• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Esqueci a Senha

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Aquisição de terreno

Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Aquisição de terreno
Offline conselho
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 23
20-09-2018, 04:02 PM
Boa tarde!

Em minha cidade há poucos terrenos disponíveis (esses sem escritura). Vai surgir um novo bairro, bairro esse planejado, onde os lotes tem tamanho padrão de 260 m², vão ter escritura e tudo mais (tudo dentro da legalidade). Entrei em contato e disseram que o valor dos terrenos será a partir de R$ 90.000,00 com possibilidade de dividir de 12 a 120x, sendo necessária uma entrada de 10% do valor.

Qual a opinião de vocês?

•
Procurar
Responder
Offline Challenger
Veterano
Tópicos: 4
Curtido: 95 vezes em 68 posts
Posts que curtiu: 254
20-09-2018, 04:27 PM
Uma boa porque terreno, além de não depreciar, você pode vendê-lo por um valor 3 ou 4 vezes maior no futuro já que a localização é promissora.
Estava conversando com meu pai e onde fazemos caminhada existem alguns lotes vagos porque o bairro é novo.E hoje os lotes que antes eram de $70 / $80 mil já dobraram de valor.
"O mundo é perigoso não por causa daqueles que fazem o mal,mas por causa daqueles que vêem e deixam o mal acontecer!" (Albert Einstein)

"Aquele que nunca acredita, jamais será enganado''
(Nessahan Alita)

•
Procurar
Responder
Offline Berlin
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 57 vezes em 33 posts
Posts que curtiu: 59
20-09-2018, 04:31 PM
Terrenos são uma boa para investimento quando vc tem pra pagar na lata a vista. Não sei bem se onde tu mora tende a evoluir ao ponto de triplicar esses 90.000 (levando em conta que tu queira adquirir pra revenda) nesse prazo de 120 meses. Se acaso tiver casa própria, pode até ser uma boa. Mas, se não. Seria melhor entrar num financiamento de um terreno já com construído.

Eu morava na Taquara (RJ) e a 10 anos atrás um ap simples saia por 40 mil. Hoje, após as olimpíadas, custa 300. Se for pra revenda e se tu tiver com paciência, aconselho analisar os fatores que possa fazer o M² disparar nesse bairro novo. Um Shopping próximo, por exemplo.

•
Procurar
Responder
Offline Fernando_R1
cachorrofóbico
**
Curtido: 77 vezes em 52 posts
Posts que curtiu: 102
20-09-2018, 04:45 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 20-09-2018, 04:48 PM por Fernando_R1.)
Guilherme Boulos não pode ler este tópico.

No mais, terrenos são bons investimentos sim, para qualquer dúvidas com coisas relacionadas a escrituras ou contratos, consulte um despachante ou um advogado.

•
Procurar
Responder
Offline conselho
Búfalo
**
20-09-2018, 04:55 PM
Obrigado aos três pelas respostas. Eu moro com meus pais, tenho 22 anos, a aquisição desse lote seria (inicialmente) para construir uma casa própria, ainda não enxergo como investimento. Como podem julgar pela idade, eu não tenho a grana pra pagar na lata, como citou o Berlin.

Acredito que não vai valorizar mais que o dobro em pouco tempo (10 anos).

E agora com mais essas variáveis?

•
Procurar
Responder
Offline Apache*
Búfalo
**
Curtido: 69 vezes em 45 posts
Posts que curtiu: 24
20-09-2018, 06:10 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 20-09-2018, 06:11 PM por Apache*.)
(20-09-2018, 04:55 PM)conselho Escreveu: Obrigado aos três pelas respostas. Eu moro com meus pais, tenho 22 anos, a aquisição desse lote seria (inicialmente) para construir uma casa própria, ainda não enxergo como investimento. Como podem julgar pela idade, eu não tenho a grana pra pagar na lata, como citou o Berlin.

Acredito que não vai valorizar mais que o dobro em pouco tempo (10 anos).

E agora com mais essas variáveis?

Vamos trabalhar com a realidade: Hoje falta liquidez para aquisição de imóveis, tanto pra quem compra, quanto pra quem vende.

R$ 90.000,00 aplicado em um banco público com uma taxa aproximada de 0,8 a 1% + TR te dá uma taxa mensal de R$ 900,00

Com esses mesmos 900,00, você consegue pagar um aluguel de uma casa pronta pra você morar.

Prestou atenção? Você vai morar em uma casa que é sua enquanto pagar e vai deixar os R$ 90 mil reais aplicados pra uso quando precisar

O imóvel só vale a pena se for uma oportunidade única de negócios: Se você comprar e quando terminar de pagar em 10 anos, ele dobrar de valor, se não tiver liquidez, só vai servir pra você comprar pra construir, o que não agrega valor a você em nada, fora a aplicação de construir, que vai ser, no mínimo, o mesmo valor do terreno

O que mais vejo hoje são pessoas que querem trocar seus imóveis em veículos, já a recíproca não é verdadeira, ou seja, quem tem um carro, não aceita um terreno.

Dica: você é mais novo do que eu 3 anos, então pegue seu dinheiro e aplique em um banco até você poder aplicar em uma renda fixa pra deixar o seu dinheiro trabalhando por você

Nesse intervalo, invista em você e como fazer pra melhorar sua renda: uma loja online, coaching, estudar para concursos públicos e também aprender algo novo que gere renda, vai valer muito mais a pena!

•
Procurar
Responder
Online Bruno Padilha
Veterano
Curtido: 172 vezes em 107 posts
Posts que curtiu: 141
20-09-2018, 09:33 PM
Vou expor alguns dos pontos de vista divergentes dos citados e o confrade que escolha o que melhor se adaptar:

- Terreno não deve ser adquirido como uma possibilidade de "investimento" por um cidadão comum, ainda mais um que irá financiar e pretende residir lá, deve ser adquirido para residir por escolha pessoal.

- Como escolha pessoal, eu mesmo não recomendaria adquirir isso de terreno próprio pra jovens dynamicos como nós, pois é muito possível querer viajar e se mudar, encontrar oportunidades melhores de trabalho e vida em outro lugar, o mundo é muito grande, só o Brasil mesmo já é muito grande.

- A maioria dos terrenos tende a desvalorizar e não a se valorizar mais, pelo menos ão consideravelmente acima da inflação. Nesse exemplo, a pessoa vai adquirir o terreno e ter que montar a casa e tudo mais, com o financiamento issovai dar no mínimo 200k. Se a pessoa for terminar de quitar em 10 anos, considerando uma inflação realista (nem sendo muito pessimista), esses 200k valerão 300k daqui 10 anos. Logo, pra ter algum lucro, teria que vender por mais de 300k, o que é improvável.

Considero que isso de adquirir terreno ou casa próprios só são válidos em dois casos:

- Quem não tem nada a perder ou pouco a perder, como pessoas muito ricas ou empreendedores.

- Pessoas que possuem praticamente certeza que irão querer viver para sempre nesse lugar, numa boa, como idosos ou famílias consolidadas. e que também terão igual certeza e que quitarão o pagamento.
Bolsonaro presidente amanhã!
2 usuários curtiram o post de Bruno Padilha:
  • Berlin, loeb
Procurar
Responder
Offline Águia
Voando Baixo
**
Tópicos: 1
Curtido: 26 vezes em 19 posts
Posts que curtiu: 31
20-09-2018, 10:11 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 20-09-2018, 10:15 PM por Águia.)
Concordo com o Padilha e vou acrescentar mais algumas coisas:

- Terreno / Imóvel não é investimento (só gera gastos). É interessante pra quem não tem mais o que fazer com a grana e quer diversificar, ou que sabe que vai valer muito daqui um tempo, ou para morar pra sempre ali.
- Financiar é perder dinheiro (você vai pagar o dobro ou até mais do valor se comparado com o preço de 90 mil no inicio, por conta dos juros altíssimos, compre sempre tudo a vista).
- Se você ficar sem trabalho ou sem dinheiro e parar de pagar uma das parcelas do financiamento, dependendo do seu contrato se atrasar em até 3 meses, você perde o terreno/imóvel e todo o seu dinheiro foi dinheiro jogado no lixo.
- Não é muito rápido para vender caso você precise do dinheiro ou se arrependa da compra. (sabe aquela viagem de 1000 reais que você queria fazer?!, esqueça, você tem mais uma parcela do terreno para pagar, bem vindo ao minha casa minha divida).
- Se um dia você vender e for querer ficar com a grana e não for adquirir um outro imóvel o quanto antes (180 dias se não me engano), você vai ter de pagar impostos de até 15% sobre o valor recebido se ele for acima de 440 mil.

Mas ai vai de cada um que sabe o que é bom pra si mesmo. Ao invés de comprar um terreno, você poderia pensar e pesquisar por outras formas de investir melhor sua grana (daqui 10 anos ao invés de você estar quitando seu terreno, você já pode até adquirir uma casa a vista).
“Quem não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre.” ― Schopenhauer
1 usuário curtiu o post de Águia:
  • Bruno Padilha
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Escalpelador
**
Tópicos: 13
Curtido: 116 vezes em 71 posts
Posts que curtiu: 32
20-09-2018, 10:38 PM
E se você pensa em vender imóveis, fora tudo que os confrades acima citaram, não esqueça de descontar a fatia do bolo pro governo (tem que descontar isso do "lucro" da valorização).

Citar:
Para quem vende:

Corretagem
O corretor em São Paulo deve receber de 6% a 8% sobre o valor do imóvel a cada conclusão de venda consumada. O índice pode variar dependendo do Estado.

Imposto de renda sobre o ganho de capital
Após vender o imóvel, é preciso pagar 15% à Receita Federal sobre os valores ganhos. No entanto, como geralmente as taxas de ITBI, juros do financiamento e das corretagens estão atreladas ao preço do bem não há como há como fazer dedução. O abatimento exato pode ser feito se as demais custas tenham sido pagas à parte.
Estar isento do imposto aquele que estiver vendendo o único imóvel e se o valor for inferior a R$ 440; quem destinar todo o dinheiro recebido na compra de outros imóveis residenciais no Brasil. Porém, deve pagar o imposto proporcional ao montante que não for usado em um prazo de 180 dias após a venda. Também terá direito às isenções quem não vendeu o imóvel residencial nos últimos cinco anos.

Despesas com documentação
O proprietário do imóvel precisa ter em mão diversas certidões antes de vender o bem. Despachantes e cartorários podem ajudar na obtenção desses documentos, mas para isso é cobrado um valor que, em média, varia de R$ 400 a R$ 600.
"Na vida é assim, devemos melhorar a nós mesmos e não tentar melhorar os outros."
"Um homem com escolhas é um homem livre."

•
Procurar
Responder
Offline Astuto
Búfalo
**
Curtido: 19 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 101
21-09-2018, 02:22 AM
Ate pouco tempo atras eu era corretor de imoveis, imoveis geralmente é bom comprar a vista e com preso abaixo do valor do mercado.
Agora comprar tanto casa ou lote financiado é a maior latada que vc vai fazer. Pq vc vai pagar o dobro do valor do imóvel a vista quando vc financia e se vc precisa vender ele rápido, vc vai ter que vender 30% abaixo do valor real.

•
Procurar
Responder
Offline Challenger
Veterano
21-09-2018, 10:20 AM
Olá confrade!

Posso lhe deixar aqui alguns sites onde elucidam melhor a escolha ou não de compra de terreno e afins.

http://blog.imobiliariabertelli.com.br/p...m-negocio/

http://irineuimoveis.com.br/motivos-conv...prar-lote/

https://www.imovelweb.com.br/noticias/qu...m-terreno/
"O mundo é perigoso não por causa daqueles que fazem o mal,mas por causa daqueles que vêem e deixam o mal acontecer!" (Albert Einstein)

(Nessahan Alita)

1 usuário curtiu o post de Challenger:
  • loeb
Procurar
Responder
Offline conselho
Búfalo
**
21-09-2018, 11:03 AM
Obrigado a todos pelas respostas! Como eu acredito que não vá valorizar muito (no máximo o dobro em 10 anos) e eu também não tenho grana pra pagar à vista, vou desistir da ideia de parcelar essa "oportunidade", não é a minha hora! ah

A não ser que eu acerte algum concurso...

•
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Búfalo
**
Tópicos: 11
Curtido: 11 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
21-09-2018, 11:16 AM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 21-09-2018, 11:24 AM por Peter Grifen.)
(21-09-2018, 10:20 AM)Challenger Escreveu: Olá confrade!

Posso lhe deixar aqui alguns sites onde elucidam melhor a escolha ou não de compra de terreno e afins.

Vc postou coisa de site de imoveis. Vc queria o que?
Vc veria uma peixaria falando que peixe eh prejudicial a saude?
Cuidado com tudo o que le.
(21-09-2018, 11:03 AM)conselho Escreveu: Obrigado a todos pelas respostas! Como eu acredito que não vá valorizar muito (no máximo o dobro em 10 anos) 

Serio mesmo, baseado em que essa valorizacao, vc poderia me mostrar algum estudo.

Soh pra brincar uma calculadora
https://rendafixa.herokuapp.com

Poe la 90 mil reais pra 120 meses (10 anos)

Qto ao tereno, pode nascer um shopping ou uma favela, pode valorizar bem pode ficar na media
Qualquer resposta fica na adivinhacao.
Eu nao investiria nem a pau nesse terreno.

•
Procurar
Responder
Offline Challenger
Veterano
21-09-2018, 11:29 AM
(21-09-2018, 11:16 AM)Peter Grifen Escreveu:
(21-09-2018, 10:20 AM)Challenger Escreveu: Olá confrade!

Vc postou coisa de site de imoveis. Vc queria o que?

Filho apenas mostrei os prós na aquisição de um terreno,claro também tem o outro lado,assim como tudo na vida,tem seus prós e contras.Vai de cada um o risco!
Aqui mesmo no Fórum se você quiser uma opinião sobre a escolha presidencial,vai encontrar quase de forma unânime o Bolsonaro!A decisão de compra de imóvel ou de voto fica por sua conta depois de analisar,absorver informações e opiniões mesmo elas sendo unilaterais.

(Nessahan Alita)

•
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Búfalo
**
Tópicos: 11
Curtido: 11 vezes em 6 posts
21-09-2018, 11:29 AM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 21-09-2018, 11:34 AM por Peter Grifen.)
(20-09-2018, 04:31 PM)Berlin Escreveu: Eu morava na Taquara (RJ) e a 10 anos atrás um ap simples saia por 40 mil. Hoje, após as olimpíadas, custa 300. Se for pra revenda e se tu tiver com paciência, aconselho analisar os fatores que possa fazer o M² disparar nesse bairro novo. Um Shopping próximo, por exemplo.

Agora tenta basear a valorizacao nos ultimos 7 anos
(21-09-2018, 11:29 AM)Challenger Escreveu:
(21-09-2018, 11:16 AM)Peter Grifen Escreveu: Vc postou coisa de site de imoveis. Vc queria o que?

Filho apenas mostrei os prós na aquisição de um terreno,claro também tem o outro lado,assim como tudo na vida,tem seus prós e contras.Vai de cada um o risco!
Aqui mesmo no Fórum se você quiser uma opinião sobre a escolha presidencial,vai encontrar quase de forma unânime o Bolsonaro!A decisão de compra de imóvel ou de voto fica por sua conta depois de analisar,absorver informações e opiniões mesmo elas sendo unilaterais.

vc ta nervoso, calma ;'D'D

tem seu pro e contra mas esses sites que vc mostrou eh propaganda descarada, vc eh inteligente percebeu nao?

•
Procurar
Responder
Offline Challenger
Veterano
21-09-2018, 12:33 PM
(21-09-2018, 11:29 AM)Peter Grifen Escreveu:
(20-09-2018, 04:31 PM)Berlin Escreveu: Eu morava na Taquara (RJ) e a 10 anos atrás um ap simples saia por 40 mil. Hoje, após as olimpíadas, custa 300. Se for pra revenda e se tu tiver com paciência, aconselho analisar os fatores que possa fazer o M² disparar nesse bairro novo. Um Shopping próximo, por exemplo.

Agora tenta basear a valorizacao nos ultimos 7 anos
(21-09-2018, 11:29 AM)Challenger Escreveu: Filho apenas mostrei os prós na aquisição de um terreno,claro também tem o outro lado,assim como tudo na vida,tem seus prós e contras.Vai de cada um o risco!

vc ta nervoso, calma ;'D'D

tem seu pro e contra mas esses sites que vc mostrou eh propaganda descarada, vc eh inteligente percebeu nao?

É óbvio que é propaganda,não estou com tempo agora aqui no meu trabalho pra pesquisar algo mais coerente com a realidade,mas pode dar uma luz para o confrade com a sua dúvida!

(Nessahan Alita)

•
Procurar
Responder
Offline Fã de shakespeare
Búfalo
**
Curtido: 1 vezes em 1 posts
17-01-2019, 10:11 PM
ótimo investimento.

apos a compra, construindo uma simples casa. vai duplicar o valor da sua propriedade.

•
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 235 vezes em 88 posts
Posts que curtiu: 104
18-01-2019, 12:06 PM
Se você quer pra morar, então leve em consideração a vizinhança, os comércios ao redor, se há árvores recém plantadas (elas crescem e as vezes tornam o bairro escuro e sujo), e o asfalto é refeito com frequencia, etc. Lembre-se que ainda gastará muuuuito na construção de uma casa, pense nisso.

Se você for comprar pra investir, acredito que não valha a pena financiar, pois será uma dívida grande que você atualmente poderá ter dificuldade em arcar, tudo isso para talvez vende-lo a um preço maior (que ninguém garante que será o dobro, o triplo, etc). O próprio financiamento já possui juros que podem amentar bem esses 90k.

Na sua idade eu realmente pensaria em alugar um imovel simples e juntar o máximo de dinheiro que puder, investindo de acordo com seu conhecimento na área. Se enrolar em um financiamento agora, ainda mais em um terreno que não possui imovel e nem perspectivas de valorização imediata talvez seja um pouco precipitado.

•
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 73 vezes em 37 posts
Posts que curtiu: 37
18-01-2019, 03:32 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 18-01-2019, 03:44 PM por Plissken.)
Hoje em dia, e na atual situação econômica do Brasil, terreno não é mais investimento. Pelo contrário, é dinheiro congelado, sem liquidez alguma.
Se você tem o dinheiro pra comprar à vista, melhor investir no mercado financeiro, em algum produto mais conservador. A menos que você REALMENTE queira comprar o terreno pra construir alguma coisa (e já tenha também o dinheiro pra construir).
Se você vai financiar, em vez de dar dinheiro pro banco que vai financiar (sim, o banco vai lucrar com isso, não vai financiar de graça), por que você não pega o valor da parcela e aplica? Ao final, você terá o dinheiro pra comprar à vista e ainda pagar mais barato (à vista é sempre mais barato), caso realmente ainda queira o terreno. Acredite, não vai valorizar tanto assim.
Terreno deixou de ser investimento há muito tempo.
Até mesmo imóveis para aluguel já estão deixando de ser bons investimentos na maioria dos casos.
Por exemplo:
Na cidade onde moro, uma casa ou apartamento minimamente decente, não sai por menos de 100 mil.
Nessa faixa de preço de imóvel, o aluguem gira em torno de mil Reais.
Se o cara investir 100 mil num imóvel visando aluguel, levará 8 anos e 4 meses para simplesmente repor dinheiro investido, sem acompanhar a inflação (e nessa conta estou considerando que o imóvel não ficou nenhum mês parado, não precisou de reparo/manutenção, nada).
Fora a aporrinhação que é imóvel de aluguel, dependendo do inquilino (pode não pagar, depreciar o imóvel, etc...).
E nesse tempo seu capital estará congelado, eventualmente passando por períodos que não dará retorno algum...
É muito mais vantajoso aplicar em alguma renda fixa, que vai render juros sobre juros.
Eu não ligo a mínima para sua guerra... ou seu presidente.
2 usuários curtiram o post de Plissken:
  • Astuto, loeb
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 77
Curtido: 547 vezes em 307 posts
Posts que curtiu: 116
18-01-2019, 04:55 PM
Plissken mitou.

•
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2019 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo