• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Esqueci a Senha
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde Dependência é fraqueza.

  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Dependência é fraqueza.
Offline Björn
Búfalo
**
Mensagens: 46
Tópicos: 11
Curtido: 51 vezes em 16 posts
Posts que curtiu: 3
Registrado: Jan 2017
#1
16-12-2017, 01:00 AM
"É da natureza do sábio resistir aos prazeres, mas é da natureza do estúpido ser escravo deles."

A Dependência se encontra presente na nossa vida disfarçada de várias maneiras, não falo de “mas eu dependo de me alimentar para sobreviver”, mas sim da dependência que torna necessidade algo que não é, de fato, necessário. A Dependência que falo prejudica o seu desenvolvimento como Homem, e uma das coisas que caracterizou os homens durante os séculos foi justamente a independência.
Você é considerado dependente quando come um monte de besteira que não precisa, quando sente preguiça de treinar e não vai, quando não faz algo que devia por medo de passar vergonha, quando diz “Sim” para agradar alguém, etc. E tudo isso é um reflexo de você, e, analisando esses pontos “bobos” você consegue definir se a pessoa é preguiçosa ou não, se ela está disposta a lutar contra o que é ruim nela ou não. Você vai perceber que qualquer um que pensa mais nos prazeres imediatos são aqueles que são mais dependentes de fatores externos que agradam a curto prazo mas vão minando sua confiança a longo prazo, que sua dependência vai ser proporcional a quantidade de “prazeres imediados”(que te enfraquece, ao invés de fortalecer de alguma forma) que você sente a necessidade de ter, seja aquele banho quentinho, ou aquele chocolate antes de dormir.
A gente acaba não pensando muito nisso, mas toda dependência, por menor que seja, é um ponto fraco que cedo ou tarde será usado contra você. Vocês já viram as situações deploráveis que viciados em crack se metem pra alimentar seu vício? Você nem precisa ir tão longe, vamos usar um exemplo do dia a dia mesmo, Vocês já viram as situações deploráveis que alguns homens(viciados em aprovação feminina) se metem só pra continuar com a garota? Veem a namorada dando pra 1, 2, 3, etc. E continuam perdoando porque pra ele é melhor ela dando pra todo mundo do que ficar sem ela. Vocês conseguem ver a doença que isso virou, ou sou só eu?


Pra resumir e deixar claro de vez, DEPENDÊNCIA É FRAQUEZA! Pura e simples! Ser dependente é abrir mão da sua Vida para ela ser tomada por coisas, sensações passageiras, e se você for igual a 99% das pessoas, é abrir mão da sua Vida para que ela seja tomada por outras pessoas que vão gastar a SUA vida para tornar a delas melhor. Então, no final, você se converteu em um objeto, que após perder sua utilidade vai ser descartado que nem lixo.


Eu não quero isso pra mim, eu não quero isso pra você, mas querer não adianta porra nenhuma se você não fizer. Lutem com todas as suas forças contra isso, vocês vão ver que mesmo eliminando confortos pequenos(e desnecessários) do dia a dia já vai haver uma diferença, você vai ver que isso abrirá caminho para mudanças mais drásticas e melhores para sua vida, que você pouco a pouco vai resgatar o espírito livre que um dia foi nosso.


E para quem não sabe por onde começar, pode fazer como eu fiz, comecei por coisas aparentemente banais como jejuar(agora jejuo 24hs tranquilamente, se eu quiser), banhos gelados, e fui progredindo com o tempo sempre focando em coisas que eu refletia e pensava “Porra, se eu ficar sem isso eu vou morrer?Não? Então fora.” É um processo, você não vai eliminar todas as suas dependências de um dia para o outro, mas se esforçar diariamente para acabar com elas com certeza vale a pena.
2 usuários curtiram o post de Björn:
  • Marítimo, xandysmaster
Procurar
Responder
Offline xandysmaster
#Bolsonaro 2018
***
Mensagens: 886
Tópicos: 2
Curtido: 174 vezes em 132 posts
Posts que curtiu: 351
Registrado: Nov 2016
#2
16-12-2017, 10:29 AM
(16-12-2017, 01:00 AM)Björn Escreveu: "É da natureza do sábio resistir aos prazeres, mas é da natureza do estúpido ser escravo deles."


DEPENDÊNCIA É FRAQUEZA! Pura e simples! Ser dependente é abrir mão da sua Vida para ela ser tomada por coisas, sensações passageiras, e se você for igual a 99% das pessoas, é abrir mão da sua Vida para que ela seja tomada por outras pessoas que vão gastar a SUA vida para tornar a delas melhor. Então, no final, você se converteu em um objeto, que após perder sua utilidade vai ser descartado que nem lixo.

Na minha opinião, tudo isso é ligado ao apego e a necessidade, sendo ela fútil ou não. Como por ex. quando vamos no mercado e compramos aquelas besteira para comer, sabemos que não dependemos delas, mas compramos. Parece ser uma dependência mas é uma fraqueza, como é natural do ser humano se acostumar com certas situações! Agora ver isso mais a frente e em maior proporção, podemos ter problemas mais graves com esse apego, dependência e fraqueza . Quando estamos cegos e/ou na "famosa" zona de conforto, não percebemos isso e vamos levando essa situação até que começa a nos prejudicar.
Tem situações que acabamos remediando ou deixando de lado (desapegando) com mais facilidade. Os livros de N.A. nos dita a regra bem clara do tal ego e apego, (tudo isso relacionado a mulher) mas olhando isso com mais detalhe, serve para vida toda e suas derivações. Diz o ditado que "o que não nos mata nos fortalece" mas esse ditado também tem lá sua  sua contradição, que, o que nos prejudica, vai nos matar um dia. Só que isso não percebemos tão facilmente quando estamos na "dependência e na fraqueza". Esse estado de "liberdade", dessas duas variáveis da vida é um estágio que é mais complicado de alcançarmos, uns conseguem mais cedo outros mais tarde mas sempre estaremos apegado a alguma coisa, sempre teremos fraquezas para outras coisas e devemos ser fortes o suficiente para separar o que pode nos matar por dentro, por fora, do que podemos driblar no dia a dia.

Ótimo texto, muito boa a reflexão!
Mostrar ConteúdoSpoiler:

 Queria eu ter tido essa parcimônia no tempo correto para hoje ter uma vida mais tranquila, nessa fase adulta, que é de começar a ir se preparando para as "festas do sossego e estabilidade", enquanto outros se preparam para ir reduzindo a marcha e botando o barco na velocidade de cruzeiro eu sigo costurando e acelerando para correr atras do prejuízo. 

→→→→>>Eclesiastes 7:15-22<< ←←←←
→→→CLIQUE AQUI !!SEM DESCULPAS PARA NÃO LER!!←←←
Paz de espirito, todo mundo deve encontrar a sua!!
Mostrar ConteúdoSpoiler:




[Imagem: 20180719_161839.jpg]


  •
Website Procurar
Responder
Offline Tribal.Owl
Búfalo
**
Mensagens: 68
Tópicos: 2
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 139
Registrado: Mar 2018
#3
17-04-2018, 12:00 PM
Confadre Bjorn,

Concordo, a dependência destrói a alta performance do homem. Esse sentimento da necessidade é o que enfraquece o espírito, é a insuficiência do eu. Quando somos dependentes de algo, não necessário a vida, perdemos o poder de ação dos grandes.

Estou relendo um livro chamado "Foco" do Daniel Goleman e estou na parte onde ele explica que a parte do cérebro responsável pelo autocontrole e mudança de hábitos é o cérebro recente ou descendente. Fazendo uma retomada mental com outras leituras, percebo a dificuldade de, na atualidade, treinarmos o cérebro descendente.

Um dos motivos de porque issso acontece é que o cérebro ascendente é o das respostas rápidas e também das automáticas. E toda a indústria do marketing e da propaganda é voltada pra atingir exatamente essa parte do nosso cérebro. Estamos soterrados de informações atingindo o nosso cérebro ascendente, até em questão de controle de massas, não é muito bom uma população com o cérebro descendente tão funcional, já que aquele que possui tanto autocontrole, não é um consumidor tão bom quanto o seu oposto.

O vício é um grande destruidor e controlador dos homens. Sempre brinco com meus conhecidos, sobre a proporção de homens viciados em álcool ou pornografia se comparada com a quantidade de mulheres que possuem o mesmo vício.

Pra treinar essa parte do cérebro, são necessárias pequenas vitórias diárias, assim como as apresentadas no seu texto, com isso ela vai se fortalecendo mais e mais.

Abraços

  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
***
Mensagens: 1,128
Tópicos: 5
Curtido: 94 vezes em 69 posts
Posts que curtiu: 165
Registrado: Jan 2015
#4
17-04-2018, 05:37 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 17-04-2018, 05:39 PM por Gilgamesh. Motivo da edição: Gramática. )
Belo texto Bjorn. A dependência , na forma que você coloca, é todo aquele estímulo que se perde na fronteira entre o necessário e o ostentatório, e provoca a única coisa que fere a maioria dos indivíduos, o riso. Todos querem ser normais, iguais a todos a todos em tudo, na tentativa de escapar das risadas sociais. E assim a maioria segue consumindo produtos, relacionamentos, formas de pensar , agir e reagir, que não as torne diferentes das outras. Porque ser diferente implica receber as informações, processa-las e devolvê-la de uma forma que o outro não está acostumado. E quem faz isso se expõe a receber a sanção da sociedade na forma do riso, escárnio ,ironia, como dizia Henry Bergson, na forma de risada,tornar uma pessoa alvo de piada é isolar a mesma dos seus, uma forma de punição, ao erro quem recebe as risadas, e reforço do comportamento correto, do grupo que ri. E por isso a maioria das pessoas deixa de fazer coisas simples , não ir numa balada, cantar uma mulher, tomar uma cerveja na segunda feira,dar um fim num relacionamento(ou sequer começa-lo), não comprar uma camisa de 300 temers, não usar drogas, etc , até porque a lista é imensa, apenas pra não virar motivo de piada do seu micro grupo social, que sofre os efeitos da macro sociedade .

Pouca gente , pouquíssimas pessoas, estão além disso, depender de agradar os outros. Mas é algo que não está além de ninguém alcançar e sublimar isso em algo bom, e, verdadeiramente útil.
O impossível é, quase sempre, o que nunca se tentou.

  •
Procurar
Responder
Offline Harvelot
One-Eyed
**
Mensagens: 171
Tópicos: 22
Curtido: 22 vezes em 19 posts
Posts que curtiu: 27
Registrado: Dec 2015
#5
19-04-2018, 03:19 PM
Queria não depender do meu trabalho. Rsrsrsrs, brincadeira.
Cara, esse texto é excelente e primordial para os "juvenas" e todos nós, pois sempre existe algo que estamos dependendo, por menor que seja.
Por mais tópicos com conteúdo como esse e parabéns para o confrade Björn pelo texto.
Ah...sarcasm.

"For what profit is it to a man if he gains the world, and loses his own soul ?"


Matthew 16:26

  •
Procurar
Responder


Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2019 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo