PROPAGANDA

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Atualização patrimonial mensal
Galo Cego Offline
Desenrugador de pele
**

Respostas: 230
Resposta: #41
RE: Atualização patrimonial mensal
Eu coloco tudo em uma planilha, e como vou ao trabalho de bicicleta e tenho hobbies low cost, dá uma baita ajuda.

"olha a cara da mulher, peitão, rabetão, mo canetão, gostosa pra caralho, tatuagem no braço, piercing no no nariz, piercing de buffalo é isso ai brother ta escrito na cara dela vagabunda",
09-12-2015 01:44 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
MajinBoo Offline
Búfalo
**

Respostas: 47
Resposta: #42
O que vocês aconselham fazer com 100k?
09-12-2015 10:27 PM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Mr. Black Offline
Veterano

Respostas: 368
Resposta: #43
(09-12-2015 10:27 PM)MajinBoo Escreveu:  O que vocês aconselham fazer com 100k?

Não sei. Responda a si mesmo essas perguntas primeiro:

1) Eu sei o mínimo de educação financeira?
2) Gasto menos do que ganho? Consigo poupar? Quanto?
3) Tenho um orçamento controlado? Fiz minha reserva de emergência?
4) Conheço outros ativos financeiros além da poupança?
5) Sei o que é inflação e como ela afeta a minha vida?
6) Sei o básico de economia e matemática financeira?
7) Sei o quanto pago de tarifa de cada conta bancária que eu tenho?
8) Quais são os meus objetivos na vida? Independência Financeira, Semi-aposentadoria?
9) Qual o meu perfil de risco? Prefiro arriscar mais pra ganhar mais, ou sou mais "devagar e sempre", aumentando o patrimônio "de grão em grão"?
10) Não entendi porra nenhuma, pode traduzir?

Perguntar o que fazer com 100k, é o mesmo que perguntar qual faculdade fazer, que esporte praticar, ou seja, depende de quem é você, seus planos e objetivos de vida, sua relação com o dinheiro... Finanças pessoais tem muito de auto-conhecimento. Dessa forma, o dinheiro se torna uma ferramenta poderosa de realização de objeitivos, e não apenas números numa conta-corrente. Pense nisso, e seja bem-vindo... quando tiver essas respostas, poderemos te ajudar melhor.
09-12-2015 11:02 PM
MajinBoo Offline
Búfalo
**

Respostas: 47
Resposta: #44
(09-12-2015 11:02 PM)Mr. Black Escreveu:  
(09-12-2015 10:27 PM)MajinBoo Escreveu:  O que vocês aconselham fazer com 100k?

Não sei. Responda a si mesmo essas perguntas primeiro:

1) Eu sei o mínimo de educação financeira?
2) Gasto menos do que ganho? Consigo poupar? Quanto?
3) Tenho um orçamento controlado? Fiz minha reserva de emergência?
4) Conheço outros ativos financeiros além da poupança?
5) Sei o que é inflação e como ela afeta a minha vida?
6) Sei o básico de economia e matemática financeira?
7) Sei o quanto pago de tarifa de cada conta bancária que eu tenho?
8) Quais são os meus objetivos na vida? Independência Financeira, Semi-aposentadoria?
9) Qual o meu perfil de risco? Prefiro arriscar mais pra ganhar mais, ou sou mais "devagar e sempre", aumentando o patrimônio "de grão em grão"?
10) Não entendi porra nenhuma, pode traduzir?

Perguntar o que fazer com 100k, é o mesmo que perguntar qual faculdade fazer, que esporte praticar, ou seja, depende de quem é você, seus planos e objetivos de vida, sua relação com o dinheiro... Finanças pessoais tem muito de auto-conhecimento. Dessa forma, o dinheiro se torna uma ferramenta poderosa de realização de objeitivos, e não apenas números numa conta-corrente. Pense nisso, e seja bem-vindo... quando tiver essas respostas, poderemos te ajudar melhor.

Obrigado pela resposta completa e que me provocou a refletir, Mr. Black. Ri do item número 10.

Eu não tenho objetivo algum com esse 100k, é um dinheiro extra que eu não esperava e não tenho planos para ele. A princípio só quero protegê-lo da inflação petista, mas estou aberto às possibilidades. Portanto, acato qualquer sugestão como possibilidade. Jogar num título público? Ações? Bitcoins? Comprar um terreno? O que você faria? Não tenho problema em correr riscos, se o investimento for bom.
10-12-2015 02:32 AM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Gekko Offline
Administrador

Respostas: 7,868
Resposta: #45
(09-12-2015 10:27 AM)Gary Holt Escreveu:  2016 eu vou tomar vergonha e começar a aportar nem que seja centavos. Vendo vocês aqui aportando e investindo me faz sentir um lixo.

Uma dica é começar com um aporte pequeno, nem que seja 1% e ir subindo um ponto percentual mês a mês. Depois de um ano você está aportando 12% e nem sente.

(10-12-2015 02:32 AM)MajinBoo Escreveu:  Eu não tenho objetivo algum com esse 100k, é um dinheiro extra que eu não esperava e não tenho planos para ele. A princípio só quero protegê-lo da inflação petista, mas estou aberto às possibilidades. Portanto, acato qualquer sugestão como possibilidade. Jogar num título público? Ações? Bitcoins? Comprar um terreno? O que você faria? Não tenho problema em correr riscos, se o investimento for bom.

Se for somente para proteger da inflação, tesouro IPCA (antiga NTN-B). De quebra você ainda ganha um pouco mais que a inflação. Atualmente, depois de descontar impostos e taxas, você vai ficar com uns 6% líquidos acima da inflação (o que é muito bom para um investimento praticamente isento de risco). O lado ruim é que isso só é garantido se você levar o investimento até a data de vencimento do mesmo. Portanto, se houver a mínima possibilidade de precisar dessa grana ou de parte dela antes, deixe uma parte em tesouro selic.

O que eu faria seria diversificar essa grana entre fundos imobiliários, ações e títulos, mas pelo teor da sua pergunta, melhor estudar um pouco mais antes de enveredar pelos mares revoltos da renda variável.

Greed is good.
(Resposta editada pela última vez em: 10-12-2015 09:23 AM por Gekko.)
10-12-2015 09:23 AM
Mr. Black Offline
Veterano

Respostas: 368
Resposta: #46
Confrade MajinBoo,

Já que você não tem objetivos pra esse dinheiro, bota tudo no Tesouro Selic e seja feliz. Na teoria, a Selic não foi criada pra te proteger da inflação, mas na prática, o Banco Central a usa para controlar a inflação. Sendo assim, a Selic SEMPRE te dá ganho real, acima da inflação. SEMPRE. E o Tesouro Selic tem a vantagem de ter seu valor atualizado pra mais a cada dia útil. Então, virtualmente você não terá prejuízo, a menos que resgate o dinheiro com poucos dias de aplicação.

Digo isso porque hoje você não tem um objetivo pra essa grana, mas nada impede que daqui a 6 meses ou menos surja uma emergência, ou então você queira comprar um carro, por exemplo. Seu dinheiro estará todo lá, corrigido.

Se quiser, pode também aplicar em um CDB, que tenha também liquidez diária, e renda no mínimo 100% do CDI. Lembre-se: liquidez diária, e 100% do CDI. Nada de liquidez no vencimento, e não aceite uma taxa menor que 100% do CDI.

OU, você pode diversificar nessas duas opções e botar 50k em cada uma. Serve de exercício pra você entender e comparar as duas modalidades de investimentos. Nada mal, não?

Bons negócios!!!
(Resposta editada pela última vez em: 10-12-2015 09:24 PM por Mr. Black.)
10-12-2015 09:20 PM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #47
Bem senhores, vamos aos números de dezembro e aos números de 2015:

Renda passiva aumentou 104.58% em relação a novembro

Patrimônio líquido aumentou: 0,63%

76,1% das despesas do mês poderiam ser cobertas pela renda passiva. Excluindo gastos com habitação o percentual sobe para 107,5%.

Como em novembro muitas coisas convergiram para tornar o mês bastante magro no sentido de renda passiva e em dezembro algumas empresas que tenho em carteira distribuíram dividendos um tanto mais generosos, houve esse aumento exorbitante em termos percentuais. Me deixam muito feliz os meses em que a renda passiva cobriria todos os gastos excluindo habitação, haja vista que quando atingir a independência financeira essa é uma despesa que não pretendo ter, pois pretendo morar em casa própria quitada e não mais em apartamento financiado com parcelas e condomínio a pagar.

Agora vamos aos números anuais:

A renda passiva total de 2015 foi 56,53% superior à de 2014.

Patrimônio líquido aumentou 35,94%

56,1% das despesas poderiam ser cobertas pela renda passiva. Excluindo os gastos com habitação, o percentual subiria para 80,8%. Já é bem perto da tão sonhada IF. E olha que foi um ano bem ruim para a economia como um todo e isso afetou muito os meus investimentos, notadamente as ações, que tanto perderam valor de mercado como lucraram menos e consequentemente distribuíram menos dividendos. Além dos problemas macro-econômicos, some-se aí a crise hídrica que também afetou o desempenho das empresas de eletricidade.

Em 2016, pretendo continuar direcionando os aportes mensais para o reequilíbrio da alocação, ao menos para aproximar mais dos percentuais estipulados para cada ativo. Muito obrigado a todos que acompanham, muito obrigado pelo companheirismo, por participarem, por se interessarem pelo desenvolvimento financeiro. Isso é de grande incentivo. E vamos que vamos, rumo à IF!

Greed is good.
02-01-2016 06:38 PM
clark001 Offline
Búfalo
**

Respostas: 288
Resposta: #48
Boa tarde farei uma pergunta meio burra, mas acho que pior burrice seria não perguntar. Esses mês veio uma merreca a mais e queria guardar/investir, como bom Huebr iria colocar na poupança mas após dar uma pesquisada vi que perderia dinheiro. Mas como seria minha primeira manobra nesse ramo, dei uma lida no cdb achei interessante pelo menos para iniciar. Como é merreca e minha disvirgindade no ramo do dinheiro, acham válido ou há algo melhor para alguém sem experiencia como eu? Grato desde já.
03-01-2016 03:44 PM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #49
(03-01-2016 03:44 PM)clark001 Escreveu:  Boa tarde farei uma pergunta meio burra, mas acho que pior burrice seria não perguntar. Esses mês veio uma merreca a mais e queria guardar/investir, como bom Huebr iria colocar na poupança mas após dar uma pesquisada vi que perderia dinheiro. Mas como seria minha primeira manobra nesse ramo, dei uma lida no cdb achei interessante pelo menos para iniciar. Como é merreca e minha disvirgindade no ramo do dinheiro, acham válido ou há algo melhor para alguém sem experiencia como eu? Grato desde já.

Depende de quantos % do CDI esse CDB vai te pagar. Dê preferência a CDB com liquidez diária e sem prazo. O melhor mesmo seria tesouro IPCA (caso não vá precisar desse dinheiro tão cedo) ou tesouro SELIC (caso haja a possibilidade de precisar dele em algum momento inesperado).

Greed is good.
05-01-2016 09:34 AM
clark001 Offline
Búfalo
**

Respostas: 288
Resposta: #50
(05-01-2016 09:34 AM)Gekko Escreveu:  
(03-01-2016 03:44 PM)clark001 Escreveu:  Boa tarde farei uma pergunta meio burra, mas acho que pior burrice seria não perguntar. Esses mês veio uma merreca a mais e queria guardar/investir, como bom Huebr iria colocar na poupança mas após dar uma pesquisada vi que perderia dinheiro. Mas como seria minha primeira manobra nesse ramo, dei uma lida no cdb achei interessante pelo menos para iniciar. Como é merreca e minha disvirgindade no ramo do dinheiro, acham válido ou há algo melhor para alguém sem experiencia como eu? Grato desde já.

Depende de quantos % do CDI esse CDB vai te pagar. Dê preferência a CDB com liquidez diária e sem prazo. O melhor mesmo seria tesouro IPCA (caso não vá precisar desse dinheiro tão cedo) ou tesouro SELIC (caso haja a possibilidade de precisar dele em algum momento inesperado).
Vlw mesmo

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
05-01-2016 12:10 PM
Diamante Offline
Veterano

Respostas: 848
Resposta: #51
(02-10-2015 08:49 AM)Diamante Escreveu:  - No momento, estou de aviso prévio.

- Meus rendimentos financeiros caíram 1%. Estes mesmos rendimentos ainda não suportam os meus gastos mensais. Somente 20% da renda.

- Meu patrimônio se manteve como está.

.: Próxima atualização, em Janeiro de 2016.

- Atualização prevista.

- Por incrível que pareça. Meu patrimônio financeiro subiu 37%. Apesar da crise, aproveitei e investir.

- Estive fazendo um estudo dos anos de 2014 e 2015. E tive dados surpreendentes. Em 2015 tive este desempenho de 37%, um aumento gritante em comparação ao crescimento no ano de 2014 quando o mesmo foi fechado em 18,5%. O término do meu relacionamento que tive na época foi o principal fator no qual pude aumentar minhas porcentagens no ano de 2015.

- Próxima atualização, no mês de Abril.

Conhecer à Real é uma coisa, exercê-la com virtude é outra completamente diferente.
(Diamante)
08-01-2016 09:40 PM
cabraman Offline
Veterano

Respostas: 5,335
Resposta: #52

Isso se ele já tiver um fundo de reserva, a grana da segurança.

tem um pessoal mais aloprado aí comprando ouro.

Spoiler
CASA QUE É TOTOSO

[Imagem: twYcxwd.png]

Eu nunca vi algo selvagem ter pena de si mesmo, um pássaro cairá morto de um galho sem jamais ter sentido pena de si mesmo
David Herbert Lawrence.
09-01-2016 06:30 AM
Diamante Offline
Veterano

Resposta: #53
(09-01-2016 06:30 AM)cabraman Escreveu:  

- Tio Cabra, investir em metais preciosos como por exemplo, o próprio Ouro, nos protegerá de hiper inflações, ele se valoriza neste tipo de situação.

- Quem se preparou, teve um bom escudo financeiro e soube investir antes desta crise, devem está sorrindo atoa. Pretendo investir também, só que não agora. Vou deixar esta tempestade passar. Neste momento uma 1g de ouro está valendo R$ 141,50.

- Por quê? O Ouro é um recurso natural e escarço em comparação ao papel moeda (no qual o Governo poderá imprimir múltiplas vezes o papel moeda, aumentando a circulação e posteriormente perdendo o seu valor por depreciação). O Ouro basicamente sobe de preço nos momentos de incerteza por sua apreciação e escassez natural.

Conhecer à Real é uma coisa, exercê-la com virtude é outra completamente diferente.
(Diamante)
09-01-2016 10:26 AM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #54
(09-01-2016 10:26 AM)Diamante Escreveu:  
(09-01-2016 06:30 AM)cabraman Escreveu:  
(05-01-2016 09:34 AM)Gekko Escreveu:  Depende de quantos % do CDI esse CDB vai te pagar. Dê preferência a CDB com liquidez diária e sem prazo. O melhor mesmo seria tesouro IPCA (caso não vá precisar desse dinheiro tão cedo) ou tesouro SELIC (caso haja a possibilidade de precisar dele em algum momento inesperado).

- Tio Cabra, investir em metais preciosos como por exemplo, o próprio Ouro, nos protegerá de hiper inflações, ele se valoriza neste tipo de situação.

- Quem se preparou, teve um bom escudo financeiro e soube investir antes desta crise, devem está sorrindo atoa. Pretendo investir também, só que não agora. Vou deixar esta tempestade passar. Neste momento uma 1g de ouro está valendo R$ 141,50.

- Por quê? O Ouro é um recurso natural e escarço em comparação ao papel moeda (no qual o Governo poderá imprimir múltiplas vezes o papel moeda, aumentando a circulação e posteriormente perdendo o seu valor por depreciação). O Ouro basicamente sobe de preço nos momentos de incerteza por sua apreciação e escassez natural.

Bons tempos do padrão ouro...

Greed is good.
12-01-2016 09:35 AM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #55
O mês de janeiro de 2016 foi particularmente desafiador sob o ponto de vista do controle de gastos. Além da facada do IPTU, coincidiram mais algumas despesas extraordinárias. Resultado: estourei o limite de gastos de 80% do salário líquido mensal e o rombo só não foi pior porque usei o cartão de crédito para jogar parte das despesas para o mês seguinte. Já que em fevereiro não existe previsão de nenhuma despesa extraordinária, fica mais fácil trazer a coisa para dentro do limite.

Vamos aos números:

A renda passiva caiu 20,2% em relação a dezembro. Mesmo assim, seria suficiente para cobrir 56,6% das despesas do mês, ou 101% se excluir os enormes gastos com habitação da conta. Creio que quem acompanha minhas postagens sobre finanças pessoais já deve ter percebido que comprar um imóvel para morar em uma capital meio que te come vivo. Portanto, more com seus pais o tempo que puder. Eu não tive essa opção.

Na comparação com janeiro de 2015, a renda passiva de janeiro de 2016 foi 34,6% maior. Vou tentar trazer sempre esse novo dado, pois creio que ele dá uma idéia um pouco melhor da evolução do que apenas comparar com o mês imediatamente anterior.

O patrimônio caiu 2,27% devido às quedas de cotações das ações e FIIs. A renda fixa continua firme e forte.

Greed is good.
06-02-2016 11:34 AM
Diamante Offline
Veterano

Resposta: #56
(06-02-2016 11:34 AM)Gekko Escreveu:  O mês de janeiro de 2016 foi particularmente desafiador sob o ponto de vista do controle de gastos. Além da facada do IPTU, coincidiram mais algumas despesas extraordinárias. Resultado: estourei o limite de gastos de 80% do salário líquido mensal e o rombo só não foi pior porque usei o cartão de crédito para jogar parte das despesas para o mês seguinte. Já que em fevereiro não existe previsão de nenhuma despesa extraordinária, fica mais fácil trazer a coisa para dentro do limite.

Vamos aos números:

A renda passiva caiu 20,2% em relação a dezembro. Mesmo assim, seria suficiente para cobrir 56,6% das despesas do mês, ou 101% se excluir os enormes gastos com habitação da conta. Creio que quem acompanha minhas postagens sobre finanças pessoais já deve ter percebido que comprar um imóvel para morar em uma capital meio que te come vivo. Portanto, more com seus pais o tempo que puder. Eu não tive essa opção.

Na comparação com janeiro de 2015, a renda passiva de janeiro de 2016 foi 34,6% maior. Vou tentar trazer sempre esse novo dado, pois creio que ele dá uma idéia um pouco melhor da evolução do que apenas comparar com o mês imediatamente anterior.

O patrimônio caiu 2,27% devido às quedas de cotações das ações e FIIs. A renda fixa continua firme e forte.

- Meses de Dezembro e Janeiro são complicados para muitas pessoas mesmo. Gekko, suas prestações de imóvel são muito puxadas?

(Diamante)
06-02-2016 01:03 PM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #57
(06-02-2016 01:03 PM)Diamante Escreveu:  - Meses de Dezembro e Janeiro são complicados para muitas pessoas mesmo. Gekko, suas prestações de imóvel são muito puxadas?

Elas consomem 19% do meu salário líquido mensal. Até que não é tão pesado, mas o problema é que além dela tem também o condomínio e em janeiro eu paguei o IPTU todo de uma vez para aproveitar o desconto. Aí ficou bem pesado. O valor com desconto foi o equivalente a 84% de uma parcela do imóvel. Ou seja, é como se em janeiro eu tivesse pago quase duas parcelas.

Por isso é que deu uma diferença tão grande no percentual de despesas que a minha renda passiva atual poderia cobrir. Enquanto daria para todas as demais despesas com uma pequena sobra, quando se inclui as de habitação, que em janeiro foram prestação + IPTU + condomínio, o percentual caiu para menos de 60%.

Greed is good.
06-02-2016 01:43 PM
Diamante Offline
Veterano

Resposta: #58
(06-02-2016 01:43 PM)Gekko Escreveu:  Elas consomem 19% do meu salário líquido mensal. Até que não é tão pesado, mas o problema é que além dela tem também o condomínio e em janeiro eu paguei o IPTU todo de uma vez para aproveitar o desconto. Aí ficou bem pesado. O valor com desconto foi o equivalente a 84% de uma parcela do imóvel. Ou seja, é como se em janeiro eu tivesse pago quase duas parcelas.

Por isso é que deu uma diferença tão grande no percentual de despesas que a minha renda passiva atual poderia cobrir. Enquanto daria para todas as demais despesas com uma pequena sobra, quando se inclui as de habitação, que em janeiro foram prestação + IPTU + condomínio, o percentual caiu para menos de 60%.

- Entendi. Eu chamo esta situação de 'Risco Calculado'. Por estas e outras o quão importante é guardar parte do 13º nesta situação para não começar o ano com dívidas.

(Diamante)
06-02-2016 07:59 PM
CR7 Offline
Usuário Banido

Respostas: 1,100
Resposta: #59
(06-02-2016 07:59 PM)Diamante Escreveu:  
(06-02-2016 01:43 PM)Gekko Escreveu:  Elas consomem 19% do meu salário líquido mensal. Até que não é tão pesado, mas o problema é que além dela tem também o condomínio e em janeiro eu paguei o IPTU todo de uma vez para aproveitar o desconto. Aí ficou bem pesado. O valor com desconto foi o equivalente a 84% de uma parcela do imóvel. Ou seja, é como se em janeiro eu tivesse pago quase duas parcelas.

- Entendi. Eu chamo esta situação de 'Risco Calculado'. Por estas e outras o quão importante é guardar parte do 13º nesta situação para não começar o ano com dívidas.

Interessante essa dica Diamante, deixa eu anotar aqui...
07-02-2016 04:04 AM
Gekko Offline
Administrador

Resposta: #60
(06-02-2016 07:59 PM)Diamante Escreveu:  

Eu estabeleci como meta viver com 80% do salário e aportar 20%. Somo aos aportes também 13º, férias, gratificação e eventuais pagamentos de diárias que recebo, além de reinvestir dividendos, juros e rendimentos. O que faço para fugir dessas situações é guardar em uma poupança o dinheiro que às vezes sobra dos 80% para gastar nos meses em que os gastos extrapolam os mesmos. Antes eu me permitia gastar 50% dessas rendas extras, mas como o meu salário melhorou um pouco, resolvi ser mais rígido quanto a isso.

Greed is good.
07-02-2016 04:29 PM
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes