25-05-2014, 11:20 PM
(Esta postagem foi modificada pela última vez a: 25-05-2014, 11:20 PM por Ray Palmer.)
-Memoráveis, de Xenofonte
Livro III
...
Segundo relatos de Xenofonte e Platão, Sócrates era um guerreiro corajoso, autor de façanhas heróicas no campo de batalha.
O vigor intelectual anda de mãos dadas com o vigor físico, e todo esse mimimi moderno de "malha o braço mas não malha o cérebro" não passa de chilique e invejinha de verdadeiros moleirões emasculados que acham que menosprezar o treino do corpo de alguma forma os eleva a uma categoria superior de intelectual.
Livro III
Tradução de Ana Elias Pinheiro
"Ao ver que Epígenes, um dos que o acompanhavam, embora fosse jovem, tinha corpo em más condições físicas, disse-lhe:
-Como se nota que o teu corpo está destreinado, Epígenes!
-De fato, não sou muito para treinos, Sócrates!
-Ora, também alguns dos que se preparam para competir em Olímpia não o são. Mas, parece-te que é menor o combate pela própria vida diante daquele que poderá ser o adversário de Atenas a qualquer momento?
Pois não são poucos aqueles que, por causa da sua fraqueza física, sucumbem aos perigos da guerra ou que só se salvam de modo vergonhoso. Muitos outros, pela mesma razão, são feitos prisioneiros e passam o resto das suas vidas no cativeiro, provavelmente até na pior das escravidões, ou depois com grandes dificuldades e pagando resgate em muito superior ao que podem, passam o resto das suas vidas sujeitos a necessidades e vivendo penosamente.
Muitos outros, ainda, ganham má fama, sendo considerados covardes por causa da fraqueza do seu corpo. Desprezas por acaso este tipo de penas que a fraqueza física acarreta e achas que vais poder suportá-las facilmente?
Quanto a mim, acho muito mais fácil e agradável o esforço a que têm de se submeter aqueles que se preocupam com o bem-estar do seu corpo. Crês, por acaso, que a fraqueza física é mais saudável e, até, mais útil do que a robustez, ou simplesmente não dás importância às consequências da robustez?
A verdade é que essas consequências são, para os que têm o corpo em boa forma física, precisamente as contrárias às dos que têm o corpo em má forma física: os homens que têm bom corpo são saudáveis e fortes e, por essa razão, em tempo de guerra, muitos se salvam dos combates com honra e escapam a qualquer perigo; muitos socorrem os amigos, trazem benefícios à sua pátria, e, por isso, obtêm reconhecimentos, conseguem boa fama, alcançam as melhores honras e, também por isso, vivem o que lhes resta das suas vidas de modo mais agradável e melhor e deixam aos seus filhos melhores meios para uma vida futura.
Só porque a cidade não obriga a treino físico público, como preparação para a guerra, não implica que em particular se descuide esse treino ou se lhe dedique menos tempo. Podes estar certo, até, de que em nenhum tipo de batalha ou em nenhum momento da tua vida ficarás atrás dos outros por teres treinado bem o teu corpo. Porque o corpo é útil em todas as actividades que o homem realiza e é muito importante que, em qualquer uma dessas situações, ele esteja nas melhores condições possíveis.
E mesmo em áreas em que a utilidade do corpo parece mínima, como seja o pensamento, quem é que não sabe que também neste campo se cometem grandes erros por falta de saúde física? É por ausência de saúde do corpo que, muitas vezes, a falta de memória, o desânimo, a irritação ou a loucura tomam conta da mente de muitos, podendo até privá-los de razão.
Pelo contrário, corpos bem cuidados trazem grande segurança e nenhum dos riscos que corre aquele cujo corpo é fraco. É provável até que ter um físico saudável lhe venha a ser útil precisamente em situações contrárias às que resultam da falta de saúde física. Ora, quem, na sua perfeita razão, escolheria resultados opostos a estes que estive a enunciar?
É vergonhoso envelhecer assim descuidado, sem saber que tipo de homem se poderia ter vindo a ser com um corpo mais belo e mais forte. Só que quem não tiver tal preocupação também não poderá conhecer tais resultados, porque não acontecem de forma automática, pelo simples desejo."
"Ao ver que Epígenes, um dos que o acompanhavam, embora fosse jovem, tinha corpo em más condições físicas, disse-lhe:
-Como se nota que o teu corpo está destreinado, Epígenes!
-De fato, não sou muito para treinos, Sócrates!
-Ora, também alguns dos que se preparam para competir em Olímpia não o são. Mas, parece-te que é menor o combate pela própria vida diante daquele que poderá ser o adversário de Atenas a qualquer momento?
Pois não são poucos aqueles que, por causa da sua fraqueza física, sucumbem aos perigos da guerra ou que só se salvam de modo vergonhoso. Muitos outros, pela mesma razão, são feitos prisioneiros e passam o resto das suas vidas no cativeiro, provavelmente até na pior das escravidões, ou depois com grandes dificuldades e pagando resgate em muito superior ao que podem, passam o resto das suas vidas sujeitos a necessidades e vivendo penosamente.
Muitos outros, ainda, ganham má fama, sendo considerados covardes por causa da fraqueza do seu corpo. Desprezas por acaso este tipo de penas que a fraqueza física acarreta e achas que vais poder suportá-las facilmente?
Quanto a mim, acho muito mais fácil e agradável o esforço a que têm de se submeter aqueles que se preocupam com o bem-estar do seu corpo. Crês, por acaso, que a fraqueza física é mais saudável e, até, mais útil do que a robustez, ou simplesmente não dás importância às consequências da robustez?
A verdade é que essas consequências são, para os que têm o corpo em boa forma física, precisamente as contrárias às dos que têm o corpo em má forma física: os homens que têm bom corpo são saudáveis e fortes e, por essa razão, em tempo de guerra, muitos se salvam dos combates com honra e escapam a qualquer perigo; muitos socorrem os amigos, trazem benefícios à sua pátria, e, por isso, obtêm reconhecimentos, conseguem boa fama, alcançam as melhores honras e, também por isso, vivem o que lhes resta das suas vidas de modo mais agradável e melhor e deixam aos seus filhos melhores meios para uma vida futura.
Só porque a cidade não obriga a treino físico público, como preparação para a guerra, não implica que em particular se descuide esse treino ou se lhe dedique menos tempo. Podes estar certo, até, de que em nenhum tipo de batalha ou em nenhum momento da tua vida ficarás atrás dos outros por teres treinado bem o teu corpo. Porque o corpo é útil em todas as actividades que o homem realiza e é muito importante que, em qualquer uma dessas situações, ele esteja nas melhores condições possíveis.
E mesmo em áreas em que a utilidade do corpo parece mínima, como seja o pensamento, quem é que não sabe que também neste campo se cometem grandes erros por falta de saúde física? É por ausência de saúde do corpo que, muitas vezes, a falta de memória, o desânimo, a irritação ou a loucura tomam conta da mente de muitos, podendo até privá-los de razão.
Pelo contrário, corpos bem cuidados trazem grande segurança e nenhum dos riscos que corre aquele cujo corpo é fraco. É provável até que ter um físico saudável lhe venha a ser útil precisamente em situações contrárias às que resultam da falta de saúde física. Ora, quem, na sua perfeita razão, escolheria resultados opostos a estes que estive a enunciar?
É vergonhoso envelhecer assim descuidado, sem saber que tipo de homem se poderia ter vindo a ser com um corpo mais belo e mais forte. Só que quem não tiver tal preocupação também não poderá conhecer tais resultados, porque não acontecem de forma automática, pelo simples desejo."
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Segundo relatos de Xenofonte e Platão, Sócrates era um guerreiro corajoso, autor de façanhas heróicas no campo de batalha.
O vigor intelectual anda de mãos dadas com o vigor físico, e todo esse mimimi moderno de "malha o braço mas não malha o cérebro" não passa de chilique e invejinha de verdadeiros moleirões emasculados que acham que menosprezar o treino do corpo de alguma forma os eleva a uma categoria superior de intelectual.