• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Esqueci a Senha
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros O Surgimento de um Novo Homem!
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O Surgimento de um Novo Homem!
Offline H4nk
Veterano
***
Mensagens: 126
Tópicos: 5
:
: 0
Registrado: Mar 2016
#1
13-03-2023, 12:47 PM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 13-03-2023, 12:50 PM por H4nk.)
O SURGIMENTO DE UM NOVO HOMEM!

Observando e avaliando algumas coisas, principalmente nas minhas escritas, deparei-me com uma questão um pouco complexa.

Todos sabemos que é importante a evolução em vários aspectos, que o desenvolvimento pessoal é a chave para o “sucesso” na vida.

Entretanto, a sua busca não é tão simples e é permeada de dúvidas e incógnitas.

Minha proposta aqui é trazer uma base, um esboço, de como podemos melhorar como ser humano, de como podemos ser homens mais preparados frentes às vicissitudes diárias.

Se você ainda chama as mulheres de “marmita”, “depósito de esperma”, “vadia”, etc., faça um favor para mim e para si mesmo: feche o tópico e volte em outro momento, num momento em que você já não seja refém do seu emocional de adolescente sub-15. Seja honesto ao menos uma vez na vida consigo mesmo e vá fazer outra coisa, vá se afundar em pornografia, vá virar o mestre dos teclados nos fóruns, vá procurar algo para servir de muleta emocional. Volte daqui a 1, 2, 5, 10, 20 anos...ou nunca, pois há pessoas nas quais o estado interno permanece putrefado ao longo de toda a vida.

Agora, se você, de fato, já é um cara mais nivelado, um homem que já saiu dessa fase de derrotismo interior, fique por aqui e leia o tópico, mas lamento te informar que você terá apenas 1 (uma) chance. O surgimento nesse novo eu, desse novo ser humano, só pode acontecer verdadeiramente frente a uma única vez.
Se você optou por continuar e ter acesso a essas palavras singelas que exporei a seguir, então, você terá acesso a um conteúdo que poderá ser um começo de mudança e a sua responsabilidade aumentará.

Já adianto que isso não se trata de um manual, de algo a ser levado ao pé da letra, de uma fórmula mágica, de uma bala de prata, mas é um caminho, uma estrutura, que poderá ajudá-lo a entender como ser um cara forte mais de dentro pra fora e a se desenvolver ao longo da vida.

Vamos lá!

[Imagem: guerreiro.jpg]

A primeira coisa de tudo é: o estabelecimento de princípios, valores e virtudes pelos quais você, em nenhuma hipótese, abrirá mão. Esse arcabouço será a sua base, o seu chão, e em nenhuma hipótese poderá haver exceções ou violações a ele.

Se você acredita na honestidade, comece a ser o mais honesto possível, se você acredita na fidelidade, seja fiel, se acredita na amizade, traga ela ao seu eu e fortaleça as suas, se quer se primar pela honra, pela hombridade, pelo companheirismo, pelo compromisso, etc., faça deles, também, o seu norte.
A mudança que você quer, as características que almeja, elas devem ser suas a partir de agora. Jamais exija algo de alguém se você não é exemplo naquilo.

Você andará, frente à vida, alimentando o que você acha imprescindível nesse arcabouço. Entretanto, já adianto: essa será sua única oportunidade.

Uma vez que você estabeleceu um conjunto de princípios, valores, virtudes a servirem de base e, em qualquer momento, tenha os abandonado: “Ah, a carne é fraca. Acabei traindo”, “Menti e enganei meu amigo”, “Puxei o tapete de alguém pra me dar melhor”, etc.; acabou a sua possibilidade de criação desse novo homem.

Se você não conseguir ser fiel a si mesmo, o princípio básico de uma vida honrada, então, qual sua chance de alcançar novos patamares frente a si mesmo?

Desconstrua o seu EU antigo a partir de agora e construa, radicalmente, a melhor versão de si mesmo.

Você imagina uma mulher, sua parceira, sendo uma pessoa que procurava serviços de acompanhantes homens? Que ficava com 10 homens em uma noite? Que enganava seus parceiros? Que dava pra 2 a 4 caras na mesma semana?
Não. Você, um homem que quer ser honrado, nunca imaginou uma parceira com esse modus-operandi. Dessa forma, você agirá da maneira que você idealiza como a ideal advinda da outra pessoa, mas você não estará fazendo isso por algum terceiro, estará fazendo isso simplesmente porque você quer construir a melhor versão de si mesmo.

A partir dessa construção, desse início, se for algo de fato genuíno, a vida tende a afluir a seu favor, porque você, agora, é um cara focado no que verdadeiramente importa, que é a devoção e lapidação dos princípios, valores e virtudes essenciais que um ser humano deve ter como norte ao longo da vida.

Há alguma maneira de conseguir essa lapidação interna mais rápida?
Sim. Uma boa maneira é você ter pessoas de referência, as quais você tem como inspiração e que são presentes na sua vida, de forma que você possa conversar com elas e ser aconselhado por elas.

Muitos usam a religião, por meio dos Pastores, Padres, etc., para buscarem aconselhamento. Muitas vezes essas pessoas buscam apenas a resolução dos seus problemas, ou seja, atalhos advindos de alguém mais experiente e que consideram. Isso não tem problema, mas é insuficiente. O foco deve recair sobre como você conseguirá se moldar para resolver essa questão e as próximas que aparecerão, e não, simplesmente, ter alguém para falar o que você deve fazer. É mais como se fosse uma relação Mestre x Discípulo, em que o mestre, ao longo da vida, vai sempre buscando o melhor para o discípulo e o discípulo vai tendo o mestre como guia em toda a jornada. 

Eu, por exemplo, sempre tive o meu pai. Um perfil que poderíamos chamar de um típico Macho-Alpha. Casado com minha mãe há mais de 40 anos, ambos com uma conduta proba e reta ao longo de todos esses anos, nunca deixou de dar o suporte/aconselhamento necessário frente às situações as quais eu lhe apresentava, servindo de guia para mim em vários momentos.
Essa referência, advinda de alguém que admiramos, é uma grande aliada nesse aprimoramento pessoal, embora não seja imprescindível...entretanto, não deixa de ser um facilitador do crescimento interior.

Porém, mesmo com referências, a lida e atitudes necessárias frente às situações sempre serão de responsabilidade sua. O que você deve sempre fazer, na vivência das diferentes situações que forem se apresentar, é ter uma AUTORREFLEXÃO sobre elas.

Essa é sua maior arma para aprender a como lidar com o que ocorreu, com o que está ocorrendo e a como se preparar melhor para o que poderá ocorrer.
Você jamais conseguirá abandonar o seu lado emocional nas situações, mas poderá transformá-lo em um aliado, que você perceberá sua presença, entenderá como controla-lo, e passará a racionalizar bem, mesmo estando puto, chateado, indignado, em determinada situação.

Apenas com essa Autorreflexão, frente a tudo que acontece, é que você poderá começar a ter esse aprimoramento interior.
Esse é um processo solitário, no qual você tentará, sempre que possível e racionalmente, ver o que aconteceu e está acontecendo e fazer uma avaliação.

Vamos supor que você tenha sido traído. Sua reflexão tem que recair sobre si mesmo, sempre, por isso é uma autorreflexão:
 “Acabei sendo traído.”
“OK.“
“Fraquejei em algum momento, traindo-a ou enganando-a?”
“Não.”
“Mantive-me fiel, ao longo de toda a relação, frente àquilo que cobrava e acreditava como imprescindível?”
 “Sim.”
“Aonde poderia ter visualizado algo que não visualizei?”
“Acabei ficando muito apegado nesses últimos meses e fui muito bobão por muito tempo”. “Parecia, em vários momentos, que eu era a mulher da relação”.
“Polarizei-me de um lado que não era o adequado.”
“Ainda tenho que analisar inúmeros fatores. Entretanto, gostei do meu estado emotivo frente ao término. Apesar de estar machucado agora, sinto um orgulho interno bem grande, pois fui 100% congruente e jamais enganei ninguém, dando o meu melhor para fazer dar certo. Entretanto, pra próxima relação, vou tentar fazer da forma X e Y e observar”.
...
Esse é apenas um exemplo muito singelo de autorreflexão frente a alguma situação na qual você tenha passado. Assim poderá ser feito frente a todas as situações que forem aparecer.
No caso relatado, em nenhum momento você está buscando justificativas para a traição da outra pessoa, mas sim olhando, exclusivamente, para si mesmo, tentando identificar possíveis erros cometidos ao longo da relação, não para justificar a traição, porque isso não existe, mas sim para você se aprimorar internamente para a próxima experiência.

Se você se revoltar e deixar o emocional imperar: “Ah, é puta demais essa mulher”; “Jamais vou namorar de novo”, “Jamais case novamente”, etc., seu crescimento interior será pífio, nulo, transformando-lhe em um revoltadinho sub-15...mas você já passou dessa fase, principalmente porque agora você está na construção desse novo homem.

[Imagem: homem%2Bde%2Bbra%25C3%25A7os%2B2.jpg]

É importante olhar friamente e fazer a autorreflexão, para ir se aprimorando. Só assim que conseguiremos ganhar crescimento interno.

A fim de exemplificar melhor, vou pontuar algumas frentes das mais comuns e importantes que estamos submetidos no nosso cotidiano, com vistas ao nosso desenvolvimento pessoal. Vou abordá-las bem resumidamente, pois cada uma delas daria um tópico à parte e este já está bastante grande:

* Princípios, valores e virtudes:

Jamais. Jamais. Em nenhuma hipótese. Deixe de ser fiel ao estabelecido nessa base. Se você fraquejar, você não terá outra oportunidade. Por isso, deixei claro que você pode errar e titubear frente a todos os outros pontos, entretanto, esse é o único que não poderá haver vacilações.

Você pactuou, consigo mesmo, que seria um cara honesto, um cara fiel, etc. Passado um tempo, você foi desonesto para se beneficiar de uma situação (uma batida de carro que você estava errado, por exemplo), mesmo sabendo que a culpa era sua; ou você traiu alguém, mesmo sabendo que a traição seria ferir de morte um princípio seu e sabendo, antes de cometer a traição, que isso era errado. Isto é, sua credibilidade, para consigo mesmo, acabou. Talvez só reste o perdão de Deus.

Você prefere usar Deus como muleta, a fim de sempre ter um suporte, uma desculpa para o descumprimento dos seus princípios estabelecidos? Talvez seja essa sua única opção. Entretanto, acha que Deus perdoaria um vagabundo, alguém que faz algo mesmo sabendo que isso seria errado? Difícil, pois não existe ninguém mais justo que Ele, ainda mais quando não há uma mudança interna genuína.

Não use Deus como muleta. 
Se você acredita Nele, tenha Ele como o seu maior aliado, inseparável, na jornada da vida. Um Homem que não tem DEUS no coração e não acredita Nele, simplesmente é um homem que sempre estará e se sentirá incompleto.

Quanto aos princípios, valores e virtudes que você deve estabelecer, crie seu arcabouço com base naquilo que você gostaria que as outras pessoas tivessem, tendo como base seus amigos, seus pais, suas referências e suas possíveis parceiras sérias. As características, princípios, valores e virtudes que você almeja neles devem ser aqueles que você os toma pra si, na intenção de ter uma conduta proba, reta e leal frente a esses aspectos, os quais restará a você lapidá-los dia a dia, frente a todas suas relações humanas e situações.
 
* Financeiro:

Quesito imprescindível para um bom conforto na vida. Afinal, estamos em um mundo capitalista. Quanto mais capital, menos difícil, do ponto de vista material, as coisas são.

Aprenda os dois princípios básicos do dinheiro:

1-     Jamais gaste mais do que o que você recebe;
2-     Não tenha dívidas.

Uma vez que você aprendeu isso de verdade (teoria + prática), você estará educado financeiramente. Nada além disso.

A partir desse momento, já que você gasta sempre menos do que o que recebe, com a sobra do dinheiro procure desenvolver uma cultura de investimento, de modo a rentabilizar esse capital.

Há inúmeras opções interessantes de rentabilizar seu excedente (Tesouro Direto, Bolsa de Valores, etc.), mas não ache que ficará rico da noite para o dia. Não caia nessa historinha de faz de conta, com rentabilidades certas (principalmente aquelas que fujam dos valores do CDI) advindas de algum investimento.

A maioria das fortunas são construídas ao longo do tempo, no longo prazo, com mais de 20 a 30 anos investindo sem parar, todo mês um pouquinho.
Se encontrar alguém falando que você vai dobrar, triplicar seu capital em pouco tempo, ganhar 20% ao mês, etc., coisas absurdas, jamais acredite.

A riqueza é construída fazendo o feijão com arroz e tendo, principalmente: paciência, foco e disciplina.

Qualquer coisa além disso só favorece uma pessoa: quem está vendendo o curso ou te prometendo os ganhos irreais.

Tenha malícia!

* Estudo (Escola, Faculdade, Universidade, Cursinhos, etc.):

Você sabe o que tem que fazer quando está no colégio, na faculdade, na universidade, em um cursinho preparatório, em um curso técnico, etc. Você tem que focar no que você almeja ali.

O que mais tem de vagabundo que quer ficar fazendo social e sendo o “cool” da turma não é brincadeira.

Trate todos bem, mas seu foco tem que ser, sempre, o propósito pelo qual você iniciou aquilo (escola, faculdade, universidade, cursinho). Normalmente, isso propiciará, se levado muito a sério, uma mudança de vida genuína, uma melhora no padrão e um preparo profissional sem iguais.

Entretanto, não seja bitolado, crie bons relacionamentos, faça boas amizades, e, caso se interesse, fique com a mulherada. Nada disso tem problema, desde que não lhe faça perder o foco.

Todo lugar é lugar de construção de relacionamentos, seja coleguismo, amizade, relacionamento amoroso, etc.

Ocorre que o que mais temos nesses ambientes são pessoas que deixam o estudo em 5º plano e focam nas outras coisas menos relevantes. Não seja um deles.
 
* Trabalho:

No trabalho, dê sempre o seu melhor naquilo que faz. Se você é um ajudante de pedreiro, um garçom, um gari, um auxiliar administrativo, um gerente de alguma empresa, um servidor público, um empresário, etc., faça a sua função com a maior dedicação possível.

Se você já se considera satisfeito e preenchido com o que faz, ótimo. Bacana. Agora, só focar em rentabilizar o seu patrimônio advindo do seu trabalho, caso queira ter mais conforto. Se já vive bem assim e não almeja mais nada nesse aspecto, ótimo, você terá uma frente a menos a se preocupar.

Entretanto, caso queira galgar novos passos, aproveite para estar focado no que faz, mas sempre se preparando para subir ao local almejado.
Pra isso, invista sempre em si mesmo e corra atrás. Não existe fórmula mágica, a bala de prata.

Requer muito esforço, dedicação e sacrifício para subir na vida no quesito empregatício, no que tange a alcançar um cargo, uma função na qual você almeja, para mudar de patamar social/classe social no aspecto financeiro.

Só você encontrará esse caminho.
 
* Amizades:

Apenas dê o que quer receber.

Se quer receber compromisso por parte dos seus amigos, ofereça isso.

Se quer que eles tenham palavra com você, faça a sua palavra ser lei, ou seja, o que você falou, você cumpre.
Trabalhe pelas amizades, caso sinta que elas valham a pena. Muitas vezes, as vicissitudes diárias nos impedem de termos um contato mais frequente com uns amigos verdadeiros. Faça questão de estabelecer contato, nem que seja por WhatsApp.

Temos que fazer questão de termos algumas poucas pessoas nas quais podemos chamar de amigos.

As amizades são como plantas, elas precisam ser regadas sempre, a fim de “alimentá-las” e fazê-las crescer.

Esse é o principal frente às amizades verdadeiras. Seus coleguinhas de balada não se encaixam aí.

* Mulheres:

Com as mulheres, a partir do momento que você se propôs a ser esse novo homem, você jamais as enganará. Você não dará nada daquilo que não quer receber. Esse é o ponto chave.

É óbvio que, por padrão, você agirá como um espelho, não deixando de ser frio em alguns momentos e quente em outros, pra mostrá-la que as coisas são diferentes com você, mas quando sua parceira estiver tranquila, sem oscilações, dê apenas o que quer receber.

Mesmo fazendo isso, você acabou sendo traído ou a relação não deu certo?
Não há problema nenhum, principalmente se você não jogou fora seus princípios, sua base estabelecida inicialmente.
Essa é sua fortaleza, independente das ações e atitudes das mulheres.

Faça uma autorreflexão sobre a situação, como pontuado anteriormente, e esteja mais preparado para a próxima mulher. Siga o jogo, sem revolta, senão seu crescimento interior será praticamente nulo.
 
É isso!

Você estabeleceu seus princípios, valores e virtudes imutáveis, vem fazendo suas autorreflexões frente às situações que lhe são submetidas, vem tendo pessoas de referência como guias e, também e por consequência, vem sabendo lidar um pouco melhor com cada aspecto que, costumeiramente, no geral, faz parte da vida de cada um de nós.

Se estiver assim, genuinamente, ao longo do tempo, sinta orgulho de si mesmo!

Com o passar dos anos (10, 20, 30, 40, 50, 60 anos, etc.), quando olhar pra trás, terá a satisfação de ter tido uma vida digna, honrada, e poderá se sentir autorrealizado, sabendo que em NENHUM MOMENTO você deixou de trabalhar pelo que acreditava e deixou de tentar ser um homem melhor, tendo sua armadura de princípios e valores intacta, sem nenhum arranhão – apesar dos erros sanáveis cometidos ao longo da caminhada, das situações ruins, das dificuldades, dos enganos e atitudes negativas vindas dos outros, dos desafios, etc.

E se, após o fim da vida, existir um lugar no qual só as pessoas que mantiveram os princípios e valores morais intactos ao longo da vida poderão fazer parte?

Você estará lá?

Espero que sim!
 
[Imagem: o-que-fazemos-em.jpg]
 
Bem-vindo, novo homem!
Sorte é o desejo daqueles que querem acreditar que a vitória pode acontecer por acidente. Suor, por outro lado, é para aqueles que sabem que ela é uma escolha.
2 usuários curtiram o post de H4nk:
  • Donovan, Josey Wales
Procurar
Responder
Offline Noturno22
Aspira
Mensagens: 53
Tópicos: 13
:
: 0
Registrado: Jun 2021
#2
19-03-2023, 10:35 AM
Caramba esse texto caiu como uma luva, era isso que eu estava procurando inconcientemente me torna um novo homem agradeço desde já a quem teve esse dircenimento espiritual para escrever essas perolas, tenha certeza que foi de grande valor obrigado.

  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  ESTE É O NOVO HOMEM ? Mistério 36 12,173 24-09-2014, 03:13 AM
Última Mensagem: Velho

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2023 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo