separados e removidos do fórum, por assim dizer.

19-05-2015 12:55 PM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #107
O Barão no ranking do pobreta seria o último sinal do fim dos tempos. Se virem isso, comecem a orar e se arrepender dos seus pecados, pois o armagedom é iminente! kkk

Greed is good.
19-05-2015 05:43 PM
Appollo Offline
Guerreiro

Respostas: 1,416
Resposta: #108

Bons negócios.

Comecei a investir em renda fixa com 2k para aprender. Agora estou planejando minha alocação de ativos conforme meus objetivos financeiros.

Larguei o medo de lado e me arrisquei ver o que dá.

"Não se deve pagar o mal com o bem, pois se assim o fizer, com o que pagarás o bem? Aprenda a pagar o bem com o bem, e o mal com a justiça."
Esse é o verdadeiro caminho do guerreiro.

Promover o crescimento pessoal significa dar atenção a tudo na sua vida que impede que você atinja seu pleno potencial. Não devemos confundir alguém que está cercado desses atributos com alguém que aprendeu a aplicar seus dons de formas valiosas.

O Jovem - A libertação de um Vitimista

Aprendiz da Real e da Vida desde Novembro de 2010 Cool
31-05-2015 02:00 PM
Diamante Offline
Veterano

Respostas: 843
Resposta: #109
- Aos Búfalos investidores.

- Sobre investir em ações, gostaria de um comparativo aos confrades investidores. Qual o piso mínimo que vocês utilizam para fazer novos aportes? E com qual frequência?

- No meu caso, meu piso é de R$ 5.000,00

- Meu pensamento de carteira segue da seguinte maneira 40% em renda fixa, 40% em ações e 20% em FI. Meus aportes geralmente são a cada 4 meses.

- Minha pergunta é somente um comparativo para mudar de ideias e fazer uma comparação de aportes e taxas. Talvez algum confrade tenha uma estratégia melhor ou queira tirar dúvidas também.

PS: Um agradecimento ao Barão por seus esclarecimentos pessoais.

Conhecer à Real é uma coisa, exercê-la com virtude é outra completamente diferente.
(Diamante)
23-08-2015 11:02 AM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #110
Já tinha conversado com o cara via mp, toda a ajuda pra ele será bem vinda.

24-08-2015 10:03 AM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #111
(23-08-2015 11:02 AM)DiamanteNegro Escreveu:  - Aos Búfalos investidores.

- Sobre investir em ações, gostaria de um comparativo aos confrades investidores. Qual o piso mínimo que vocês utilizam para fazer novos aportes? E com qual frequência?

- No meu caso, meu piso é de R$ 5.000,00

- Meu pensamento de carteira segue da seguinte maneira 40% em renda fixa, 40% em ações e 20% em FI. Meus aportes geralmente são a cada 4 meses.

- Minha pergunta é somente um comparativo para mudar de ideias e fazer uma comparação de aportes e taxas. Talvez algum confrade tenha uma estratégia melhor ou queira tirar dúvidas também.

PS: Um agradecimento ao Barão por seus esclarecimentos pessoais.

Já te respondi essa por MP, mas vou responder por aqui novamente para que fique público, até porque aqui eu entendi melhor a sua pergunta do que na MP.

Eu tomo por parâmetro que a taxa de corretagem não ultrapasse 1% do valor da operação. Se a taxa de corretagem é de R$ 5,00, por exemplo, eu evito operações de menos de R$ 500,00. Mas o ideal seria que a corretagem não passasse de 0,5%.

Para um buy and holder, isso não faz assim tanta diferença, mas faz sim alguma diferença. Já para um trader, isso faz MUITA diferença, pois você ganha em escala com a corretagem fixa.

Greed is good.
26-08-2015 07:35 PM
CR7 Offline
Usuário Banido

Respostas: 1,100
Resposta: #112
Confrades, é melhor o mercado fracionário ou integral (sei que um é por lote e o outro não), pra quem está cogitando investir em ações pela primeira vez.

Estou buscando conhecimentos nessa área de investimentos e ainda não entendo muito bem, tanto que estou vendo como funciona no FolhaInvest.
(Resposta editada pela última vez em: 26-08-2015 08:58 PM por CR7.)
26-08-2015 08:57 PM
Diamante Offline
Veterano

Resposta: #113
- Gekko, agradeço sua opinião. Você e o Barão basicamente tem os mesmos pensamentos do que eu.

(26-08-2015 08:57 PM)Mr. L Escreveu:  Confrades, é melhor o mercado fracionário ou integral (sei que um é por lote e o outro não), pra quem está cogitando investir em ações pela primeira vez.

Estou buscando conhecimentos nessa área de investimentos e ainda não entendo muito bem, tanto que estou vendo como funciona no FolhaInvest.

- No seu caso, seria interessante investir em ETF's. Para você ir se acostumando com a Bolsa antes de investir em ações individuais que requer um pouco mais de analise.

.: O que são ETF's e suas vantagens.

- Exchanger Traded Fund (ETF) É um fundo de índice negociáveis em Bolsa.

- A vantagem deste método são uma cesta de ações diferentes de diversas companhias de setores variados por um preço baixo em comparação a uma ação clássica individual.

- A sigla desse investimento são: BOVA11 e SMAL11

Conhecer à Real é uma coisa, exercê-la com virtude é outra completamente diferente.
(Diamante)
(Resposta editada pela última vez em: 27-08-2015 12:01 AM por Diamante.)
27-08-2015 12:00 AM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #114
(26-08-2015 08:57 PM)Mr. L Escreveu:  Confrades, é melhor o mercado fracionário ou integral (sei que um é por lote e o outro não), pra quem está cogitando investir em ações pela primeira vez.

Então, depende de quanto vc terá disponível pra comprar por mês.

Se for até uns 1000 reais, vai ter que usar o fracionário na grande maioria das vezes. A única coisa chata dele é que dependendo da liquidez da ação, pode ser q vc passe uns dias com a ordem ativa e não conseguindo executar. Mas aí nada que um pouco de paciência não resolva.

Aliás eu até curto o fracionário pq além de geralmente ter a corretagem mais barata, dá pra fazer compras "picadas". Por exemplo, as vezes separo ai uns 800 ou 1000 reais e parto essa compra em 3 papéis diferentes.

27-08-2015 11:16 AM
barãozin Offline
L'Forum c'est moi

Resposta: #115
Etf eu acho furada. Se eu posso comprar as ações do índice que me pagam dividendos e tem gestão ativa da empresa, pq então comprar etf que não paga nada e muitas vezes tem um monte de porcaria atrelada a ela?

27-08-2015 11:18 AM
Diamante Offline
Veterano

Resposta: #116
(27-08-2015 11:18 AM)barãozin Escreveu:  Etf eu acho furada. Se eu posso comprar as ações do índice que me pagam dividendos e tem gestão ativa da empresa, pq então comprar etf que não paga nada e muitas vezes tem um monte de porcaria atrelada a ela?

- No caso, Barão, vou citar umas 5 situações deste investimento para quem está entrando na Bolsa.

.: Diversificação
.: Baixo custo
.: Dividendos revestidos automaticamente
.: Baixo Traking Error (aderência)
.: Mais tempo fora do mercado

- No caso do confrade, Mr.L, ficaria até mais fácil para ele ir se acostumando com a Bolsa.

- Depois com mais conhecimentos, prática e mais dinheiro em caixa, ele poderia investir em ações individuais.

- Valeu Barão, este debate em investimento está ficando interessante. Você e Gekko são bem feras neste assunto. Big Grin

- Você sabe tão bem quanto eu, que a diversificação é importante. ETF seria interessante na carteira. Mais pra frente, pretendo investir em Ouro para diversificar ainda mais.

(Diamante)
(Resposta editada pela última vez em: 27-08-2015 08:43 PM por Diamante.)
27-08-2015 08:22 PM
CR7 Offline
Usuário Banido

Resposta: #117
Obrigado confrades, irei analisar aqui e levarei em consideração o conselho de vocês.
27-08-2015 09:27 PM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #118

Isso depende unicamente do teu bolso. Se tiver grana pra comprar lotes, faça-o. Há situações em que a corretora cobra tipo R$ 3,00 por ordem no fracionário e R$ 6,00 por ordem no mercado à vista (lote padrão). Nesse caso, como você pode comprar 99 ações no fracionário, só compensa ir pro lote padrão se forem 2 lotes ou mais, a não ser que liquidez seja um problema para você.

Greed is good.
28-08-2015 10:29 PM
CR7 Offline
Usuário Banido

Resposta: #119
(28-08-2015 10:29 PM)Gekko Escreveu:  

Isso depende unicamente do teu bolso. Se tiver grana pra comprar lotes, faça-o. Há situações em que a corretora cobra tipo R$ 3,00 por ordem no fracionário e R$ 6,00 por ordem no mercado à vista (lote padrão). Nesse caso, como você pode comprar 99 ações no fracionário, só compensa ir pro lote padrão se forem 2 lotes ou mais, a não ser que liquidez seja um problema para você.

Bom saber disso.
29-08-2015 02:19 AM
Bruce Butler Offline
Usuário Banido

Respostas: 318
Resposta: #120
Bom comprei 2 ações só para ver qual eh pelo home broker do banco e subiram uma 5% e a outra 3,5%.

Vendo amanha?
Espero subir 10%?

O que ainda não entendi foi qual eh o melhor momento de vender..
Dumb Bitch
01-10-2015 11:02 PM
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos John Romano 796 327,423 Ontem 01:01 AM
Última Resposta: Baralho
  Bolsa de Valores - Exterior CONAN 6 1,674 12-09-2014 01:37 PM
Última Resposta: Vicmackey
  Imposto de Renda (IR) na Bolsa de Valores Groo 7 2,861 15-08-2014 09:27 AM
Última Resposta: Gekko

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes