• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Esqueci a Senha

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Montando minha carteira de FII
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Montando minha carteira de FII
Offline Gekko
Lendário
Tópicos: 145
:
: 0
15-06-2015, 09:39 PM
(13-06-2015, 10:24 PM)guerreiro Escreveu: Salve rapaziada, eu usava mais o antigo MR, mas a partir de agora pretendo utilizar mais este fórum.

Tentei postar na área de investimentos, mas ainda sou novato aqui então vai na quarentena mesmo, o caso é que estou montando uma carteira de investimentos em fundos imobiliários para ter uma renda mensal e queria a opinião dos confrades sobre os ativos que escolhi que são:

BRCR11 - Escritórios
HGBS11 - Shoppings
HGLG11 - Galpões logístico e industrial
KNRI11 - Misto Galpões/escritório
SAAG11 - Agencias bancárias do Santander
SDIL11 - Galpões logísticos

Destes citados o único que ainda não comprei é o HGBS11 de Shopping, creio que a crise economica vai derrubar o valor das cotas criando uma oportunidade de comprar mais barato.

Os demais eu já tenho algumas cotas que pretendo ir aumentando, queria opiniões se a carteira está boa ou se seria interessante fazer alterações, lembrando que não pretendo ter um carteira com muitos ativos, meu numero ideal são 6 fundos podendo chegar com o tempo e acumulo de patrimônio a no máximo de 10 fundos, pois já tenho uma carteira de ações com 10 empresas e mais que 20 ativos fica muita coisa pra acompanhar considerando que o meu patrimônio ainda é pequeno e preciso trabalhar para me manter.

Essa questão de analisar carteira de ativos é meio complicada. Você precisa adotar os seus critérios para decidir se investe ou não em um determinado fundo ou empresa. O que posso te dizer é que dois desses 6 fundos eu também tenho e estou procurando um de logística para investir num futuro próximo. Vou dar uma olhada nesses que citou.
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Offline guerreiro
Búfalo
**
Tópicos: 2
:
: 1
15-06-2015, 10:02 PM
Então eu estou gostando muito dos fii. Hj recebi meus aluguéis, algo próximo de $ 450. Acho q a carteira já está começando a ficar interessante. Vamos ver se chego no final do ano pelo menos em $800

•
Procurar
Responder
Offline Gekko
Lendário
:
15-06-2015, 10:16 PM
(15-06-2015, 10:02 PM)guerreiro Escreveu: Então eu estou gostando muito dos fii. Hj recebi meus aluguéis, algo próximo de $ 450. Acho q a carteira já está começando a ficar interessante. Vamos ver se chego no final do ano pelo menos em $800

Como diria o Barão, FIIs são uma delícia cara! Esse fluxo de caixa mensal é muito bom.
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Offline Conservative
Búfalo
**
Tópicos: 0
:
15-06-2015, 10:39 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 15-06-2015, 10:41 PM por Conservative.)
Citar:Faça qualquer coisa com teu dinheiro, mas não o deixe na poupança. A poupança nesses anos esquerdistas tem rendido 6% ao ano. Até aí tudo bem. Ganhos pequenos, mas ainda são ganhos.

Todavia, a inflação tem estado a 7% ao ano.

Então, em junho, se você investir na poupança R$ 100; em junho de 2016, você terá R$ 99,00. Ou seja, você perdeu dinheiro (rendeu R$ 6, mas perdeu R$ 7).

O FII é uma ótima escolha em tempos de crise. Lembra os dólares baratos de tempos atrás (R$ 1,90), então é uma boa hora de comprar imóveis.

Você está coberto de razão.
O problema é que desconheço os meios pelos quais investir num fundo que me dê retorno positivo.

Citar:Um fórum de economistas e investidores iria te ajudar mais no assunto do que aqui.

Já tentei, mas a má vontade impera nesses ambientes. As pessoas que têm um pouco de conhecimento, em vez de partilhar esse conhecimento, acham que têm o rei na barriga. Aqui no fórum o pessoal tem boa vontade, explica, ainda que não sejam experts, compartilham aquilo que sabem. Isso que me anima aqui. Um estendendo a mão para ajudar o outro.

Citar:Cara,
única coisa que digo é que vc deve tirar esse seu $$ da poupança e colocar em qualquer outro investimento, pois COM A POUPANÇA VC PERDE $! Aquela rentabilidade mínima é ilusória, pq a inflação é maior que a poupança. Então, vc ganha uns reais por mês, mas na verdade vc perde mais R$ do que vc ganha.

Ex: Se no começo do ano seu $$ - que vc colocou na poupança - dava pra comprar 20 cestas básicas; no começo do ano que vem vc vai ter mais $$ na poupança (em números), mas esse $$ vai dar pra comprar só 19 cestas básicas, pq os juros do período "comeram" todo o seu rendimento.

Poupança é fria!!!

Farei isso o quanto antes. Nesse tempinho que venho ajuntando, já percebi o quanto perdi.

Citar:Invista em LCA e seja feliz.

Vou procurar saber o que é... Sou novo nisso, não entendo os termos, siglas, nada! Mas obrigado.

Citar:Dá uma olhadinha nesse fórum:

Fórum infomoney - Fundos imobiliários

Me ajudou muito quando montei a carteira de FIIs.
Me desculpe, mas eu prefiro não opinar sobre os investimentos de outras pessoas com medo de falar alguma besteira.
Mas, apenas para dar um conselho, faça rebalanceamentos constantes da carteira.

Obrigado. Vai ser de grande valia!

Citar:Se essa quantia é apenas uma pequena parte do seu patrimônio, você pode tranquilamente ir para o mercado de ações e FIIs, mas tem que se informar bem antes de entrar.

Sobre deixar grana na poupança por segurança, há investimentos tão ou mais seguros do que ela. Deixar grana em poupança atualmente não é uma decisão racional. Até mesmo fundos de renda fixa de grandes bancos, com taxas de administração abusivas de 2%, rendem mais que a poupança com um cenário como o atual de SELIC a 13,75% a.a.

13,75%aa??????
Que isso!
Estou procurando me informar. Da mesma maneira que se pode ganhar, pode-se perder. Por isso não quero dar um tiro no escuro.

Pessoal, qualquer conselho, ideia etc serão muito bem vindos!
----------------------------------------------------------------
"A única coisa que existe é o nada."

•
Procurar
Responder
Offline Gekko
Lendário
:
16-06-2015, 10:17 AM
LCA é letra de crédito do Agronegócio. Normalmente o banco vai te dar um percentual do CDI, que é um indexador que acompanha a SELIC de perto. Os grandes bancos costumam dar 80% do CDI. Se a SELIC está em 13,75%, o CDI deve estar em torno de 13,5%. 80% disso seria 10,8% a.a. livre de impostos (por enquanto). Há bancos menores que te dão um percentual maior. Eu, pelo menos, já vi bancos oferecendo 95% do CDI. O problema é que esse tipo de título é condicionado à existência de lastro (a grana é usada para investir em financiamento no setor agrícola). Os bancos pequenos raramente tem esse lastro e os títulos ficam indisponíveis.
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Online Josey Wales
Pistoleiro da Real
Tópicos: 11
:
: 281
16-06-2015, 01:41 PM
(16-06-2015, 10:17 AM)Gekko Escreveu: LCA é letra de crédito do Agronegócio. Normalmente o banco vai te dar um percentual do CDI, que é um indexador que acompanha a SELIC de perto. Os grandes bancos costumam dar 80% do CDI. Se a SELIC está em 13,75%, o CDI deve estar em torno de 13,5%. 80% disso seria 10,8% a.a. livre de impostos (por enquanto). Há bancos menores que te dão um percentual maior. Eu, pelo menos, já vi bancos oferecendo 95% do CDI. O problema é que esse tipo de título é condicionado à existência de lastro (a grana é usada para investir em financiamento no setor agrícola). Os bancos pequenos raramente tem esse lastro e os títulos ficam indisponíveis.

Exatamente.

Quando eu trabalhava em banco vi alguns clientes transferirem o que tinham em CDB para bancos menores e de cooperativas, que ofereciam até 105, 110% do CDI. Clientes esses que, pelo valor e prazo que tinham aplicado, recebiam até 99% do CDI. Não preciso nem dizer o que rolou, né?

PROTIP: Quem tiver um valor grande em CDB (coisa aí de algumas dezenas de milhares de reais), tem uma barganha maior junto ao banco (afinal, com a taxa de inadimplência atual, as captações se tornaram uma fonte de spread mais atrativa) - se é que alguém aqui não sabia/lembrava disso.

Mais importante que simplesmente o % de rendimento nesse caso é o lastro da Instituição onde você tá colocando seu dinheiro.
(04-11-2015, 11:56 PM)Raito Escreveu: Aceitemos a realidade como ela é, sem querer mudar ninguém além de nós mesmos, sigamos com nossa vida fazendo nosso melhor. Não há muito o que fazer além disso.

•
Procurar
Responder
Offline Gekko
Lendário
:
16-06-2015, 03:29 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 16-06-2015, 03:32 PM por Gekko.)
(16-06-2015, 01:41 PM)Josey Wales Escreveu:
(16-06-2015, 10:17 AM)Gekko Escreveu: LCA é letra de crédito do Agronegócio. Normalmente o banco vai te dar um percentual do CDI, que é um indexador que acompanha a SELIC de perto. Os grandes bancos costumam dar 80% do CDI. Se a SELIC está em 13,75%, o CDI deve estar em torno de 13,5%. 80% disso seria 10,8% a.a. livre de impostos (por enquanto). Há bancos menores que te dão um percentual maior. Eu, pelo menos, já vi bancos oferecendo 95% do CDI. O problema é que esse tipo de título é condicionado à existência de lastro (a grana é usada para investir em financiamento no setor agrícola). Os bancos pequenos raramente tem esse lastro e os títulos ficam indisponíveis.

Exatamente.

Quando eu trabalhava em banco vi alguns clientes transferirem o que tinham em CDB para bancos menores e de cooperativas, que ofereciam até 105, 110% do CDI. Clientes esses que, pelo valor e prazo que tinham aplicado, recebiam até 99% do CDI. Não preciso nem dizer o que rolou, né?

PROTIP: Quem tiver um valor grande em CDB (coisa aí de algumas dezenas de milhares de reais), tem uma barganha maior junto ao banco (afinal, com a taxa de inadimplência atual, as captações se tornaram uma fonte de spread mais atrativa) - se é que alguém aqui não sabia/lembrava disso.

Mais importante que simplesmente o % de rendimento nesse caso é o lastro da Instituição onde você tá colocando seu dinheiro.

Em todo caso, até 250 mil tem amparo do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Só vai dar um pouco de dor de cabeça para receber. Eu mesmo tenho um pequeno percentual da minha grana em um CDB com 109% do CDI, em um banco pequeno. Se for teu colchão de segurança ou uma parte expressiva do teu patrimônio, ou ainda uma grana da qual talvez você precise lançar mão rapidamente, talvez seja melhor render um pouco menos em um banco grande. Mesmo assim, manter em poupança no cenário atual não se justifica.
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Offline guerreiro
Búfalo
**
:
16-06-2015, 04:13 PM
Meu colchão de segurança está na poupança e vou transferir para o TD SELIC mesmo. Agora tem liquidez diária então fica mais fácil resgatar. Mesmo assim vou manter uma reserva no CDB do meu banco mesmo. Um valor de uns 3 meses de salário pelo menos. Considero pra meu conforto que a reserva deve cobrir aproximadamente 1 ano de despesas.

•
Procurar
Responder
Offline Gekko
Lendário
:
16-06-2015, 05:01 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 16-06-2015, 05:24 PM por Gekko.)
(16-06-2015, 04:13 PM)guerreiro Escreveu: Meu colchão de segurança está na poupança e vou transferir para o TD SELIC mesmo. Agora tem liquidez diária então fica mais fácil resgatar. Mesmo assim vou manter uma reserva no CDB do meu banco mesmo. Um valor de uns 3 meses de salário pelo menos. Considero pra meu conforto que a reserva deve cobrir aproximadamente 1 ano de despesas.

Lembrando que esse título corre o risco de rendimento negativo em caso de subida na taxa de juros e saque antes do vencimento. Em caso de queda na taxa de juros e saque antecipado, você ganha mais do que o esperado. Segurando até o vencimento a rentabilidade é aquela contratada e pronto. Quando mais longo for o prazo de vencimento do título, mais esse efeito será sentido em seu valor atual.
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Offline guerreiro
Búfalo
**
:
16-06-2015, 05:10 PM
Acho q VC confundiu isso ocorre justamente no prefixado (ltn). No caso do lft é reajustado diariamente pela taxa SELIC. Não há rendimento negativas no tesouro selic

•
Procurar
Responder
Offline Gekko
Lendário
:
16-06-2015, 05:22 PM
(16-06-2015, 05:10 PM)guerreiro Escreveu: Acho q VC confundiu isso ocorre justamente no prefixado (ltn). No caso do lft é reajustado diariamente pela taxa SELIC. Não há rendimento negativas no tesouro selic

Tem razão. É que você escreveu Tesouro SELIC e por algum motivo meu cérebro processou Tesouro IPCA. Para esclarecer bem a quem estiver com dúvidas, segue explicação direto da fonte:

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesour...s-publicos
Greed is good.

•
Procurar
Responder
Offline AgenteFederal
Aspira
Tópicos: 1
:
16-06-2015, 07:48 PM
Depois do tombo com a minha BM,me restou um saveiro g5,estou pensando em vendê-lo e investir na bolsa de valores...
Alguem aqui tem conhecimentos sobre Day-Trade,Swing Trade que possa me dar umas dicas???
Com fé em Deus,um dia eu chego lá.

•
Procurar
Responder
Offline guerreiro
Búfalo
**
:
18-06-2015, 10:08 PM
Confrade Agente, não tenho conhecimento sobre trades, mas se o carro é a única coisa que restou recomendo que nao use todos seus recursos em trade pois pode dar merda e vc fica sem nada de vez .

•
Procurar
Responder
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
:
19-06-2015, 01:18 AM
(15-06-2015, 10:02 PM)guerreiro Escreveu: Então eu estou gostando muito dos fii. Hj recebi meus aluguéis, algo próximo de $ 450. Acho q a carteira já está começando a ficar interessante. Vamos ver se chego no final do ano pelo menos em $800

Bela quantia!!! Para receber isso de aluguéis, é preciso investir uns 50k mais ou menos. Só te recomendo diversificar com a Renda Fixa. Essa alta na taxa de juros não pode passar desapercebida. Sabe-se lá quando teremos outra forte alta nos juros, então táca-lhe pau!!!

Sobre a tua carteira, recomendo pegar alguns FIIs de hospitais e faculdades. E fuja dos de papel.

•
Procurar
Responder
Offline guerreiro
Búfalo
**
:
19-06-2015, 01:26 AM
Valeu Black. Mais ou menos isso mesmo. Eu tenho uma boa parte na renda fixa. E também em ações. Vou avaliar esses fii de hospitais e faculdades.

•
Procurar
Responder
Offline jeanreno
Príncipe das Xoxotas
Tópicos: 3
:
19-06-2015, 02:08 AM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 19-06-2015, 02:28 AM por jeanreno.)
Sério mesmo que vocês querem investir em FII com os imóveis comerciais vazios a quase dois anos? Peguem um banco médio estilo Sofisa e invistam em LCA. LCI é até melhor, pois é remunerado pelos contratos de financiamento residencial (crédito imobiliário). Mesmo que o setor enfrente uma crise, você não receberá de aluguéis mas de quem está pagando juros no financiamento. Se forem muito cagões, invistam em TD (Tesouro Direto). O negócio é receber juros de quem está pagando.

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/...76942.html

•
Procurar
Responder
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
:
20-06-2015, 01:43 AM
(19-06-2015, 02:08 AM)jeanreno Escreveu: Sério mesmo que vocês querem investir em FII com os imóveis comerciais vazios a quase dois anos? Peguem um banco médio estilo Sofisa e invistam em LCA. LCI é até melhor, pois é remunerado pelos contratos de financiamento residencial (crédito imobiliário). Mesmo que o setor enfrente uma crise, você não receberá de aluguéis mas de quem está pagando juros no financiamento. Se forem muito cagões, invistam em TD (Tesouro Direto). O negócio é receber juros de quem está pagando.

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/...76942.html

Manja nada de FII, filho. Se manjasse do investimento, não estaria soltando uma dessas. facepalm:

•
Procurar
Responder
Offline jeanreno
Príncipe das Xoxotas
:
20-06-2015, 06:48 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 20-06-2015, 06:49 PM por jeanreno.)
Eu vou deixar o resultado dos fundos no segundo semestre falarem por si.
Vai ser gostoso de ver.

http://www.infomoney.com.br/bloomberg/me...-aprofunda

•
Procurar
Responder
Offline guerreiro
Búfalo
**
:
20-06-2015, 07:55 PM
(20-06-2015, 06:48 PM)jeanreno Escreveu: Eu vou deixar o resultado dos fundos no segundo semestre falarem por si.
Vai ser gostoso de ver.

http://www.infomoney.com.br/bloomberg/me...-aprofunda

Cara vc usa estas notícias como base pra decidir suas escolhas? Se acredita mesmo no que essas pessoas dizem, vc devia era rever essa idéia de investir em bancos pequenos, pois num cenário ruim estes seriam mais prejudicados que os grandes.

Mas enfim cada uma faz o que achar melhor com seu suado dinheirinho. Eu me sinto confortável com a alocação que me fiz (Tesouro Direto + FII + Ações), na renda variável esta semana mesmo comprei mais 2 lotes de BBAS por R$ 22,50 depois vou ver se faço um poste sobre a minha carteira de ações pra discutirmos esse assunto em separado.

•
Procurar
Responder
Offline jeanreno
Príncipe das Xoxotas
:
20-06-2015, 08:43 PM
A única pessoa que perde dinheiro é aquela que não acompanha o movimento. Ao invés de analisar a mecânica dos fundos e esquecer o dinheiro neles, analise os riscos. Só pra citar alguns riscos do FII. Só alguns:

Risco de Oscilação do Valor das Cotas por Marcação a Mercado
os ativos do Fundo devem ser “marcados a mercado”, ou seja, seus valores serão atualizados diariamente e contabilizados pelo preço de negociação no mercado, ou pela melhor estimativa do valor que se obteria nessa negociação. Como conseqüência, o valor da cota do Fundo poderá sofrer oscilações freqüentes e significativas, inclusive no decorrer do dia. Mesmo quando você contrata um FII com prazo de carência e garantias, se olhar no contrato vai ver que você perde com essas correções diárias.

Risco de mercado
Essa é a situação que eu citei acima, do sujeito que não acompanha o movimento. Existe a possibilidade de ocorrerem flutuações de mercado, que afetam preços, taxas de juros, ágios, deságios e volatilidades dos ativos e modalidades operacionais da carteira do Fundo, entre outros. Tem FII que perde competitividade, se torna menos atrativo quando a SELIC sobe, por exemplo.

Risco sistêmico
Esse é o maior risco que temos hoje, a situação econômica geral e a gulodice do governo em taxar e controlar a movimentação do dinheiro. Isso pode acontecer de forma indireta até, os bancos estatais já estão impondo condições restritivas para fundos que dão mais retorno (por exemplo o LCA). O Banco do Brasil agora exige um investimento mínimo de R$ 100 mil + comprovação de renda acima de R$ 11.000,00 para o cliente que deseja investir no LCA. Quem não cumpre com essas quesitos teve o saldo transferido para a Poupança, arbitrariamente e sem aviso. Tem gente que ainda nem percebeu.

Risco de liquidez
Determinados ativos do Fundo, podem passar por períodos de dificuldade de execução de ordens de compra e venda, ocasionados por baixas ou inexistentes demanda e negociabilidade. Nestas condições, o Administrador poderá enfrentar dificuldade de liquidar ou negociar tais ativos pelo preço e no momento desejados e, conseqüentemente, o Fundo poderá enfrentar problemas de liquidez para honrar resgates ou ver-se obrigado a aceitar descontos ou deságios, prejudicando a rentabilidade. Nessas hipóteses, o Administrador poderá, inclusive, determinar o fechamento do Fundo para novas aplicações ou para resgates, obedecidas as disposições legais vigentes. Notem que nesse caso o banco vai muito bem, obrigado, é o fundo que vai mal.

Isso só pra ficar em quatro, deve ter mais de trinta riscos associados ao FII.

•
Procurar
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
5 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2023 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo