• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Esqueci a Senha
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças [FINANÇAS] Não seja um ESCRAVO do dinheiro!

  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[FINANÇAS] Não seja um ESCRAVO do dinheiro!
Offline Gandalf
Véio safado
***
Mensagens: 982
Tópicos: 14
Curtido: 69 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 18
Registrado: Feb 2013
#1
06-06-2018, 06:52 PM
Hoje abordaremos um assunto elementar na esfera do desenvolvimento pessoal, algo tão básico e tão desprezado pelas massas populares de nosso país, que merece uma reflexão diferenciada. Trata-se de nossa maneira de lidar com as finanças. O papel que o dinheiro assume diante de nosso ponto de vista pessoal.

Todo indivíduo é dotado de uma personalidade única, com características pessoais intrínsecas ao próprio ser. No entanto, sofremos constantes influências do ecossistema que nos circunda, nos moldando consideravelmente ao longo do tempo. Dentre essas características está o modo como enxergamos o dinheiro.

– Afinal, qual a nossa relação com o dinheiro? – questionamo-nos

Quem dentre nós já se perguntou isso? Aposto que quase ninguém. Essa pergunta expõe a raiz de toda nossa vida financeira, é ela quem define nosso nível de educação financeira.
Somos inconscientemente influenciados a olhar para o dinheiro como algo sujo, como algo responsável por corromper os seres humanos através da ganância. Talvez pelas influências do passado de colonização católica. Essa herança cultural leva a um desinteresse das pessoas comuns pela vida financeira. Para contrabalancear, temos a mídia do outro lado, bombardeando incessantemente o consumismo desenfreado através de todos os estímulos sensoriais possíveis.
Agora somem o cuidado relapso com as finanças, mais uma cultura atual hedonista e consumista. O resultado não poderia ser diferente, milhões de seres escravos do dinheiro para se posicionarem em uma sociedade de aparências e status!

Nossa relação com o dinheiro se resume a apenas duas: seja seu mestre, ou vire seu escravo. Dizemos escravos, pois se você permitir que o dinheiro tome conta de você e não o contrário, ele se tornará um senhor tão cruel, que te escravizará sem dó nem piedade. Ele te fará um cativo condenado a passar o resto da sua miserável vida trabalhando de sol a sol para não morrer de fome. Ele será impiedoso como a tempestade, e nos teus momentos de maior fraqueza, te destruirá implacavelmente enquanto você suplica por misericórdia. Ele ferirá teu orgulho e te humilhará perante a tudo e a todos!

De fato isso acontece com quem negligencia a própria vida financeira, que pensa que será jovem para sempre e cai nas garras da cultura consumista. Não poupa na juventude, não faz ideia do que seja um investimento e vive de final de semana em final de semana, preocupado com a prestação do carro e com a cerveja do sábado. Alguma semelhança com o brasileiro médio? Para esse, seus dias futuros serão sombrios. Quando for velho e se deparar com o fato de que não poderá trabalhar para sempre, terá que recorrer aos familiares para ter alguma dignidade. O legítimo escravo do dinheiro!

Todavia, apesar de ser um mestre terrível, impiedoso e cruel, se você for astuto e entender como lidar com o dinheiro, você o transformará em um dócil, confiável e esforçado EMPREGADO! É isso mesmo, devemos enxergar o dinheiro como um empregado. Um ser que irá trabalhar por nós enquanto descansamos. Ele não conhece noite e dia, final de semana, ele gosta de trabalhar 24h por dia, 7 dias por semana!

Portanto confrades, não sejamos escravos do dinheiro, sejamos seu mestre, e teremos uma vida próspera e abundante!

– OK, e como tornamos o dinheiro nosso empregado? – eis que surge a dúvida.

É simples! Devemos passar a enxergá-lo não como um meio de satisfazer nossos desejos consumistas, mas sim como um aliado na busca da INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA. No fórum há vários tópicos que demonstram e exemplificam esse conceito, que nada mais é que não precisar trabalhar para se sustentar.

O dinheiro, quando investido gera renda passiva, e ao longo do tempo, com o efeito da oitava maravilha do mundo que são os juros compostos, esse montante de capital tende a aumentar EXPONENCIALMENTE. Essa é a mágica por trás dos investimentos. Essa remuneração vem dos pagadores de juros, que presos à matrix financeira, gastam mais do que podem e precisam recorrer aos emprestadores de créditos. Nessa equação, escolha estar do lado dos RECEBEDORES de juros, e não dos tomadores de crédito e PAGADORES de juros.

Só que esse caminho é árduo e contrário às massas, que te induzem a ter as melhores roupas, o celular do momento, o carro do ano e a freqüentar os lugares mais chiques e caros. E você como um macaco vai lá e torra o seu suado dinheiro por prazeres momentâneos e efêmeros. Em hipótese alguma aja assim! Busque um estilo de vida low profile, seja sovina, mantenha um estilo de vida frugal. Não é fácil ser dessa maneira quando todos ao seu redor agem exatamente ao contrário, e ainda por cima te julgam e te rebaixam por não estarem no mesmo “nível” que eles. Entenda que esse comportamento ao longo do tempo te fará uma pessoa pobre, condenada a trabalhar cada vez mais para sustentar o padrão de vida, te escravizando eternamente. Ao passo que economizar e aportar, fazendo bons investimentos, te fará uma pessoa rica, que não mais se preocupará com o dia de amanhã, se vai ser demitido, se vai ter dinheiro pro fim do mês, e por aí vai. Você irá comprar a sua TRANQUILIDADE e LIBERDADE.

E você ai jovem, quanto mais cedo você começar, maior o efeito dos juros compostos! Afinal, o tempo é exponencial na equação dos juros compostos. Cada real economizado e investido é um soldado a mais no seu batalhão, que ao longo do tempo fará como que esses soldados virem uma horda de guerreiros a seu favor!

Veja esse exemplo a seguir.
 
 [Imagem: dMHtyho.png]

Notem que o fulano que investiu um pouco nos seus primeiros anos de vida chegou aos 65 anos com mais dinheiro do que aquele que começou investir alguns anos mais tarde e nunca mais parou.

Porém não esqueça em investir em capacitação e educação, isso é o que vai te trazer melhores salários, consequentemente melhor poder de aporte e poder aquisitivo. Todavia, separe sempre pelo menos 10% de TODA GRANA que entra, e aliste no seu exército de soldados verdes que serão teus escravos incansáveis te trazendo dinheiro enquanto você dorme com a boca aberta e cheia de dentes numa tarde de segunda feira.

Para responder ao questionamento inicial do post, sobre a nossa relação com o dinheiro, devemos dizer que o dinheiro é nosso amigo e empregado! Trate-o bem e com respeito, lhe dando o devido valor, e ele será tão fiel quanto vosso cãozinho que abana o rabo para um pedaço de osso.


Este é um post introdutório na área das finanças voltada para o pessoal que inicia sua aventura nesse mundão velho de guerra.
9 usuários curtiram o post de Gandalf:
  • Águia, Baralho, BillPaiva, Brutus, loeb, NideW, Rapaz Iniciante, Senna, Tim Laflour
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
***
Mensagens: 530
Tópicos: 0
Curtido: 173 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 141
Registrado: Jul 2015
#2
06-06-2018, 10:18 PM
Ótimo tópico!

Vejo o dinheiro simplesmente como o que é, uma moeda de troca que monetiza da forma mais justa possível as relações entre ofertas e demandas. Você tem o que você produz, o que você tem a oferecer e troca pelo que você demanda e outras pessoas oferecem. Simples. Por exemplo, você trabalha um dia para ganhar o mesmo que você gastará em um casaco que durará anos, beleza. Mas você trabalha o equivalente a metade de um dia para comprar um simples panetone que será comido num café da manhã? Vai ficar até MAIO o panetone no mercado de novo.

É essa a mentalidade que muitas pessoas não possuem, que acham que tudo deve lhe ser dado e servido. Gente folgada que vive de bolsas, sendo sustentada pelos pais morando na casa dos pais depois dos 18 anos por exemplo, pede caroninha pro papai ir buscar na saída da faculdade e outras frescuras, fic pedindo pros outros pagarem as contas, etc. No emprego, acha que simplesmente tem que receber um salário que considere alto, sem se preocupar com o quanto o empregador gasta para lhe contratar e o quanto o eu trabalho gera de saldo positivo para o empregador, para que aí sim possa fazer por merecer uma nova divisão dos lucros compartilhados. E se reclamar, ainda fica fazendo greves e vai aos parasitas da justiça do trabaio.
Bolsonaro presidente amanhã!

  •
Procurar
Responder
Offline Águia
Voando Baixo
**
Mensagens: 87
Tópicos: 1
Curtido: 26 vezes em 19 posts
Posts que curtiu: 31
Registrado: Dec 2016
#3
07-06-2018, 05:05 PM
Excelente Post Gandalf, que os mais novos possam visualizar e tirar bom proveito desse grande conhecimento em poucas linhas e que acordem de vez para a vida e saiam desse "carpe diem" fantasioso e papagaiado por todos nesse Huezil.

Me bate um pouco de tristeza ao ver que no passado eu nunca tive um aconselhamento por parte de alguem, familiares ou até mesmo de escolas e faculdades da qual eu frequentei, nem mesmo ter se quer chego perto de uma dessas informações de estudos financeiros ou ter tido maturidade suficiente para enxergar isso mais cedo (como alguns estudiosos dizem, Brasil é um país onde se existe gente de sucesso e milionária ela esconde o seu sucesso a sete chaves apenas para ela e mente para as outras pessoas, enquanto que em países ricos, os milionários querem que você também seja um deles, pois é muito melhor negociar entre ricos), eu era mais um em meio a massa, uma pena mesmo, hoje consigo ver quanto tempo perdi e o quanto não posso mais perder.
“Quem não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre.” ― Schopenhauer

  •
Procurar
Responder
Offline Gandalf
Véio safado
***
Mensagens: 982
Tópicos: 14
Curtido: 69 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 18
Registrado: Feb 2013
#4
07-06-2018, 07:26 PM
(06-06-2018, 10:18 PM)Bruno Padilha Escreveu: Ótimo tópico!

Vejo o dinheiro simplesmente como o que é, uma moeda de troca que monetiza da forma mais justa possível as relações entre ofertas e demandas. Você tem o que você produz, o que você tem a oferecer e troca pelo que você demanda e outras pessoas oferecem. Simples. Por exemplo, você trabalha um dia para ganhar o mesmo que você gastará em um casaco que durará anos, beleza. Mas você trabalha o equivalente a metade de um dia para comprar um simples panetone que será comido num café da manhã? Vai ficar até MAIO o panetone no mercado de novo.

É essa a mentalidade que muitas pessoas não possuem, que acham que tudo deve lhe ser dado e servido. Gente folgada que vive de bolsas, sendo sustentada pelos pais morando na casa dos pais depois dos 18 anos por exemplo, pede caroninha pro papai ir buscar na saída da faculdade e outras frescuras, fic pedindo pros outros pagarem as contas, etc. No emprego, acha que simplesmente tem que receber um salário que considere alto, sem se preocupar com o quanto o empregador gasta para lhe contratar e o quanto o eu trabalho gera de saldo positivo para o empregador, para que aí sim possa fazer por merecer uma nova divisão dos lucros compartilhados. E se reclamar, ainda fica fazendo greves e vai aos parasitas da justiça do trabaio.

Exatamente, tudo tem um custo, e o dinheiro nada mais é do que um facilitador para realizar as trocas, que representa o custo de determinado produto/serviço. As pessoas em geral não levam em consideração o custo do trabalho, onde  todo e qualquer trabalho empregado demanda esforço/gasto energético. Na termodinâmica isso fica bem evidente, o conceito de trabalho requer transformação energética a partir do calor. Para levantar a bunda do sofá e pegar um copo de água se demanda trabalho, afinal movimentar o corpo gasta energia, que é obtida através do alimento, logo tem um custo embutido. Mas o pessoal do esquerdistão não compreende isso. Bom, vou parar por aqui antes que viajemos na maionese.

(07-06-2018, 05:05 PM)Águia Escreveu: Excelente Post Gandalf, que os mais novos possam visualizar e tirar bom proveito desse grande conhecimento em poucas linhas e que acordem de vez para a vida e saiam desse "carpe diem" fantasioso e papagaiado por todos nesse Huezil.

Me bate um pouco de tristeza ao ver que no passado eu nunca tive um aconselhamento por parte de alguem, familiares ou até mesmo de escolas e faculdades da qual eu frequentei, nem mesmo ter se quer chego perto de uma dessas informações de estudos financeiros ou ter tido maturidade suficiente para enxergar isso mais cedo (como alguns estudiosos dizem, Brasil é um país onde se existe gente de sucesso e milionária ela esconde o seu sucesso a sete chaves apenas para ela e mente para as outras pessoas, enquanto que em países ricos, os milionários querem que você também seja um deles, pois é muito melhor negociar entre ricos), eu era mais um em meio a massa, uma pena mesmo, hoje consigo ver quanto tempo perdi e o quanto não posso mais perder.

Exatamente meu caro, temos uma ignorância crônica em matéria de finanças em nosso país. Eu tive sorte em ter um pai extremamente sovina (por ter passado necessidades na infância), que me ensinou desde sempre a dar valor para o dinheiro, a controlar o desejo e a não ser gastador. Porém foi até aí. A parte dos investimentos, que é a principal variável na equação da riqueza, tive de aprender por conta própria depois de grande. Afinal, investimento para os mais antigos é imóvel, imóvel e imóvel. Até hoje quando falo em bolsa de valores para meu velho ele me olha com cara de desconfiado e diz "cuidaaaaado".
1 usuário curtiu o post de Gandalf:
  • Rapaz Iniciante
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
****
Mensagens: 4,208
Tópicos: 77
Curtido: 549 vezes em 307 posts
Posts que curtiu: 116
Registrado: Jan 2013
#5
08-06-2018, 01:18 PM
Bom demais ver o vei safado postando aqui denovo.
Por isso eu falo pro pessoal não fazer medicina o retorno do investimento demora demais.

  •
Procurar
Responder
Offline Reckless Nagati
Aspira
Mensagens: 6
Tópicos: 1
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jun 2018
#6
18-08-2018, 03:25 AM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 18-08-2018, 03:27 AM por Reckless Nagati.)
O jeito é ir atrás de algum conhecimento que renda lucro no futuro e poupar uma graninha do salário pra investir. Foda que com as condições de hoje em dia muita gente vai morar com a mãe por um bom tempo até construir uma base realmente sólida para isso (eu). Se as condições desse país melhorasse a ponto de você não precisar ter 10 anos em alguma empresa de NOME (com alguma sorte é claro) ou juntar muita grana e investimentos a longo prazo para conseguir uma independência financeira considerável seria tudo mais fácil, espero conseguir uma total disciplina para seguir tudo isso na prática.

  •
Procurar
Responder
Online Heron
Búfalo
**
Mensagens: 203
Tópicos: 0
Curtido: 12 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 3
Registrado: Aug 2013
#7
18-08-2018, 05:12 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 18-08-2018, 05:16 PM por Heron.)
Fiquei com uma dúvida:

O quadro de investimento no post vale para o Brasil também ou é só para o EUA?
Na nossa economia com números maquiados isso funciona ou a inflação come os rendimentos?

  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Búfalo
**
Mensagens: 272
Tópicos: 11
Curtido: 11 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2013
#8
19-08-2018, 11:13 AM
(07-06-2018, 05:05 PM)Águia Escreveu: Me bate um pouco de tristeza ao ver que no passado eu nunca tive um aconselhamento por parte de alguem, familiares 

Pois eh
No eua vc ve nos filmes qdo o moleque ganha uma grana do avo e os pais falam que vai guardar pra faculdade ou a famosa  banca de limonada
1 usuário curtiu o post de Peter Grifen:
  • loeb
Procurar
Responder
Offline loeb
Búfalo
**
Mensagens: 158
Tópicos: 14
Curtido: 33 vezes em 23 posts
Posts que curtiu: 499
Registrado: Jul 2016
#9
20-08-2018, 11:51 AM
Na minha Família só se Paga Contas e gastam muito com Rancho de Supermercado.

O Que aprendo sobre Dinheiro mesmo, devo a galera que posta aqui no Búfalo e nos Blogs da Finansfera, Livros, etc.

Se não tivesse achado esses Canais de Conteúdo e os bons Livros, não teria nem ideia de como melhorar no campo das Finanças.
1 usuário curtiu o post de loeb:
  • Baralho
Website Procurar
Responder
Offline Gandalf
Véio safado
***
Mensagens: 982
Tópicos: 14
Curtido: 69 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 18
Registrado: Feb 2013
#10
20-08-2018, 01:05 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2018, 01:06 PM por Gandalf.)
(18-08-2018, 05:12 PM)Heron Escreveu: Fiquei com uma dúvida:

O quadro de investimento no post  vale para o Brasil também ou é só para o EUA?
Na nossa economia com números maquiados isso funciona ou a inflação come os rendimentos?

O quadro vale para qualquer lugar, ele é apenas uma exemplificação do poder dos juros compostos.
É como uma aplicação simplificada que te renda 10% ao ano, sem fazer nada e sem considerar a inflação, que tem como intuito em mostrar que quanto mais cedo se investe, maior o rendimento dos juros compostos.

Trazendo isso pro campo real, é impossível obter uma rentabilidade fixa ao longo de uma vida de investimentos, pois as taxas estão sempre mudando. A rentabilidade faz uma diferença enorme no longo prazo, tanto para mais ou para menos. Isso que motiva as pessoas a saírem da zona de conforto da poupança e partir pra aplicações mais arriscadas, para aumentar o efeito bola de neve dos juros compostos.

Com relação ao outro questionamento, essa é a grande meta do investidor, vencer a inflação custe o que custar. Embora o IPCA não seja um índice muito confiável, ele não foge muito da realidade. Você pode calcular o SEU índice de inflação, é meio trabalhoso mas é muito mais preciso para determinar o impacto real da inflação na sua vida financeira. E sim, é possível vencer a inflação e ganhar dinheiro aqui nesse país. Está cada vez mais desafiador, muitas incertezas políticas, fiscais, etc. Mas ao mesmo tempo que é difícil, abrem-se janelas de oportunidade.

Pro pequeno investidor não adianta, tem que fazer o que for possível pra maximizar o poder de aporte, sem deixar de viver o presente, uma baita de uma encruzilhada.

  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Búfalo
**
Mensagens: 272
Tópicos: 11
Curtido: 11 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2013
#11
20-08-2018, 05:21 PM
tem o tesouro direto que paga inflacao + 5,62%

  •
Procurar
Responder
Offline Águia
Voando Baixo
**
Mensagens: 87
Tópicos: 1
Curtido: 26 vezes em 19 posts
Posts que curtiu: 31
Registrado: Dec 2016
#12
24-08-2018, 07:33 PM
Gostaria de poder ajudar a alimentar um pouco mais esse Post de grande valia e reforçar o que foi falado. Para quem está iniciando, pensando ou querendo entrar no mundo onde você "respeita o dinheiro, onde ele trabalha para você" e não o contrario e está considerando que isso não é para você porque você ganha muito pouco ou que exige tempo e é muito difícil.

Sim, realmente nunca vai ser possível para você mesmo, porque você ainda se considera um pobre fodido, maltratado pelos pais e pela sociedade opressora e capitalista socialista anarquista, que faz você ganhar muito pouco dinheiro, que seu patrão te paga muito pouco e que o governo tira todo o seu restante todos os meses, só que mesmo assim você ainda tem aquela graninha pra levar aquela mimosinha de sexta-feira do tinder que você convidou pelo seu novo IFhode8 XPlus Mega Extra Size Cinza Espacial 124TB para tomar um mijinho artesanal de lúpulos Americanos e depois de um rolê no seu possante recém financiado a gasolina e lavadinho, pagar um motelzin bunitinho para se lambuzar com aquela carninha deliciosa e mijada que já deve ter visto mais rola do que o túnel de Santos já viu de carros e ainda não satisfeito, saborear naquele domingão aquela sua carninha queimada e a linguiçinha dos seus amigos de quinta no seu George Formam financiado em 30 anos com aquelas altas doses de mijadinhas de milho para esquecer como a sua vida é realmente ferrada. (Pareceu ofensivo? Foda-se, eu também já enfiei muito dinheiro no cú ralo abaixo também hehehe)

Mas é o seguinte, pode parecer uma besteria, mas muitos realmente acham que investimentos são para pessoas ricas ou que é de extrema dificuldade começar a investir e que você precisa ter uma enorme quantia de dinheiro para isso, mas não, isso é uma coisa extremamente fácil. Desde é claro que você estude sobre o tema (não é demorado, planeje-se, pare de Assistir partidas de LOL e CSGO ou de se masturbar com Hentai e te sobrará mais tempo) e compreenda qual é o seu tipo de perfil de investidor e mescle ele com os seus objetivos de vida para curto, médio e longo prazo e claro o mais importante de tudo, primeiramente é tirar aquela mentalidade ali de cima que está dentro dessa sua cabeça, de que você é um pobre fodido sem grana e de que a culpa é dos outros, com isso e com aquele exemplo você pode perceber, que a culpa não é deles, é somente sua e a forma como você gasta aquilo que você ganha, seu problema de não querer falar de dinheiro, de controlar a suas finanças e de contar tostão por tostão que está esvaindo é porque você não quer tocar na ferida da sua negligencia para enfrentar essa situação em que você se colocou e sabe que pode sair (se você tá se enterrando mais e mais, já passou da hora de parar de cavar), internalizando isso, qualquer um tem o poder de ser ou vir a ficar rico em qualquer idade e a qualquer hora. É engraçado, mas colocando isso em sua mente, sua vida fica mais leve e mais gratificante (só que não mais fácil hehe!!!) e que falar sobre dinheiro não te deixa mais triste, mas sim, mais motivado e isso começa a fazer parte de seu dia a dia cada vez mais.

Uma coisa interessante de se ver, se você é uma pessoa que não ganha muito ou que não sobra muito do seu salário, pense da seguinte forma e veja aonde se pode poupar (só poupar não é interessante é necessário também investir), porque se conseguindo poupar cerca de R$ 20 um único mês e investir uma só vez, em 35 anos +- (se tudo ocorrer bem no caminho e com uma base de ganhos de 10% ao ano... é só um exemplo) você poderá possuir uma quantia de R$ 100, logo o seu poder de compra aumentou, mas ao mesmo tempo você pode pensar, "poxa, mas 100 reais em 35 anos não é nada, é muito tempo pra pouca coisa", certo, realmente pode ser, mas agora aumente esse seu investimento para R$ 100, R$ 1.000, R$ 2.000 só que ao mês e caia da cadeira "haha", 35 anos pode vir a demorar, mas ele logo vai chegar e quando chegar você vai preferir estar rico ou pobre?! (agora, você ainda prefere aquele mijo artesanal choppinho de R$ 20 aos finais de semana ou você prefere aqueles R$ 100?).

Isso pode ser mais do mesmo, mas é uma coisa tão simples que ninguém se dá ao luxo de perceber. E outra, hoje é muito mais fácil de investir, é só abrir uma conta em um banco digital, depois em uma corretora e pronto, transferir e comprar títulos públicos, privados, debentures, ações, tudo pelo seu computador, tem até investimentos automáticos onde as corretoras executam para você mensalmente que não tem entendimento ou tempo e inclusive robôs que fazem todo o processo por você de acordo com seu perfil.

Existem muitos canais bons no youtube, se você não quer ler um livro, que vão abrir seus horizontes sobre investimentos e de como planejar uma vida financeira (O Primo Rico, Economirna, Me Poupe!, Clube do Valor, Gustavo Cerbasi).
“Quem não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre.” ― Schopenhauer
3 usuários curtiram o post de Águia:
  • BillPaiva, loeb, Montini
Procurar
Responder
Offline Montini
♛ Poliglota ♘
***
Mensagens: 371
Tópicos: 7
Curtido: 7 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 13
Registrado: Aug 2015
#13
25-08-2018, 06:41 AM
(24-08-2018, 07:33 PM)Águia Escreveu: Gostaria de poder ajudar a alimentar um pouco mais esse Post de grande valia e reforçar o que foi falado. Para quem está iniciando, pensando ou querendo entrar no mundo onde você "respeita o dinheiro, onde ele trabalha para você" e não o contrario e está considerando que isso não é para você porque você ganha muito pouco ou que exige tempo e é muito difícil.

Sim, realmente nunca vai ser possível para você mesmo, porque você ainda se considera um pobre fodido, maltratado pelos pais e pela sociedade opressora e capitalista socialista anarquista, que faz você ganhar muito pouco dinheiro, que seu patrão te paga muito pouco e que o governo tira todo o seu restante todos os meses, só que mesmo assim você ainda tem aquela graninha pra levar aquela mimosinha de sexta-feira do tinder que você convidou pelo seu novo IFhode8 XPlus Mega Extra Size Cinza Espacial 124TB para tomar um mijinho artesanal de lúpulos Americanos e depois de um rolê no seu possante recém financiado a gasolina e lavadinho, pagar um motelzin bunitinho para se lambuzar com aquela carninha deliciosa e mijada que já deve ter visto mais rola do que o túnel de Santos já viu de carros e ainda não satisfeito, saborear naquele domingão aquela sua carninha queimada e a linguiçinha dos seus amigos de quinta no seu George Formam financiado em 30 anos com aquelas altas doses de mijadinhas de milho para esquecer como a sua vida é realmente ferrada. (Pareceu ofensivo? Foda-se, eu também já enfiei muito dinheiro no cú ralo abaixo também hehehe)

Mas é o seguinte, pode parecer uma besteria, mas muitos realmente acham que investimentos são para pessoas ricas ou que é de extrema dificuldade começar a investir e que você precisa ter uma enorme quantia de dinheiro para isso, mas não, isso é uma coisa extremamente fácil. Desde é claro que você estude sobre o tema (não é demorado, planeje-se, pare de Assistir partidas de LOL e CSGO ou de se masturbar com Hentai e te sobrará mais tempo) e compreenda qual é o seu tipo de perfil de investidor e mescle ele com os seus objetivos de vida para curto, médio e longo prazo e claro o mais importante de tudo, primeiramente é tirar aquela mentalidade ali de cima que está dentro dessa sua cabeça, de que você é um pobre fodido sem grana e de que a culpa é dos outros, com isso e com aquele exemplo você pode perceber, que a culpa não é deles, é somente sua e a forma como você gasta aquilo que você ganha, seu problema de não querer falar de dinheiro, de controlar a suas finanças e de contar tostão por tostão que está esvaindo é porque você não quer tocar na ferida da sua negligencia para enfrentar essa situação em que você se colocou e sabe que pode sair (se você tá se enterrando mais e mais, já passou da hora de parar de cavar), internalizando isso, qualquer um tem o poder de ser ou vir a ficar rico em qualquer idade e a qualquer hora. É engraçado, mas colocando isso em sua mente, sua vida fica mais leve e mais gratificante (só que não mais fácil hehe!!!) e que falar sobre dinheiro não te deixa mais triste, mas sim, mais motivado e isso começa a fazer parte de seu dia a dia cada vez mais.

Uma coisa interessante de se ver, se você é uma pessoa que não ganha muito ou que não sobra muito do seu salário, pense da seguinte forma e veja aonde se pode poupar (só poupar não é interessante é necessário também investir), porque se conseguindo poupar cerca de R$ 20 um único mês e investir uma só vez, em 35 anos +- (se tudo ocorrer bem no caminho e com uma base de ganhos de 10% ao ano... é só um exemplo) você poderá possuir uma quantia de R$ 100, logo o seu poder de compra aumentou, mas ao mesmo tempo você pode pensar, "poxa, mas 100 reais em 35 anos não é nada, é muito tempo pra pouca coisa", certo, realmente pode ser, mas agora aumente esse seu investimento para R$ 100, R$ 1.000, R$ 2.000 só que ao mês e caia da cadeira "haha", 35 anos pode vir a demorar, mas ele logo vai chegar e quando chegar você vai preferir estar rico ou pobre?! (agora, você ainda prefere aquele mijo artesanal choppinho de R$ 20 aos finais de semana ou você prefere aqueles R$ 100?).

Isso pode ser mais do mesmo, mas é uma coisa tão simples que ninguém se dá ao luxo de perceber. E outra, hoje é muito mais fácil de investir, é só abrir uma conta em um banco digital, depois em uma corretora e pronto, transferir e comprar títulos públicos, privados, debentures, ações, tudo pelo seu computador, tem até investimentos automáticos onde as corretoras executam para você mensalmente que não tem entendimento ou tempo e inclusive robôs que fazem todo o processo por você de acordo com seu perfil.

Existem muitos canais bons no youtube, se você não quer ler um livro, que vão abrir seus horizontes sobre investimentos e de como planejar uma vida financeira (O Primo Rico, Economirna, Me Poupe!, Clube do Valor, Gustavo Cerbasi).

Eu me identifiquei muito com esse comentário porque me lembro de como a mudança da minha mente com relação ao dinheiro mudou sem nem eu mesmo ter dado o primeiro passo para isso, isto é, ela foi de forma natural.

Antes, eu sempre imaginei que minha vida seguisse o ciclo natural dela: casado, vida comum padrão, empreguinho mediano e malemá um mestradinho. Además, eu sempre quando via preços de casas, por exemplo, achava um absurdo e pensava: "Dá onde eu vou tirar toda essa grana? Morrer pagando!"

No entanto, como são as coisas rs, hoje eu trabalho em 4 empregos (madrugada, estágio na parte da tarde num órgão público e dois empregos externos, um numa empresa australiana e outro com anúncios em sites - adsense - que me geram uma grana considerável no fim do mês. Então, quando essa grana começou a entrar, eu comprei um meio de me locomover à vista e comecei a guardar para dar de entrada em um apê. 


Todavia, nesses últimos meses, tenho me dedicado ao estudo de finanças e, até se alguém quiser dar um pitaco, eu levantei vinte mil reais - que era o meu objetivo - e pretendo investir no tesouro até 2035, onde estarei com 41 anos de idade, nisso com um aporte mensal de R$ 300,00 mensais. Segundo a calculadora, daria mais ou menos uns R$ 200k, com R$ 80k investidos. Eu achei interessante, porque até lá pretendo ter um apê quitado nesse ritmo de vida empregatícia que venho levando e quando de repente, na tua porta bate esse dinheiro que você investiu lá na sua juventude.

Se todo mundo fala que investir é bom, porque seria diferente? 

Eu acredito que os jovens até se interessam em ver alguma coisa sobre investimentos, porém, a barreira a ser quebrada é justamente essa que o confrade citou, do "lazer bucetal". O cara pensa: "Porra, já ganho pouco e ainda vou gastar com investimentos"?
"Pois, quer eu esteja acordado, quer esteja dormindo, dois mais três sempre serão cinco"
René Descartes

█ █ █


Leia MEU RELATO

  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Materiais] Economia e Finanças Eskillo 48 17,003 10-01-2016, 11:59 AM
Última Mensagem: Aquiles
  Opinião sobre troca de carro e finanças, Lianz 115 55,710 21-09-2015, 12:51 AM
Última Mensagem: Marcílio

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2019 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo