PROPAGANDA


Forum Affiliates

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Tópicos Recentes
Barba
Última Resposta por: Tiago Sorine
Hoje 04:38 PM
» Respostas: 35
» Visualizações: 792
Teste de orientação polít...
Última Resposta por: Mandrake
Hoje 04:37 PM
» Respostas: 31
» Visualizações: 616
MULHER SOFRE TRAUMATISMO ...
Última Resposta por: Gary Holt
Hoje 04:33 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 23
Real no casamento, como f...
Última Resposta por: Dr. Eneas
Hoje 04:25 PM
» Respostas: 50
» Visualizações: 1553
Ciência Sem Fronteiras - ...
Última Resposta por: Boyka
Hoje 04:24 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 42
Como consegui perder 16kg...
Última Resposta por: Máskara
Hoje 04:20 PM
» Respostas: 8
» Visualizações: 99
Sinto-me um lixo por não ...
Última Resposta por: Tiago Sorine
Hoje 03:51 PM
» Respostas: 88
» Visualizações: 2925
Sessão Nelson Rubens!
Última Resposta por: johnmcclane
Hoje 03:40 PM
» Respostas: 82
» Visualizações: 3920
Parem de querer uma mulhe...
Última Resposta por: Roald Amundsen
Hoje 03:17 PM
» Respostas: 19
» Visualizações: 743
[FIXO] Uma imagem vale ma...
Última Resposta por: Brutus
Hoje 02:05 PM
» Respostas: 4808
» Visualizações: 862440

Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DESENVOLVIMENTO] Liderança
Autor Mensagem
Mandrake Offline
Coach Realista
**

Respostas: 3,856
Registrado em: Oct 2011
Resposta: #1
[DESENVOLVIMENTO] Liderança
.

Vou dividir o artigo em partes, porque é muito grande e não vai caber em 1 post só.





PARTE 1




O Estilo Jack Welch de liderar

Spoiler
[Imagem: 628x471.jpg]


Os ensinamentos que este líder nos deixou são intensos. Todos, que tem um dia a intenção de liderar uma equipe, uma empresa como um todo, ter seu próprio empreendimento, precisam aprimorar seus conhecimentos, técnicas e habilidades. A análise dos princípios de liderança propostos por Jack Welch, é uma excelente oportunidade para pôr em prática uma liderança eficaz, que gera resultados extraordinários.


Para quem ainda não tem familiaridade sobre a história e as contribuições que Jack Welch deu à inímeras pessoas que, com ele tiveram a oportunidade de trabalhar, bem como ao mundo dos negócios, vou aqui fazer uma breve explanação sobre este assunto.


Jack Welch iniciou seus trabalhos na General Eletric (GE), empresa de serviços de tecnologia, em 1960 e 1981, tornou-se presidente da empresa, trazendo grandes contribuições, conceitos inovadores, que modificaram a história dessa organização de maneira significativa.


Com criatividade e empenho, Welch transformou a cultura organizacional da GE, a partir de um cenário extremamente difícil, cheio de adversidades, onde conseguiu se destacar por não ter se deixado abater e ter visto nisso uma oportunidade para reinventar a empresa e a si mesmo. Dessa maneira, acredito ser importante falar um pouco sobre este estilo de liderança renovador e diferente de tudo que vinha sendo feito até pouco tempo atrás.


Lidere


Para Jack Welch, liderar vai muito além do que o simples fato de comandar e fazer com que as pessoas façam o que o líder deseja. Na sua visão, isso não é liderar e sim gerenciar. Ser líder é estabelecer uma visão e missão, influenciar positivamente os membros de sua equipe a seguirem no caminho para realização desta meta.


Além de colocar a mão na massa, é importante escolher as pessoas que vão ajudá-lo a concretizar o objetivo proposto. A partir do momento que você se empenhou em conhecer mais quem faz parte de sua equipe, bem como da empresa, essa tarefa acava se tornando mais fácil.


Sendo assim, quando essa escolha for feita, não seja demasiadamente detalhista ou não fique interferindo tanto no processo. Tenha certeza que os profissionais com os quais você trabalha são excelentes, confie neles e deixe-os agir. Com isso, eles confiarão mais neles mesmos, pois sabem e sentem que você acredita e aposta no potencial de cada um. A consequência disso é que os resultados esperados surjam mais rápido e sejam os melhores possíveis, superando assim as suas expectativas.


Esta é uma boa maneira de fazer com que todos se envolvam e contribuam com as melhores ideias para fazer as coisas darem certo. Nesse caso, nenhuma pessoa sequer pode ser excluída deste processo e todas as ideias devem ser valorizadas. Por mais que naquele momento algumas delas não sejam utilizadas, haverá uma hora em que, com certeza, elas serão úteis.


São as ideias, as mais ousadas, audaciosas, as mais inovadoras, que fazem com que as transformações verdadeiramente ocorram em qualquer lugar. Esse é o intuito aqui, operar mudanças e mostrar que as mesmas são necessárias para o sucesso desta empreitada que se inicia.



Seja mais informal



O objetivo aqui é fazer com que os processos e procedimentos organizacionais tenham maior fluidez, ou seja, eliminar o excesso de formalidade que todas as empresas acabam tendo, até mesmo sem perceber, e que às vezes, criam um empecilho no progresso desta.


O exemplo que Jack Welch deu aqui, foi u de implantar na GE um ambiente mais informal, onde divisórias e paredes das salas de alguns departamentos foram abolidas, proporcionando assim, maior interação entre todos os colaboradores.


Atitudes simples como esta, bem como a supressão de normas desnecessárias, a criação de um ambiente menos austero, em que as pessoas tenham maior flexibilidade e liberdade, faz com que estas se sintam mais à vontade para emitir opiniões e contribuir com ideias, tão necessárias ao crescimento da empresa.


A organização pode se tornar um lugar mais informal, dando aos colaboradores, a oportunidade de se conhecerem, de trocarem experiências, promovendo ocasiões, reuniões ou encontros mais descontraídos, extrovertidos, em que todos se sintam bem por estarem ali e consequentemente, ofereçam o melhor de si para alcançar os seus objetivos e os objetivos que a empresa almeja.



Elimine a burocracia



Aqui está mais uma fórmula para contribuir com a informalidade da empresa. Acabar com a quantidade excessiva de burocracia que geralmente se encontra na maioria das organizações, também gera maior possibilidade de que os resultados ocorram mais rapidamente.


Para que isso aconteça, é preciso que todos estejam empenhados em, ao menos, fazer com que haja uma diminuição significativa, por exemplo, na necessidade de um projeto ter de passar pelas mãos de diversas lideranças para que enfim, seja aprovado ou não.


Padrões como estes demandam tempo que a empresa, muitas vezes não tem, o que pode acabar gerando desgastes desnecessários, não só financeiros, mas também da dedicação, que o funcionário está despendendo naquele momento. O intuito de desburocratizar os processo e procedimentos internos da empresa, é fazer com que esta ganhe em agilidade, se tornando mais eficiente para alcançar suas metas e objetivos.



Encare a realidade



Enfrentar as situações como de fato elas se apresentam, sejam adversas ou não, dando a devida importância a cada acontecimento, faz com que tenhamos mais facilidade e calma para resolver as coisas e tomar decisões tão necessárias ao progresso e evolução de todos.


Adotar essa postura pode ser um pouco dolorosa e até mesmo trabalhosa, pois a realidade, muitas vezes, não se apresenta do jeito que nós desejamos encará-la assim, de frente, pode causar desconfortos a curto prazo, tanto para o líder, quanto para a equipe. No entanto, a longo prazo o saldo será extremamente positivo, pois o líder vai aprender a ter jogo de cintura para lidar com situações difíceis com as quais ele irá se deparar, repassando esse mesmo aprendizado a todos os seus colaboradores.


Com isso, além de tornar-se e se mostrar companheiro de sua equipe, ele passará a fazer planejamentos que devem conter, tantos os possíveis obstáculos que se vai enfrentar, bem como um novo direcionamento caso alguma coisa não dê certo ao longo do caminho. Outra grande dica para encarar de frente e cabeça erguida a realidade, é ver a situação de maneira objetiva, sem fantasias, assim as soluções para cada problema surgirão com maior facilidade.



Simplifique



Este fator, reforça o que já foi dito até este momento, e exemplifica muito bem o quão é importante e necessário diminuir a burocracia. Simplificar tudo o que puder ser simplificado, talvez alterando a forma como as coisas são conduzidas na empresa, modificando até mesmo a sua cultura organizacional, pode ser uma maneira de se obter sucesso e o diferencial no mercado que tanto se almeja.


Seja em grandes corporações ou em uma pequena empresa as coisas não precisam ser complicadas para dar certo ou para que se tenha progresso. Pelo contrario, quanto mais complexo, mais demorado será o alcance dos resultados extraordinários.


Fazer uma lista, junto ao seus liderados referente aos procedimentos que mais atrapalham e impedem o bom andamento das coisas na empresa, é uma boa dica para iniciar o processo de simplificação na empresa. Esteja sempre aberto às sugestões que as pessoas têm a lhe oferecer, pois elas são sempre bem-vindas e com certeza, ajudam na transformação de padrões que só contribuem para a perda de tempo.



Veja a mudança como uma oportunidade



Tudo que foi falado até agora, são elementos efetivos para iniciar um grande processo de transformação de vida: pessoal e profissional. Geralmente, as pessoas são acostumadas a ficar na zona de conforto e aceitar a realidade que estão vivendo como se fosse imutável. Não fazem nada para mudar, pois acabaram se contentando com o que já tem.


É por esse motivo que todos os tipos de mudança, frequentemente, são encaradas com certas dificuldade, pois nos fazem parar para analisar e refletir sobre coisas que não estão indo bem e que precisam ser modificadas para que tragam resultados positivos.


No caso da GE, foi preciso que muita coisa fosse modificada para que enfim, ela se tornasse a multinacional de sucesso que é atualmente. Este foi o legado que Jack Welch deixou aos seus funcionários: fez com que eles passassem a visualisar a mudança como uma oportunidade de se renovar e renovar a organização como um todo.


No entanto, para que essas transformações surtissem efeito, foi preciso motivar todos a se engajarem e se disponibilizaram a colocar em prática tudo o que foi proposto em direção a este processo de mudança.


A partir do momento que as coisas começaram a ser visualizadas desta maneira, ou seja, a mudança como uma oportunidade e não como uma ameaça, tudo passará a ocorrer de forma mais fácil. Para isso, é preciso saber lidar com os novos acontecimentos, tanto os que foram planejados, quanto, e principalmente, com os inesperados, pois a forma como você vai se comportar diante destes fatos fará toda a diferença e lhe dará vantagem perante seus concorrentes.


Não se pode esquecer também que, a preparação para receber as novidades é extremamente importante para fazer com que as coisas deem certo. Prestar atenção em tudo o que está ocorrendo, bem como se antever aos fatos, são maneiras eficientes e eficazes de ensinar aos membros de sua equipe a lidarem bem com as mudanças que vão lhe acompanhar ao longo de suas carreiras e de suas vidas.



Mudanças nunca terminam



É importante que as pessoas entendam que somos seres em constante processo de evolução, sendo assim, não podemos ficar presso à uma coisa só, a uma só situação, a um só momento, pois desta forma, nós mesmos estaremos impedindo que as coisas novas e melhores aconteçam em nossas vidas.


Por mais que tenhamos uma rotina diária, se pararmos para refletir, é possível observar que algo novo sempre está acontecendo conosco todos os dias. Pequenas ou grandes coisas, que no futuro farão diferença em nossas vidas e trarão mudanças significativas.


Enquanto elas estão acontecendo, nós nos damos conta, pois muitas vezes elas ocorrem devagar, mas os resultados que elas trazem nos pegam de surpresa, e quando percebemos, estamos completamente transformados, modificados.


O que estou querendo dizer aqui, é que as mudanças em nossas vidas acontecem mesmo quando nós não queremos, quando não estamos preparados para recebê-las, ou seja, elas são inevitáveis e não podemos lidar com estas, da forma como estamos acostumados: com tamanha dificuldade.


Se passarmos a encará-la como aquele famoso "cavalo selado", passando exatamente agora, como uma oportunidade única de recomeçar, e se reinventar, deixando com que estas transformações tragam coisas boas, bons ensinamentos e aprendizados definitivos a nossas vidas, teremos maiores chances de obter sucesso na vida e na carreira.



Lidere pela motivação



A liderança que mais tem dado bons resultados às organizações é a realizada pela motivação e não pela intimidação. Isso ocorre porque as pessoas preferem, obviamente, serem incentivadas a contribuir, com ações e ideias, recebendo total apoio de seu líder, seja em que circunstância for, do que serem obrigadas a realizar uma tarefa, tendo um chefe que não confia na capacidade de seus colaboradores e impõe vontades autoritariamente.


Este tipo de gestor não consegue ter saldos positivos, e se os tem, eles ocorrem de forma muito mais demorada do que normalmente ocorreriam caso ele estivesse estimulando seus liderados a buscarem sempre desempenhar sua melhor performance, na realização dos projetos propostos pela organização.


Motivar, é mostrar que a contribuição de todos é extremamente importante para fazer as engrenagens de uma empresa não pararem de funcionar. É fazer com que todos percebam que seus esforços não são em vão, pelo contrário, são eles que farão o sucesso acontecer na vida de todos que estiverem envolvidos nessa caminhada.


Outra forma de demonstrar o quão importante são seus colaboradores, e consequentemente, motivá-los, é agradecer por todos os seus feitos, independente de ter acertado ou não. É preciso valorizar cada ideia, cada contribuição, pois elas mostram o quão comprometida a pessoa está com o crescimento da empresa.


O reconhecimento é o combustível que todo o líder precisa oferecer aos seus funcionários para trazê-los para junto de si e fazer com que eles continuem colaborando com os intentos da empresa, alinhando estes, com os seus próprios objetivos.



Desafie a tradição



Em um momento em que tudo acontece de forma rápida, onde as mudanças muitas vezes nos pega de surpresa, não é possível ficar preso apenas a um estilo de gestão. Como estamos em constante processo de transformação, é necessário se adequar a esta realidade.


É preciso desafiar cenários antigos, analisá-los, aproveitar o que está dando certo e descartar o que vem atrapalhando o progresso da organização. Não adianta manter comportamentos tradicionalistas que um dia deram certo, mas que agora não surtem o mesmo efeito de tempos atrás.


Para mudar um cenário que prioriza o que deu certo no passado, é importante buscar opiniões e sugestões dos colaboradores, já que são eles que terão participação ativa na implementação deste projeto de mudanças.


Aqui, a palavra-chave é renovação. É preciso encontrar novos horizontes para que se possa sempre continuar caminhando para frente, evoluindo.



Privilegie a inteligência



O intuito aqui é incentivar todos a darem suas contribuições por meio de ideias e sugestões sobre o que precisa ser mudado ou melhorado na empresa, e em seguida, implementar as que mais se adequam à nova cultura organizacional que deseja adotar.


Para isso, é preciso que líderes incentivem e abram espaço para que seus colaboradores emitam as opiniões que julgarem pertinentes ao momento. Também é dever do líder escolher as melhores ideias, recompensando-as e certamente dando os devidos créditos aos autores das mesmas.


Com isso, além de motivar sua equipe a estar sempre contribuindo, ele também estará criando possibilidades para que a organização se torne um ambiente propício ao aprendizado, onde todos se dispõem a tirarem o melhor de todas as experiências e visualizarem sempre uma oportunidade para o crescimento e a evolução da empresa;


Outra maneira que o líder tem de estimular seus colaboradores, é investindo em seu desenvolvimento profissional por meio de cursos e treinamentos. Quanto maior o conhecimento do ser humano, maior será a sua criatividade e perspicácia, e consequentemente, a sua capacidade de sempre ter boas e novas ideias, o que só tem a gerar resultados positivos a todos.




Arrisque-se diariamente



Quem se arrisca tem mais chances de conseguir algum resultado que, quem muito pensa e não age. Diante disto, percebemos que perder tempo é um luxo com o qual não podemos lidar, ou seja, quanto mais rápido tomarmos determinadas decisões, principalmente aquelas que dizem respeito à grandes mudanças referentes ao futuro da organização, maiores serão as chances de que estes resultados sejam positivos.


O excesso de burocracia é um fator, que nesse caso, pode atrapalhar bastante o progresso e rapidez das coisas. Quando as situações precisam de decisões rápidas, mas antes passam pela análise dos vários níveis gerenciais para serem aprovadas, perde-se um tempo enorme, que poderia estar sendo aproveitado para avaliar novas possibilidades, bem como as oportunidades que se apresentam a todo momento.


A necessidade de atitudes com estas se justifica, devido ao alto nível de exigência que o mercado tem hoje para com todas as empresas que dele fazem parte. Sendo assim, quem não se adequar a estas cobranças, será automaticamente eliminado desta grande competição.


Para ganhar esta corrida, devemos primeiramente ter a consciência de que tudo no muindo está ocorrendo de forma muito rápida. Por isso, é preciso tentar ao máximo se antecipar a estes acontecimentos. É necessário analisar as tendências do mercado, o que as organizações concorrentes estão fazendo e baseado nisso, realizar planejamentos que farão com que você e sua empresa saiam na frente, alcançando o primeiro lugar nessa disputa.





Em breve a segunda parte.





.


Tópicos do Mandrake - Desenvolvimento Pessoal

Como lidar com as mulheres?! Clique aqui e aqui.

Integrado na Real desde Julho de 2009.
Somos Legião.
08-14-2013 04:57 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Heavy Metal Offline
Búfalo
*

Respostas: 235
Registrado em: Oct 2012
Resposta: #2
RE: [DESENVOLVIMENTO] Liderança
Mandrake,

Obrigado pelo post,

Abraços,
08-14-2013 05:46 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Mandrake Offline
Coach Realista
**

Respostas: 3,856
Registrado em: Oct 2011
Resposta: #3
RE: [DESENVOLVIMENTO] Liderança
Em breve sai a segunda parte. Por ultimo, falarei falar sobre a diferença de um chefe e um líder. O material é extenso.


Tópicos do Mandrake - Desenvolvimento Pessoal

Como lidar com as mulheres?! Clique aqui e aqui.

Integrado na Real desde Julho de 2009.
Somos Legião.
08-14-2013 05:49 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
DomRealista Offline
Sargento da Real
**

Respostas: 326
Registrado em: Oct 2012
Resposta: #4
RE: [DESENVOLVIMENTO] Liderança
vou ler depois, com mais tempo.


Este parece ser um daqules tópicos edificantes q só se encontra aqui na REAL.

Força e Honra
08-14-2013 06:24 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Mandrake Offline
Coach Realista
**

Respostas: 3,856
Registrado em: Oct 2011
Resposta: #5
RE: [DESENVOLVIMENTO] Liderança
.




PARTE 2





Coloque os valores em primeiro lugar



É essencial mencionar este item como uma das lições transmitidas por Jack Welch, pois na realidade o que acontece é exatamente o contrário. Geralmente, há uma cobrança maior pelos resultados e deixa-se de dar atenção ao que realmente importa para alcançá-los, que é conduzir os negócios embasando-se em valores humanos e éticos.


Normalmente em ambientes corporativos, há uma competitividade bastante acentuada não só entre empresas, mas também entre as pessoas que fazem parte da mesma organização, da mesma equipe. Por exemplo: não é errado você almejar um cargo mais alto para agregar valor à sua carreira, no entanto, os meios que você utilizará para alcançar seus intentos é que farão a diferença no final das contas.


Se você disputa este cargo com mais alguém e se utiliza de meios escusos, como inventar histórias sobre a índole do seu concorrente, fazer fofoca com seus colegas sobre a pessoa, para assim tirar todo o crédito desta, eliminando qualquer possibilidade de que ela consiga a vaga, e esta seja designada a você, obviamente você não está pautado em princípios éticos para alcançar seus objetivos.


Entretanto, se você confia em seu potencial e utiliza as ferramentas e habilidades que este lhe oferece, respeitando seus parceiros de trabalho como seres humanos e profissionais, as possibilidades de você conseguir atingir suas metas, conseguir chegar ao cargo que deseja e principalmente se manter nele, são muito maiores.


Este é um exemplo típico do que ocorre em qualquer empresa, entretanto, como eu disse no início, há lideres que são extremamente preocupados com números, planilhas, enfim, com o resultado final e os benefícios que este vai lhes trazer. Gestores com esta característica se esquecem que existem um capital humano com o qual devem se preocupar e cuidar, pois sem este não haverá resultado algum.


O ideal aqui é dar o exemplo a seus colaboradores, exercendo sua liderança levando em consideração valores mais humanos, motivando-os a contribuir com suas ideias, reconhecendo-os por isso e disseminando esta cultura em todos os departamentos da empresa. A consequência será funcionários satisfeitos e saldos cada vez mais positivos.



Gerencie menos



Gerenciar menos é dar mais liberdade para que seus liderados tomem decisões e ajam, sem terem de esperar por você para isto. Você pode determinar quem vai fazer o que e deixar o caminho livre, abrir espaço para as pessoas emitirem suas opiniões, ideias e colocá-las em prática.


Uma das principais características dos grandes líderes é desenvolver habilidades em seus colaboradores para que eles aprendam a lidar com situações adversas, tomem decisões cada vez mais rápido e executem as tarefas sempre com mais eficácia e eficiência.


A partir do momento que estas características se tornarem inerentes a cada um dos membros de sua equipe, você poderá ficar mais tranquilo, focar em outros objetivos e montar estratégias para alcançar suas metas.


Sendo assim, sua função aqui é desenvolver em seus colaboradores todas as características necessárias a um líder. Para isso, o que pode ser feito, por exemplo, são treinamentos, feedbacks, aproveitar até os momentos mais informais para despertar em todos, aos poucos, o potencial da liderança, para que assim estes passem a ter maior autonomia sobre suas carreiras.



Envolva todo mundo




A intenção aqui é estimular a participação de todos nos processos propostos pela organização. Os resultados, neste caso, acontecem de forma mais fácil e muito mais rápida quando todos estão contribuindo com ideias, e, estão envolvidos e empenhados em buscar o crescimento pessoal, profissional, bem como o da organização como um todo.


Portanto, não se pode deixar que as divisões de cargos ou hierarquias sejam um empecilho para que as ideias fluam livremente. Caso isso seja um obstáculo dentro de sua empresa, procure maneiras de derrubar esta barreira, pois é exatamente aí que as oportunidades são perdidas. Mais precisamente, aquelas que você estava esperando para operar a mudança necessária e dar um novo rumo ao negócio.



Reescreva a sua lista de compromissos



A necessidade de se atualizar sempre, é o que nos "obriga", de tempos em tempos, a reescrever os nossos objetivos, as nossas meta e, caso seja possível, a forma como iremos alcançá-los. Esta, é uma maneira de nos anteciparmos às mudanças que insistem em acontecer, e não deixar que sejamos pegos de surpresa.


O importante é não se prender a planejamentos de longo prazo, pois diante de um cenário que se encontra em constante transformação, este será totalmente ineficiente e pode inclusive prejudicar o crescimento da organização.

Diante da concorrência, que nunca dorme, a sua empresa pode acabar perdendo espaço por não ter uma lista de compromissos renovada e atualizada, de acordo com os acontecimentos que a rodeiam atualmente e com o que pode acontecer futuramente.



Tome decisões rapidamente




O mercado hoje não permite que haja tanta demora na resolução dos processos dentro de uma empresa. Devido a isso, é preciso que se tenha pressa em avaliar e solucionar as questões o quanto antes, pois enquanto você está pensando demais para se posicionar, seus concorrentes estão passando na sua frente.

Evidentemente, não se pode desconsiderar o fator insegurança nesse processo, é claro que não há certeza absoluta do que se vai fazer e principalmente se a ação escolhida vai dar certo, as dúvidas são mais do que comuns. Com isso, o que deve ser trabalhado a todo momento é a autoconfiança e a velocidade.


é preciso fazer com que todos confiem em si, nos seus potenciais. Você, enquanto líder, deve passar essa segurança aos seus liderados, também confiando neles. À medida que essa autoconfiança aumentar, você perceberá a maior facilidade, bem como a velocidade que você terá na hora em quem precisar decidir que atitude tomar diante das adversidades.


Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer, que o tempo é um fator extremamente importante e, no mundo dos negócios, não pode ser desperdiçado. Sendo assim, acelere os processos, simplifique-os, dê mais agilidade a eles. Este será o seu diferencial entre você e a concorrência.



Aumente a confiança




Como vimos anteriormente, é preciso que as pessoas estejam com a confiança em alta para realizarem um trabalho cada vez melhor. Colaboradores que não acreditam no que estão fazendo, que não creem em suas capacidades e habilidades, certamente não terão resultados positivos em suas carreiras.


Em sua trajetória enquanto líder, você vai se deparar com profissionais com este perfil. Neste caso, o seu dever é desenvolver o potencial dessas pessoas, para que elas passem a confiar mais em si. Para isso, é preciso que você valorize cada uma das contribuições que forem dadas e estimule-as a apresentarem suas ideias, independente de qualquer coisa.


Mostre-se sempre disponível a auxilar, apoiar e conduzir seus liderados no caminho para o alcance de seus objetivos, ou seja, mostre que eles podem contar com você para ajudá-los na conquista do sucesso profissional e consequentemente você estará aumentando a confiança deles em você, na empresa, e principalmente, neles mesmos.


Além de estar sempre aberto a acompanhá-los você também pode buscar atualização profissional ao seus liderados, fazendo com que a organização ofereça-lhes treinamentos, para que estes tenham aprendizado constante e possam continuar contribuindo com ideias, opiniões e sugestões inovadoras.







Em breve a terceira parte.





.


Tópicos do Mandrake - Desenvolvimento Pessoal

Como lidar com as mulheres?! Clique aqui e aqui.

Integrado na Real desde Julho de 2009.
Somos Legião.
08-15-2013 02:37 AM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Lupercus Offline
Búfalo
*

Respostas: 202
Registrado em: Jan 2013
Resposta: #6
RE: [DESENVOLVIMENTO] Liderança
É disso que precisamos, belo tópico confrade. Esse vale ouro!

Um homem só é homem quando vence seus medos.
08-16-2013 10:34 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Gandalf Offline
Corvo da tempestade
**

Respostas: 897
Registrado em: Feb 2013
Resposta: #7
RE: [DESENVOLVIMENTO] Liderança
Edificante!
08-17-2013 02:58 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Mandrake Offline
Coach Realista
**

Respostas: 3,856
Registrado em: Oct 2011
Resposta: #8
RE: [DESENVOLVIMENTO] Liderança
.



PARTE 3





Estabeleça metas ambiciosas



Este tipo de meta fará com que você se empenhe ao máximo em busca de melhorias para a sua carreira e para a organização como um todo. A partir do momento que esses objetivos forem estabelecidos, com certeza você se tornará uma pessoa ainda mais focada, estimulando seus colaboradores.


O intuito aqui é motivar pessoas a trabalharem buscando a alta performance, um padrão elevado de desempenho, para conseguirem alcançar cada vez mais objetivos maiores, estas metas ambiciosas, que só têm a contribui com a evolução e o crescimento da empresa. Colocando isto em mente e incorporando este conceito à cultura organizacional, as chances de se alcançar efetivamente os resultados extraordinários aumentam ainda mais.


No entanto, isso não significa que você terá de se cobrar ou se punir em demasia, caso as coisas não saiam conforme o planejado. Muito menos irá recriminar seus colaboradores por não terem conseguido atingir as metas. Atitudes assim só arrecadarão um retrocesso na evolução que se está tentando implantar.


O ideal é compreender e reconhecer o esforço de todos, sem, no entanto, deixar de exigir o melhor de cada um. É para isso que se estabelece metas ambiciosas: para estimular as pessoas a darem o máximo de si, e um pouco mais. Para despertarem habilidades que nem elas sabiam que tinham.



Elimine os limites




Um ambiente onde todos têm liberdade para se expressar e dar a sua contribuição, é o ideal para que as pessoas tenham um desempenho cada vez melhor. Para que isso aconteça, é necessário eliminar definitivamente tudo o que possa impedir o progresso da empresa.


Dentro de uma organização, é preciso que os colaboradores tenham contato permanente, sem paredes ou divisórias para impedir, e sem tanto temor às hierarquias, que por vezes intimidam os indivíduos a se aproximarem um pouco mais de seus superiores e darem sugestões e opiniões. São barreiras como estas que dificultam a livre circulação de ideias.


Incentive a criação de um ambiente sem limites, onde todos devem estar abertos a ouvir o que todo mundo tem a dizer, sem preconceitos ou pré-julgamentos, independente de onde venham as contribuições. Dessa forma, será possível estabelecer uma relação sólida e de confiança, propícia à troca de informações, experiências e conhecimentos.



Expresse uma visão



Esta é uma habilidade que fará com que seus liderados desenvolvam autonomia suficiente para colocarem em prática as metas e os planos que você estabeleceu para o crescimento da organização. Isso ocorre, pois eles passarão a sentir que você tem uma plena confiança na capacidade de cada um, motivando-os assim, a seguir na busca por resultados positivos.


Uma das melhores e maiores contribuições que você pode dar a seus colaboradores, é traçar uma meta e deixar que eles desenvolvam estratégias para atingir este objetivo com louvor. Perder tempo com detalhes e minúcias, gerenciando em demasia, sem dar a eles espaço e liberdade para criar e executar, só vai mostrar o quão inseguro você é com relação ao trabalho deles.


Sua função aqui é influenciar e motivar, deixando cada um de seus funcionários confiantes o suficiente para caminhar rumo à visão que você estabeleceu. No entanto, para isso você deve apresentar com clareza o que deseja, bem como proporcionar um ambiente seguro de trabalho e as ferramentas necessárias para que eles executem suas tarefas com maestria.


Mas antes de tudo isso, é importante ressaltar a necessidade de se cercar dos melhores profissionais, os mais habilitados, que o auxiliarão no alcance desta visão que você expressou. Eles são o recurso mais precioso com o qual você poderá contar, para que acumule o maior número de realizações em sua carreira. Por isso, valorize-os e reconheça-os sempre que puder.



Boas ideias são bem-vindas




São estas as responsáveis pelas melhores e mais significativas mudanças que sua empresa pode passar. Elas são o motor da transformações e é por meio delas que você conseguirá alcançar os resultados extraordinários almejado por todos.


Livre-se de uma vez por todas, das amarras que o impedem de aceitar ideias que não venham de você. Esteja aberto e disposto a ouvir na essência seus colaboradores, as contribuições que eles têm a fazer, preste bastante atenção nas críticas e sugestões de seus clientes, bem como de seus fornecedores.


Pense fora da caixa, atente-se ao que acontece ao seu redor e principalmente fora de sua empresa. Pesquise o que seus concorrentes estão fazendo e a partir dai estimule a "chuva" de ideias. é importante lembras-se de sempre parabenizar e reconhecer as boas contribuições e bom trabalho de todos. Dessa forma, você estará motivando-os a permanecerem nesse processo contínuo de crescimento e evolução.



Estimule o desempenho dos outros




Procurar desenvolver habilidades e competências é uma obrigação que toda pessoa deve ter para com sua profissão. Enquanto líder, é preciso que você busque esse aprimoramento profissional constantemente, para que, a partir disto, você possa iniciar o processo de desenvolvimento do potencial de cada um de seus liderados.


Jack Welch desenvolveu o que se chama "Os Quadro "E"s da Liderança", ou seja, quais características são necessárias para conseguir estimular o alto desempenho de sua equipe. Ele mesmo era um exemplo desse estilo e fazia questão de aplicá-lo e exigir que seus gestores também se desenvolvessem nesse sentido.


O primeiro "E" diz respeito à energia pessoal, que são as boas vibrações que nos guiam em nossas ações diárias. Devemos sempre cultivar, alimentar e desenvolver tal energia, para que estas estejam sempre em alta frequência no nosso interior e assim possamos exteriorizá-las, emanando em todos os ambientes por onde quer que passemos.


É nossa função fazer com que a nossa energia pessoal esteja em alta, com pensamentos e atitudes positivas, influenciando e motivando, assim, positivamente as pessoas com as quais convivemos, com quem trabalhamos, para que sejamos exemplos de entusiasmo, otimismo e, principalmente, bom humor. Dessa forma, estaremos trabalhando a energização, que é do que trata o segundo "E".


O terceiro "E" refere-se ao entusiasmo que devemos ter ao realizar o nosso trabalho, transmitindo-o à toda equipe e despertando nesta, a vontade, ambição e o desejo de vencer. Sem estes elementos não há como desenvolver o espírito de competitividade, que é necessário que nos nós tenhamos para alcançar nosso objetivos bem como o da organização.


Finalmente o quarto "E", trata-se da execução. Um planejamento sem ação não tem finalidade alguma, ou seja, é preciso desenvolver um projeto, fazer um planejamento e executar cada passo com perfeição, para que possa obter sucesso, se não em todos os intentos, pelo menos na maior parte deles.


Com essas características, além de tratar seus colaboradores com respeito, de preferir a conversa ao invés dos gritos, que intimidam, e sempre reconhecer as melhores ideias e contribuições, as possibilidades de estimular o desempenho das pessoas fazendo com estas trabalhem sempre com a alta performance, são extraordinariamente maiores.



Qualidade é o seu trabalho




Aqui, o importante é realizar seu trabalho com a maior e melhor qualidade possível. Por mais que seja difícil, que se encontrem inúmeros obstáculos pela frente, é imprescindível colocar o máximo de empenho e dedicação em tudo que você se propuser a fazer.


Faça isso por você, pelo seu futuro profissional. Comece a busca pela melhoria de suas habilidades e capacidades, procure incorporar novas ferramentas, que o auxiliarão na execução de suas tarefas, e farão com que estas sejam realizadas com a extrema qualidade que se espera de você. Passe você mesmo, a partir desse momento, a exigir mais de si.


Lembre-se que o que você faz é o seu cartão de visitas, é o que vai deixar as portas de qualquer organização sempre abertas para você entrar. Isso acontece quando nos empenhamos em dar o melhor de nós e alem de dar orgulho às pessoas ao nosso redor, faz com que tenhamos orgulho do trabalho que estamos realizando. Fazer tudo da melhor maneira possível, com qualidade, é garantir sucesso à carreira.



Divirta-se trabalhando




Este é um elemento extremamente importante, que deve ser buscado pro todo e qualquer profissional, independente de ocupar cargos de liderança ou não. Não é difícil imaginar o quão penosos é trabalhar em uma coisa que não lhe dá prazer, que não lhe traz satisfação alguma, que simplesmente não o motiva.


Acredito que todos nós já passamos por situações assim e existem pessoas que ainda permanecem em condições como estas. No entanto, é preciso firmarmos um compromisso pessoal de fazermos coisas em nossa vida que só nos tragam felicidade. Independente de ser no trabalho ou em casa, não devemos nos permitir passar por certos problemas ou viver de acordo com circunstâncias desfavoráveis a nós mesmos, por acharmos que não conseguimos coisas melhores.


Como eu disse, esse é um compromisso que cada um deve ter consigo, porém, você como líder tem o dever de proporcionar ao seu colaborador um ambiente agradável para que ele exerça suas funções, pois é fato que funcionários mais satisfeitos tem a produtividade mais elevada, o que gera, consequentemente, melhores resultados. Novamente enfatizo a necessidade de valorizar muito mais o capital humano ao invés de focar somente em resultados.


Por fim, o segredo é sentir que todos os dias você tem novos desafios pela frente, novas possibilidades de crescimento, além de sentir que a cada dia que passa em sua vida, você está aprendendo alguma coisa nova. Dessa forma, você perceberá que não precisa de muito para ter motivação e estímulos para ser feliz pessoal e profissionalmente.

Muitas vezes, tudo isso só depende de nós mesmos. É preciso fazer acontecer, para dar certo. Ficar só olhando o tempo passar diante de nós, continuar fazendo sempre as mesmas coisas, sem mudar o nosso comportamento, a nossa conduta, o nosso interior, não vai causar nenhuma alteração externa e muito menos interna.


Busquemos saber exatamente o que nos traz satisfação, de que forma poderemos nos divertir diariamente no trabalho e em seguida, façamos o possível para colocar em prática o que for preciso para alcançarmos estes objetivos. Não deixemos em mãos de ninguém esta responsabilidade, coloquemos em nossa cabeça que a nossa felicidade depende única e exclusivamente de nós.








Em breve a quarta, e última, parte.





.


Tópicos do Mandrake - Desenvolvimento Pessoal

Como lidar com as mulheres?! Clique aqui e aqui.

Integrado na Real desde Julho de 2009.
Somos Legião.
(Resposta editada pela última vez em: 08-18-2013 10:12 PM por Mandrake.)
08-18-2013 09:42 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
cabraman Offline
Búfalo
*

Respostas: 2,847
Registrado em: Aug 2013
Resposta: #9
RE: [DESENVOLVIMENTO] Liderança
Muito bom.
08-18-2013 09:46 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Mandrake Offline
Coach Realista
**

Respostas: 3,856
Registrado em: Oct 2011
Resposta: #10
RE: [DESENVOLVIMENTO] Liderança
.




PARTE 4




Um resumo da diferença entre um Líder e um Chefe




Estes dois estilos têm características bastante distintas e que precisam ser esclarecidas logo no início para que possamos dar prosseguimento. A maioria das pessoas estão acostumadas com o modelo de: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo", onde o funcionário só tem obrigações que são designadas pelo chefe, sem contribuir ou questionar nada. Muitas delas nem têm conhecimento de que este tipo de líder está cada vez mais obsoleto nas empresas.


O Líder é focado muito mais nas pessoas, se preocupando em motivá-las, desenvolvê-las e compartilhar os louros de cada conquista com todos, reconhecendo que esta só foi possível devido a participação e envolvimento de cada um. Já a maior preocupação do Chefe é somente com os resultados, não medindo forças e consequências para alcançar este objetivo. Seu perfil é autoritário, ou seja, exigem que as pessoas façam somente o que ele manda e não aceita sugestões ou contribuições, pois só ele é quem sabe de tudo o que se precisa para atingir as metas.


O Líder tem como objetivo desenvolver e implantar o conceito de capital humano dentro da organização. Ele se põe totalmente à disposição de todas as pessoas que fazem parte da empresa, para auxiliá-las a estabelecer uma missão, visão e foco no futuro, estimulando-as a analisar tudo o que é preciso para desenvolvê-las e para aplicar esta nova cultura de liderança na empresa.


O Chefe vê como uma de suas funções a necessidade de sempre estar empurrando as pessoas para que elas façam o que ele quer; Já o Líder crê que deve engrandecer e conduzir todos no melhor caminho para isso. O Chefe, por estar em uma posição de comando, acredita que sua maior atribuição é apenas dar ordens; O Líder desenvolve em todos a capacidade de tomada de decisões, ou seja, de independência. O Chefe só enxerga as adversidades como grandes problemas a serem resolvidos; O Líder enxerga nestas uma oportunidade para gerar desenvolvimento e aprendizado dos seus liderados. Quando os erros acontecem, o Chefe se preocupa apenas em buscar culpados; O Líder se preocupa em fazer com que a sua equipe aprenda com estes para que não se repitam futuramente.




Citar:O Líder inspira ação e motivação. Toda a equipe leva créditos pelos resultados. Motiva, desenvolve seus liderados. Lidera pelo exemplo.

O Chefe dá ordens, é durão, centraliza o poder, leva os créditos pelos resultados. Desmotiva as pessoas, afunda seus liderados e lidera pela autoridade.

Citar:O Líder é treinador, ouve, inova, desenvolve e quer desafios.

O Chefe é comandante, fala, administra, mantém e quer estabilidade.


Citar:O Líder compartilha, puxa, comunica e é maestro.

O Chefe guarda para si, empurra, comanda e é mestre.


Citar:O Chefe manda, é temido, procura culpados, tem medo, demonstra autoridades, sabe tudo e é fazedor.

O Líder faz junto, é admirado, corrige os erros, assume os riscos, demonstra alteridade e é criativo.








.


Tópicos do Mandrake - Desenvolvimento Pessoal

Como lidar com as mulheres?! Clique aqui e aqui.

Integrado na Real desde Julho de 2009.
Somos Legião.
(Resposta editada pela última vez em: 08-18-2013 10:12 PM por Mandrake.)
08-18-2013 10:11 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Solomon Offline
Búfalo
*

Respostas: 391
Registrado em: Aug 2013
Resposta: #11
RE: [DESENVOLVIMENTO] Liderança
Muito bom seu post, gostaria de também comentar sobre o que eu acho que também é liderança.


Liderança é a disposição de assumir riscos.
Liderança é o desejo de fazer diferença
Liderança é se sentir incomodado com a realidade
Liderança é assumir responsabilidade enquanto outros invetam jutificativa.
Liderança é enxergar as possibilidades de uma situação enquanto outros só conseguem ver dificuldade
Liderança é a disposição de se destacar no meio da multidão.
Liderança é a capacidade de subjugar o ego em beneficio daquilo que é melhor
Liderança é evocar em quem nos ouve a capacidade de sonhar
Liderança é inspirar outras pessoas com uma visão clara de contruibuição que elas podem oferecer.
Liderança é um sonho transformado em realidade
Liderança é acima de tudo CORAGEM.
08-26-2013 03:35 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Dificuldade de encontrar um bom livro sobre Liderança. Heavy Metal 15 742 08-01-2014 09:35 PM
Última Resposta: Mandrake
  O caso Thiago Silva, a liderança e uma reflexão barãozin 55 2,256 07-06-2014 09:50 PM
Última Resposta: Homem de Gelo
Question I Have the Power - Motivação + Superação + Liderança = Excelência Emanuel Pais 0 380 11-06-2013 10:08 PM
Última Resposta: Emanuel Pais

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes