27-09-2017, 02:56 PM
(Esta postagem foi modificada pela última vez a: 27-09-2017, 03:06 PM por Thanatos.)
![[Imagem: buddy_offline.png]](http://forum.bufalo.info/images/vienna//buddy_offline.png)
Mesmo no caso dos RPG's "puros", um RPG de mesa é bem diferente de um cRPG. Eu sei disto, porque já joguei na época do ensino médio joguei D&D 3.5e, na epoca era um "sorcerer/silver dragon disciple", eu lembro que ficamos conversando na hora de criar personagens e levamos horas pra começar a primeira campanha. Eu tive que enfrentar um tribunal naquela campanha. Meu argumento do porque era inocente, era porque eu poderia usar vários feitiços "shapechange"(nossa party foi toda acusada de matar um nobre), assumir a forma de um dragão e se fosse cometer um homicídio de um nobre, não seria retardado de usar minha forma, tive oportunidades de mata-lo sem deixar evidências e várias outras coisas... Como meu personagem era "lawful evil", paguei testemunhas para mentir, implantei cartas falsas incriminadoras e convenci a corte a realizar buscas na mansão de quem estava me acusando.
Parecia até que o Mestre estava querendo a execução do meu personagem e de outros que ele considerava "overpowered" eu só me safei porque pensei num bom plano e fui sortudo em certas "rolagens", tanto que o nobre não simplesmente desistiu, aconteceu um monte de coisa imprevisível por consequência do que eu e minha party fizemos. O mestre mesmo falou que precisa de tempo pra ajustar os encontros(com criaturas mais fortes) porque o "plano do nobre falhou" e ele imaginou que iriamos ser executados e ele teria que reinserir novos personagens na party, acabou que meus equipamentos foram roubados(enquanto estava sendo julgado), mas continuei com o personagem
Isto é bem diferente do "tribunal" do nwn2(que vc e acusado de cometer um massacre), onde vc deve seguir um caminho específico pra conseguir certos apoios e sua capacidade de argumentação é bem limitada ao que o desenvolvedor pensou e independente do que vc fizer, o resultado parece que é o mesmo porque a história tem que continuar.
Aliais, eu prefiro interpretar um personagem que uma party e sim, zerei o primeiro BG "solo" e por isto prefiro nwn1 a nwn2(e também porque eles destruíram certas classes, Dwarven defender, sorcerer, shifter, arcane archer... a câmera é um lixo e etc)
------------------------------------------------------
Mas concordo com vc, estes joguinhos ultra mega lineares não deveriam ser considerados RPG's. O mais próximo de um PnP RPG que um cRPG chega seria se fossemos jogar um nwn1 num servidor com aqueles módulos que precisam de um mestre e alguém assumisse o papel de mestre e ainda assim, algumas regras vão ser diferentes do PnP vulgo DD, Arcane Archer e etc.
Igualdade = Nivelar todos por baixo.