• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Esqueci a Senha

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Investimento no Tesouro Direto
Páginas (2): « Anterior 1 2
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Investimento no Tesouro Direto
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
:
: 0
19-03-2015, 05:40 PM
(19-03-2015, 12:29 PM)Rain Man Escreveu: Uma dúvida que pode parecer besta a alguns, mas como sou iniciante. se a taxa de Juros e alta, ou aumenta em tenho prejuízo?

Ou seja o certo seria, comprar o Título e esperar a Taxa de Juros diminuir para assim ter lucro, ou investir no titulo com menor taxa de juros?

Primeiro, leia esses 5 artigos a respeito do Tesouro Direto. Leia inclusive os comentários, muitas respostas você vai obter lá.

A resposta da sua pergunta, com certeza está no 5º artigo. Boa leitura.

Tesouro Direto
http://queroficarrico.com/blog/tesouro-direto/

Passo-a-passo para investir no Tesouro Direto
http://queroficarrico.com/blog/2011/07/1...ro-direto/

Como Investir Mensalmente no Tesouro Direto
http://queroficarrico.com/blog/2014/12/1...ro-direto/

Os 5 Maiores Mitos Sobre o Tesouro Direto (o #3 é o maior deles)
http://queroficarrico.com/blog/2015/02/2...ro-direto/

Quando investir no Tesouro Direto se torna arriscado
http://queroficarrico.com/blog/2011/10/2...arriscado/

•
Procurar
Responder
Offline Gekko
Lendário
Tópicos: 145
:
26-03-2015, 05:46 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 26-03-2015, 06:06 PM por Gekko.)
(19-03-2015, 10:59 AM)Mr. Black Escreveu:
(19-03-2015, 09:36 AM)Gekko Escreveu:
(16-03-2015, 03:31 PM)mentefantastica Escreveu: Aí que tá Mr. Black, como minha condição de aporte é modesta, eu pensei no TD como opção de diversificação já que tô investindo em FIIs também. Mas o que me deixou com pé atrás é esse lance de vencimento do TD. Resgatar antes do vencimento dá muito prejuízo?

Essa questão do prejuízo no resgate antecipado varia conforme os juros. Se você compra um título atrelado à SELIC, em um momento em que a SELIC está em 12,75% e vende antes do vencimento com a SELIC em 14%, você toma prejuízo. Mas se a SELIC cair e você vender antecipadamente, você acaba tendo um rendimento vs tempo até melhor do que se segurasse o título, dependendo de quanto foi essa queda e do tempo que passou com o título para a questão do IR.

Na verdade, você apenas deixa de ganhar sobre os 14% da taxa Selic, mas NÃO TEM prejuízo.

Esse artigo explica exatamente o funcionamento do título Tesouro Selic (LFT).

Não. Me refiro a prejuízo mesmo, dependendo do caso.

Os títulos pós-fixados trabalham sob o regime de juros futuros. Em períodos de baixa nos juros, os títulos são negociados com ágio, pois eles precisam estar todos no mesmo valor na data do vencimento. Quando se compra em momento de alta nos juros, se compra com deságio. Depois explico melhor pois estou no trampo e apesar de não ter nada pra fazer neste exato instante, foi só eu logar no fórum que um mala sem alça sentou perto de mim e não quer parar de falar mesmo eu não dando a mínima atenção a ele.

EDIT:

Mala calou a boca. Vamos lá.

Na data do vencimento, o título precisa entregar a rentabilidade prometida a todos que o compraram, desde o cara que comprou com SELIC a 7% até o cara que comprou com SELIC a 12,75%. Para isso, o preço do título é elevado quando da baixa dos juros (ágio) e cai quando da alta dos juros (deságio). Dessa forma, é possível inclusive especular com títulos públicos em períodos de mudanças bruscas nas taxas de juros. Um investidor que compra um título indexado à SELIC a 12,75% hoje e o vende daqui a dois ou três meses, bem antes do vencimento, com uma SELIC que teria caído para 7%, obteria um lucro bem mais rápido do que se mantivesse o título até o vencimento.

Essa variação de ágio e deságio é tanto maior quanto mais longo for o o vencimento do título.

P.S.: é claro que me refiro aos casos de venda antecipada do título pós fixado. Segurando o título até a data do vencimento, a rentabilidade será, necessariamente, a contratada, salvo em caso de moratória, coisa que nunca ocorreu no Brasil. No caso de títulos pré-fixados isso não existe. Resgatando a qualquer tempo você terá a rentabilidade contratada proporcional ao período em que manteve o título.
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Búfalo
**
Tópicos: 34
:
23-10-2021, 10:23 AM
Pra quem achou confuso e quer entender melhor, achei esse video perfeito, explica de um jeito bem facil:

•
Procurar
Responder
Páginas (2): « Anterior 1 2

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Fundos de Investimento Imobiliários Gekko 198 160,557 21-09-2021, 09:04 AM
Última Mensagem: Peter Grifen
  Investimento em Pecuária lord 3 2,780 27-02-2021, 01:58 AM
Última Mensagem: lord
Lightbulb Investimento protetor em Ouro MAGNO 0 3,145 07-07-2019, 11:45 PM
Última Mensagem: MAGNO

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2022 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo