• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Esqueci a Senha

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo O EGO.
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O EGO.
Offline Spectro
Administrador
Tópicos: 133
:
: 236
20-05-2023, 08:15 PM
O ego, que é o EU, difere do EGO em atividade, ou do pensamento egóico.

Vou tentar dar nome aos bois, ando estudando mais esse assunto, convido os confrades a reflexão.

O Ego narrativo influência seu pensamento confundido quem você é na essência, se considerarmos que todos carregamos uma centelha divina (seja o espírito santo...seja Deus em mim, ou budha interior...) Toda religião declara haver algo de sagrado em nós, e que são necessárias algumas ações para que as vozes mundanas se calem e esse centelha seja atingida.

Portanto o ego narrativo tenta a todo momento: te garantir segurança, criar uma imagem ou uma narrativa da sua própria existência, te fazer acreditar que você é único e especial, te desejar coisas que você não tem, te comparar com os outros, mas te fazer sofrer quando você obtém algo (como mulheres ou dividas).

Portanto é preciso tomar duas ações frente ao ego: primeiro corrigí-lo, existem desvios narrativos que reduzem a cognição do indivíduo, que ao tentar pensar, articular, programar, estrategizar algo ou entender uma questão...acaba fazendo com que ele cometa erros, crie crenças erradas, neuroses, histórias, psicoses e obsessões que acabam levando a depressão, ansiedade, suicídio e sofrimento.

E a segunda coisa: calar as vozes do ego, se prostrar no presente, para que o ego não rumine o passado, não tema o futuro e não entenda o presente como um mal momento, e sim apenas existir quieto e calmamente no agora. De tal forma que viver cada segundo cada milésimo de vida com uma grande gratidão, alegria e tranquilidade como se cada momento pudesse ser eternamente eternizado.

Se quiserem e se interessarem pelo assunto continuo postando algumas outras ideias sobre o ego que ando tendo.
4 usuários curtiram o post de Spectro:
  • ARAME FARPADO, Donovan, Josey Wales, Rapaz Iniciante
Procurar
Responder
Offline frost
Indecente
Tópicos: 13
:
: 15
21-05-2023, 03:18 AM
Que tópico foda. É disso que eu precisava .

Quais os passos a serem tomados pra adquirir essa quietude, Spec? É insano como vários atitudes que tomo no dia a dia são TOTALMENTE controladas pelo ego. As fuckin "vozes" n cabeça.
   "Etre fort pour être utile

" Aprendi que não só que amor de cu é rola, mas que de vagina é rola e bago..." - Kham, Praga

"PROMETA AMOR PARA A META METER" - Kham, Praga              

•
Procurar
Responder
Offline Spectro
Administrador
:
21-05-2023, 10:39 AM (Esta postagem foi modificada pela última vez a: 21-05-2023, 10:47 AM por Spectro.)
Eu ainda não sei bem ao certo como lidar com essa questão.

Mas talvez exista o risco de se achar que está lidando com o ego mas na verdade ser algo que o ego esteja dizendo e te transformando em alguém que se acha melhor que os outros.
Eu acho que talvez o objetivo final de se lidar com o ego é no fim existir e nem lembrar que ele exista.

Não deve ter algo muito diferente do que não lidar com ele, talvez uma paz apenas, uma humildade verdadeira.

•
Procurar
Responder
Offline Rapaz Iniciante
Veterano
Tópicos: 1
:
: 1193
23-05-2023, 03:28 PM
Muito bommm, por mim, continue sim com suas reflexões, que são ótimas por sinal!

Tenho tentado me entender mais e mais a cada dia, e essa questão ego e a sexual (a discrepância de oportunidades que Homens vs Mulheres tem disponível) é o que mais tem me feito "sofrer" e "revoltar"!! Procuro algo para "aceitar" melhor a realidade das coisas...

Ouvir falar, ver ou até mesmo testemunhar algo do tipo "hã, esse final de semana vou sair e aprontar, dar pra valer" é algo que me salta aos olhos. Como a vida da mulher média é fácil nesse quesito sexual. Para mim, a questão sexual é chave fundamental para uma boa vida, não podemos disfarçar ou "fingir" que não é importante. E para a mulher média, isso ser algo banal, que consegue a qualquer hora e lugar, causa um bug na minha cabeça... A sensação de ser totalmente "desleal" tal disponibilidade nesse "jogo"....

Desculpem mais uma vez o desabafo rsrs. Certa vez ouvi um termo mais ou menos assim "Em todo homem reside um "profeta" e quando este desperta, há um pouco mais de mal no mundo"

O que o autor quis dizer, não sei bem, mas suspeito que é algo na linha do "tentar reinventar a roda" "espalhar aos ventos filosofias fajutas' etc... Enfim... Segue mais um dia...

•
Procurar
Responder
Offline Spectro
Administrador
:
23-05-2023, 04:52 PM
Eu acho que tentar mudar o mundo... é ego.
Se irritar com as questões do mundo.... é ego.
Medir a felicidade ou o valor que se tem na vida pelo sexo... é ego.
Oque não é ego: viver o presente com toda intensidade e alegria, gratidão, e mente tranquila.

Acho que o esforço aliás pra se vencer ou pelo menos controlar o ego é justamente....não pensar.
1 usuário curtiu o post de Spectro:
  • Rapaz Iniciante
Procurar
Responder
Offline Spectro
Administrador
:
25-05-2023, 10:05 PM
Não existe matar o ego...
Existe o ego narrativo ou superego que é esse que irrompe pensamentos na sua mente.
E existe o ego....o eu....que é importante pra você se posicionar como agente do mundo, como alguém que existe.
E por fim existe o ID, que sem o ego e o superego nos faria comportar como símios.
1 usuário curtiu o post de Spectro:
  • Josey Wales
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Tópicos: 11
:
: 294
26-05-2023, 01:45 PM
(25-05-2023, 10:05 PM)Spectro Escreveu: Não existe matar o ego...
Existe o ego narrativo ou superego que é esse que irrompe pensamentos na sua mente.
E existe o ego....o eu....que é importante pra você se posicionar como agente do mundo, como alguém que existe.
E por fim existe o ID, que sem o ego e o superego nos faria comportar como símios.

Eu hoje vejo da mesma maneira. Acredito que muito do que se fala relacionado a morte do Ego na verdade é um sentido figurado de ter o controle sobre as Vaidades e paixões.

O equilíbrio entre o Ego, Superego e ID é fundamental. Qualquer desvio que torne um dominante aos outros traz as consequências que você elencou (delírios, vaidades, omissão / submissividade, descontrole irrefreado sobre os instintos e impulsos etc).

Filosofia nunca foi um assunto que me interessasse muito, posso ter até falado alguma besteira aí pra cima, mas gosto de refletir sobre esse tipo de visão. 
Vejo que muito do que existe de mazela social hoje (e que sempre existiu, em maior ou menor grau) é consequência direta desse descontrole da natureza humana. Vejo que de nada adianta milhares de anos de evolução e capacidade de raciocínio se na essência ainda nos comportamos como animais.
(04-11-2015, 11:56 PM)Raito Escreveu: Aceitemos a realidade como ela é, sem querer mudar ninguém além de nós mesmos, sigamos com nossa vida fazendo nosso melhor. Não há muito o que fazer além disso.
1 usuário curtiu o post de Josey Wales:
  • Rapaz Iniciante
Procurar
Responder
Offline Spectro
Administrador
:
26-05-2023, 09:29 PM
Estou peregrinando na filosofia oriental, principalmente na indiana pra tentar entender melhor essas questões.

Em breve trago meus entendimentos.

•
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2023 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo